Irã tem como se defender de Israel?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3106 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 18, 2012 12:44 pm

Os israelenses tem toda uma coleção de tipos charmosos: eles estão armando e treinando os separatistas do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), que conduzem ataques terroristas contra alvos civis na Turquia, e estão fazendo o mesmo com o Mujahedin-e-Khalq (MEK), um esquisito culto marxista antigamente escorado por Saddam Hussein, que tem levado à cabo ataques terroristas no Irã.

Estes são os aliados e procuradores da "única democracia no Oriente Médio"!

O objetivo tático por trás do apoio israelense para o Jundalllah é simples: aumentar as tensões entre os EUA e o Irã, levando-nos mais longe na estrada para a guerra. Quando Rigi foi capturado e "confessou" na televisão iraniana, ele afirmou ser um instrumento da CIA e declarou ter estado recentemente numa base militar americana no Afeganistão: sem dúvida os israelenses ficaram bem contentes com seu "aluno". Ele aprendeu bem suas lições.

O patrocínio israelense do Jundallah, do PKK e do MEK, aponta totalmente para a perspectiva estratégica de Tel Aviv, e esta é uma política de semear o caos onde e sempre que possível. Se a idéia é atomizar os vizinhos de Israel e reduzi-los a condição de caos interno, então certamente este é o meio mais garantido de conseguir isto: patrocinando toda seita separatista e violentamente louca que aceite seu dinheiro.
É claro que não dá para acreditar cegamente em todas as afirmações acima (embora eu também não esteja dizendo que são falsas), mas isso explicaria a recente onda de má vontade da Turquia para com Israel, antes vizinhos cordiais.

De qualquer forma, sabe-se de diversas outras fontes que Israel patrocina grupos afeitos à violência e executa ela mesma atos que seriam considerados como terrorismo se fossem executados por qualquer outro governo. E depois é a posse de bombas nucleares pelo Irã que é preocupante... :roll: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7898
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 287 vezes
Agradeceram: 115 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3107 Mensagem por FOXTROT » Dom Jan 22, 2012 1:23 am

terra.com.br



Irã nuclear ajudaria a manter a paz, diz historiador israelense
21 de janeiro de 2012 • 22h08 • atualizado em 22 de janeiro de 2012 às 00h11



Em uma manhã fria em Jerusalém, o general americano Martin Dempsey entra na sala principal do Yad Vashe, o museu do Holocausto de Israel. Ao passar pela porta, ele tira seu chapéu militar em sinal de respeito e o substitui por um quipá judaico.

Um minuto depois, dizem a ele que pode voltar a usar seu chapéu. O general americano faz então uma discreta troca e deixa uma coroa de flores em memória dos seis milhões de judeus mortos no Holocausto.

É um ritual familiar. Cada visitante de Israel é levado ao Yad Vashen. A visita é forma de transmitir a mensagem central de Israel: o povo judeu certa vez foi quase destruído. O Estado deve se proteger contra ameaças parecidas no futuro.

Alguns em Israel acreditam que a ameaça hoje vem do Irã, assunto que o governo israelense quer discutir com Dempsey.

"Acredito que o Irã tem suas próprias ambições de reviver o Império Persa e eles gostariam de fazer isso assumindo o controle do Oriente Médio", diz o vice-premiê de Israel, Silvan Shalon, em entrevista em seu escritório em Tel Aviv. "Eles acreditam que uma arma nuclear é a única forma de se tornarem uma superpotência."

Nas paredes de seu escritório há uma grande foto de Shalon entre dois ex-presidentes americanos, Bill Clinton e George W. Bush. Israel se orgulha de sua longa aliança com os EUA, mas os dois países têm diferenças notáveis sobre como interpretar a escala das atividades nucleares iranianas.

Alguns em Israel sugerem que o Irã tenta construir um arsenal nuclear. Mas o Pentágono discorda.

"Eles (o Irã) tentam desenvolver uma arma nuclear? Não. Mas sabemos que eles estão tentando desenvolver capacidade nuclear. E isso é o que nos preocupa. E nosso alerta vermelho ao Irã é este: não tente desenvolver uma arma nuclear", disse o secretário de Defesa americano, Leon Panetta, à CBS News em 8 de janeiro.

Shalon vê as ambições iranianas com menos subjetividade. Sua voz sobe de tom quando ele fala.

"Sabemos que os iranianos tentam desenvolver uma bomba nuclear e sabemos muito bem que eles vão fazer todo o possível para ter uma arma nuclear e acreditamos que deveríamos nos conscientizar disso e não discutir entre nós se eles têm esta intenção ou não."

"É ridículo. O que deveríamos fazer é impedi-los."

Mas como?
O chefe do gabinete militar, Benny Gantz, alertou recentemente que o Irã poderia esperar "acontecimentos não naturais" em 2012. Logo depois, ocorreu o assassinato de um cientista nuclear em Teerã por motociclistas não identificados.

O Irã acusa Israel de liderar uma campanha não declarada contra seu programa nuclear. Líderes israelenses preservam o silêncio sobre isto. Mas nos últimos meses, a discussão sobre um ataque militar contra o Irã aumentou a ponto de o governo precisar agora desmentir as especulações.

"A coisa toda está muito distante", disse o ministro da Defesa, Ehud Barak, em 18 de janeiro.

"Nenhum de nós gostaria de uma opção militar", declarou Silvan Shalon. "Mas obviamente Israel não pode viver com a ideia de que lunáticos como os do regime iraniano vão poder decidir se destroem ou não o Estado de Israel."

Qual o tamanho do risco?
Mas nem todos em Israel acreditam que o Irã é uma ameaça tão grande. Martin van Creveld, historiador militar, afirma que Israel exagera os perigos representados pelo Irã.

"Somos muito autocentrados. Somos ensinados desde o início que o mundo todo nos odeia sem motivos e somos vítimas virtuosas. Esta é uma posição que os israelenses adoram e nos é muito útil", diz ele.

Van Creveld fala de um pequeno escritório nos arredores de Jerusalém. Alguns dos 20 livros que eles escreveu ficam na prateleira acima de seu computador. Ele parece gostar de se opor a opinião reinante no país.

"O Irã é um país perigoso, mas não para nós", diz ele. "Israel é longe e tem o que precisa para deter os iranianos se isto for necessário", afirma.

O que aconteceria no Oriente Médio se o Irã se tornar uma potencial nuclear?
"Nada", diz ele. O historiador acredita que um Irã nuclear ajudaria a manter a paz no Oriente Médio, da mesma forma que as armas nucleares ajudaram a manter a paz entre URSS e EUA na Guerra Fria.

"Não acho que esta seja uma analogia válida", diz Michael Herzog, que chefiava a divisão de planejamento estratégico do Exército israelense.

"Na Guerra Fria você tinha dois atores que eram cuidadosos sobre o que eles possuíam e havia um canal de comunicação entre eles", afirma.

"Se o Irã tem uma arma nuclear sem estes canais de comunicação com Israel, dado o estado das relações entre os dois países, acredito que isto elevaria bastante as tensões e o potencial para uma crise nuclear."

O pensamento comum em Israel é de que o Irã significa uma ameaça séria para sua sobrevivência. Mas há uma importante pergunta a ser feita ao seu vice-premiê.

Israel não é indefeso, mas tem um Exército poderoso e um arsenal nuclear não declarado. Um país precisaria ser suicida para atacar Israel, não?

"Este é sempre o problema que temos com amigos legais como vocês", diz Silvan Shalon. "Vocês pensam de uma maneira ocidental. No Oriente Médio, eles pensam diferente. Não combina. O que para você parece ilógico, para outros pode fazer sentido."




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3108 Mensagem por kurgan » Ter Jan 24, 2012 7:12 pm

24.01.2012 - 17h05
Israel pede a Conselho de Segurança da ONU que freie progresso nuclear do Irã

EFE

Nações Unidas, 24 jan (EFE).- Israel denunciou nesta terça-feira perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas que o Irã nunca esteve tão próximo de contar com armas nucleares e pediu ao principal órgão de decisão da ONU que atue para deter o que definiu como "a maior ameaça à segurança de todo o mundo".

"É o momento de atuar. Enquanto o Irã se aproxima das armas nucleares, o silêncio não é uma opção", disse o embaixador israelense na ONU, Ron Prosor, durante o debate aberto que o Conselho de Segurança realizou sobre a situação do Oriente Médio e que se centrou na questão palestina.

O diplomata israelense ressaltou que "nunca esteve tão claro que o Irã quer fabricar armas nucleares" como neste momento e alertou sobre a ameaça que o programa nuclear de Teerã representa para "a segurança de todo o mundo".

"Chegou o momento de agir. Amanhã será muito tarde. Há muito em jogo e o preço da inércia é muito alto", disse Prosor, para quem "não há nenhuma possibilidade" de que o programa nuclear iraniano tenha fins pacíficos, como defende Teerã.

"Todos os membros da ONU e particularmente do Conselho de Segurança deveriam permanecer acordados à noite pensando o que aconteceria se o regime de Teerã alcançar a arma mais perigosa da Terra", acrescentou o embaixador israelense, que aposta em uma "pressão da comunidade internacional unida" para deter o Irã.

Prosor aplaudiu nesse sentido "os recentes passos dados pelos Estados Unidos e pela União Europeia", mas insistiu que chegou a hora de "o resto da comunidade internacional, incluindo o Conselho de Segurança, se unir a esses esforços".

A União Europeia (UE) acordou na segunda-feira impor um embargo às importações de petróleo do Irã em resposta ao desenvolvimento nuclear do regime de Teerã, uma medida que proíbe imediatamente todo novo contrato e estabelece até julho o fim dos já existentes.

Além disso, a UE impõe uma nova série de sanções que inclui o bloqueio de ativos do Banco Central iraniano na Europa e a proibição parcial das transações com essa instituição.

Desde 2006, o Conselho de Segurança da ONU ditou quatro rodadas de sanções diplomáticas, comerciais e nucleares contra o Irã, com o objetivo de impulsionar um acordo dialogado com Teerã depois de decidir enriquecer urânio a 20% por sua conta.

A imprensa americana publicou nas últimas semanas uma suposta preocupação de altos funcionários americanos sobre um eventual ataque unilateral de Israel contra as instalações nucleares iranianas.

Entretanto, o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, afirmou recentemente que o Estado judeu está "muito longe" de tomar essa decisão.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... do-ira.htm




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3109 Mensagem por FoxHound » Qua Jan 25, 2012 11:38 am

Turquia se opoe que Irã seja atacado do seu território.
"A Turquia, sendo um membro da OTAN, não permitirá que a Aliança utilize o seu território para infligir golpes militares ao Irã", anunciou o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu .

"A Turquia nunca contatou com aqueles que quisessem causar danos aos países vizinhos", resumiu.
http://portuguese.ruvr.ru/2012/01/25/64586251.html




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3110 Mensagem por FoxHound » Sáb Jan 28, 2012 11:39 am

Israel ameaça atacar Irã.
É improvável que um ataque militar contra o Irã leve a uma retaliação da sua parte, divulgou na sexta-feira o jornal norte-americano The New York Times, citando uma fonte no governo israelense.

A liderança do Israel chegou a essa conclusão depois de analisar dados de inteligência israelense e da pesquisa acadêmica.

Em resultado, as autoridades israelenses concluíram que ameaças do Irã de realizar um ataque de retaliação no caso de ser atacado não são reais.

De acordo com um alto funcionário do governo, o Israel está disposto a apoiar novas sanções inseridas contra Teerã, mas considera-as não suficientemente rígidas nesta situação. Portanto, as autoridades israelenses ainda estão ponderando seriamente um ataque militar.
http://portuguese.ruvr.ru/2012/01/27/64775894.html




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3111 Mensagem por Sterrius » Sáb Jan 28, 2012 3:20 pm

uh huh.... claro, ataques um país com misseis de cruseiro que podem nos alcançar mas não se preocupem, eles não vão atacar pq a população deles é masoquista e não ira pedir retribuição, na verdade irão pedir +ataques. :roll: :roll:

Tem "especialista" que me surpreende.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3112 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jan 28, 2012 4:20 pm

Sterrius escreveu:uh huh.... claro, ataques um país com misseis de cruseiro que podem nos alcançar mas não se preocupem, eles não vão atacar pq a população deles é masoquista e não ira pedir retribuição, na verdade irão pedir +ataques. :roll: :roll:

Tem "especialista" que me surpreende.
Será que os analistas que avaliaram que o Irã é um tubarão desdentado são os mesmos que avaliaram que Israel podia derrotar o Hizbolah em 2006 :wink: ?

Agora falando sério, é muito provável que estes analistas avaliem assim: Se nós fossemos o Irã, como é que retaliaríamos Israel: Primeiro lançaríamos um ataque eletrônico à partir de nossos drones avançados, depois bombardearíamos com armamento inteligente que os EUA nos cederam, mantendo todo o tempo o domínio aéreo com caças F-15 de última geração. Ah, mas o Irã não tem nada disso, então não existe como eles nos atacarem, tá limpo 8-] .

Só falta combinar com os iranianos para eles usarem exatamente a mesma doutrina de Israel :roll: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3113 Mensagem por suntsé » Sáb Jan 28, 2012 5:41 pm

LeandroGCard escreveu:
Sterrius escreveu:uh huh.... claro, ataques um país com misseis de cruseiro que podem nos alcançar mas não se preocupem, eles não vão atacar pq a população deles é masoquista e não ira pedir retribuição, na verdade irão pedir +ataques. :roll: :roll:

Tem "especialista" que me surpreende.
Será que os analistas que avaliaram que o Irã é um tubarão desdentado são os mesmos que avaliaram que Israel podia derrotar o Hizbolah em 2006 :wink: ?

Agora falando sério, é muito provável que estes analistas avaliem assim: Se nós fossemos o Irã, como é que retaliaríamos Israel: Primeiro lançaríamos um ataque eletrônico à partir de nossos drones avançados, depois bombardearíamos com armamento inteligente que os EUA nos cederam, mantendo todo o tempo o domínio aéreo com caças F-15 de última geração. Ah, mas o Irã não tem nada disso, então não existe como eles nos atacarem, tá limpo 8-] .

Só falta combinar com os iranianos para eles usarem exatamente a mesma doutrina de Israel :roll: .


Leandro G. Card
Talves o meior problema desses analistas não seja a incompetência, mas o fato de eles terem sido comprados pela maquina de fazer guerra.

Se os EUA ou Israel me pagasem, eu também faria "brilhantes" relatórios a respeito da incapacidade iraniana.




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3114 Mensagem por JT8D » Sáb Jan 28, 2012 5:51 pm

suntsé escreveu:Talves o meior problema desses analistas não seja a incompetência, mas o fato de eles terem sido comprados pela maquina de fazer guerra.

Se os EUA ou Israel me pagasem, eu também faria "brilhantes" relatórios a respeito da incapacidade iraniana.
É preciso sempre levar em conta quem é o autor das análises, já que imparcialidade não existe. E não me refiro apenas aos que se vendem, mas à limitação natural do ser humano, incapaz de ter uma visão 100% fiel da realidade.

Abraços,

JT




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3115 Mensagem por FoxHound » Qui Fev 02, 2012 11:35 am

Irã tem urânio suficiente para quatro bombas nucleares .
O Irã tem produzido urânio enriquecido suficiente para produzir quatro bombas atómicas, disse o chefe da inteligência militar israelense.

Segundo ele, assim que a liderança iraniana decid ir passar para o tal chamado de estágio de avanço e começar a enriquecer urânio para uso bélico, o Irão vai precisar de apenas um ano para produzir uma unidade básica. O país vai precisar de m ais um ano ou dois para começar a produção de ogivas nucleares para mísseis balísticos.
http://portuguese.ruvr.ru/2012/02/02/65169499.html




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7898
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 287 vezes
Agradeceram: 115 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3116 Mensagem por FOXTROT » Qui Fev 02, 2012 4:11 pm

FoxHound escreveu:Israel ameaça atacar Irã.
É improvável que um ataque militar contra o Irã leve a uma retaliação da sua parte, divulgou na sexta-feira o jornal norte-americano The New York Times, citando uma fonte no governo israelense.

A liderança do Israel chegou a essa conclusão depois de analisar dados de inteligência israelense e da pesquisa acadêmica.

Em resultado, as autoridades israelenses concluíram que ameaças do Irã de realizar um ataque de retaliação no caso de ser atacado não são reais.

De acordo com um alto funcionário do governo, o Israel está disposto a apoiar novas sanções inseridas contra Teerã, mas considera-as não suficientemente rígidas nesta situação. Portanto, as autoridades israelenses ainda estão ponderando seriamente um ataque militar.
http://portuguese.ruvr.ru/2012/01/27/64775894.html
Aham, [036], bom para eles se acreditam nessa pesquisa. Eu acredito que a resposta iraniana será assim:

[004] [014] [013] [019] [041] [043] [071] [070] [033].

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3117 Mensagem por Boss » Qui Fev 02, 2012 4:22 pm

Faz quanto tempo que estamos ouvindo essas ameaças ? [104]




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7898
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 287 vezes
Agradeceram: 115 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3118 Mensagem por FOXTROT » Qui Fev 02, 2012 11:04 pm

terra.com.br

Chefe do Pentágono acredita em ataque israelense ao Irã
02 de fevereiro de 2012 • 22h14



BRUXELAS, 2 Fev 2012 (AFP) -O secretário americano da Defesa, Leon Panetta, avalia que há uma "forte probabilidade" de que Israel realize uma intervenção militar na primavera contra instalações nucleares do Irã, destacou na quinta-feira o Washington Post em um editorial.

Interrogado pelos jornalistas durante viagem a Bruxelas para uma reunião ministerial dos países da Otan, Panetta não quis comentar o artigo do editorialista David Ignatius, publicado nesta quinta-feira.

"David Ignatius pode escrever o que quiser, mas o que eu penso só pertence a mim e a ninguém mais", declarou.

"Israel informou que planeja fazer" ataques, "expressamos nossa preocupação", acrescentou.

Segundo o Washington Post, o chefe do Pentágono considera que ataques israleneses podem ocorrer em abril, maio ou junho, antes de que o Irã entre em uma "zona de imunidade" e comece a construir uma bomba nuclear.

Panetta disse no domingo à emissora CBS que o Irã levarão "um ano" para produzir urânio enriquecido suficiente para uma bomba e um ou dois anos mais para instalá-la em um vetor como um míssil.

Os Estados Unidos, que esperam que as sanções contra o Irã funcionem, continuam privilegiando a ação diplomática para convencer este país a abandonar seu controverso programa nuclear.

Israel, que vê a possibilidade de que o Irã se torne uma potência nuclear como uma "ameaça existencial", semeia as dúvidas sobre a eventualidade de fazer ataques contra instalações nucleares iranianas.

Em outubro, a imprensa israelense assegurou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, eram favoráveis a realizar ataques contra o Irã, mas que o exército e os serviços de inteligência, entre eles o Mossad, se opunham.

Durante visita a Washington na semana passada, o chefe do Mossad, Tamir Pardo, mencionou, segundo a TV israelense, a possibilidade de que Israel ataque de forma unilateral o Irã.

mra/mr/eg/mvv




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3119 Mensagem por GustavoB » Sex Fev 03, 2012 11:28 am

Petição condena defesa de assassinatos feita por comentaristas da Globo


RS Urgente - Um grupo de jornalistas, professores e estudantes decidiu criar um abaixo-assinado ‘contra a defesa explícita da prática de assassinatos como meio de fazer política, perpetrada por comentaristas da Rede Globo’. No dia 15 de janeiro deste ano, o jornalista Caio Blinder defendeu abertamente no programa Manhattan Conection o assassinato de cientistas iranianos como um meio válido de fazer política. O comentário foi apoiado por Diogo Mainardi, outro comentarista da Globo. A petição que está circulando na interne afirma:







Srs. Diretores da Rede Globo

Causa profunda surpresa, indignação e perplexidade assistir a um programa de vossa emissora em que jornalistas, comentaristas e palpiteiros assumam a defesa explícita da prática de assassinatos como meio válido de fazer política.

Isso foi feito abertamente, no dia 15.01.2012, por Diogo Mainardi e Caio Blinder, ambos empregados da Rede Globo (o trecho em questão pode ser acessado no youtube.

Depois de fazer brincadeiras de gosto muito duvidoso sobre a sua suposta condição de agente do Mossad (serviço secreto israelense), Caio Blinder alegou que os cientistas que trabalham no programa nuclear iraniano são empregados de um “estado terrorista”, que “viola as resoluções da ONU” e que por isso o seu assassinato não constituiria um ato terrorista, mas sim um ato legítimo de defesa contra o terrorismo. Trata-se, é óbvio, de uma lógica primária e rudimentar, com a qual Mainardi concordou integralmente.

Parece não ocorrer a ambos o fato de que o Estado de Israel é liderança mundial quando se trata em violar as resoluções da ONU, e que é acusado de prática de terrorismo pela imensa maioria dos países-membros da entidade. Será que Caio Blinder defende, então, o assassinato seletivo de cientistas que trabalham no programa nuclear israelense (jamais oficializado, jamais reconhecido mas amplamente conhecido e documentado)?

Ambos, Caio Blinder e Diogo Mainardi – se associam ao evangelista fundamentalista estadunidense Pat Robertson, que, em abril de 2005, defendeu em rede nacional de televisão, com “argumentos” semelhantes, o assassinato do presidente venezuelano Hugo Chávez, provocando comentários constrangidos da Casa Branca.

Ao divulgar a defesa da prática do assassinato como meio de fazer política, a Rede Globo dá as mãos ao fundamentalismo – não importa se de natureza religiosa ou ideológica – e abre um precedente muito perigoso no Brasil. Isso é inaceitável.

Atenção: não defendemos, aqui, qualquer tipo de censura, nem queremos restringir a liberdade de expressão. Não se trata de desqualificar ideias ou conceitos explicitados por vossos funcionários. O que está em discussão não são apenas ideias. Não são as opiniões de quem quer que seja sobre o programa nuclear iraniano (ou israelense, ou estadunidense…), mas sim o direito que tem uma emissora de levar ao ar a defesa da prática do assassinato, ainda mais feita por articulistas marcadamente preconceituosos e racistas. Em abril de 2011, o mesmo Caio Blinder qualificou como “piranha” a rainha Rania da Jordânia, estendendo por meio dela o insulto às mulheres islâmicas. Mainardi é pródigo em insultos, não apenas contra o Islã mas também contra o povo brasileiro.

Se uma emissora do porte da Globo dá abrigo a tais absurdos, mais tarde não poderá se lamentar quando outros começarem a defender, entre outras coisas, a legitimidade de se plantar bombas contra instalações de vossa emissora por quaisquer motivos, reais ou imaginários – por exemplo, como forma de represália pelas íntimas relações mantidas com a ditadura militar no passado recente, pela prática de ataques racistas contra o Islã e o mundo árabe, ou ainda pelos ataques contumazes aos movimentos sociais brasileiros e latino-americanos.

Manifestações como essas de Caio Blinder e Diogo Mainardi ferem as normas mais elementares da convivência civilizada. Esperamos que a Rede Globo se retrate publicamente, para dizer o mínimo, tomando distância de mais essa demonstração racista de barbárie.

Agradecemos a atenção.




Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#3120 Mensagem por romeo » Sáb Fev 04, 2012 1:44 am

Radar de la OTAN en Turquía a favor del régimen de Israel

http://www.hispantv.com/detail.aspx?id=173506#




Responder