JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#13336 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 09, 2021 7:00 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 09, 2021 1:56 pm
gabriel219 escreveu: Qui Dez 09, 2021 1:38 pm
Continue vivendo no seu mundo da lua.
Sem problemas. E você no seu que acha que todo mundo é igual ao Brasil.
Boa sorte com ele.
Não, acho que SERES HUMANOS, espécie homo sapiens, são bem parecidos no seu comportamento mais instintivo. Não vivo no mundo de bob igual, aparentemente, você está nele.




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Re: JAS-39 Gripen

#13337 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 09, 2021 7:01 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 09, 2021 2:16 pm
Túlio escreveu: Qui Dez 09, 2021 2:06 pm
Na verdade, mesmo na tua adorada e impoluta Europa tem lugar muito pior. Os exemplos eu deixaria por conta do Prepe véio, que nasceu e mora lá...
Não apostaria um centavo no meu salário na Europa enquanto continente. E muito menos em USA, China e Rússia. Mas há sim países mundo afora nos quais se pode mirar em termos de gestão pública.
Só não gosto desse tipo de generalizações.
Ninguém generalizou, é porque você tem déficit de interpretação mesmo.




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Re: JAS-39 Gripen

#13338 Mensagem por Poti » Qui Dez 09, 2021 7:34 pm

gabriel219 escreveu: Qui Dez 09, 2021 7:00 pm
FCarvalho escreveu: Qui Dez 09, 2021 1:56 pm

Sem problemas. E você no seu que acha que todo mundo é igual ao Brasil.
Boa sorte com ele.
Não, acho que SERES HUMANOS, espécie homo sapiens, são bem parecidos no seu comportamento mais instintivo. Não vivo no mundo de bob igual, aparentemente, você está nele.
Talvez você ficasse surpreso de saber que muito do que as pessoas fazem não vem do instinto e sim da socialização. E sociedades e instituições possuem impacto altíssimo no comportamento, pensamento e afeto humano. Acho bem difícil considerar que todas as sociedades são humanas logo são corruptas da mesma forma. Há a história do país, a riqueza, cultura, solidez das instituições (notadamente do judiciário) etc e etc.

Mas voltando ao tópico, os rumores que circulam nas publicações levam a crer que F35 vence lá e no Canadá. Enquanto nada de oficial for dito o melhor é aguardar e ver.




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Re: JAS-39 Gripen

#13339 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 09, 2021 9:18 pm

Poti escreveu: Qui Dez 09, 2021 7:34 pm Acho bem difícil considerar que todas as sociedades são humanas logo são corruptas da mesma forma. Há a história do país, a riqueza, cultura, solidez das instituições (notadamente do judiciário) etc e etc.
Meu caro, se você leu eu afirmar que O SER HUMANO É CORRUPTO POR NATUREZA, sinto em dizer que talvez tenhas tido algum tipo de alucinação.

Chega a ser complicado ter que explicar o que já está claro mas vamos lá:

NÃO FALEI que a Finlândia é um poço de corrupção igual ao Brasil e que nem chegue perto disso, MAS SIM A LOCKHEED e é assim que ela consegue seus contratos. Não precisa ser simplesmente dando dinheiro para políticos, como a Dassault faz, mas sim dando dinheiro para empresas ou grupos de pressão, que fazem lobby em cima de Políticos e pressionam para tomar determinadas decisões.

Ficou mais claro agora?

Quanto a NATUREZA HUMANA ser corrupta, é mais um erro brutal de interpretação. A natureza humana é ampla e inegável, com ou sem evolução civilizacional, ela continua a perpetuar, seja violência, exploração - no bom e no mal sentido - e como também, e principalmente elas, AMBIÇÃO E INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, que, dependendo do ser ciente, é traduzido em BUSCA DE TIRAR VANTAGENS.

Precisamos mesmo citar os casos da Lockheed, como os F-104 "Fazedores de Viúvas" da Alemanha? Ah, mas os Alemães são MUITO SUPERIORES a nós, isso nunca aconteceria, se trata de um mito, não?




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Re: JAS-39 Gripen

#13340 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 09, 2021 9:33 pm

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Re: JAS-39 Gripen

#13341 Mensagem por Poti » Qui Dez 09, 2021 11:48 pm

gabriel219 escreveu: Qui Dez 09, 2021 9:18 pm
Poti escreveu: Qui Dez 09, 2021 7:34 pm Acho bem difícil considerar que todas as sociedades são humanas logo são corruptas da mesma forma. Há a história do país, a riqueza, cultura, solidez das instituições (notadamente do judiciário) etc e etc.
Meu caro, se você leu eu afirmar que O SER HUMANO É CORRUPTO POR NATUREZA, sinto em dizer que talvez tenhas tido algum tipo de alucinação.

Chega a ser complicado ter que explicar o que já está claro mas vamos lá:

NÃO FALEI que a Finlândia é um poço de corrupção igual ao Brasil e que nem chegue perto disso, MAS SIM A LOCKHEED e é assim que ela consegue seus contratos. Não precisa ser simplesmente dando dinheiro para políticos, como a Dassault faz, mas sim dando dinheiro para empresas ou grupos de pressão, que fazem lobby em cima de Políticos e pressionam para tomar determinadas decisões.

Ficou mais claro agora?

Quanto a NATUREZA HUMANA ser corrupta, é mais um erro brutal de interpretação. A natureza humana é ampla e inegável, com ou sem evolução civilizacional, ela continua a perpetuar, seja violência, exploração - no bom e no mal sentido - e como também, e principalmente elas, AMBIÇÃO E INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, que, dependendo do ser ciente, é traduzido em BUSCA DE TIRAR VANTAGENS.

Precisamos mesmo citar os casos da Lockheed, como os F-104 "Fazedores de Viúvas" da Alemanha? Ah, mas os Alemães são MUITO SUPERIORES a nós, isso nunca aconteceria, se trata de um mito, não?
amigo li isso "Não, acho que SERES HUMANOS, espécie homo sapiens, são bem parecidos no seu comportamento mais instintivo." E simplesmente quis ilustrar que o instinto explica pouco acerca de comportamentos tal qual a corrupção.
Você interpreta o que não escrevi e não tem ´problema, faz parte forum é para isso mesmo.
E vamos voltar para o assunto que conta, que é o Gripen e não más interpretações de texto acerca de assuntos paralelos.




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Re: JAS-39 Gripen

#13342 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 10, 2021 1:43 am





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Re: JAS-39 Gripen

#13343 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 10, 2021 11:32 am

Finlândia escolhe o Lockheed Martin F-35A Lightning II como próximo caça multifunção


10 de dezembro de 2021

O Governo da Finlândia autorizou, em 10 de dezembro de 2021, o Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia a assinar um contrato de aquisição com o Governo dos Estados Unidos sobre o próximo caça multifuncional da Finlândia. O caça que está substituindo a capacidade da frota Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II.


https://www.aereo.jor.br/2021/12/10/fin ... ltifuncao/




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Re: JAS-39 Gripen

#13344 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 10, 2021 12:54 pm

Ponto final para o Gripen E na Finlândia. Agora falta saber se tudo o que foi dito na matéria será mesmo cumprido pela LM. E resta o Canadá enquanto grande concorrência.

FAB e Força Aérea Suécia seguem sendo os dois únicos grandes operadores do modelo. E possivelmente, caso haja uma nova derrota no Canadá, a nossa importância neste projeto só tende a aumentar. Consequentemente os suecos devem olhar para nós com outros olhos, mais ainda, tendo em vista os possíveis novos lotes que a FAB tem interesse em receber.

No mais, a Ucrânia, se ainda existir nos próximos anos enquanto Estado independente, é o único país com previsão de grandes aquisições de caças e no qual o Gripen E/F também concorrerá. Sabe-se que os ucranianos tem interesse no caça furtivo americano, embora os americanos até o momento tenham declinado de oferecê-lo, dispondo no lugar o F-16V. É mais uma chance.

Na Europa ainda há possibilidades na Rep Tcheca e Hungria, usuárias dos modelos C/D. A Tailândia talvez no futuro possa vir a ser um país cliente, assim como as Filipinas que por hora parece ter escolhido o Gripen C/D para substituir os seus caças mais antigos. E também temos a Colômbia, com até 25 caças em disputa.

Não é fácil a vida comercial de um caça de 4,5a G nestes dias. Mas paciência. O Rafale levou vinte anos para deslanchar. E era tido como um fracasso comercial apesar de todas as qualidades.

Vamos ver como os suecos, e nós em paralelo, damos respostas adequadas a tudo isso. Boa sorte para nós e para eles. Vamos precisar. Porque competência e qualidade não falta.




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Re: JAS-39 Gripen

#13345 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Dez 10, 2021 9:59 pm

Uma legítima pá de cal no programa do Gripen E.




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Re: JAS-39 Gripen

#13346 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 10, 2021 10:21 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Dez 10, 2021 9:59 pm Uma legítima pá de cal no programa do Gripen E.
Vc está sendo muito precipitado. É um caça que está começando a entrar em operação agora e há bastante mercado para um caça de 4,5ª G.

O F-35 tem um custo de hora voo 50% a mais que o F-15E na USAF, 200% a mais de um F-16. E o F-22 custa 60% a mais que o F-15E. E o custo de hora voo do Pak Fa é barato? O CEO antecessor da UAC, que fabrica o Su-35, MiG 35 e Pak Fa, o Mikhail Pogosyan disse que poucas Forças Aéreas teriam condições de operar um caça de 5ª geração por causa dos custos.

"Ain, mas o custo de operação do F-35 vai cair". Pra quanto, se está atualmente em USD 44 mil????

Faz 20 anos que só vejo lorota da LockMart e daquele bando de congressistas americanos que fazem corpo mole financiados por ela. Caça de 5ª geração é caro de operar. É difícil entenderem? Como a UAC têm uma aposta forte em caças tanto de 5ª quanto de 4,5ªG, o Pogosyan simplesmente reconheceu.

"Ain, mas a Finlândia comprou". Quantos países tem cacife para aguentar esse custo de operação? E o custo-benefício para uma Força Aérea, pois caça no chão não vale nada.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Dez 11, 2021 4:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#13347 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 11, 2021 12:17 am

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Re: JAS-39 Gripen

#13348 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 11, 2021 4:41 pm

É muito cedo para medir o sucesso do programa Gripen E, mas que aquela estradinha dourada que muitos pregavam que o avião sueco ia percorrer também tem os seus buracos. Enfim, acho que o Gripen E pode chegar em 6 ou 8 operadores nos próximos 10 anos se SAAB e Embraer trabalharem bem seu esforço de venda, mas não da para diminuir a força dos concorrentes.

O Rafale que era o patinho feio do cenário tem deslanchado, e o F-35 por mais caro que seja já está chegando nos 25 operadores, inclusive surpreendendo em concorrências onde muitos entendidos diziam que ele entraria para cumprir tabela, e por mais bizarro que pareça a alegação das vitórias tem sido sempre a economia. Se vai ficar parado, ser rainha de hangar, isso pouco importa, depois da venda feita é mais uma porta que se fecha.

Vale lembrar o caso do KC-390, quando se falava que o C-130J seria uma pedra no sapato da Embraer tinha gente que dava risada, afinal quem iria escolher um projeto morto, de 50 anos e recauchutado ante a uma aeronave no estado da arte e um programa com imensas possibilidades? Enfim a resposta final quem da é sempre o mercado e muitas vezes ela não parece ser muito lógica, isso sem nem falar em fatores políticos.

Vamos torcer para que o Gripen E saia vencedor no Canadá, será um senhor impulso no programa e em futuras vendas.


Um abraço e t+ :)




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Re: JAS-39 Gripen

#13349 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 11, 2021 4:49 pm

A Finlândia é o 6º país fora do consórcio do F-35 a escolhê-lo. A alegação de economia pelo F-35 foi na Suíça. Porque a decisão tem de passar por um referendo...

E olha que eu coloquei matéria da National Interest desta semana no tópico do F-35 comparando o custo de operação na USAF...




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Dez 11, 2021 5:42 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#13350 Mensagem por NaScImEnTToBR » Sáb Dez 11, 2021 5:31 pm

knigh7 escreveu: Sex Dez 10, 2021 10:21 pm Vc está sendo muito precipitado. É um caça que está começando a entrar em operação agora e há bastante mercado para um caça de 4,5ª G.

O F-35 tem um custo de hora voo 50% a mais que o F-15E na USAF, 200% a mais de um F-16. E o F-22 custa 60% a mais que o F-15E. E o custo de hora voo do Pak Fa é barato? O CEO antecessor da UAC, que fabrica o Su-35, MiG 35 e Pak Fa, o Mikhail Pogosyan disse que poucas Forças Aéreas teriam condições de operar um caça de 5ª geração por causa dos custos.

"Ain, mas o custo de operação do F-35 vai cair". Pra quanto, se está atualmente em USD 44 mil????
Interessante como algo ”básico” e funcional acaba saindo melhor que muitos concorrentes com maior tecnologia simplesmente devido a melhor administração do programa. Veja o F-35, mesmo com mais verba e mais tecnologia o programa teve diversos problemas.
Eu penso que aquela palhaçada toda foi culpa da administração do projeto no Pentagono:
O meu comentário é uma reedição de um que eu já fiz aqui, mas com a adição de MAIS PROBLEMAS DESSE PORQUINHO VOADOR.

1° O dinheiro entrará na conta do fabricante aos se atingir as metas. Nada de recompensa sem esforço. Funcionou tão bem que a Grumman quase faliu devido aos problemas com o F-14. Mas esses foram consertados. Com o F-35 é: paieee (Pentagono), fiz cagada, me dá mais dinheiro pra consetá… ;

2° O tal do “Concurrency” é uma jogada de marketing para mudar o nome de um fracassado processo dos anos 1950, o plano “Cook–Craigie”. Este gerou uma sucessão de projetos problemáticos (como o F-100 e F-102) que custaram a vida de muitos pilotos, e precisou de caminhões de dinheiro para corrigir parcialmente os problemas. Foi por causa disso que se mudou para o plano de meta e recompensa nos anos 1970, e este funcionou muito bem. Tivesse o F-35 seguido a tradicional forma de construir uma dezena de protótipos antes da produção seriada, a dor de cabeça já estaria praticamente resolvida;

3° Não era para tentar incluir todo tipo de penduricalho eletrônico logo nas primeiras versões, como o capacete chique e as câmeras IR ao redor da aeronave. Isso ajudaria a dirigir os esforços de engenharia para o projeto básico da aeronave e o que fosse supérfluo poderia vir depois, se e quando funcionasse;

4° Não era para a USN ter permissão de mudar tão profundamente os requerimentos depois dos prototipos voarem. Pedir para dobrar o peso da carga interna de armas (de duas Mk.83 para duas Mk.84) e ainda diminuir a velocidade de pouso já definida. Isso é palhaçada e gerou muito custo de reengenharia enorme para atender as novas metas. O programa começou a descarrilhar a partir daí, sem contar a mudança no canopy STOLV, no HUD. Foram diversas mudanças no projeto ainda em curso fizeram aumentar drasticamente os custos de reengenharia.

5º Se tivessem mantido o X-35 (protótipo) como ponta de lança pros demais projetos sem mudanças, provavelmente teria sido um baita de um projeto e teria batido a ideia de encomenda de umas 4.000 unidades, mas não, mudaram completamente os requisitos do programa e o vetor virou esse frankenstein que nós conhecemos.

6º Estão falando em desenvolver motores diferentes para cada aeronave, ou seja, vai ''pro beleléu'' a ideia de reduzir os custos de manutenção.

7ºO F-35, de fato tem desempenho de voo inferior aos caças que ele irá substituir, com exceção do Harrier, onde o F-35 supera ele com margem. Porém o fato dele ser furtivo e tem sistemas de detecção muito avançados, ele tem chances boas de vencer os combates contra seus oponentes em combates de médio e longo alcance, principalmente os de 4º geração. O problema é que esses mesmos sistemas aumentaram drasticamente o preço final do produto.

8º O programa F-35 apresentou uma infinidade de graves problemas. Muitos foram sendo resolvidos, porém, alguns ainda persistem, como a imprecisão do canhão GAU-22A em calibre 25 mm que, simplesmente não acerta o alvo visado. Dificuldades com a integração de armas, baixa disponibilidade e elevado custo operacional. Acredito que a maioria destes problemas será solucionado a longo prazo, com exceção do custo operacional, esse eu acredito que a tendência seja aumentar, pois foi o que ocorreu com o F-22, além da baixa operacionalidade.

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