Não, acho que SERES HUMANOS, espécie homo sapiens, são bem parecidos no seu comportamento mais instintivo. Não vivo no mundo de bob igual, aparentemente, você está nele.FCarvalho escreveu: Qui Dez 09, 2021 1:56 pmSem problemas. E você no seu que acha que todo mundo é igual ao Brasil.
Boa sorte com ele.
JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Ninguém generalizou, é porque você tem déficit de interpretação mesmo.FCarvalho escreveu: Qui Dez 09, 2021 2:16 pmNão apostaria um centavo no meu salário na Europa enquanto continente. E muito menos em USA, China e Rússia. Mas há sim países mundo afora nos quais se pode mirar em termos de gestão pública.Túlio escreveu: Qui Dez 09, 2021 2:06 pmNa verdade, mesmo na tua adorada e impoluta Europa tem lugar muito pior. Os exemplos eu deixaria por conta do Prepe véio, que nasceu e mora lá...
Só não gosto desse tipo de generalizações.
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Re: JAS-39 Gripen
Talvez você ficasse surpreso de saber que muito do que as pessoas fazem não vem do instinto e sim da socialização. E sociedades e instituições possuem impacto altíssimo no comportamento, pensamento e afeto humano. Acho bem difícil considerar que todas as sociedades são humanas logo são corruptas da mesma forma. Há a história do país, a riqueza, cultura, solidez das instituições (notadamente do judiciário) etc e etc.gabriel219 escreveu: Qui Dez 09, 2021 7:00 pmNão, acho que SERES HUMANOS, espécie homo sapiens, são bem parecidos no seu comportamento mais instintivo. Não vivo no mundo de bob igual, aparentemente, você está nele.FCarvalho escreveu: Qui Dez 09, 2021 1:56 pm
Sem problemas. E você no seu que acha que todo mundo é igual ao Brasil.
Boa sorte com ele.
Mas voltando ao tópico, os rumores que circulam nas publicações levam a crer que F35 vence lá e no Canadá. Enquanto nada de oficial for dito o melhor é aguardar e ver.
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Re: JAS-39 Gripen
Meu caro, se você leu eu afirmar que O SER HUMANO É CORRUPTO POR NATUREZA, sinto em dizer que talvez tenhas tido algum tipo de alucinação.Poti escreveu: Qui Dez 09, 2021 7:34 pm Acho bem difícil considerar que todas as sociedades são humanas logo são corruptas da mesma forma. Há a história do país, a riqueza, cultura, solidez das instituições (notadamente do judiciário) etc e etc.
Chega a ser complicado ter que explicar o que já está claro mas vamos lá:
NÃO FALEI que a Finlândia é um poço de corrupção igual ao Brasil e que nem chegue perto disso, MAS SIM A LOCKHEED e é assim que ela consegue seus contratos. Não precisa ser simplesmente dando dinheiro para políticos, como a Dassault faz, mas sim dando dinheiro para empresas ou grupos de pressão, que fazem lobby em cima de Políticos e pressionam para tomar determinadas decisões.
Ficou mais claro agora?
Quanto a NATUREZA HUMANA ser corrupta, é mais um erro brutal de interpretação. A natureza humana é ampla e inegável, com ou sem evolução civilizacional, ela continua a perpetuar, seja violência, exploração - no bom e no mal sentido - e como também, e principalmente elas, AMBIÇÃO E INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, que, dependendo do ser ciente, é traduzido em BUSCA DE TIRAR VANTAGENS.
Precisamos mesmo citar os casos da Lockheed, como os F-104 "Fazedores de Viúvas" da Alemanha? Ah, mas os Alemães são MUITO SUPERIORES a nós, isso nunca aconteceria, se trata de um mito, não?
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Re: JAS-39 Gripen
amigo li isso "Não, acho que SERES HUMANOS, espécie homo sapiens, são bem parecidos no seu comportamento mais instintivo." E simplesmente quis ilustrar que o instinto explica pouco acerca de comportamentos tal qual a corrupção.gabriel219 escreveu: Qui Dez 09, 2021 9:18 pmMeu caro, se você leu eu afirmar que O SER HUMANO É CORRUPTO POR NATUREZA, sinto em dizer que talvez tenhas tido algum tipo de alucinação.Poti escreveu: Qui Dez 09, 2021 7:34 pm Acho bem difícil considerar que todas as sociedades são humanas logo são corruptas da mesma forma. Há a história do país, a riqueza, cultura, solidez das instituições (notadamente do judiciário) etc e etc.
Chega a ser complicado ter que explicar o que já está claro mas vamos lá:
NÃO FALEI que a Finlândia é um poço de corrupção igual ao Brasil e que nem chegue perto disso, MAS SIM A LOCKHEED e é assim que ela consegue seus contratos. Não precisa ser simplesmente dando dinheiro para políticos, como a Dassault faz, mas sim dando dinheiro para empresas ou grupos de pressão, que fazem lobby em cima de Políticos e pressionam para tomar determinadas decisões.
Ficou mais claro agora?
Quanto a NATUREZA HUMANA ser corrupta, é mais um erro brutal de interpretação. A natureza humana é ampla e inegável, com ou sem evolução civilizacional, ela continua a perpetuar, seja violência, exploração - no bom e no mal sentido - e como também, e principalmente elas, AMBIÇÃO E INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, que, dependendo do ser ciente, é traduzido em BUSCA DE TIRAR VANTAGENS.
Precisamos mesmo citar os casos da Lockheed, como os F-104 "Fazedores de Viúvas" da Alemanha? Ah, mas os Alemães são MUITO SUPERIORES a nós, isso nunca aconteceria, se trata de um mito, não?
Você interpreta o que não escrevi e não tem ´problema, faz parte forum é para isso mesmo.
E vamos voltar para o assunto que conta, que é o Gripen e não más interpretações de texto acerca de assuntos paralelos.
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Re: JAS-39 Gripen
Finlândia escolhe o Lockheed Martin F-35A Lightning II como próximo caça multifunção
10 de dezembro de 2021
O Governo da Finlândia autorizou, em 10 de dezembro de 2021, o Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia a assinar um contrato de aquisição com o Governo dos Estados Unidos sobre o próximo caça multifuncional da Finlândia. O caça que está substituindo a capacidade da frota Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II.
https://www.aereo.jor.br/2021/12/10/fin ... ltifuncao/
10 de dezembro de 2021
O Governo da Finlândia autorizou, em 10 de dezembro de 2021, o Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia a assinar um contrato de aquisição com o Governo dos Estados Unidos sobre o próximo caça multifuncional da Finlândia. O caça que está substituindo a capacidade da frota Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II.
https://www.aereo.jor.br/2021/12/10/fin ... ltifuncao/
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Re: JAS-39 Gripen
Ponto final para o Gripen E na Finlândia. Agora falta saber se tudo o que foi dito na matéria será mesmo cumprido pela LM. E resta o Canadá enquanto grande concorrência.
FAB e Força Aérea Suécia seguem sendo os dois únicos grandes operadores do modelo. E possivelmente, caso haja uma nova derrota no Canadá, a nossa importância neste projeto só tende a aumentar. Consequentemente os suecos devem olhar para nós com outros olhos, mais ainda, tendo em vista os possíveis novos lotes que a FAB tem interesse em receber.
No mais, a Ucrânia, se ainda existir nos próximos anos enquanto Estado independente, é o único país com previsão de grandes aquisições de caças e no qual o Gripen E/F também concorrerá. Sabe-se que os ucranianos tem interesse no caça furtivo americano, embora os americanos até o momento tenham declinado de oferecê-lo, dispondo no lugar o F-16V. É mais uma chance.
Na Europa ainda há possibilidades na Rep Tcheca e Hungria, usuárias dos modelos C/D. A Tailândia talvez no futuro possa vir a ser um país cliente, assim como as Filipinas que por hora parece ter escolhido o Gripen C/D para substituir os seus caças mais antigos. E também temos a Colômbia, com até 25 caças em disputa.
Não é fácil a vida comercial de um caça de 4,5a G nestes dias. Mas paciência. O Rafale levou vinte anos para deslanchar. E era tido como um fracasso comercial apesar de todas as qualidades.
Vamos ver como os suecos, e nós em paralelo, damos respostas adequadas a tudo isso. Boa sorte para nós e para eles. Vamos precisar. Porque competência e qualidade não falta.
FAB e Força Aérea Suécia seguem sendo os dois únicos grandes operadores do modelo. E possivelmente, caso haja uma nova derrota no Canadá, a nossa importância neste projeto só tende a aumentar. Consequentemente os suecos devem olhar para nós com outros olhos, mais ainda, tendo em vista os possíveis novos lotes que a FAB tem interesse em receber.
No mais, a Ucrânia, se ainda existir nos próximos anos enquanto Estado independente, é o único país com previsão de grandes aquisições de caças e no qual o Gripen E/F também concorrerá. Sabe-se que os ucranianos tem interesse no caça furtivo americano, embora os americanos até o momento tenham declinado de oferecê-lo, dispondo no lugar o F-16V. É mais uma chance.
Na Europa ainda há possibilidades na Rep Tcheca e Hungria, usuárias dos modelos C/D. A Tailândia talvez no futuro possa vir a ser um país cliente, assim como as Filipinas que por hora parece ter escolhido o Gripen C/D para substituir os seus caças mais antigos. E também temos a Colômbia, com até 25 caças em disputa.
Não é fácil a vida comercial de um caça de 4,5a G nestes dias. Mas paciência. O Rafale levou vinte anos para deslanchar. E era tido como um fracasso comercial apesar de todas as qualidades.
Vamos ver como os suecos, e nós em paralelo, damos respostas adequadas a tudo isso. Boa sorte para nós e para eles. Vamos precisar. Porque competência e qualidade não falta.
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Re: JAS-39 Gripen
Uma legítima pá de cal no programa do Gripen E.
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Re: JAS-39 Gripen
Vc está sendo muito precipitado. É um caça que está começando a entrar em operação agora e há bastante mercado para um caça de 4,5ª G.
O F-35 tem um custo de hora voo 50% a mais que o F-15E na USAF, 200% a mais de um F-16. E o F-22 custa 60% a mais que o F-15E. E o custo de hora voo do Pak Fa é barato? O CEO antecessor da UAC, que fabrica o Su-35, MiG 35 e Pak Fa, o Mikhail Pogosyan disse que poucas Forças Aéreas teriam condições de operar um caça de 5ª geração por causa dos custos.
"Ain, mas o custo de operação do F-35 vai cair". Pra quanto, se está atualmente em USD 44 mil????
Faz 20 anos que só vejo lorota da LockMart e daquele bando de congressistas americanos que fazem corpo mole financiados por ela. Caça de 5ª geração é caro de operar. É difícil entenderem? Como a UAC têm uma aposta forte em caças tanto de 5ª quanto de 4,5ªG, o Pogosyan simplesmente reconheceu.
"Ain, mas a Finlândia comprou". Quantos países tem cacife para aguentar esse custo de operação? E o custo-benefício para uma Força Aérea, pois caça no chão não vale nada.
Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Dez 11, 2021 4:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen
É muito cedo para medir o sucesso do programa Gripen E, mas que aquela estradinha dourada que muitos pregavam que o avião sueco ia percorrer também tem os seus buracos. Enfim, acho que o Gripen E pode chegar em 6 ou 8 operadores nos próximos 10 anos se SAAB e Embraer trabalharem bem seu esforço de venda, mas não da para diminuir a força dos concorrentes.
O Rafale que era o patinho feio do cenário tem deslanchado, e o F-35 por mais caro que seja já está chegando nos 25 operadores, inclusive surpreendendo em concorrências onde muitos entendidos diziam que ele entraria para cumprir tabela, e por mais bizarro que pareça a alegação das vitórias tem sido sempre a economia. Se vai ficar parado, ser rainha de hangar, isso pouco importa, depois da venda feita é mais uma porta que se fecha.
Vale lembrar o caso do KC-390, quando se falava que o C-130J seria uma pedra no sapato da Embraer tinha gente que dava risada, afinal quem iria escolher um projeto morto, de 50 anos e recauchutado ante a uma aeronave no estado da arte e um programa com imensas possibilidades? Enfim a resposta final quem da é sempre o mercado e muitas vezes ela não parece ser muito lógica, isso sem nem falar em fatores políticos.
Vamos torcer para que o Gripen E saia vencedor no Canadá, será um senhor impulso no programa e em futuras vendas.
Um abraço e t+
O Rafale que era o patinho feio do cenário tem deslanchado, e o F-35 por mais caro que seja já está chegando nos 25 operadores, inclusive surpreendendo em concorrências onde muitos entendidos diziam que ele entraria para cumprir tabela, e por mais bizarro que pareça a alegação das vitórias tem sido sempre a economia. Se vai ficar parado, ser rainha de hangar, isso pouco importa, depois da venda feita é mais uma porta que se fecha.
Vale lembrar o caso do KC-390, quando se falava que o C-130J seria uma pedra no sapato da Embraer tinha gente que dava risada, afinal quem iria escolher um projeto morto, de 50 anos e recauchutado ante a uma aeronave no estado da arte e um programa com imensas possibilidades? Enfim a resposta final quem da é sempre o mercado e muitas vezes ela não parece ser muito lógica, isso sem nem falar em fatores políticos.
Vamos torcer para que o Gripen E saia vencedor no Canadá, será um senhor impulso no programa e em futuras vendas.
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Re: JAS-39 Gripen
A Finlândia é o 6º país fora do consórcio do F-35 a escolhê-lo. A alegação de economia pelo F-35 foi na Suíça. Porque a decisão tem de passar por um referendo...
E olha que eu coloquei matéria da National Interest desta semana no tópico do F-35 comparando o custo de operação na USAF...
E olha que eu coloquei matéria da National Interest desta semana no tópico do F-35 comparando o custo de operação na USAF...
Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Dez 11, 2021 5:42 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen
Interessante como algo ”básico” e funcional acaba saindo melhor que muitos concorrentes com maior tecnologia simplesmente devido a melhor administração do programa. Veja o F-35, mesmo com mais verba e mais tecnologia o programa teve diversos problemas.knigh7 escreveu: Sex Dez 10, 2021 10:21 pm Vc está sendo muito precipitado. É um caça que está começando a entrar em operação agora e há bastante mercado para um caça de 4,5ª G.
O F-35 tem um custo de hora voo 50% a mais que o F-15E na USAF, 200% a mais de um F-16. E o F-22 custa 60% a mais que o F-15E. E o custo de hora voo do Pak Fa é barato? O CEO antecessor da UAC, que fabrica o Su-35, MiG 35 e Pak Fa, o Mikhail Pogosyan disse que poucas Forças Aéreas teriam condições de operar um caça de 5ª geração por causa dos custos.
"Ain, mas o custo de operação do F-35 vai cair". Pra quanto, se está atualmente em USD 44 mil????
Eu penso que aquela palhaçada toda foi culpa da administração do projeto no Pentagono:
O meu comentário é uma reedição de um que eu já fiz aqui, mas com a adição de MAIS PROBLEMAS DESSE PORQUINHO VOADOR.
1° O dinheiro entrará na conta do fabricante aos se atingir as metas. Nada de recompensa sem esforço. Funcionou tão bem que a Grumman quase faliu devido aos problemas com o F-14. Mas esses foram consertados. Com o F-35 é: paieee (Pentagono), fiz cagada, me dá mais dinheiro pra consetá… ;
2° O tal do “Concurrency” é uma jogada de marketing para mudar o nome de um fracassado processo dos anos 1950, o plano “Cook–Craigie”. Este gerou uma sucessão de projetos problemáticos (como o F-100 e F-102) que custaram a vida de muitos pilotos, e precisou de caminhões de dinheiro para corrigir parcialmente os problemas. Foi por causa disso que se mudou para o plano de meta e recompensa nos anos 1970, e este funcionou muito bem. Tivesse o F-35 seguido a tradicional forma de construir uma dezena de protótipos antes da produção seriada, a dor de cabeça já estaria praticamente resolvida;
3° Não era para tentar incluir todo tipo de penduricalho eletrônico logo nas primeiras versões, como o capacete chique e as câmeras IR ao redor da aeronave. Isso ajudaria a dirigir os esforços de engenharia para o projeto básico da aeronave e o que fosse supérfluo poderia vir depois, se e quando funcionasse;
4° Não era para a USN ter permissão de mudar tão profundamente os requerimentos depois dos prototipos voarem. Pedir para dobrar o peso da carga interna de armas (de duas Mk.83 para duas Mk.84) e ainda diminuir a velocidade de pouso já definida. Isso é palhaçada e gerou muito custo de reengenharia enorme para atender as novas metas. O programa começou a descarrilhar a partir daí, sem contar a mudança no canopy STOLV, no HUD. Foram diversas mudanças no projeto ainda em curso fizeram aumentar drasticamente os custos de reengenharia.
5º Se tivessem mantido o X-35 (protótipo) como ponta de lança pros demais projetos sem mudanças, provavelmente teria sido um baita de um projeto e teria batido a ideia de encomenda de umas 4.000 unidades, mas não, mudaram completamente os requisitos do programa e o vetor virou esse frankenstein que nós conhecemos.
6º Estão falando em desenvolver motores diferentes para cada aeronave, ou seja, vai ''pro beleléu'' a ideia de reduzir os custos de manutenção.
7ºO F-35, de fato tem desempenho de voo inferior aos caças que ele irá substituir, com exceção do Harrier, onde o F-35 supera ele com margem. Porém o fato dele ser furtivo e tem sistemas de detecção muito avançados, ele tem chances boas de vencer os combates contra seus oponentes em combates de médio e longo alcance, principalmente os de 4º geração. O problema é que esses mesmos sistemas aumentaram drasticamente o preço final do produto.
8º O programa F-35 apresentou uma infinidade de graves problemas. Muitos foram sendo resolvidos, porém, alguns ainda persistem, como a imprecisão do canhão GAU-22A em calibre 25 mm que, simplesmente não acerta o alvo visado. Dificuldades com a integração de armas, baixa disponibilidade e elevado custo operacional. Acredito que a maioria destes problemas será solucionado a longo prazo, com exceção do custo operacional, esse eu acredito que a tendência seja aumentar, pois foi o que ocorreu com o F-22, além da baixa operacionalidade.


