Ricardo, o Ka-60 está na categoria de helos médio-leve. A mesma do AS-365 Panther, AW-139 e Linx.J.Ricardo escreveu:O ka-60 não é muito grande para ser considerado um heli leve??? Me parece que ele esta mais para o AS-365 Panther...
O planejamento da MB é para substituir os Esquilo por um outro helo que possa desenvolver a mesma missão de emprego geral daquele, ou seja, será o novo cavalo de carga da aviação naval. Mas com um detalhe que muitas vezes passa desapercebido, ou pouco explorado pela própria MB: ela quer um helo que que possa cumprir as mesmas missões dos UH-50, mas, com mais folga e sem as limitações de operação daquele helo. Portanto, apesar de no papel estar escrito que o susbtituto esteja na categoria leve, nada impede a MB possa comprar um helo na categoria dos acima citados por mim, desde que eles atendam e/ou superem os requesitos básicos, e principalemente, caibam no orçamento da instituição.
Tanto o Kamov, quanto os helos da Eurocopter e Agusta, atendem os requesitos do que a MB precisa para compor um substituto dos UH-50. Hoje no entanto, vemos que as compras de equipamentos das ffaa's não mais se restringem ao mero aspecto burocrático-legal. O aspectos industrial e politico estão ganhando cada vez mais peso extra nos processos decisórios. Fruto de um MD cada vez mais maduro, influente e também sabedor de suas competências.
Portanto, não devemos esperar que esta compra se dê apenas no campo da DAER. Eles farão apenas a avaliação tecnica do que seria melhor para a MB. Caberá ao MD dizer o que é melhor para o Brasil. E neste campo, como temos visto ultimamente, o fator politico é quem decidirá, não quem é o melhor dentre as opções, mas das opções apresentadas qual aquisição trará melhor retorno comercial, tecnológico e industrial ao país.
As opções estão em aberto. Caberá a nós aproveitarmos as oportunidades... ou não.
abs