Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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juarez castro
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Re: Leopard 1A5 do EB

#6451 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 9:57 pm

E nós com os eurobambis travestidos de militar ensaboadamente engoelados.Tinha que levar o pessoal Celog do EB(acho que é esta a OM que cuida disto, se não for me corrijam por favor) fazer um tur e ver
MANs linha HS, Zetros da MB, Iveco, Oshkosh, em fim, veículos militares e não cheira peido nossos.

g abraço




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6452 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 04, 2017 11:04 pm

Mas aí falta grana, igual eu na concessionária da Audi...muita intenção e nunhuma ação. Talvez a Iveco, por ter a linha de montagem para blindados, poderia um dia, com uma linha de crédito a perder de vista, montar os seus por aqui. Ou a Avibras, alguma coisa baseada no Tatra. Sou mais partidário da Iveco, não é tão casca grossa mas por outro lado é mais racional, motor de origem comercial, da mesma família do Guarani. Só que na prática vai lá pro fim da fila das prioridades.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6453 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 11:26 pm

Juarez, eu creio que o pessoal do EB até tem conhecimento deste tipo de veículos, e os conhece inclusive técnica e economicamente. O problema como sempre é: $$

Então é como diz o meu ditado: quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.

Para um país que não acredita que vá entrar em guerra amanhã, depois e nem nunca, o que temos aí dá para quebrar um galho e fazer o serviço. Afinal, ninguém, nem os militares, esperam mesmo ter que usar nada que tem, e o que não tem, de verdade mesmo um dia.

abs.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6454 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 11:36 pm

Juniorbombeiro escreveu:Mas aí falta grana, igual eu na concessionária da Audi...muita intenção e nunhuma ação. Talvez a Iveco, por ter a linha de montagem para blindados, poderia um dia, com uma linha de crédito a perder de vista, montar os seus por aqui. Ou a Avibras, alguma coisa baseada no Tatra. Sou mais partidário da Iveco, não é tão casca grossa mas por outro lado é mais racional, motor de origem comercial, da mesma família do Guarani. Só que na prática vai lá pro fim da fila das prioridades.
Algo assim:

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/6f/a2/92/6fa292c2e62466a8c0ed3c888b0b5b14.jpg

https://static1.squarespace.com/static/547e206be4b0e77baa7369ca/54ad6ec3e4b0ab38fefa3ca5/54ad6ec5e4b04f1bf4e20cd3/1420652229575/7694.jpg

Acho difícil, bem difícil.

abs.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6455 Mensagem por Bolovo » Ter Set 05, 2017 12:24 am

FCarvalho escreveu:Será que um desses não resolvia os nossos problemas?

Imagem

abs
Esse monstrengo é um MZKT-74135 (com seu motorzinho Mercedes Benz de 800cv) fabricado pela Volat da Bielorrússia. Foi desenvolvido no final dos anos 90 para transportar os blindados do Emirados Árabes (o Leclerc e os BMP-3). A Volat é a antiga MZKT, que tem tradição centenária de fazer grandes caminhões, tipo aqueles monstrengos 10x10 que carregam os mísseis nucleares russos.

A criança aqui carregando não um blindado, mas sim três, 1 Leclerc e dois BMP-3 (umas 80 toneladas no total):

Imagem

Mas esse modelo já está obsoleto, a Volat agora oferece o MZKT-741351, essa maravilha aqui:

Imagem


Mas como são enormes e altamente especializados, devem ser caros como o diabo, portanto o EB não vai gastar num caminhão que custa mais que a blindado que ele vai carregar.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6456 Mensagem por Bolovo » Ter Set 05, 2017 12:26 am

FCarvalho escreveu:Tem esse aqui também, mas não dá para entender nada. Está em russo. Parece que o caminhão está a venda ou algo parecido.

https://iichan.hk/tr/src/1309752802641.jpg

abs
Esse é outro caminhão da Volat, o MZKT-74295 que foi vendido para o Exército Turco nos anos 2000. Esse também é equipado com um motor da Mercedes Benz, mas com 500 cv.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6457 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 05, 2017 12:36 am

Valeu pelas infos Bolovo.
Talvez um dia quando a necessidade vier bater a nossa porta, o pessoal de farda repense essa lógica do "bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato".
Duas guerras mundiais não ensinaram, e mais outra centenas de conflitos menores ao longo de mais de 7 décadas também não.
Mas quem sabe um dia a gente aprende.

abs.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6458 Mensagem por Bolovo » Ter Set 05, 2017 12:40 am

Aproveitando a onda, vou postar os caminhões usados pelos exércitos de ponta para transportar seus carros de combate:

Oshkosh M1070 (EUA, mas exportado para Reino Unido, Israel, Egito, Iraque, Arabia Saudita etc. 500~700cv):

Imagem


Renault TRM 700/100 (França, desenvolvido para carregar o Leclerc. 700cv):

Imagem


BAZ-6403 (Rússia, entrando em operação agora. 500~650cv):

Imagem


MAN H76 TGA (comprado pela Austrália para levar o Abrams. 530cv)::

Imagem


O Brasil tem nada parecido. Como podemos ver, usamos caminhões civis. Esses que postei acima são especializados, militares, criados para a função, portanto são CAROS. Mas eu caso de necessidade, acredito que um paliativo nacional seria adquirir um caminhão civil com uns 500cv+, 6x4, algo como um Scania R560 ou Iveco Hi Way. Só isso já morre uns 500 mil reais. Quanto a prancha não sei dizer. Mas é coisa cara, a carga tem que compensar esse custo.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6459 Mensagem por Renato Maurer » Ter Set 05, 2017 9:42 am

Ontem, dia 4 a Ruag foi autorizada a iniciar suas atividades no Brasil. Quem sabe seja o início da aquisição daqueles Leo 1A5 que vcs falaram. Quem puder olhar o DO, página 14.

Abçs.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6460 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 05, 2017 12:00 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Na verdade 2,5 toneladas. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tulio, pelo desenrolar da conversa, percebemos que os equipamentos utilizados para prover suporte e logística precisam acompanhar a evolução dos meios combatentes.

Se o EB adquire Leo 2A6 que pesa 62 Toneladas, a distância aumenta e outros 'cuidados' precisarão ser tomados.

Mas para Leo 2A4, estamos falando de uma diferença MUITO pequena para nos preocuparmos. Em relação ao 1A5 a diferença é razoável, mas em relação aos M-60 não é. Como operamos M-60 creio que não será o fim do mundo operar Leo 2A4.
Certeza, cupincha? Achei 62 tons aqui (combat ready):

https://www.armyrecognition.com/germany ... video.html

Notes, as specs são referentes à versão 2A4 (55 tons eram do Leo2 original, de 79). Notes ainda que, no TO moderno, eriçado de RPGs e Msls AC, ao menos um sistema ativo tipo Trophy ou AMAP-ADS seria necessário. Isso vai acrescentar, conforme a versão, de 500 a mil kg ou mais ao peso total da VTR. E precisa, porque botar um MBT desses à mercê de gente que pode comprar (ou até já tem, como o Peru) armas AC biogivais ou de ataque pelo alto, bueno, daí é melhor seguir com Leo1A1/5 e M-60A3 TTS mesmo...
Tulio, tenho QUASE certeza. :lol:

O peso de 62 toneladas se refere ao 2A6 que possui blindagem adicional e o canhão 120mm L55.

Repare no link que você postou que na parte SPECS, onde consta o peso de 62T, também diz que o armamento é um canhão 120mm L55.

O Leo 2A4 utiliza o canhão 120mm L44.

O link deixa confuso, porque 1 linha antes estava falando sobre o 2A4.
Mas assim que diz SPECS, eles colocaram as specs do 2A6.

De qualquer forma, isso não importa tanto.
Do 2A4 para o 2A6 são 7 toneladas a mais.
Acredito que o EB daria um jeito para resolver problemas logísticos dessas 7 toneladas a mais.
Não acho que seria o fim do mundo, mesmo se o EB comprasse o 2A6 com suas 62 toneladas...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Leopard 1A5 do EB

#6461 Mensagem por gogogas » Ter Set 05, 2017 1:02 pm

Levando em consideração os cavalos mecânicos , nossas estradas e pontes estão preparados para aguentar este peso ?! No Nordeste pro exemplo aonde vivo , muitas pontes não aguentam muito peso ....obrigando às vezes até carreteiros fazer desvios enormes para chegar no destino !




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6462 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Set 05, 2017 1:26 pm





juarez castro
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Re: Leopard 1A5 do EB

#6463 Mensagem por juarez castro » Ter Set 05, 2017 1:36 pm

Frederico Vitor escreveu:
Outra coisa que no meu entender facilitaria mais as operações de carga e descarga seria um aumento no comprimento da rampa de acesso, diminuindo ângulo de subida que facilitaria principalmente o carregamento de vtrs com ângulo de saída ruim.

G abraço




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6464 Mensagem por Centauro » Ter Set 05, 2017 2:25 pm

Senhores

Na minha opinião sem apontar de quem é o erro, o problema é quando comparamos o que já tivemos com o que temos.

Explico: No tópico sobre os caminhões do EB, tem imagens dos cavalos mecânicos Scânia 111 traçados e adaptados pela Engesa, e equipados com um guincho para auxiliar nas operações, não que fosse o ideal e tivesse tudo que fosse necessário, mas segundo o Jauro ou o Eligioep, não me recordo direito eram excelentes veículos e atendiam as necessidades.

O que eu quero dizer é que já pegamos o que tem no mercado interno e adaptamos ao que precisava, não apenas trocando um pelo outro e não ligando se falta uma coisinha aqui e outra ali.

Quando o EB comprou os Strallis, foi na mesma época que foi lançado o Hi Way, Iveco por Iveco sofreria menos com peso nas costas, ou a linha V8 da Scania que ja está ai a muito tempo.

Os Strallis são relativamente novos, mais vão acabar prematuramente, vão ser o que chamamos aqui onde moro de caminhão de usina (bom de ano, mais judiado).

Att.

Centauro




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6465 Mensagem por Bolovo » Ter Set 05, 2017 2:38 pm

Achei um caminhão que vende aqui no Brasil que preenche os requisitos:

MB Actros 4160

Ficha técnica: https://www.mercedes-benz.com.br/resour ... 916660.pdf

8x8, 600cv, capacidade de puxar 500 toneladas... o problema é o preço: 1 milhão de reais! [003]

http://www.youtube.com/watch?v=b5jF0SdHZF4


Um monstrengo. Creio que um desses só compensa se for pra carregar um blindado muito pesado e caro.




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