Boss escreveu:Eu penso mais adiante.
Comprando o F-18, será que a Amerikwa abre para a gente as portas do F-35 para o futuro ? Não que eu queira ficar nas mãos de Washington na 5ª geração (nem na 4ª, mas...), mas sabemos como o Brasil funciona, e provavelmente a Embraer e o GF darão uma de joão-sem-braço-e-sem-tecnologia quando formos trocar de geração, ou seja, quando os F-18 estiverem se desintegrando.
Seria um amortizador.
Caro Boss,
Talvez a resposta para isso, seja um outro trecho da reportagem:
"Também está prevista a construção conjunta de um avião de treinamento para pilotos, que poderá ser vendido a países da América Latina, a integração de armamentos nos Super Tucanos e o
desenvolvimento de um jato multiemprego de quinta geração para ser comercializado em nível mundial"
Se (é bom enfatizar esse SE

) isso for verdadeiro, estiver amarrado à venda dos caças F-18E, significaria que aquela END é mais que calhamaço de papel.
Significaria um passo gigantesco, porque afinal se estaria planejando em conjunto com essa compra, eu diria, quase emergencial, a complementação desses F-18E por caças de 5ªgeração desenvolvidos em parceria. E para os EUA não seria grande coisa afinal, eles já estão pensando na 6ªgeração. Mas para nós (e o resto do mundo), seria um grande mesmo.
Por enquanto é tudo especulativo, mas como seria bom se essa nota tiver embasamento mesmo.
[]'s