Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6802 vezes
Agradeceram: 7101 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#3106 Mensagem por Túlio » Ter Mar 19, 2013 4:57 pm

Buraco do Túlio é o cace#$%&!!! :evil: [087]

(C) Aiatolá da M'daira, o Multiremumificado Chorão

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#3107 Mensagem por denilson » Ter Mar 19, 2013 4:59 pm

Eu juro que paro [018]

dafranca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 19 vezes

#3108 Mensagem por dafranca » Ter Mar 19, 2013 5:02 pm

sapao escreveu:
dafranca escreveu:Acho que vocês perderam o fio da meada. A grande vantagem de um radar SAR seria a utilização da indicação de movimento, dotando bombas com kits GPS/wifi a mesma capacidade de kits laser, que custam mais caro e que se faz necessário tropas em solo para apontar o laser.
Realmente esse função de mapear o terreno é interessante, porem vejo dois problemas na sua proposta:
A identificação dos alvos em solo e muito dificil, ainda mais com um radar SAR cujos dados terão que ser processados.

A potencia necessaria que a aaeronave teria que irradiar para não só guiar uma bomba wifi mas como para impedir a interefencia do sinal a milhas de distancia seria absurda, a ponto de ser impraticavel a uma distancia segura.
Sapao,

Isso já faz parte do requisito da Colombia:
"a inclusão de um avançado radar de abertura lateral sintética, com a capacidade de localizar alvos em terra menores que um automóvel e com precisão digital, será contemplada"
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... -guerrilha

Ademas, processadores ARM pode emitir sinal wifi por mais 50KM(sem obstáculos) com um consumo menor que 1 watts.

dafranca
Intermediário
Intermediário

#3109 Mensagem por dafranca » Ter Mar 19, 2013 5:09 pm

denilson escreveu:
dafranca escreveu:Acho que vocês perderam o fio da meada. A grande vantagem de um radar SAR seria a utilização da indicação de movimento, dotando bombas com kits GPS/wifi a mesma capacidade de kits laser, que custam mais caro e que se faz necessário tropas em solo para apontar o laser.
Alvo em movimento pode ser detectado automaticamente sim, e a antena do flir apontada para o alvo, agora se está em movimento uma bomba guiada por GPS não vai adiantar nada por causa do delay (da determinação da coordenada, inserção dos dados no kit de guiagem e do tempo de voo da bomba até o alvo) nesse caso seria melhor uma bomba guiada a Laser ou IR.
Mas estamos discutindo a gama maior de capacidades que o equipamento oferece.
Leitura recomendada sobre utilização de SAR com bombas GPS:
http://www.ausairpower.net/sargmti-intro.html

denilson
Sênior
Sênior

#3110 Mensagem por denilson » Ter Mar 19, 2013 5:11 pm

dafranca escreveu:"a inclusão de um avançado radar de abertura lateral sintética, com a capacidade de localizar alvos em terra menores que um automóvel e com precisão digital, será contemplada"
localizar alvos em terra menores que um automóvel - Banda-X 0,5m (pode até detectar pessoas, mas em campo aberto e a imagem é em níveis de cinza, significa que pode ser detectada mas não percebida se estiver parada)

precisão digital - fico tentando imaginar o que vem a ser isso. O equipamento processamento e análise é todo digital (a análise também é visual), mas precisão digital????

denilson
Sênior
Sênior

#3111 Mensagem por denilson » Ter Mar 19, 2013 5:27 pm

dafranca escreveu:
denilson escreveu: Alvo em movimento pode ser detectado automaticamente sim, e a antena do flir apontada para o alvo, agora se está em movimento uma bomba guiada por GPS não vai adiantar nada por causa do delay (da determinação da coordenada, inserção dos dados no kit de guiagem e do tempo de voo da bomba até o alvo) nesse caso seria melhor uma bomba guiada a Laser ou IR.
Mas estamos discutindo a gama maior de capacidades que o equipamento oferece.
Leitura recomendada sobre utilização de SAR com bombas GPS:
http://www.ausairpower.net/sargmti-intro.html
Com o alvo encoberto, por nuvens ou fumaça, a unica opção para um alvo em movimento pode ser determinação de coordenada de ponto futuro, mas esta mais para um chute, pois o alvo pode mudar de direção (uma curva na estrada que dificilmente sera notada) ou mudança de velocidade do alvo acabam com a "cientificidade do chute", mas para um alvo "mole" e dependendo da potência da bomba, um erro de 20 m pode ser relativo.

Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 107 vezes
Agradeceram: 117 vezes

#3112 Mensagem por Lywis » Ter Mar 19, 2013 7:12 pm

denilson escreveu:Não vejo assim, um R-99 ou um UAV podem fazer todo o trabalho de levantamento e por um período de tempo maior, sem o desgaste da nacele de um caça, o ataque pode ser encomendado durante o voo de reconhecimento. O voo de reconhecimento com um radar desses é nivelado e em linha reta, na prática o ST munido com um radar desses vira uma aeronave de reconhecimento que pode atacar, mas a missão primaria sera de reconhecimento.
Para um país que não tem aeronaves dedicadas (e caras como o R-99, LearJet ou RA-1, este último sim seria uma ótima receber o radar da Orbisat), o R/A/T-29 (acho que tem que mudar de nome) é uma ótima aquisição, e esta aumentando a gama de missões da aeronave.
Você tem razão quanto à superioridade de aeronaves dedicadas na função de reconhecimento, inclusive é pelo fato de a FAB possuir tais aeronaves que vejo como interessante termos um pequeno número de Super Tucanos com tal capacidade e vou explicar o por quê.

Cada missão tem suas particularidades, pode-se ter a necessidade de realizar uma missão o mais discreta possível e com o mínimo de tempo possível. Neste caso será necessária um aeronave de combate que localize o alvo, o ataque e suma de lá. Pode parecer um caso muito específico mas é muito mais comum do que se possa imaginar, tudo depende de quem será o adversário e neste caso serve a velha máxima, você não escolhe seus adversários, mas se prepara para enfrentar o que vier.
denilson escreveu: precisão digital - fico tentando imaginar o que vem a ser isso. O equipamento processamento e análise é todo digital (a análise também é visual), mas precisão digital????
Somos dois meu caro!!!

denilson
Sênior
Sênior

#3113 Mensagem por denilson » Ter Mar 19, 2013 8:03 pm

Lywis escreveu: Cada missão tem suas particularidades, pode-se ter a necessidade de realizar uma missão o mais discreta possível e com o mínimo de tempo possível. Neste caso será necessária um aeronave de combate que localize o alvo, o ataque e suma de lá. Pode parecer um caso muito específico mas é muito mais comum do que se possa imaginar, tudo depende de quem será o adversário e neste caso serve a velha máxima, você não escolhe seus adversários, mas se prepara para enfrentar o que vier.
Missão discreta é coisa para UAV, missão rápida é coisa para o RA-1.
Mas olha só, estou falando especificamente de radar SAR, ele efetua levantamento discreto, pois, a varredura é lateral, (o radar não aponta para baixo, é oblíquo) a aeronave sempre estará voando paralelo ao alvo e a uma distância considerável como mostra a figura a seguir, assim dificilmente a aeronave radar será a aeronave atacante, por que para atacar ele obrigatoriamente ira parar de realizar a varredura para girar +/- 90º para ir em direção ao alvo para poder enquadrar o alvo dentro dos parâmetros de lançamento do armamento.
Imagem

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#3114 Mensagem por sapao » Ter Mar 19, 2013 8:24 pm

dafranca escreveu: Sapao,

Isso já faz parte do requisito da Colombia:
"a inclusão de um avançado radar de abertura lateral sintética, com a capacidade de localizar alvos em terra menores que um automóvel e com precisão digital, será contemplada"
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... -guerrilha

Ademas, processadores ARM pode emitir sinal wifi por mais 50KM(sem obstáculos) com um consumo menor que 1 watts.
Veja bem dafranca, não duvido da capacidade.
E acho que para um cenario assimetrico em uma região desabitada, como parece ser o caso, teria valia.
Como eu disse, o primeiro problema que eu vislumbro não e detectar um alvo, e sim identifica-lo. No cenario que a Colombia vislumbra operar tudo bem, mas em outro mais complexo no sentido de alvos amigos/civis eu não vejo como isso ser feito sem ser nas faixas visiveis por um operador para uma autorização de tiro; e se vou ter que fazer isso melhor seria utilizar o proprio operador para iluminar o alvo sem ter que repassar de novo para o operador do SAR.

Sobre a emissão, reitero que não duvido da capacidade de transmissão de dados a essa distancia, so acho que não seja viavel uma transmissão segura durante tanto tempo sem a necessidade de uma enorme quantidade de energia disponivel na aeronave iluminadora, tornado essa operação inviavel.

A energia seria necessaria para gerar um sinal codificado forte o bastente para não ser interferido por outro sinal inimigo, que pode operar em toda a faixa de frequencia do operador. Matematicamente não tem segredo: se esta mais perto a atenuação e menor e portanto a potencia maior, então eu teria que estar distante gerando mais potencia no sinal do que o alvo que esta mais proximo. E isso tudo denunciando a posição do atacante e informando ao inimigo a sua intenção!
Para mim faz muito mais sentido operar em outras faixas de frequencia já consagradas, de preferencia as passivas.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 107 vezes
Agradeceram: 117 vezes

#3115 Mensagem por Lywis » Ter Mar 19, 2013 8:53 pm

denilson escreveu:Missão discreta é coisa para UAV, missão rápida é coisa para o RA-1.
Mas olha só, estou falando especificamente de radar SAR, ele efetua levantamento discreto, pois, a varredura é lateral, (o radar não aponta para baixo, é oblíquo) a aeronave sempre estará voando paralelo ao alvo e a uma distância considerável como mostra a figura a seguir, assim dificilmente a aeronave radar será a aeronave atacante, por que para atacar ele obrigatoriamente ira parar de realizar a varredura para girar +/- 90º para ir em direção ao alvo para poder enquadrar o alvo dentro dos parâmetros de lançamento do armamento.
Imagem
Bom... Não vou me alongar muito nisto pois vejo que não vai dar em nada... Mas acredito que se você procura um alvo e o encontra, não precisa continuar procurando mais nada, a missão de reconhecimento acabou e a de ataque começou, o radar SAR fica de lado, você sabe onde está o alvo e vai lá detoná-lo e se mandar.

Mas isto é minha opinião, eu acho que precisamos de boas aeronaves de reconhecimento dedicadas como o R-99, de UAVs com SAR e de alguns Super Tucanos com SAR, dependendo da missão usamos o que achar mais adequado... É apenas minha opinião.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#3116 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 19, 2013 9:31 pm

Fora o fato de que os A-29 podem operar em dupla... O que localizar um alvo primeiro, ilumina para o outro!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#3117 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mar 19, 2013 9:38 pm

denilson escreveu:Com o alvo encoberto, por nuvens ou fumaça, a unica opção para um alvo em movimento pode ser determinação de coordenada de ponto futuro, mas esta mais para um chute, pois o alvo pode mudar de direção (uma curva na estrada que dificilmente sera notada) ou mudança de velocidade do alvo acabam com a "cientificidade do chute", mas para um alvo "mole" e dependendo da potência da bomba, um erro de 20 m pode ser relativo.
Existe outra opção, a existência de um link de dados entre a bomba e o radar SAR na aeronave. O radar determina as coordenadas do alvo e as passa continuamente para a bomba, que usa a arientação por GPS para atingir as coordenadas fornecidas.

Isso daria um sistema infernal, por um custo bastante baixo. O único senão é uma certa vulnerabilidade a contra-medidas eletrônicas que interfiram no link de comunicação.

Leandro G. Card

denilson
Sênior
Sênior

#3118 Mensagem por denilson » Qua Mar 20, 2013 8:49 am

LeandroGCard escreveu:
denilson escreveu:Com o alvo encoberto, por nuvens ou fumaça, a unica opção para um alvo em movimento pode ser determinação de coordenada de ponto futuro, mas esta mais para um chute, pois o alvo pode mudar de direção (uma curva na estrada que dificilmente sera notada) ou mudança de velocidade do alvo acabam com a "cientificidade do chute", mas para um alvo "mole" e dependendo da potência da bomba, um erro de 20 m pode ser relativo.
Existe outra opção, a existência de um link de dados entre a bomba e o radar SAR na aeronave. O radar determina as coordenadas do alvo e as passa continuamente para a bomba, que usa a arientação por GPS para atingir as coordenadas fornecidas.

Isso daria um sistema infernal, por um custo bastante baixo. O único senão é uma certa vulnerabilidade a contra-medidas eletrônicas que interfiram no link de comunicação.

Leandro G. Card
Sim, mas de todas as formas a aeronave radar não seria a aeronave atacante, dessa forma essa aeronave não necessita ser um ST para o caso brasileiro, pois, pode ser um UAV, R-99 ou um LearJet.
Assim como também não é necessário várias aeronaves para a função, pois um só radar pode varrer uma grande área. Para o caso colombiano, pode ser utilizado um ou dois ST radar e vários ST armados aguardando a designação de um alvo, assim, quem se mexer morre, pode se tornar uma máquina de terror, contra as FARC, maior ainda.

dafranca
Intermediário
Intermediário

#3119 Mensagem por dafranca » Qua Mar 20, 2013 9:15 am

LeandroGCard escreveu:
denilson escreveu:O único senão é uma certa vulnerabilidade a contra-medidas eletrônicas que interfiram no link de comunicação.
Acho que uma aeronave COIN não tem muito oque se preocupar com contra-medidas eletrônicas.

denilson
Sênior
Sênior

#3120 Mensagem por denilson » Qua Mar 20, 2013 9:32 am

Não escrevi isso.

Responder