TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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marcelo l.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67996 Mensagem por marcelo l. » Sáb Dez 08, 2012 2:59 pm

knigh7 escreveu: Eu ainda acho que como outras matérias por aí, é mais o lobby garantindo o Peru de Natal.
Pode ser realmente. Mas pelo o que não é sigiloso que foi redigido eu não vi incongruências.[/quote]

Esse furo da Isto é, é da família, gênero, espécie do Dossiê, algo que o brasileiro faz bem, tem fatos verdadeiros ou aceitos como para dar veracidade, que no caso é que vai sair. A minha questão não é com o conteúdo, mas sim que a Dilma vai decidir.

E se o tiver errado, sinceramente knigh7 vou ficar contente que acabou a novela F-X-2, afinal eu atualmente não tenho preferência, estou como o Sato todos os três atendem a força.

Abraços,




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67997 Mensagem por NovaTO » Sáb Dez 08, 2012 3:03 pm

Caro Luís Henrique,

Sobre a garantia da Dassault de US$14.000 da hora/vôo, acredito que seja somente para o contrato de manutenção dos caças. Então se somarmos os US$14.000 mais os gastos com combustível/óleo... poderemos chegar à esses US$20.000 (ou algo próximo).

No mais, só torço para que a decisão esteja de fato próxima, antes de 31 de Dezembro de 2012. (e antes de 21/12/2012 também :mrgreen: ) . E apesar de ter minhas preferências, o mais importante é um caça novo na FAB. Ninguém aguenta mais os F-5EM como caça principal da frota. :?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67998 Mensagem por Stormnuken » Sáb Dez 08, 2012 3:12 pm

marcelo l. escreveu:
knigh7 escreveu: Eu ainda acho que como outras matérias por aí, é mais o lobby garantindo o Peru de Natal.
Pode ser realmente. Mas pelo o que não é sigiloso que foi redigido eu não vi incongruências.
Esse furo da Isto é, é da família, gênero, espécie do Dossiê, algo que o brasileiro faz bem, tem fatos verdadeiros ou aceitos como para dar veracidade, que no caso é que vai sair. A minha questão não é com o conteúdo, mas sim que a Dilma vai decidir.

E se o tiver errado, sinceramente knigh7 vou ficar contente que acabou a novela F-X-2, afinal eu atualmente não tenho preferência, estou como o Sato todos os três atendem a força.

Abraços,[/quote]

Espero que acabe de uma vez essa novela.. pra mim já não faz tanta diferença se for o caça A, B ou C... só sei que precisamos deles o quanto antes.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67999 Mensagem por Boss » Sáb Dez 08, 2012 3:22 pm

Eu acho que o fórum já está vacinado contra essas matérias, não ?

Pode até ser verdade (um dia vai ser, se não cancelarem antes :roll: ), mas acho melhor esperarmos até dia 31, às 23:59.

Depois de tanto tempo, eu nem ficaria decepcionado com a escolha do F-18, afinal, vai ser 100x melhor exibir ele no tópico de fotos da FAB que o F-5. Mas claro, no fundo, acharia um tremendo equívoco. Tomara que se vencer, a FAB e o GF saibam muito bem onde estão entrando.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68000 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Dez 08, 2012 3:28 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
2) Foi divulgado que os franceses aceitaram baixar o valor da proposta e que teria caído de U$ 8,2 para U$ 6,2 bi
Mudando a diferença de U$ 1,8 bi para U$ 800 mi.
O Jobim deixou claro na CRE de abril de 2010 que os franceses haviam baixado o valor em 10% da aeronave. Nem da proposta foi. esse número aí de redução de USD 2 bi é ridíulo.
Luís Henrique escreveu:
3) Foi divulgado que os franceses concordaram em garantir um preço FIXO de hora de vôo por 10 anos que seria de U$ 14 mil, em vez dos U$ 20 mil citados na matéria
:lol: :lol: :lol: :lol:

Só rindo mesmo...(não dos franceses, dessa sua colocação).
Luís Henrique escreveu: 4) Esta questão de engavetou a proposta e ignorou a opinião da força não é verdade. Ele mandou refazer o relatório tendo como base a END, e levando isto em conta a própria força colocou o Super Hornet em último.
Usa com base naquela informação (até dá para saber de quem foi :roll: :roll: ), em que dá pouco peso para a parte técnica...
1) os indianos ficaram MUITO satisfeitos com os custos que conseguiram com o Rafale.

2) foi dito vc sabe por quem e garantido que estaria em contrato. Na verdade o valor era em euros e ficava abaixo de 10 mil. O que daria uns 13 ou 14 mi dólares.

3) da mesma forma vc usa muito aquela outra fonte.
Sobre capacidades técnicas, tanto a primeira como a segunda avaliação deram pouco peso para isto.

Até o Gripen serve. A aeronave mais limitada de 4ª geração.
Se dessem peso para parte técnica estariamos decidindo entre F-15 e Su-35.
Ou ainda, estariamos avaliando F-35 e Pak-Fa.

No mais, a Índia deu TODO o peso para a parte técnica e IGNOROU os custos na sua shortlist.
Escolheu os dois caças mais caros e que foram os dois melhor avaliados TECNICAMENTE.
E o SH não é um deles...... já o miope e cheio de problemas Rafale, foi selecionado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68001 Mensagem por Stormnuken » Sáb Dez 08, 2012 3:31 pm

Boss escreveu:Eu acho que o fórum já está vacinado contra essas matérias, não ?

Pode até ser verdade (um dia vai ser, se nao cancelarem antes :roll: ), mas acho melhor esperarmos até dia 31, às 23:59.

Depois de tanto tempo, eu nem ficaria decepcionado com a escolha do F-18, afinal, vai ser 100x melhor exibir ele no tópico de fotos da FAB que o F-5. Mas claro, no fundo, acharia um tremendo equívoco. Tomara que se vencer, a FAB e o GF saibam muito bem onde estão entrando.
hehehe "vai ser 100x melhor exibir ele no tópico de fotos da FAB que o F-5."

Na verdade, qualquer um seria bom, o que acho mais importante, na verdade, é o que estará vindo junto nos contratos de aquisição, como por exemplo, as parcerias em futuros projetos, sem falar nas TOT's e em futuras instalações aqui no Brasil para autonomia na criação e fabricação de militaria.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68002 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Dez 08, 2012 3:36 pm

NovaTO escreveu:Caro Luís Henrique,

Sobre a garantia da Dassault de US$14.000 da hora/vôo, acredito que seja somente para o contrato de manutenção dos caças. Então se somarmos os US$14.000 mais os gastos com combustível/óleo... poderemos chegar à esses US$20.000 (ou algo próximo).

No mais, só torço para que a decisão esteja de fato próxima, antes de 31 de Dezembro de 2012. (e antes de 21/12/2012 também :mrgreen: ) . E apesar de ter minhas preferências, o mais importante é um caça novo na FAB. Ninguém aguenta mais os F-5EM como caça principal da frota. :?

[]'s
Caro novato, foi divulgado na época que os suecos indicaram o custo operacional do Gripen sendo de U$ 4 mil.
Os americanos apresentaram um custo de U$ 7 mil.
E os franceses apresentaram um custo de U$ 14 mil.

Em seguida, a FAB fez sua própria avaliação e chegou a estes números apresentados:
U$ 7 mil para o Gripen
U$ 11 mil para o Super Hornet
U$ 20 mil para o Rafale

Em seguida o Pepê divulgou que teve acesso à proposta e os franceses garantiam um custo de E$ 9,8 mil que daria em torno de U$ 13 mil.
Segundo ele, este valor seria colocado em CONTRATO. E se durante as operações o valor passasse disso, o Brasil não teria nenhum custo.
Foi dito também que esta garantia era válida pelo prazo de 10 anos de operação.
Não foi dito, mas creio que deveria ter alguma cláusula prevendo reajustes devido a inflação. Não sei.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68003 Mensagem por Boss » Sáb Dez 08, 2012 3:53 pm

Eu penso mais adiante.

Comprando o F-18, será que a Amerikwa abre para a gente as portas do F-35 para o futuro ? Não que eu queira ficar nas mãos de Washington na 5ª geração (nem na 4ª, mas...), mas sabemos como o Brasil funciona, e provavelmente a Embraer e o GF darão uma de joão-sem-braço-e-sem-tecnologia quando formos trocar de geração, ou seja, quando os F-18 estiverem se desintegrando.

Seria um amortizador.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68004 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 08, 2012 4:03 pm

Sou favorável ao F/A-18 se for mesmo para envolver a Embraer nesse projeto de treinador avançado.

Uma versão mais equipada desse avião poderia nos render uma espécie de caça 'low', o nosso Tejas, barato, exportável, e que poderia ser adquirido em boa quantidade. Se fizer uso da mesma turbina do F-18 então.... acho que estaremos feitos.



abraços]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68005 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 08, 2012 5:10 pm

Mais um mês de matérias... vazamentos... conspirações... e Panetone na mesa. :mrgreen:

Com o fim do ano chegando e a chance de talvez o fim dessa concorrência acontecer, alguém tinha dúvida que o Lobby ia deixar isso em branco??

Essa reportagem parece até post de Fórum que pega um bando de metade de informações debatidas a anos e anos, e mistura até com o T-X da USAF para dar crédito e chama de 'verdade'.

[029]

Assim fica fácil chamar o Brasil de "parceiro"... :lol:

Quando a esmola é grande... desconfiometro = ON e acho que o povo que acompanha o F-X já deveria saber disso depois de tantos e tantos anos... ;)

E se preparem que logo logo vem mais...

PS: Lembrem-se que a Dilma está indo para Moscou logo logo ... daí o Lobby corre e adianta "a decisão" dela... ;)

Classic... mas lamentável! :(


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68006 Mensagem por Stormnuken » Sáb Dez 08, 2012 5:12 pm

Brasileiro escreveu:Sou favorável ao F/A-18 se for mesmo para envolver a Embraer nesse projeto de treinador avançado.

Uma versão mais equipada desse avião poderia nos render uma espécie de caça 'low', o nosso Tejas, barato, exportável, e que poderia ser adquirido em boa quantidade. Se fizer uso da mesma turbina do F-18 então.... acho que estaremos feitos.



abraços]

Concordo plenamente.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68007 Mensagem por NovaTO » Sáb Dez 08, 2012 5:14 pm

Boss escreveu:Eu penso mais adiante.

Comprando o F-18, será que a Amerikwa abre para a gente as portas do F-35 para o futuro ? Não que eu queira ficar nas mãos de Washington na 5ª geração (nem na 4ª, mas...), mas sabemos como o Brasil funciona, e provavelmente a Embraer e o GF darão uma de joão-sem-braço-e-sem-tecnologia quando formos trocar de geração, ou seja, quando os F-18 estiverem se desintegrando.

Seria um amortizador.
Caro Boss,

Talvez a resposta para isso, seja um outro trecho da reportagem:

"Também está prevista a construção conjunta de um avião de treinamento para pilotos, que poderá ser vendido a países da América Latina, a integração de armamentos nos Super Tucanos e o desenvolvimento de um jato multiemprego de quinta geração para ser comercializado em nível mundial"


Se (é bom enfatizar esse SE :mrgreen: ) isso for verdadeiro, estiver amarrado à venda dos caças F-18E, significaria que aquela END é mais que calhamaço de papel. :shock:

Significaria um passo gigantesco, porque afinal se estaria planejando em conjunto com essa compra, eu diria, quase emergencial, a complementação desses F-18E por caças de 5ªgeração desenvolvidos em parceria. E para os EUA não seria grande coisa afinal, eles já estão pensando na 6ªgeração. Mas para nós (e o resto do mundo), seria um grande mesmo.

Por enquanto é tudo especulativo, mas como seria bom se essa nota tiver embasamento mesmo. :?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68008 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 08, 2012 5:38 pm

Carlos Lima escreveu:Mais um mês de matérias... vazamentos... conspirações... e Panetone na mesa. :mrgreen:

Com o fim do ano chegando e a chance de talvez o fim dessa concorrência acontecer, alguém tinha dúvida que o Lobby ia deixar isso em branco??

Essa reportagem parece até post de Fórum que pega um bando de metade de informações debatidas a anos e anos, e mistura até com o T-X da USAF para dar crédito e chama de 'verdade'.

[029]

Assim fica fácil chamar o Brasil de "parceiro"... :lol:

Quando a esmola é grande... desconfiometro = ON e acho que o povo que acompanha o F-X já deveria saber disso depois de tantos e tantos anos... ;)

E se preparem que logo logo vem mais...

PS: Lembrem-se que a Dilma está indo para Moscou logo logo ... daí o Lobby corre e adianta "a decisão" dela... ;)

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Vou abrir mais uma cerveja, quer uma CB?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68009 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 08, 2012 5:47 pm

Skyway escreveu:
Carlos Lima escreveu:Mais um mês de matérias... vazamentos... conspirações... e Panetone na mesa. :mrgreen:

Com o fim do ano chegando e a chance de talvez o fim dessa concorrência acontecer, alguém tinha dúvida que o Lobby ia deixar isso em branco??

Essa reportagem parece até post de Fórum que pega um bando de metade de informações debatidas a anos e anos, e mistura até com o T-X da USAF para dar crédito e chama de 'verdade'.

[029]

Assim fica fácil chamar o Brasil de "parceiro"... :lol:

Quando a esmola é grande... desconfiometro = ON e acho que o povo que acompanha o F-X já deveria saber disso depois de tantos e tantos anos... ;)

E se preparem que logo logo vem mais...

PS: Lembrem-se que a Dilma está indo para Moscou logo logo ... daí o Lobby corre e adianta "a decisão" dela... ;)

Classic... mas lamentável! :(


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Nããão, mas as informações batem, a coisa é mesmo por aí, e ja ta tudo decidido! :lol:

Vou abrir mais uma cerveja, quer uma CB?
[009]

Pois é... além disso é interessante ver o valor de "Documento Sigiloso" na FAB.

Aquelas Revistinhas pornô de jornaleiro valém mais... afinal só depois de compradas que você sabe o conteúdo. :lol:

Ou seja... alguém está cometendo um grande erro... ou a revista/Lobby em chamar "sigilo" na FAB de algo que não existe, ou a FAB em não ter procedimentos a altura que uma decisão de Estado necessitam.

Tiro no pé em 5, 4, 3, ...

Eu quero crer que isso é mais uma rePorcagem pré viagem da Dilma... ;)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68010 Mensagem por Stormnuken » Sáb Dez 08, 2012 5:49 pm

NovaTO escreveu:
Boss escreveu:Eu penso mais adiante.

Comprando o F-18, será que a Amerikwa abre para a gente as portas do F-35 para o futuro ? Não que eu queira ficar nas mãos de Washington na 5ª geração (nem na 4ª, mas...), mas sabemos como o Brasil funciona, e provavelmente a Embraer e o GF darão uma de joão-sem-braço-e-sem-tecnologia quando formos trocar de geração, ou seja, quando os F-18 estiverem se desintegrando.

Seria um amortizador.
Caro Boss,

Talvez a resposta para isso, seja um outro trecho da reportagem:

"Também está prevista a construção conjunta de um avião de treinamento para pilotos, que poderá ser vendido a países da América Latina, a integração de armamentos nos Super Tucanos e o desenvolvimento de um jato multiemprego de quinta geração para ser comercializado em nível mundial"


Se (é bom enfatizar esse SE :mrgreen: ) isso for verdadeiro, estiver amarrado à venda dos caças F-18E, significaria que aquela END é mais que calhamaço de papel. :shock:

Significaria um passo gigantesco, porque afinal se estaria planejando em conjunto com essa compra, eu diria, quase emergencial, a complementação desses F-18E por caças de 5ªgeração desenvolvidos em parceria. E para os EUA não seria grande coisa afinal, eles já estão pensando na 6ªgeração. Mas para nós (e o resto do mundo), seria um grande mesmo.

Por enquanto é tudo especulativo, mas como seria bom se essa nota tiver embasamento mesmo. :?

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Olha, na situação que estamos, se isso se confirmar, seria mais que sonho pra nós!




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