TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19468
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76441 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2015 12:41 am

Marechal-do-Ar escreveu:
Levaram Eurofighter, com um bom radar mecânico.

E não levaram Gripen, cuja droga do radar mecânico nem se compara ao CAPTOR, CAESAR, RBE2, RBE2-AA ou APG-80.

E o Raven AESA? Ainda não existe.
Vc está bastante enganado tanto com a versão PESA RBE do Rafale quanto com o radar do Gripen PS/05A.

O alcance do radar do Rafale não atingiu ao pretendido, que era o mesmo alcance do RDY (120 a 130km). Tem um alcance de detecção para alvos aéreos em 100km. Isso foi alvo de críticas na Assembleia Nacional Francesa e um dos motivos para acelerar o desenvolvimento da antena AESA. A antena teve que ser pequena para caber no bico do Rafale e esperavam que o alcance fosse igual ao mecânico RDY do Mirage 2000-5mk2.

Isso foi bastante discutido aqui no DB em 2.007/8. Inclusive com críticas apresentadas em documentos tiradas do site da Assembléé Nationale (eu não sei francês, então não sei procurar lá para trazer aqui novamente).

No tocante ao radar mecânico do Gripen, a versão mk3 em operação desde a primeira metade da década passada tem um alcance na mesma ordem do RDY: 120km para alvos aéreos.
tem os links lá na wikipedia:https://en.wikipedia.org/wiki/PS-05/A




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Set 17, 2015 2:28 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19468
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76442 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2015 12:51 am

Carlos Lima escreveu:
Justin Case escreveu:Estava tão boa a conversa sobre o radar do Gripen, táticas de combate.
Já voltaram a trazer para o tópico a xenofobia, preço de ex-concorrentes, super trunfo.
Isso tira o ânimo de quem quer discutir, trocar informações e aprender um pouco mais. :twisted:
Que tal falar do Gripen NG neste ambiente?

Justin
Pois é...

:(

[]s
CB_Lima
Eu também concordo. Eu até digitalozei uma revista com as funcionalidades do Raven.

Mas vcs poderiam ter falado isso quando o Marechal estava criticando o Gripen. Agora eu vou ter de continuar a respondê-lo.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76443 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 17, 2015 1:19 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Pois é...

:(

[]s
CB_Lima
Eu também concordo. Eu até digitalozei uma revista com as funcionalidades do Raven.

Mas vcs poderiam ter falado isso quando o Marechal estava criticando o Gripen. Agora eu vou ter de continuar a respondê-lo.
Como diria o sábio, cada cabeça uma sentença. [100]

Se você acha que isso eleva o nível do debate por conta da 'sua' necessidade de responder... vai lá.

No fim, aprende-se até com esse tipo de comportamento.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19468
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76444 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2015 1:25 am

Marechal escreveu: Lembrando que, ao contrário do documento vazado da FAB, no caso suíço existe uma evidência concreta de que o documento deu o Rafale como vencedor.
Vc só tem um sumário do relatório de voo da Força Aérea Suíça (aliás, defasado, quando os testes de voo foram com o Gripen C/D) e acha que com isso o Rafale venceu a concorrência.
Marechal escreveu: Cadê o documento? Ou a prova de que ficou em último é que alguém disse que fulano disse que ciclano disse que um oficial do FAB disse que a Eliane Catanhade disse que ficou?

Coloque o link do documento ou essa afirmação não tem valor nenhum.
Não faz nem 2 semanas que eu fiz questão de te mostrar matérias que se seguiram ao vazamento EM OUTROS JORNAIS (como o Valor, Época, Istoé) em que o Jobim reconhecia que o Gripen foi o melhor avaliado e mandou investigar a insubordinação do vazamento (que colocava o Rafale em último lugar):
Notícias / Aviação
Jobim descarta preço para escolha de caça
Nelson Jobim disse que entregará a Lula, depois do Carnaval, a exposição de motivos com a posição da Defesa
Valor Online

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois do Carnaval, a exposição de motivos com a posição da Defesa sobre a compra de um lote de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). A análise da Defesa, afirmou Jobim, não privilegiará preço, mas dois aspectos "fundamentais" : transferência de tecnologia e capacitação nacional (produção no país). A preferência de Lula é pelo caça francês Rafale, da Dassault.

"Em primeiro lugar não é um processo licitatório" , argumentou Jobim. "Não sendo um processo licitatório você não tem a obrigação de optar pelo menor preço."Trata-se, na realidade, segundo o ministro, de um processo de seleção e, neste caso, "o preço é um elemento componente" . O preço é a principal desvantagem do Rafale em relação, sobretudo, a seu concorrente sueco Gripen NG, fabricado pela Saab.

O ministro confirmou, pela primeira vez, que o último relatório da FAB sobre a compra dos caças declarou preferência pelo sueco Gripen. Mas segundo Jobim, a Força Aérea trabalhou "com parâmetros que não coadunam com a Estratégia Nacional de Defesa" , cujos textos legais só recentemente foram enviados ao Congresso. Jobim deixou claro que os americanos da Boeing, que decidiram fazer contraofensiva de última hora para tentar adiar a compra, não têm nenhuma chance na disputa. "O portfólio de embargos americanos é muito rico" , ironizou.

Sobre a alegação de que o Gripen é um avião bem mais barato, Jobim respondeu que o que o ministério tem em relação ao caça sueco são orçamentos. "Eu não sei se vai acontecer isso." Para ele é como a construção de uma casa: quase nunca gasta-se apenas o que foi orçado no projeto de construção.

"Decisão sobre assunto dessa natureza não é voluntarista, é um processo" , disse Jobim. No fim do processo, três empresas acabaram sendo selecionadas para a venda do lote de 36 caças à FAB, um dos maiores negócios atualmente em disputa no mundo, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, de acordo com o pacote oferecido por cada fabricante: Dassault (Rafale), Saab (Gripen NG) e a americana Boeing, que entrou no páreo com sua melhor grife: o F-18.

Jobim descartou a abertura de um novo processo de compra para a inclusão da Rússia. Os russos participaram da primeira fase do processo com o caça Sukhoi. A argumentação de Jobim em relação à anunciada nova versão de caças russos é a mesma que ele oferece em relação aos americanos. " Os russos não transferem tecnologia. Ponto. " Na viagem a Moscou, Jobim abordou a questão da transferência tecnológica, mas os russos só se dispunham a tratar do assunto após o fechamento do negócio.

Jobim descartou a hipótese de a compra dos caças ficar para o próximo governo, como ocorreu no fim do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas ele adverte para o fato de que depois da decisão de Lula, ouvido o Conselho de Defesa Nacional, o processo entra em uma nova etapa: a da negociação do contrato.

" Uma coisa são as propostas que são feitas, outra é saber como isso funciona na prática. Pode, inclusive, haver um impasse na hora em que se estiver discutindo o contrato " disse. Nessa fase mudarão os negociadores, que passarão a ser a Secretaria do Tesouro Nacional e a FAB. A discussão contratual para a compra dos submarinos franceses levou pelo menos três meses.

Jobim tem um argumento pronto para o descarte eventual do caça sueco. " A FAB trabalha com pesos que não coincidem com a Estratégia Nacional de Defesa, porque são coisas antigas. " Ele explicou que a modelagem na qual a Força Aérea embasou seu parecer vem do governo Fernando Henrique Cardoso. " Agora examinar basicamente essa coisa da transferência de tecnologia e capacitação nacional é o vetor fundamental. "

Jobim, cujo raciocínio sugere que indicará o Rafale ao presidente, escuda desde já em razões estratégicas a decisão a ser tomada em 15 dias: " Quando a gente começa a raciocinar em termos de A, B, C, porque um está sendo assim e outro está sendo assado, isso é coisa de país pequeno, o que nós já não somos. "

(Raymundo Costa e Cristiano Romero | Valor)
http://epocanegocios.globo.com/Revista/ ... 18,00.html

Caça Ao Vazamento

Governo investiga divulgação de relatório secreto sobre compra de aviões de combate e reafirma favoritismo francês na disputa
Claudio Dantas Sequeira

Um compromisso delicado aguarda o presidente Lula na volta de suas férias, nos próximos dias. Da praia do Guarujá, no litoral paulista, onde passou a semana passada, ele convocou para uma reunião o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o brigadeiro Dirceu Tondolo Nolo, responsável pela Copac, comissão que coordena o programa FX-2, que resultará na bilionária compra de 36 jatos de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). Lula e Jobim querem saber como um relatório indicando o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o favorito dos militares para vencer a concorrência – disputada também pelo francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing – vazou para a imprensa no início da semana passada, constrangendo o presidente e o ministro e acirrando uma crise entre eles e os comandos das Forças Armadas. A julgar pelo relatório divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a Copac fez ouvidos moucos à recomendação de Jobim para que a análise técnica não hierarquizasse os três aviões finalistas e apresentou uma classificação em que prioriza o preço em detrimento de requisitos técnicos, logísticos, de transferência tecnológica e contrapartidas industriais (off-set). O episódio pode terminar com a punição dos membros da Copac e ainda precipitar a decisão pela escolha do avião francês, favorito do governo. Na Defesa, o descumprimento da ordem de Jobim está sendo tratada como insubordinação. E o vazamento de informações, consideradas segredo de Estado, pode até ser enquadrado como crime de segurança nacional. De uma forma ou de outra, Lula já mandou avisar que não vai se submeter às pressões. O recado foi dado pelo chanceler Celso Amorim. “A decisão será política. É o presidente, com a ajuda de seu Conselho de Defesa, que tomará a decisão final”, disse. Segundo Amorim, “às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro”. Jobim, por sua vez, disse que encaminhará a Lula um relatório próprio. “Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculo e levar as minhas conclusões para o presidente”, afirmou. Como ISTOÉ revelou em dezembro, o relatório completo do programa FX- 2, com 30 mil páginas, traz diversas tabelas mostrando os pontos positivos e negativos de cada avião, usando um código de cores (azul, amarelo e vermelho), em vez de notas. Dos três, por exemplo, o jato francês apresenta o pacote tecnológico mais abrangente, enquanto o sueco é o mais barato. De posse dessa papelada, a Copac resolveu fazer um sumário executivo e tentou emplacar a classificação: o Gripen NG apareceu em 1º lugar, seguido do F-18 e do Rafale, em terceiro.

O documento passou nas mãos de Saito e Jobim, que mandou os militares elaborarem uma nova versão, sem o ranking. Isso foi feito, mas o documento anterior, em vez de ser destruído, acabou vazando. Para o consultor de segurança nacional Salvador Ghelfi Raza, da Universidade de Defesa dos EUA, braço acadêmico do Pentágono, vazamentos como esse devem ser apurados. “É preciso investigar para saber se há uma manipulação do resultado da concorrência por interesses escusos”, afirma. O fato é que está em curso uma poderosa guerra de lobbies, envolvendo os maiores fabricantes mundiais, para abocanhar um contrato de até R$ 10 bilhões. Até que se prove o contrário, não há nada de ilegal na atuação desses grupos de pressão. No entanto, algumas vezes os interesses parecem difusos. Para tentar emplacar o Gripen NG, a Saab contratou o brigadeiro reformado Fernando Cima, ex-coordenador da Copac na primeira edição do FX. Com ascendência sobre muitos oficiais, Cima é sempre recebido na FAB com a reverência que sua patente impõe, com direito até a continência dos próprios membros da comissão. Outro contratado pelo fabricante sueco é o engenheiro Anastácio Katsanos, que foi vice-presidente militar da Embraer. A Embraer chegou a analisar a compra de parte da Saab por meio de um swap de ações, considerando a eventual escolha do Gripen NG. Dentro da companhia, há o entendimento de que o caça sueco dá a oportunidade de um desenvolvimento conjunto do projeto. Mas é exatamente o fato de ser apenas um projeto que traz insegurança para o governo. Não há como saber quando o avião estará operacional. Da mesma forma, é impossível definir qual será seu preço final. O valor de US$ 50 milhões, anunciado pela Saab, é uma estimativa. Bem diferente do que ocorre com o Super Hornet (US$ 55 milhões) e o Rafale (64 milhões de euros, US$ 91,6 milhões), aviões totalmente operacionais e com preço estabilizado. “Não dá para comparar o Rafale, que já é operacional, com o Gripen, um avião que não existe”, reagiu o ministro da Defesa francês, Hervé Morin. Essa lógica também embala as discussões sobre o custo da hora-voo. A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de 9,8 mil euros (US$ 14 mil). Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil. O problema é que a própria comissão técnica da FAB, a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor diferente do informado: US$ 8 mil. Na Noruega, os técnicos estimaram esse custo em US$ 10 mil. A divergência de informações pesa contra a opção sueca. Um outro dado importante parece ter sido esquecido no sumário que foi vazado à imprensa: o teste de pilotagem. Em outubro, Jobim convocou os pilotos que testaram os caças para que emitissem um parecer. Os militares destacaram o desempenho do Rafale e também elogiaram o F-18, mas não tiveram o que dizer do Gripen NG, pelo simples fato de que não puderam voar nele. O que está disponível para testes é um “demonstrador”, uma espécie de protótipo feito com base num modelo de treinamento que tem muito pouco a ver com a versão final. Como alertou Amorim, o barato pode sair caro.

http://www.istoe.com.br/reportagens/387 ... +VAZAMENTO
Marechal escreveu: Agora me diz, se esse slide está em um site do governo suíço, o relatório veio do governo suíço, e a decisão final que diz que o Gripen não é o melhor, mas é o mais barato também está em um site suíço, por que um (ou melhor, uma parte de um, a parte que diz que "não é o melhor" vocês ignoram) é válido e os outros documentos não?
Ah, é?

http://www.aereo.jor.br/2012/09/25/em-m ... e-a-suica/
Suíça: em mais uma carta, Dassault quer submeter nova proposta do Rafale

INFORMAÇÃO FOI VEICULADA EM VÁRIOS JORNAIS SUÍÇOS – NOVA PROPOSTA SERIA DE 22 CAÇAS RAFALE PELO MESMO PREÇO DA PROPOSTA SUECA DE 22 CAÇAS GRIPEN
Segundo o jornal suíço 24 heures, trazendo informações de vários outros periódicos dominicais do país (Le Matin Dimanche”, “Zentralschweiz am Sonntag”, “SonntagsZeitung” e “Sonntag”), a fabricante francesa Dassault voltou à carga para oferecer seu caça Rafale à Suíça. Num momento em que continua a controvérsia no país sobre a compra do Gripen, a Dassault quer submeter uma nova oferta do Rafale, e para isso mandou uma carta em meados de setembro para o Conselho Federal e líderes dos comitês parlamentares.

André Simonazzi, porta-voz do governo, confirmou a informação, mas disse que “o Conselho Federal não tratou dessa carta mas vai respondê-la no devido tempo.” Os presidentes da comissão de política de segurança, Chantal Galladé e Hans Hess, não quiseram comentar o conteúdo da carta da Dassault.

De acordo com o que foi divulgado nos demais jornais, segundo o 24 heures, a Dassault agora oferece 22 caças Rafale por 3,1 bilhões de francos suíços – isso corresponde ao preço da sueca Saab para os 22 caças Gripen que a Suíça quer adquirir. Vale lembrar que a proposta sueca foi vencedora, por oferecer o menor preço, na concorrência para substituição parcial dos caças F-5 Tiger II, da qual participaram também a Dassault com o Rafale e o consórcio europeu Eurofighter com o Typhoon.

Hans Hess, porém, mostrou certa irritação ao falar do assunto, pois já teria dito ao fabricante francês que este não era o canal adequado. A empresa já tinha tentado relançar sua proposta aos parlamentares suíços mais cedo, neste ano. O Departamento de Defesa da Suíça foi questionado sobre o assunto, mas indicou que essa questão depende do Conselho Federal. Porém, o Departamento foi avisado dessa carta da Dassault.

Um dos jornais que repercutiu a notícia, o Luzerner Zeitung, citou que essa nova carta do fabricante francês chegou à mídia suíça por meio de um vazamento. Também noticiou que, com essa oferta, os esforços do Departamento de Defesa para uma cooperação entre Suíça e Suécia são “torpedeados novamente”.

FONTE: 24 heures e Luzerner Zeitung (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTO: Armasuisse (avaliação do Rafale na Suíça)


Marechal escreveu: No lugar dos suíços eu também diria não.

Mas o motivo não tem nada a ver com o avião em si, se abriu uma concorrência, cada um fez sua proposta e depois do resultado quer mudar as regras do jogo? A resposta é NÃO, e quem cede a isso se chama PUTA, os suíços fizeram muito bem em manter sua credibilidade e não alterar as regras do jogo.

Alias, os franceses a pouco venderam Rafales a mais de 200 mi cada, por que dariam esse descontão aos suíços? Não seria só uma jogada política de quem tinha a certeza que os suíços não cederiam?

E antes que você fale, sim, eu acho o Sarkozy um grande FDP e também acho o Rafale caro pra burro, mas isso não desqualifica a aeronave em absolutamente nada, foi só o Sarkozy sair e o Rafale desencalhou.
Ao parear o valor das propostas, não há como sustentar a justificativa de que "o Gripen NG venceu na Suíça porque era a proposta mais barata". Não passam de contorcionismos essas tentativas de justificação para não dar o braço a torcer para a qualidade do projeto.

Marechal escreveu: Ei, estão fazendo o mesmo que o relatório suíço fez, alias, estão fazendo muito pior, estão ignorando completamente o desempenho das aeronaves por aqui, e você ainda critica o relatório por dar pouco peso a performance do Eurofighter? suas alegações não fazem o mínimo sentido.
A FAB ignorou o desempenho das aeronaves? Foram feitos testes em voo por 10 dias de cada caça da short-list.

O que não pode é achar por exemplo que a taxa de giro mínima sustentada do MMRCA (15º/s) deva ser a mesma que a estipulada pela FAB porque lá o SH não cumpriu e foi uma das causas da desqualificação.




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76445 Mensagem por Mathias » Qui Set 17, 2015 1:44 am

Só por curiosidade, qual foi a causa da desqualificação do Gripen?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19468
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76446 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2015 2:12 am

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Lima ninguém sai fazendo upgrades seguidos, isso inviabiliza a operação da aeronave e joga o custo de HV para centenas de milhares de dólares ... isso simplesmente não existe ...

O Gripen NG é um upgrade ??? ... como assim ??? não é um caça novo ??? não existe e tal ?

O Gripen NG na minha visão é um projeto novo ... se for reprojetar o Eurofighter inteiro eu vou concordar ... mas isso nunca acontece ...
Tudo bem... você pode ter a sua visão com relação ao Gripen... ficamos assim :) .

Enfim,

O Typhoon está recebendo constante atualizações de software e em breve estará recebendo AESA. Aeronaves de 4 geração são projetadas exatamente para isso... atualizações constantes.

Quando as atualizações são mais dramáticas, temos os MLUs (Trenchs) da vida.

Mas no caso do Typhoon o mesmo inclusive já voou com alterações aerodinâmicas na sua fuselagem para facilitar várias operações.

De um modo geral na 4 geração a filosofia é diferente. Atualizações constantes fazem parte do projeto desde sempre, e da maneira que a eletrônica muda e evoluí, na verdade Barateiam os custos ao invés de encarecê-los, pois o que você coloca no avião hoje em termos de eletrônica, logo logo estará obsoleto e vai custar uma fortuna para manter no futuro.

Ou seja... é o oposto do que você está dizendo.

[]s
CB_Lima

Alteração na estrutura do Typhoon só se for para acomodar os CFTs...

Os upgrades que há nele são novos softwares, atualização da biblioteca eletrônica, melhoria no DASS. Está programado para ele aumento da capacidade dos processadores. Além da nova antena AESA (promete ser um excelente radar). Certificação de novos armamentos e pods.

A mesma coisa do Rafale. O SH bl3 tem melhorias a mais, como turbina de maior potência, tela WAD, casulo furtivo para armamento.

O caso do GripenNG é diferente: ele está sendo feito com novos materiais estruturais, será mais furtivo (que os C/Ds), com exceção ainda do radar, os outros sistemas EW serão de Nitrito de Gálio, um supercondutor que é mais preciso e de maior capacidade de energia que o Arseneto de Gálio. O GripenNG terá um suprecondutor que os franceses estão pensando utiliza-lo no MLU do Rafale e os americanos a partir da próxima década.

No caso de computadores e fusão de dados (soluções computacionais) o NG terá as soluções mais modernas nesta área.

Um projeto com profundas modificações como essas (vai haver apenas 10% de comunalidade, contra 40% previsto no início, em 2.0080 permite isso.

O custo dele ficou mais alto, inclusive por alterações feitas pela FAB em 2.014. Mas considero que valeu a pena.

O GripenNG vai ainda ser considerado um 4,5a geração, porque precisam delimitar conceitos. Mas há caças de 4,5geração que estão mais próximos de capacidades de um de 5ºg do que certos outros que estão nesse grupo.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19468
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76447 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2015 2:19 am

Mathias escreveu:Só por curiosidade, qual foi a causa da desqualificação do Gripen?

No MMRCA? Foi desqualificado por causa do Raven:
MMRCA: eliminados podem contestar decisão da IAF
Ajai Shukla
A eliminação de quatro dos seis concorrentes à venda bilionária de 126 caças para a Força Aérea da Índia (IAF) não ocorreu de forma silenciosa.
Segundo o ‘Business Standard’, o Ministério da Defesa da Índia (MoD) já recebeu cartas dos quatro consórcios eliminados solicitando informações sobre o motivo da desclassificação dos seus caças.
A primeira delas veio da Rússia , perguntando sobre os motivos do MiG-35 não atender aos requisitos da IAF.
Depois veio a embaixada dos EUA em Nova Deli, perguntando especificamente o motivo que levou à eliminação dos dois caças norte-americanos, o Boeing F/A-18 Super Hornet e o Lockheed Martin F-16IN Super Viper.
Fontes do MoD também confirmaram que a Gripen International encaminhou formalmente uma carta solicitando detalhes da desclassificação do Gripen NG.
No dia 27 de abril passado o MoD escreveu aos quatro consórcios informando sobre a eliminação deles, de forma sucinta, mas sem detalhar os motivos. Aos outros dois concorrentes – Eurofighter GmbH e a francesa Dassault - foi solicitado que estendessem a validade das respectivas propostas comerciais.
Manifestações de vendedores após a eliminação são comumente desconsideradas.Mas neste caso, um erro do MoD pode trazer de volta os eliminados.
O Comitê de Supervisão Técnica (Technical Oversight Committee – TOC) do MoD, que tem a obrigação de rever a avaliação técnica da IAF e verificar se procedimentos de contratação foram seguidos na íntegra, não tinha terminado seu relatório antes de o Ministério da Defesa enviar as cartas aos desclassificados.
Ainda permanece incerto o motivo pelo qual o MoD enviou as cartas antes do parecer do TOC.
Agora, o TOC – composto pelo conselheiro de ciência do ministro da Defesa, VK Saraswat, pelo coordenador do Bharat Electronics Limited, Ashwini Datt e pelo brigadeiro da IAF, Anil Chopra - estão lutando para concluir esta revisão obrigatória.
Especialistas em aviação acreditam que esta lacuna processual possa ser explorada politicamente por grupos eliminados (entenda-se Boeing e Lockheed Martin) para serem readmitidos na licitação indiana.
Oficiais superiores da IAF, no entanto, descartam totalmente a reintegração dos dois concorrentes norte-americanos.
Um dos oficiais da IAF envolvido no processo afirmou que “as companhias norte-americanas, que se vangloriam da sua liderança tecnológica, estão sentidas porque seus caças foram declarados tecnologicamente inadequados. Mas elas erraram ao oferecer caças para a IAF, como o F-16 e F-18 que já existem há décadas. É arrogante afirmar que estes caças foram modernizados e são bons o suficiente para um país como a Índia. Mas se eles queriam discutir tecnologia, eles deveriam ter escalado o F-35. “
A russa RAC MiG também está desapontada com a eliminação, mas por um outro motivo.
“O MiG-35 foi desenvolvido na Rússia como um substituto natural para o MiG-21 que está próximo do final da sua vida operacional e dezenas de forças aéreas pelo mundo. Com a rejeição da IAF - que possui centenas de caças MiG – o construtor russo está preocupado com a mensagem negativa que foi dada ao restante dos países” disse Pushpindar Singh, especialista em aviação e editor-chefe da revista Vayu.
Neste meio tempo, a Gripen International está definindo sua estratégia para contrapor a rejeição da IAF.
Segundo a correspondência do MoD enviada à companhia sueca, o Gripen NG apresentou 51 não conformidades em relação aos requisitos da IAF, sendo que 43 delas estão relacionadas ao radar AESA.
A Gripen International argumenta que não é justo afirmar que a IAF não tenha recebido “prova de tecnologia”, ou prova de que o radar AESA da Selex (que ainda está em desenvolvimento) tenha superado os principais obstáculos tecnológicos necessários para a operacionalização no tempo de entrega para a Índia.
Isto se deve ao fato de que a Selex (em parceria com a Euroradar) está desenvolvendo o radar AESA do Eurofighter, que foi considerado tecnologicamente viável e aparentemente será fornecido em tempo para a IAF.
A Gripen destaca que se a Selex convenceu a IAF sobre a viabilidade tecnológica do radar AESA do Eurofighter, a mesma tecnologia será aplicada ao radar do Gripen NG.
Mas fontes da IAF revelaram que a Gripen falhou em provar que o desenvolvimento do seu radar AESA estaria dentro do cronograma para ser integrado no caça.

Em contraste, a Dassault integrou dois protótipos do radar AESA nos seus Rafafe, provando que eles estão em fase de conclusão.
O Eurofighter também realizou testes em voo com o protótipo do seu radar AESA para a avaliação da IAF, convencendo-os de que o equipamento estaria pronto para 2014-15.
Até o momento todos os seis concorrentes iniciais elogiaram os procedimentos técnicos e as avaliações em voo do MMRCA, dizendo que esta era a concorrência mais profissional que eles já haviam participado.
Fonte: http://www.aereo.jor.br/2011/05/17/mmrc ... ao-da-iaf/




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19468
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2137 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76448 Mensagem por knigh7 » Qui Set 17, 2015 2:37 am

Já o Super Hornet foi diferente do GripenNG. O caça americano foi desclassificado no MMRCA por performance na onde os testes foram feitos, na região de Leh, que fica na Caxemira, disputada com o Paquistão.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76449 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 17, 2015 3:03 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Tudo bem... você pode ter a sua visão com relação ao Gripen... ficamos assim :) .

Enfim,

O Typhoon está recebendo constante atualizações de software e em breve estará recebendo AESA. Aeronaves de 4 geração são projetadas exatamente para isso... atualizações constantes.

Quando as atualizações são mais dramáticas, temos os MLUs (Trenchs) da vida.

Mas no caso do Typhoon o mesmo inclusive já voou com alterações aerodinâmicas na sua fuselagem para facilitar várias operações.

De um modo geral na 4 geração a filosofia é diferente. Atualizações constantes fazem parte do projeto desde sempre, e da maneira que a eletrônica muda e evoluí, na verdade Barateiam os custos ao invés de encarecê-los, pois o que você coloca no avião hoje em termos de eletrônica, logo logo estará obsoleto e vai custar uma fortuna para manter no futuro.

Ou seja... é o oposto do que você está dizendo.

[]s
CB_Lima

Alteração na estrutura do Typhoon só se for para acomodar os CFTs...

Os upgrades que há nele são novos softwares, atualização da biblioteca eletrônica, melhoria no DASS. Está programado para ele aumento da capacidade dos processadores. Além da nova antena AESA (promete ser um excelente radar). Certificação de novos armamentos e pods.

A mesma coisa do Rafale. O SH bl3 tem melhorias a mais, como turbina de maior potência, tela WAD, casulo furtivo para armamento.

O caso do GripenNG é diferente: ele está sendo feito com novos materiais estruturais, será mais furtivo (que os C/Ds), com exceção ainda do radar, os outros sistemas EW serão de Nitrito de Gálio, um supercondutor que é mais preciso e de maior capacidade de energia que o Arseneto de Gálio. O GripenNG terá um suprecondutor que os franceses estão pensando utiliza-lo no MLU do Rafale e os americanos a partir da próxima década.

No caso de computadores e fusão de dados (soluções computacionais) o NG terá as soluções mais modernas nesta área.

Um projeto com profundas modificações como essas (vai haver apenas 10% de comunalidade, contra 40% previsto no início, em 2.0080 permite isso.

O custo dele ficou mais alto, inclusive por alterações feitas pela FAB em 2.014. Mas considero que valeu a pena.

O GripenNG vai ainda ser considerado um 4,5a geração, porque precisam delimitar conceitos. Mas há caças de 4,5geração que estão mais próximos de capacidades de um de 5ºg do que certos outros que estão nesse grupo.
Não. Incorreto.

É só pesquisar e você verá que as modificações aerodinâmicas do Typhoon não tem a ver com o CFT. Muito pelo contrário.

Quanto ao 4 , 4.5 geração e a proximidade com a 5 geração, sem dúvida até 2019 e além disso o marketing vai trabalhar 24/7 para criar essa ilusão.

Mas para quem decide se informar um pouquinho a mais sabe que 5 geração é outro papo.

Não dá para comparar.

Mas é opção de cada um escolher se enganar ou não.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76450 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Set 17, 2015 9:18 am

Bom dia senhores,

vou postar aqui umas fotos que tirei na BAAN do "Gripen" e mandei para o Poder Aereo. Espero que não se importem.

Em tempo, ele é maior do que achei que fosse.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-1.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-2.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-3.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-4.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-5.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-6.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-7.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-8.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2015/09/Gripen-NG-Mock-up-BAAN-2015-10.jpg

A matéria completa está aqui:
http://www.aereo.jor.br/2015/09/16/port ... 5-parte-1/
http://www.aereo.jor.br/2015/09/16/port ... 5-parte-2/

Abraços




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76451 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 17, 2015 10:20 am

Excelente debate colegas.

O Gripen NG sem dúvidas será um caça fantástico.

Estou torcendo para encomendarmos um novo lote e acelerarmos as entregas. Não vejo a hora de aposentarmos os F-5 e A-1...

Imaginem a FAB com 5 bases, uma em cada região do país (ex.: Anápolis, Santa Maria, Santa Cruz, Manaus e Natal), operando 18 Gripen NG em cada uma e os nossos 5 E-99 divididos entre estas bases, dando apoio aéreo para cada esquadrão de Gripen NG???

O segundo passo seria 90 caças de 5a geração (F-35, PAK-FA, FS2020 ???) e a FAB teria um MIX com 180 aeronaves.
E a aquisição de pelo menos, mais 5 AEW (E-99 Block 2 ou um E-190 ???)...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76452 Mensagem por NovaTO » Qui Set 17, 2015 10:41 am

Caro Juliano Lisboa,

Bom post e belas imagens, parabéns! [100]

Curioso que todos que vêem o mock-up de perto comentam que o caça é maior do que eles pensavam. 8-]

E é bom ver que os Meteor estarão lá.... :mrgreen:


Excelente debate colegas.

O Gripen NG sem dúvidas será um caça fantástico.

Estou torcendo para encomendarmos um novo lote e acelerarmos as entregas. Não vejo a hora de aposentarmos os F-5 e A-1...

Imaginem a FAB com 5 bases, uma em cada região do país (ex.: Anápolis, Santa Maria, Santa Cruz, Manaus e Natal), operando 18 Gripen NG em cada uma e os nossos 5 E-99 divididos entre estas bases, dando apoio aéreo para cada esquadrão de Gripen NG???

O segundo passo seria 90 caças de 5a geração (F-35, PAK-FA, FS2020 ???) e a FAB teria um MIX com 180 aeronaves.
E a aquisição de pelo menos, mais 5 AEW (E-99 Block 2 ou um E-190 ???)...
Caro Luis Henrique,

Se o Brasil não estivesse vivendo essa draga danada, sua idéia não seria ruim não. :)

Mas deixaria os Gripens em 3 Bases: Anápolis , Santa Cruz e Santa Maria. Manaus e Natal teriam desdobramentos periódicos e quando necessário. Mesmo caso dos E-99. Todos em Anápolis, com desdobramento. Mas se o momento $$$ for bom, poderiam seguir seu modelo sim. :)

O segundo passo, que inclusive justificaria o primeiro, seria o FS2020(ou FS2030). Mas se não der, um esquadrão de 36 F-35 ou PAKFA seria o ideal.

[]'s




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76453 Mensagem por mmatuso » Qui Set 17, 2015 11:27 am

Pintura vai ser essa mesmo?




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76454 Mensagem por kirk » Qui Set 17, 2015 12:20 pm

Juliano Lisboa escreveu:Bom dia senhores,

vou postar aqui umas fotos que tirei na BAAN do "Gripen" e mandei para o Poder Aereo. Espero que não se importem.

Em tempo, ele é maior do que achei que fosse.

A matéria completa está aqui:
http://www.aereo.jor.br/2015/09/16/port ... 5-parte-1/
http://www.aereo.jor.br/2015/09/16/port ... 5-parte-2/

Abraços
Show as fotos ! [009]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76455 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 17, 2015 12:47 pm

Excelentes fotos Juliano!!!

Valeu mesmo!! [100]

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder