TORPEDOES
Moderador: Conselho de Moderação
TORPEDOES
OLA SRs
Gostaria de perguntar a todos como é a política da marinha para os torpedos dos Subs e mesmo dos meios de superfície.
Qual a real utilização ou mesmo como são utilizados tanto como pelos meios de superfície como pelos Subs ( o que parece mais óbvio ).
Apesar de ser o único meio de ataque atualmente nos subs brasileiros creio que deve haver um enorme encalhe deles nos paióis navais. Com disponibilidade de torpedos até dos GUPPY.
A última compra deles pelo que eu me lembro foi até meio estranha pois comprou-se os TIGERFISH ingleses que num primeiro momento, num esforço de Marketing, foram os resposáveis pelo afundamento do Belgrano - mais tarde soube-se que se tratava de um torpedo da 2 GM , provavelmente com upgrades.
Deste fato depreende-se a longevidade de um torpedo e talvez como ele pode ser upgradeado ou mesmo como ele talvez possa ser utilizado independente disto !
A última notícia que tenho sobre isto é que se estava negociando a possibilidade de transferência de tecnologia para fabricação de torpedos e a eventual fabricação deles aqui .
Aguardo maiores informações.
Um abraço
Sundao
Gostaria de perguntar a todos como é a política da marinha para os torpedos dos Subs e mesmo dos meios de superfície.
Qual a real utilização ou mesmo como são utilizados tanto como pelos meios de superfície como pelos Subs ( o que parece mais óbvio ).
Apesar de ser o único meio de ataque atualmente nos subs brasileiros creio que deve haver um enorme encalhe deles nos paióis navais. Com disponibilidade de torpedos até dos GUPPY.
A última compra deles pelo que eu me lembro foi até meio estranha pois comprou-se os TIGERFISH ingleses que num primeiro momento, num esforço de Marketing, foram os resposáveis pelo afundamento do Belgrano - mais tarde soube-se que se tratava de um torpedo da 2 GM , provavelmente com upgrades.
Deste fato depreende-se a longevidade de um torpedo e talvez como ele pode ser upgradeado ou mesmo como ele talvez possa ser utilizado independente disto !
A última notícia que tenho sobre isto é que se estava negociando a possibilidade de transferência de tecnologia para fabricação de torpedos e a eventual fabricação deles aqui .
Aguardo maiores informações.
Um abraço
Sundao
SUNDAO escreveu:Boa Alex !
É disto mesmo que falava ! Houveram vozes que falaram da compra da tecnologia de fabricação junto com o pacote .
Alguem tem notícias disto !
Sundao
OLha não lembro muito sobre o assunto mas a última revista Segurança e Defesa falava bem disso se não me engano . Se me lembro bem alguns setores do torpedo teriam seus segredos revelados para nós progressivamente mas não sei se um dia chegaria aos 100%. Fui!
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
No Brasil, o Tp62/Torpedo 2000 foi escolhido após ter a Marinha examinado várias opções, entre elas o Mk.48 e o NT-37 americanos, o F17 francês, o DM2A4 Seehake alemão e o WASS A184 italiano. O contrato do Sistema Torpédico de Armas 2000 (STA 2000), prevê a transferência de tecnologia, e a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM) instituiu uma equipe para conduzir esse processo. Parte desse grupo trabalha permanentemente na sede da Suécia, acompanhando as atividades especificadas no contrato, como a produção de componentes, etc. No Brasil, a SUBS contratou a empresa Informática e Engenharia de Sistemas (IES) para realizar a integração com o Sistema de Direção de Tiro dos submarinos classe "Tupi". Por decisão da Marinha, a integração mecânica, apesar de ter sido estudada pelo AMRJ e pelo CAM, não mais será executada no Brasil. A transferência de tecnologia da parte mecânica do torpedo será de 100%, e a Marinha está iniciando negociações com a SUBS para tentar uma ampliação na parte já assegurada de transferência de tecnologia dos softwares. O Brasil deverá receber seus primeiros Torpedos 2000 em 2004, com lotes subseqüentes sendo entregues a cada seis meses.
Fonte: Revista Segurança & Defesa, nº 77, pg. 37
Abraços
Fonte: Revista Segurança & Defesa, nº 77, pg. 37
Abraços
Obrigado Srs
Tentarei ser tão rápido quanto vocês quando tiver alguma informação que vocês queiram saber.
Dá gosto discutir assuntos assim !
Gostaria de ampliar a discussão perguntando quanto a utilização dos torpedos nos meios de superficie. E a eventual doferença de tecnologia entre eles os originados dos subs.
Um abraço
Sundao
Tentarei ser tão rápido quanto vocês quando tiver alguma informação que vocês queiram saber.
Dá gosto discutir assuntos assim !
Gostaria de ampliar a discussão perguntando quanto a utilização dos torpedos nos meios de superficie. E a eventual doferença de tecnologia entre eles os originados dos subs.
Um abraço
Sundao
Helicópteros anti-submarino: SuperLynx MK-21(AH-11), com 14 unidades operacionais, são considerados os melhores do mundo da categoria, podem ser equipados com até 4 torpedos Mk-46 ou 4 mísseis anti-navio SeaSkua
como funciona o sistema de lancamento de torpedos atraves de helicopteros como esta dizendo o texto acima?eles voam baixo e lancam o torpedo que cai na agua desculpem minha ingenuidade sobre o assunto
como funciona o sistema de lancamento de torpedos atraves de helicopteros como esta dizendo o texto acima?eles voam baixo e lancam o torpedo que cai na agua desculpem minha ingenuidade sobre o assunto
palmeiras campeao do seculo
- Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Aí pessoal, eu li uma vez que o Brasil já esta construindo torpedos nacionais, se não me engano no Ipqm, essa informação obtive no site http://www.infomarmb.hpg.com.br, só não sei se seriam protótipos.
Alguém sabe o alcance desse torpedo 2000 sueco, e se além desses torpedos os classe tupi tb poderão lançar mísseis, eu sei que o tikuna vai poder.
Alguém sabe o alcance desse torpedo 2000 sueco, e se além desses torpedos os classe tupi tb poderão lançar mísseis, eu sei que o tikuna vai poder.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Blz frajola,
Vou colocar uma foto para que você possa tirar as suas próprias conclusões:
Fica fácil perceber que esse helicóptero está em uma altura próxima da linha d’água. O sonar submersível desse helicóptero está sendo utilizado, e provavelmente tenha detectado um submarino.
O torpedo (foto de um Mk-46) tem um pára-quedas para diminuir o impacto com a água (nesse caso, o pára-quedas não será utilizado, já que o helicóptero esta bastante próximo da linha d’água). A altura de lançamento exata eu não saberia dizer, mais se eu não estou enganado o P-3 Orion lança os seus torpedos de uma altura mínima de 50 metros da linha d’água.
Até mais...........................................................................................
Fox
Vou colocar uma foto para que você possa tirar as suas próprias conclusões:

Fica fácil perceber que esse helicóptero está em uma altura próxima da linha d’água. O sonar submersível desse helicóptero está sendo utilizado, e provavelmente tenha detectado um submarino.
O torpedo (foto de um Mk-46) tem um pára-quedas para diminuir o impacto com a água (nesse caso, o pára-quedas não será utilizado, já que o helicóptero esta bastante próximo da linha d’água). A altura de lançamento exata eu não saberia dizer, mais se eu não estou enganado o P-3 Orion lança os seus torpedos de uma altura mínima de 50 metros da linha d’água.
Até mais...........................................................................................
Fox

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Bem, respondendo a mim mesmo.
Alcance máximo do Sueco 2000 é 50Km.
É bem superior ao do Tigerfish que é de 29Km.
Os Tupis só vão usar torpedos, somente o tikuna e os outros de projeto nacional vão usar mísseis.
Alguém saberia responder qual míssel será utilizado?
SubHarpoon?SMExocet?
Abraços.
Alcance máximo do Sueco 2000 é 50Km.
É bem superior ao do Tigerfish que é de 29Km.
Os Tupis só vão usar torpedos, somente o tikuna e os outros de projeto nacional vão usar mísseis.
Alguém saberia responder qual míssel será utilizado?
SubHarpoon?SMExocet?
Abraços.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Delta Dagger
- Sênior
Re: TORPEDOES
SUNDAO escreveu:OLA SRs
Li comentários sobre o Tigerfish citando que o mesmo é de baixa confiabilidade e altamente complexo, (parece que só Brasil e Inglaterra usam) e por este mesmo motivo o comandante do sub que afundou o belgrano escolheu outro tipo de torpedo (antigo porém confiável) para o ataque.
Aguém sabe mais informações sobre o Tigerfish ?
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Uma descrição dos modelos de Tigerfish usados pela MB, feitas por mim mesmo:
TigerFish Mod 1 e Mk 24 (Mod 2):
Descrição:
O torpedo TigerFish Mod 1, foi a segunda versão dos torpedos TigerFish, de fabricação inglesa.
O Mod 1, foi uma melhoria do torpedo TigerFish Mod 0, seu antecessor.
O Mod 1 entrou em serviço em 1980.
Suas melhorias em relação ao Mod 0 foram: a colocação de um buscador anti-navio e sistemas de controle tático.
Mas com o Tigerfish Mod 1 ocorreram problemas em seu sistema de controle tático e por consequencia disso, o torpedo foi levado para reformas e foi devolvido à frota no ano seguinte>
Em 1982, porém, o Modelo 1 voltou a dar problemas, dessa vez foi uma falha no lançamento do torpedo ocasionada por baterias ruins.
Depois de reportar mais problemas, um programa para o desenvolvimento de um novo torpedo foi iniciado com a Marconi.
Depois de terminado o desenvolvimento, o novo torpedo apresentava um desempenho muito mais satisfatorio em relação ao seu antecessor e, esse ficou conhecido TigerFish Mod 2 e todos os torpedos Mk-24 receberam as mesmas modificações.
O Brasil, obteve liçensa para produzir o torpedo TigerFish Mk 24, junto com o Chile e a Venezuela.
Esses torpedos são usados nos submarinos classe “Tupi” da Marinha do Brasil
Ficha Tecnica
TigerFish Mk 24
Peso – 1,551 kg
Carga – 340 kg de polvora e explosivos
Velocidade – 35/ 24 nós. Varia da distancia do alvo.
Alcance – 23,000 jardas (21 km) ] varia de acordo
30,000 jardas (27, 4 km) ] com a velocidade
Força – baterias duplas de prata e zinco
TigerFish Mod 1 e Mk 24 (Mod 2):
Descrição:
O torpedo TigerFish Mod 1, foi a segunda versão dos torpedos TigerFish, de fabricação inglesa.
O Mod 1, foi uma melhoria do torpedo TigerFish Mod 0, seu antecessor.
O Mod 1 entrou em serviço em 1980.
Suas melhorias em relação ao Mod 0 foram: a colocação de um buscador anti-navio e sistemas de controle tático.
Mas com o Tigerfish Mod 1 ocorreram problemas em seu sistema de controle tático e por consequencia disso, o torpedo foi levado para reformas e foi devolvido à frota no ano seguinte>
Em 1982, porém, o Modelo 1 voltou a dar problemas, dessa vez foi uma falha no lançamento do torpedo ocasionada por baterias ruins.
Depois de reportar mais problemas, um programa para o desenvolvimento de um novo torpedo foi iniciado com a Marconi.
Depois de terminado o desenvolvimento, o novo torpedo apresentava um desempenho muito mais satisfatorio em relação ao seu antecessor e, esse ficou conhecido TigerFish Mod 2 e todos os torpedos Mk-24 receberam as mesmas modificações.
O Brasil, obteve liçensa para produzir o torpedo TigerFish Mk 24, junto com o Chile e a Venezuela.
Esses torpedos são usados nos submarinos classe “Tupi” da Marinha do Brasil
Ficha Tecnica
TigerFish Mk 24
Peso – 1,551 kg
Carga – 340 kg de polvora e explosivos
Velocidade – 35/ 24 nós. Varia da distancia do alvo.
Alcance – 23,000 jardas (21 km) ] varia de acordo
30,000 jardas (27, 4 km) ] com a velocidade
Força – baterias duplas de prata e zinco
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
-
- Sênior
- Agradeceram: 419 vezes
- LEO
- Sênior
- Contato:
É, mas caso o submarino dispare o torpedo, não seria com o alvo a todo vapor. Quando o navio estivesse parado ou então em velocidade baixa, o torpedo seria disparado. Aí o navio, mesmo com propulsão nuclear, não teria como atingir mais de 30 nós em questão de segundos. E ainda, poucos navios são capazes de atingir mais de 35 nós, mesmo sendo nucleares.
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar