T17 Deerhound em Exército Brasileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
JiriTintera
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Dez 24, 2013 5:31 pm
Localização: Prague, Czech Republic
Contato:

T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#1 Mensagem por JiriTintera » Seg Fev 10, 2014 5:29 pm

Caros colegas,
Peço desculpas por usar o tradutor eletrônico e espero que a tradução será compreendido. Vou estudo histórico de um carro blindado T17 Deerhound. Nessa ocasião, eu achei que os militares brasileiros servido cerca de vinte veículos. Por favor, ajudem com examinar as seguintes informações:

Museu Militar do Comando Militar do Sul, Porto Alegre
Provavelmente o veículo com estacionário.
Imagem

Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, Tramandaí, RS
Veículo com estacionário.
Imagem

Parque Regional de Manutenção da 1 ª Região Militar, Rio de Janeiro
Provavelmente o veículo com estacionário, sem canhão armamento.
Imagem

12 ° Regimento de Cavalaria Mecanizado, Jaguarão, RS
Fotograficamente documentada apenas setenta do século passado. Contemporânea fotografia não encontrado!
Imagem

Centro de Instrução de Blindados, Santa Maria, RS
Fotografias atuais ou históricos não encontrado!

Obrigado antecipadamente por qualquer resposta é séria.

Jiri Tintera
JOK difrologie Praha
privado e-mail: tintik@volny.cz




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#2 Mensagem por Clermont » Seg Fev 10, 2014 5:51 pm

Essa antiga ínsignia do Exército era grande. Não sei por quê foi abandonada.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8779
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 403 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#3 Mensagem por Pablo Maica » Seg Fev 10, 2014 7:31 pm

Olá JiriTintera!

Coloco a sua disposição algumas fotos que fiz no CiBld (Centro de Instrução de Blindados) aqui em Santa Maria. Este T-17 está sem numeração de série, e numeração usada no Exercito Brasileiro, e esta com a torre e todas escotilhas soldadas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Um abraço e t+ :D




Editado pela última vez por Pablo Maica em Ter Fev 11, 2014 8:43 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#4 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Fev 10, 2014 8:58 pm

Se não me engano o meu colega Helio, escreveu um artigo sobre o Deerhound, na Tecnologia & Defesa.

Bacchi




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#5 Mensagem por Hermes » Ter Fev 11, 2014 2:18 am

Tem esse artigo "CARRO BLINDADO LEVE T-17 Deerhound 6x 6
UM ESQUECIDO NO EXÉRCITO BRASILEIRO" aqui: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/T-17.pdf




...
Avatar do usuário
JiriTintera
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Dez 24, 2013 5:31 pm
Localização: Prague, Czech Republic
Contato:

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#6 Mensagem por JiriTintera » Ter Fev 11, 2014 8:09 pm

Para Pablo Maica
Obrigado pelas fotos de CiBld. Em que circunstâncias posso publicar?

Para Hermes e Reginaldo Bacchi
Obrigado por nos links. O estudo da UFJF conhecido. Pena que a revista T&D não está em nossas bibliotecas especializadas.

Alguém pode oferecer exames (scan) páginas de T&D Magazine artigo Senhores Helio Higuchi e Paulo Roberto Bastos Jr.?

O que aconteceu com o T17 Deerhound de 12RCMec - Jaguarão? Para onde ele foi?




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#7 Mensagem por Hermes » Ter Fev 11, 2014 8:35 pm

Tanto o Hélio quanto o Paulo Bastos participam desse fórum, apesar de estarem um pouco sumidos, você pode mandar Mensagens Privadas para eles pedindo mais informações.




...
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8779
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 403 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#8 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 11, 2014 8:49 pm

JiriTintera escreveu:Para Pablo Maica
Obrigado pelas fotos de CiBld. Em que circunstâncias posso publicar?

Para Hermes e Reginaldo Bacchi
Obrigado por nos links. O estudo da UFJF conhecido. Pena que a revista T&D não está em nossas bibliotecas especializadas.

Alguém pode oferecer exames (scan) páginas de T&D Magazine artigo Senhores Helio Higuchi e Paulo Roberto Bastos Jr.?

O que aconteceu com o T17 Deerhound de 12RCMec - Jaguarão? Para onde ele foi?

JiriTintera tem minha permissão para publicar as fotos, mantendo os créditos.

Se quiser posso te mandar elas por e-mail. E sobre o artigo da T&D, você pode procurar pelo Paulo Bastos na lista de usuários do fórum, ele pode te ajudar.



UM abraço e t+ :D




rikalves100
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mai 27, 2019 6:03 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#9 Mensagem por rikalves100 » Qua Jul 10, 2019 10:53 pm

Fiz um video sobre o T17 Deerhound lá no meu canal,consegui extrair muito conteúdo em alguns sites americanos na Deepweb...o video não ficou tão completo como meus outros vídeos,porém tentei explicar ao máximo!
link do video:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#10 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 11, 2019 10:22 am

Muito bom o vídeo. História realmente não é o nosso forte no Brasil.
Seria interessante, como sugestão para futuros vídeos, que você pesquise a não existência de unidades blindadas no FEB, que apesar de ser um assunto batido nos fóruns de militares, seria uma boa podermos debater por aqui.
Parabéns mais uma vez e continue investindo seu canal.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#11 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 11, 2019 10:27 am

Extermine o Inimigo. Blindados Brasileiros na Segunda Guerra Mundial (Português) Capa Comum – 30 dez 2014
por Dennison De Oliveira (Autor)


https://www.amazon.com.br/Extermine-Ini ... 8536254963

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/41qlhiUKbfL._SX350_BO1,204,203,200_.jpg

A criação e manutenção de forças blindadas para fins militares envolve considerável montante de recursos financeiros, materiais e humanos. O uso de blindados nos campos de batalha só poderá ser eficaz se houver estreita coordenação com outras unidade s militares, implicando na aquisição de experiência que somente o combate real, ou extensos períodos de treinamento, podem proporcionar. Este livro se dedica a examinar o período formativo da primeira divisão blindada brasileira à época da Segunda Guerra Mundial e, simultaneamente, o emprego em combate nos campos de batalha da Campanha da Itália do Esquadrão de Cavalaria da Força Expedicionária Brasileira, única unidade de blindados brasileiros a lutar naquele conflito. No entendimento de ambos fenômenos são analisados e interpretados aspectos como a motorização do Exército Brasileiro, a natureza da aliança militar firmada entre Brasil e Estados Unidos da América e a mudança tecnológica que afetou o desenvolvimento desse tipo de armamento.

Vale muito apena a leitura.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5232
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#12 Mensagem por delmar » Qui Jul 11, 2019 7:35 pm

O exército brasileiro utilizou um carro blindado 6 rodas na campanha da Itália. Não teria sido este o primeiro? a foto é da FEB.

Imagem




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#13 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 11, 2019 9:05 pm

Estes são os M-8 que os americanos cederam a FEB Delmar.
Embora tivéssemos uma incipiente arma de cavalaria no EB da época, até hoje não entendo muito bem o porque de os americanos terem se recusado a nos abastecer com os seus CC para lutar na Itália.
E olha que quantidade nunca foi o problema.
Talvez fôssemos nós mesmo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#14 Mensagem por Hermes » Ter Ago 20, 2019 9:18 am

A FEB enviou uma típica divisão de infantaria nos moldes americanos , nessa havia um esquadrão de reconhecimento orgânico, mas por que haveriam carros de combate? Eles faziam parte de um divisão de infantaria normal americana? Creio que não. Sem maiores teorias sobre isso.




...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36113
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: T17 Deerhound em Exército Brasileiro

#15 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 20, 2019 12:33 pm

Hermes escreveu: Ter Ago 20, 2019 9:18 am A FEB enviou uma típica divisão de infantaria nos moldes americanos , nessa havia um esquadrão de reconhecimento orgânico, mas por que haveriam carros de combate? Eles faziam parte de um divisão de infantaria normal americana? Creio que não. Sem maiores teorias sobre isso.
A FEB estava agregada ao 4o Corpo de Exército americano, reponsável pela frete oeste Italiana. Este corpo pertencia ao 8o Exército Americano que era responsável pelas ações no mediterrâneo e Africa do Norte.

Um corpo de Exército era formado, via de regra, por três divisões, que podiam contar ou não com unidades blindadas. No caso dos americanos eles sempre tinham uma ou mais unidades blindadas/mecanizadas acompanhando as divisões de infantaria.

Mas este não foi o caso da FEB. Não me lembro exatamente, mas me parece que os americanos não queriam nos dar tanques, seja porque estavam ocupados demais equipando suas próprias unidades, como porque simplesmente achavam que nós não éramos capazes de utilizá-los eficaz e eficientemente. Ademais, o tempo perdido para treinar, forma e capacitar uma divisão brasileira eles fariam isso com suas próprias unidades.

Havia pouca ou nenhuma confiança de parte dos americanos à época sobre a capacidade dos brasileiros se saírem bem no TO europeu. Tanto que queriam nos deixar no norte da África por um tempo como tropa de ocupação, o que na prática se revelaria um afastamento da FEB dos combates na Europa. Como o pessoal aqui teimou em ir direto para o front, o jeito foi deixar.

Aliás, se minha memória não me trai, os americanos chegaram a oferecer os M-3 Lee, tanques que já em 1942 eram ultrapassados em relação ao próprio M-4 Sherman e obviamente aos panzeer alemães. O cmdo da FEB recusou a "oferta" prontamente por entender que aqueles veículos não eram apropriados para equipar-nos. O resultado é que ficamos apenas com bldos de reconhecimento sobre rodas, na forma dos M-8.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder