Leopard 1A5 do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
E nós com os eurobambis travestidos de militar ensaboadamente engoelados.Tinha que levar o pessoal Celog do EB(acho que é esta a OM que cuida disto, se não for me corrijam por favor) fazer um tur e ver
MANs linha HS, Zetros da MB, Iveco, Oshkosh, em fim, veículos militares e não cheira peido nossos.
g abraço
MANs linha HS, Zetros da MB, Iveco, Oshkosh, em fim, veículos militares e não cheira peido nossos.
g abraço
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Mas aí falta grana, igual eu na concessionária da Audi...muita intenção e nunhuma ação. Talvez a Iveco, por ter a linha de montagem para blindados, poderia um dia, com uma linha de crédito a perder de vista, montar os seus por aqui. Ou a Avibras, alguma coisa baseada no Tatra. Sou mais partidário da Iveco, não é tão casca grossa mas por outro lado é mais racional, motor de origem comercial, da mesma família do Guarani. Só que na prática vai lá pro fim da fila das prioridades.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40151
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6335 vezes
- Agradeceram: 3556 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Juarez, eu creio que o pessoal do EB até tem conhecimento deste tipo de veículos, e os conhece inclusive técnica e economicamente. O problema como sempre é: $$
Então é como diz o meu ditado: quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
Para um país que não acredita que vá entrar em guerra amanhã, depois e nem nunca, o que temos aí dá para quebrar um galho e fazer o serviço. Afinal, ninguém, nem os militares, esperam mesmo ter que usar nada que tem, e o que não tem, de verdade mesmo um dia.
abs.
Então é como diz o meu ditado: quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
Para um país que não acredita que vá entrar em guerra amanhã, depois e nem nunca, o que temos aí dá para quebrar um galho e fazer o serviço. Afinal, ninguém, nem os militares, esperam mesmo ter que usar nada que tem, e o que não tem, de verdade mesmo um dia.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40151
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6335 vezes
- Agradeceram: 3556 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Algo assim:Juniorbombeiro escreveu:Mas aí falta grana, igual eu na concessionária da Audi...muita intenção e nunhuma ação. Talvez a Iveco, por ter a linha de montagem para blindados, poderia um dia, com uma linha de crédito a perder de vista, montar os seus por aqui. Ou a Avibras, alguma coisa baseada no Tatra. Sou mais partidário da Iveco, não é tão casca grossa mas por outro lado é mais racional, motor de origem comercial, da mesma família do Guarani. Só que na prática vai lá pro fim da fila das prioridades.


Acho difícil, bem difícil.
abs.
Carpe Diem
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Esse monstrengo é um MZKT-74135 (com seu motorzinho Mercedes Benz de 800cv) fabricado pela Volat da Bielorrússia. Foi desenvolvido no final dos anos 90 para transportar os blindados do Emirados Árabes (o Leclerc e os BMP-3). A Volat é a antiga MZKT, que tem tradição centenária de fazer grandes caminhões, tipo aqueles monstrengos 10x10 que carregam os mísseis nucleares russos.FCarvalho escreveu:Será que um desses não resolvia os nossos problemas?
abs
A criança aqui carregando não um blindado, mas sim três, 1 Leclerc e dois BMP-3 (umas 80 toneladas no total):

Mas esse modelo já está obsoleto, a Volat agora oferece o MZKT-741351, essa maravilha aqui:

Mas como são enormes e altamente especializados, devem ser caros como o diabo, portanto o EB não vai gastar num caminhão que custa mais que a blindado que ele vai carregar.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Esse é outro caminhão da Volat, o MZKT-74295 que foi vendido para o Exército Turco nos anos 2000. Esse também é equipado com um motor da Mercedes Benz, mas com 500 cv.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40151
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6335 vezes
- Agradeceram: 3556 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Valeu pelas infos Bolovo.
Talvez um dia quando a necessidade vier bater a nossa porta, o pessoal de farda repense essa lógica do "bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato".
Duas guerras mundiais não ensinaram, e mais outra centenas de conflitos menores ao longo de mais de 7 décadas também não.
Mas quem sabe um dia a gente aprende.
abs.
Talvez um dia quando a necessidade vier bater a nossa porta, o pessoal de farda repense essa lógica do "bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato".
Duas guerras mundiais não ensinaram, e mais outra centenas de conflitos menores ao longo de mais de 7 décadas também não.
Mas quem sabe um dia a gente aprende.
abs.
Carpe Diem
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Aproveitando a onda, vou postar os caminhões usados pelos exércitos de ponta para transportar seus carros de combate:
Oshkosh M1070 (EUA, mas exportado para Reino Unido, Israel, Egito, Iraque, Arabia Saudita etc. 500~700cv):

Renault TRM 700/100 (França, desenvolvido para carregar o Leclerc. 700cv):

BAZ-6403 (Rússia, entrando em operação agora. 500~650cv):

MAN H76 TGA (comprado pela Austrália para levar o Abrams. 530cv)::

O Brasil tem nada parecido. Como podemos ver, usamos caminhões civis. Esses que postei acima são especializados, militares, criados para a função, portanto são CAROS. Mas eu caso de necessidade, acredito que um paliativo nacional seria adquirir um caminhão civil com uns 500cv+, 6x4, algo como um Scania R560 ou Iveco Hi Way. Só isso já morre uns 500 mil reais. Quanto a prancha não sei dizer. Mas é coisa cara, a carga tem que compensar esse custo.
Oshkosh M1070 (EUA, mas exportado para Reino Unido, Israel, Egito, Iraque, Arabia Saudita etc. 500~700cv):

Renault TRM 700/100 (França, desenvolvido para carregar o Leclerc. 700cv):

BAZ-6403 (Rússia, entrando em operação agora. 500~650cv):

MAN H76 TGA (comprado pela Austrália para levar o Abrams. 530cv)::

O Brasil tem nada parecido. Como podemos ver, usamos caminhões civis. Esses que postei acima são especializados, militares, criados para a função, portanto são CAROS. Mas eu caso de necessidade, acredito que um paliativo nacional seria adquirir um caminhão civil com uns 500cv+, 6x4, algo como um Scania R560 ou Iveco Hi Way. Só isso já morre uns 500 mil reais. Quanto a prancha não sei dizer. Mas é coisa cara, a carga tem que compensar esse custo.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Renato Maurer
- Júnior
- Mensagens: 92
- Registrado em: Qua Fev 04, 2009 11:13 pm
- Agradeceu: 91 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Ontem, dia 4 a Ruag foi autorizada a iniciar suas atividades no Brasil. Quem sabe seja o início da aquisição daqueles Leo 1A5 que vcs falaram. Quem puder olhar o DO, página 14.
Abçs.
Abçs.
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Tulio, tenho QUASE certeza.Túlio escreveu:Certeza, cupincha? Achei 62 tons aqui (combat ready):Luís Henrique escreveu:
Na verdade 2,5 toneladas.![]()
![]()
![]()
Tulio, pelo desenrolar da conversa, percebemos que os equipamentos utilizados para prover suporte e logística precisam acompanhar a evolução dos meios combatentes.
Se o EB adquire Leo 2A6 que pesa 62 Toneladas, a distância aumenta e outros 'cuidados' precisarão ser tomados.
Mas para Leo 2A4, estamos falando de uma diferença MUITO pequena para nos preocuparmos. Em relação ao 1A5 a diferença é razoável, mas em relação aos M-60 não é. Como operamos M-60 creio que não será o fim do mundo operar Leo 2A4.
https://www.armyrecognition.com/germany ... video.html
Notes, as specs são referentes à versão 2A4 (55 tons eram do Leo2 original, de 79). Notes ainda que, no TO moderno, eriçado de RPGs e Msls AC, ao menos um sistema ativo tipo Trophy ou AMAP-ADS seria necessário. Isso vai acrescentar, conforme a versão, de 500 a mil kg ou mais ao peso total da VTR. E precisa, porque botar um MBT desses à mercê de gente que pode comprar (ou até já tem, como o Peru) armas AC biogivais ou de ataque pelo alto, bueno, daí é melhor seguir com Leo1A1/5 e M-60A3 TTS mesmo...

O peso de 62 toneladas se refere ao 2A6 que possui blindagem adicional e o canhão 120mm L55.
Repare no link que você postou que na parte SPECS, onde consta o peso de 62T, também diz que o armamento é um canhão 120mm L55.
O Leo 2A4 utiliza o canhão 120mm L44.
O link deixa confuso, porque 1 linha antes estava falando sobre o 2A4.
Mas assim que diz SPECS, eles colocaram as specs do 2A6.
De qualquer forma, isso não importa tanto.
Do 2A4 para o 2A6 são 7 toneladas a mais.
Acredito que o EB daria um jeito para resolver problemas logísticos dessas 7 toneladas a mais.
Não acho que seria o fim do mundo, mesmo se o EB comprasse o 2A6 com suas 62 toneladas...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2330
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 242 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Levando em consideração os cavalos mecânicos , nossas estradas e pontes estão preparados para aguentar este peso ?! No Nordeste pro exemplo aonde vivo , muitas pontes não aguentam muito peso ....obrigando às vezes até carreteiros fazer desvios enormes para chegar no destino !
Gogogas !
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2068
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 207 vezes
- Agradeceram: 271 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Outra coisa que no meu entender facilitaria mais as operações de carga e descarga seria um aumento no comprimento da rampa de acesso, diminuindo ângulo de subida que facilitaria principalmente o carregamento de vtrs com ângulo de saída ruim.Frederico Vitor escreveu:
G abraço
-
- Intermediário
- Mensagens: 147
- Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Senhores
Na minha opinião sem apontar de quem é o erro, o problema é quando comparamos o que já tivemos com o que temos.
Explico: No tópico sobre os caminhões do EB, tem imagens dos cavalos mecânicos Scânia 111 traçados e adaptados pela Engesa, e equipados com um guincho para auxiliar nas operações, não que fosse o ideal e tivesse tudo que fosse necessário, mas segundo o Jauro ou o Eligioep, não me recordo direito eram excelentes veículos e atendiam as necessidades.
O que eu quero dizer é que já pegamos o que tem no mercado interno e adaptamos ao que precisava, não apenas trocando um pelo outro e não ligando se falta uma coisinha aqui e outra ali.
Quando o EB comprou os Strallis, foi na mesma época que foi lançado o Hi Way, Iveco por Iveco sofreria menos com peso nas costas, ou a linha V8 da Scania que ja está ai a muito tempo.
Os Strallis são relativamente novos, mais vão acabar prematuramente, vão ser o que chamamos aqui onde moro de caminhão de usina (bom de ano, mais judiado).
Att.
Centauro
Na minha opinião sem apontar de quem é o erro, o problema é quando comparamos o que já tivemos com o que temos.
Explico: No tópico sobre os caminhões do EB, tem imagens dos cavalos mecânicos Scânia 111 traçados e adaptados pela Engesa, e equipados com um guincho para auxiliar nas operações, não que fosse o ideal e tivesse tudo que fosse necessário, mas segundo o Jauro ou o Eligioep, não me recordo direito eram excelentes veículos e atendiam as necessidades.
O que eu quero dizer é que já pegamos o que tem no mercado interno e adaptamos ao que precisava, não apenas trocando um pelo outro e não ligando se falta uma coisinha aqui e outra ali.
Quando o EB comprou os Strallis, foi na mesma época que foi lançado o Hi Way, Iveco por Iveco sofreria menos com peso nas costas, ou a linha V8 da Scania que ja está ai a muito tempo.
Os Strallis são relativamente novos, mais vão acabar prematuramente, vão ser o que chamamos aqui onde moro de caminhão de usina (bom de ano, mais judiado).
Att.
Centauro
“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Leopard 1A5 do EB
Achei um caminhão que vende aqui no Brasil que preenche os requisitos:
MB Actros 4160
Ficha técnica: https://www.mercedes-benz.com.br/resour ... 916660.pdf
8x8, 600cv, capacidade de puxar 500 toneladas... o problema é o preço: 1 milhão de reais!
http://www.youtube.com/watch?v=b5jF0SdHZF4
Um monstrengo. Creio que um desses só compensa se for pra carregar um blindado muito pesado e caro.
MB Actros 4160
Ficha técnica: https://www.mercedes-benz.com.br/resour ... 916660.pdf
8x8, 600cv, capacidade de puxar 500 toneladas... o problema é o preço: 1 milhão de reais!
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
http://www.youtube.com/watch?v=b5jF0SdHZF4
Um monstrengo. Creio que um desses só compensa se for pra carregar um blindado muito pesado e caro.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)