TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48001 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 8:37 pm

Rapaz... daqui a pouco o pátio da GM lá no ABCD vai ter uma meia dúzia de NG com o cartaz "procura-se uma Força Aérea"! :shock: :lol:

E um ou outro voando dizendo... Propriedade da FIESP e da Prefeitura do PT!

Brincadeira :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2156 vezes
Agradeceram: 2739 vezes

#48002 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2010 8:39 pm

A SAAB está atropelando de tal modo, que se bobear vai ser isso mesmo. :lol:

Carlos Mathias

#48003 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 8:41 pm

Quanta maldade no coração... :roll: :mrgreen:

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#48004 Mensagem por kirk » Sex Nov 12, 2010 8:47 pm

cb_lima escreveu:
kirk escreveu: Ok, CB, respeito sua opinião ... somente tenho dificuldade de entender EXATAMENTE o que vc quer dizer ... então :

- "o conceito de parceria estratégica é muito mais abrangente do que a maneira como você coloca"

Seja específico CB ... em que nos interessa a Parceria com a França ?

- "Gripen e o motivo é bem mais simples do que o Francês já que uma grande parte do Gripen está controlada pelo ITAR."

Mais uma vez, peço que vc seja específico, que "grande parte" é essa ?

Cordiais Sauações
kirk
Como eu já te disse antes Kirk, assistindo aquelas palestras e dando uma boa olhada no tópico de geopolítica eu acho que é o melhor caminho para entender sobre parceria estratégica.

Honestamente a minha compreensão do porque considero a parceria estratégica com a França algo real veio dessas oportunidades e mais algumas discussões que o pessoal já teve por aqui e por enquanto tudo faz sentido...

No caso do ITAR, temos (por exemplo) o motor do Gripen NG que por conta dos controles desse organismo precisa de total aval americano dependendo... ou seja, a Suécia apesar de projetar o Gripen NG, nao possui controle sobre esse componente da aeronave... e você sabe que isso é crítico.

Além disso, eu me lembro de tempos atrás existir uma lista do que era ou não controlado pelo ITAR... e honestamente a lista não era pequena e um dos componentes que mais chamavam a atenção era o motor.

Enfim... honestamente creio que o comprometimento sueco com diversas unidades do NG e isso realmente justificado já que os suecos já possuem uma aeronave de 4 Geração, ajudaria muito essa história do Gripen NG, porque 36 aeronaves e só nós utilizando uma aeronave que nem projetada foi por nós é simplesmente muito pouco mesmo e na minha opnião não é dizer se é bom o ruim... é o risco que é gigante.

[]s
CB_Lima
Esse é o Problema meu amigo !

vc continua dizendo que a parceria estratégica com a França é importante e não sabe explicar porque .... e continua falando da grande quantidade de componentes americanos e não sabe dizer quais ...

então meu amigo ... vc somente confirma o que venho dizendo ... a parceria com a frança é de tanta utilidade quanto guarda chuva no deserto ... e esse "montão" de componentes americanos se resume ao motor ...

Cordiais Saudações
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Mathias

#48005 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 8:55 pm

Roda!
Roda!
Roda e avisa!
Um minuto pro comercial, alô alô Teresinha!
É um barato o roda, roda que se aproxima!!!!!!!

Alôôôôôô tenção!
Eu vim para confundir, e não para explicar!

Quem qué bacalhááááááu?????
Quem qué farinhááááááá ??????

Benke
Sênior
Sênior

#48006 Mensagem por Benke » Sex Nov 12, 2010 8:55 pm

A Saab está trazendo para o Brasil a experiência sueca
Uma cultura de inovação que é admirada por muitos países, inclusive a França
A Dassault pode até vencer a disputa e trazer sua "irrestrita" ToT para o Brasil
E o Centro irá adiante, trazendo novas oportunidades de parcerias para a região
Para o desespero da patrulha, que ataca tudo que atrapalha seus planos

ars longa vita brevis
Carlos Mathias

#48007 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 9:00 pm

Aí eu já acho que você está exagerando Beng... Benke. 8-]

Se a SAAB vier, ótimo.
Se o GF comprar Rafa e Gripen, idem.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#48008 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 9:07 pm

kirk escreveu: Esse é o Problema meu amigo !

vc continua dizendo que a parceria estratégica com a França é importante e não sabe explicar porque .... e continua falando da grande quantidade de componentes americanos e não sabe dizer quais ...

então meu amigo ... vc somente confirma o que venho dizendo ... a parceria com a frança é de tanta utilidade quanto guarda chuva no deserto ... e esse "montão" de componentes americanos se resume ao motor ...

Cordiais Saudações
kirk
Na verdade o que eu estava dizendo é que isso já foi discutido exaustivamente e existem tópicos e mais tópicos com essa discussão... te dei as dicas com relação aonde encontrar os motivos e as razões pelo meu ponto de vista que foi o que você tinha requisitado.

Então para simplificar passei o "exemplo" do motor... mas é somente 1 exemplo e não "se resume ao motor" como você afirma :)

É só questão de ir lá e dar uma olhada nas palestras e ler as discussões :)

Mas no fim é tudo uma questão de ponto de vista... :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2156 vezes
Agradeceram: 2739 vezes

#48009 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2010 9:08 pm

Benke,

A SAAB, como qualquer outra empresa, não é Madre Tereza de Calcutá.

Age de forma calculada, visando o FX. Mesmo se o Rafale ganhar, com esses centros que ela está montando visa justamente buscar espacos para emplacar o GripenNG aqui:
"olha só, já estamos produzindo a fuzelagem aqui..."
"olha só, já estamos produzindo partes das asas aqui..."
"e a FAB, não vai adquirir um caca desses, para fazer par com o Rafale?"

Discordo totalmente em termos os 2 cacas concomitantemente aqui. Vamos ter mais 2 linhas logísticas. E vai se somar aos F5, aos AMX...aumentando o número de tipos diferentes, encarecendo a logística.

Benke
Sênior
Sênior

#48010 Mensagem por Benke » Sex Nov 12, 2010 9:12 pm

CM
Cade sua autenticidade?
desapontador :cry:

ars longa vita brevis
eur2
Avançado
Avançado
Agradeceram: 5 vezes

#48011 Mensagem por eur2 » Sex Nov 12, 2010 9:17 pm

e na calada da noite os gripeiros ataka, o ministerio das defesa da saúde avisa fumar é prejudicial a saúde, pois pode virar uma gripeeeeee

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#48012 Mensagem por WalterGaudério » Sex Nov 12, 2010 9:19 pm

knigh7 escreveu:
marcelo bahia escreveu:publicado em 12/11/2010 às 12h55:

Saab reforça lobby por caça e lança centro aeroespacial

Unidade será construída em São Bernardo do Campo

Agência Estado

A empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen - que concorre na escolha para venda de aviões ao Brasil com a francesa Dassault e a norte-americana Boeing -, vai instalar em São Bernardo do Campo (SP) um centro de tecnologia e desenvolvimento de engenharia aeroespacial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo diretor da companhia, Bengt Janér, o vice-presidente Dan Jangblad e o prefeito Luiz Marinho (PT).

O petista, que já fez defesa pública dos caças suecos, disse que voltará a falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar influenciá-lo na escolha. Por mais de uma vez, Lula demonstrou que prefere o Rafale, da Dassault.

Segundo o prefeito, a Saab está um passo à frente das demais.

Confira também:

* Sarkozy confia na venda de avião Rafale

Marinho disse ter sido procurado também pelas duas concorrentes, mas elas não se comprometeram a investir na cidade sem ter a certeza da vitória na licitação. A Saab promete implantar o centro de tecnologia em abril de 2011 independentemente do resultado da escolha, que deve ser anunciado pelo presidente até o fim do ano.
São previstos investimentos de R$ 85,8 milhões (US$ 50 milhões) em cinco anos por parte da Saab e de fundos nacionais e internacionais.
Daqui a pouco a SAAB vai produzir os cacas para a FAB sem termos encomendados...

A SAAB está adiantando-se em acões na disputa do FX2, numa abordagem de posicionamento competitivo.

A leitura é a seguinte: mesmo se o Rafale ganhar ( o que é bem provável) a SAAB vai lutar por encomendas do Gripen NG aqui, tentando fazer com que a FAB tenha 2 cacas.

Isso é claro, inclusive em acões recentes de lobistas da empresa sueca.

Na minha opinião, ou Gripen ou Rafale. Os 2 ao mesmo tempo, não dá. A vantagem de custos baixos de operacão do Gripen vai por água a baixo ao termos 2 vetores. E o Governo não tem de ficar fazendo agrado as empresas e nhém nhém nhém .

O Governo deve escolher logo um caca. As acões dos concorrentes do FX já estão ficando ridículas...

Aliás, daqui a pouco se houver a decisão pelo Rafale, mais enchecão de saco nos Fóruns, com lobistas espalhando que a FAB também vai adotar o Gripen e blá, blá, blá...
A minha leitura é que a FAB vai pedir arrego qdo. constatar o custo operacional do Rafa, e vai fazer pressão para obter um "low" que será o Gripen NG...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6893 vezes
Agradeceram: 7177 vezes
Contato:

#48013 Mensagem por Túlio » Sex Nov 12, 2010 9:20 pm

Benke escreveu:CM
Cade sua autenticidade?
desapontador :cry:

QUE autenticidade, cara-pálida? Ele TINHA isso quando era FLANKEIRO, depois que se afrancesou virou apenas o braço armado do PRICK (e lá vem a véia charla dos F-16 de novo...)... :lol: :twisted: :mrgreen: [003]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48014 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 9:20 pm

Penguin escreveu:Se tem "alguém" que conhece e entende a verdade neste processo, é a FAB.
Se tem "alguém" que conheçe TUDO sobre esse processo, inclusive mais que a FAB, é o NJ. Ele é o negociador do governo.

[]'s

Alberto -
Carlos Mathias

#48015 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 9:21 pm

Beng... Benke 8-] , se alguém aqui fez uma promessa, esse fui eu.
Se ganhar o Gripen, no ia seguinte ou no mesmo instante você vai ver um no meu avatar.

Não sou contra os suecos nem o avião.
Sou contra o arrasto político embutido no avião.

Assim como sou contra qualquer F-XX, ou qualquer coisa que tenha este arrasto político como projeto estratégico.
Eu sugeri sutilmente (e não vale puerra nenhuma minha sugestão) um motor EJ-200 e partes não embandeiradas.

Mas escolheram outros caminhos, e agora apelam para prefeitos, vereadores, indústrias instaladas em terrenos de 30m X 10m.

Já contataram o Tiririca? São 1,3 milhão de votos. :roll: :?

Responder