TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47356 Mensagem por nveras » Sáb Nov 06, 2010 7:44 pm

Eu não gosto deste pensamento de que posso voar mais porque é mais barato.
Fazendo uma comparação, é trocar 7,62 por chumbinho porque posso atirar mais. :evil:

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Booz
Sênior
Sênior

#47357 Mensagem por Booz » Sáb Nov 06, 2010 7:48 pm

Tchelo escreveu:Acabei de sair de uma reunião de planejamento estratégico aqui na empresa.
O palestrante de hoje foi um coronel da FAB (não vou dizer o nome e nem de onde ele é para preservá-lo).

Em um certo momento, o assunto FX surgiu e ele disse o seguinte: (palavras do coronel)

"....todo o pessoal envolvido com a logística da FAB é F-18 desde criancinha. Porém, sabemos que há o problema de transferência de tecnologia e embargos. Os demais preferem o sueco Gripen, devido a ter um custo menor de aquisição e manutenção, o que elevaria a disponibilidade e permitiria aos pilotos voarem mais, devido à hora vôo ser mais barata.
Não consta que os EUA tenham vetado qualquer tecnologia do Gripen oferecida ao Brasil e, em nossa opinião, a transferência de tecnologia do Gripen seria maior e mais vantajosa do que a do Rafale. Porém, a decisão será mesmo política. Então....."

Dessas palavras, pude confirmar que a FAB realmente prefere ou o F-18 ou o Gripen. Isso é fato.
Confirmei também que, apesar dessas preferências, vamos de RAFALE mesmo. Todos já sabemos disso.

Bem...é isso.

Também tenho estas informações e de gente de alto coturno lá de dentro (de S1 a cabo :mrgreen: ).
Agora sério: realmente são as mesmas informações que ouvi de fontes bem críveis. Mas na mesma conversa (com dois azuis baratéia) foram apensados comentários sobre dúvidas quanto ao NG. Mas o que para mim foi mim interessante é que nenhum desses senhores que ouvi deu muita bola para a ToT francesa. Ao contrário, admitiram que não crêem patavinas em quase nada do que está sendo prometido.
Vá lá se saber!
Um abraço a todos!

Imagem
Carlos Mathias

#47358 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Nov 06, 2010 8:00 pm

Mas afinal, que zona é essa que tá acontecendo entre a FAB e o MD?

Booz
Sênior
Sênior

#47359 Mensagem por Booz » Sáb Nov 06, 2010 8:01 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas afinal, que zona é essa que tá acontecendo entre a FAB e o MD?
3ª Zona Aérea [011]

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#47360 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 06, 2010 8:24 pm

jp escreveu:
Tchelo escreveu:Acabei de sair de uma reunião de planejamento estratégico aqui na empresa.
O palestrante de hoje foi um coronel da FAB (não vou dizer o nome e nem de onde ele é para preservá-lo).

Em um certo momento, o assunto FX surgiu e ele disse o seguinte: (palavras do coronel)

"....todo o pessoal envolvido com a logística da FAB é F-18 desde criancinha. Porém, sabemos que há o problema de transferência de tecnologia e embargos. Os demais preferem o sueco Gripen, devido a ter um custo menor de aquisição e manutenção, o que elevaria a disponibilidade e permitiria aos pilotos voarem mais, devido à hora vôo ser mais barata.
Não consta que os EUA tenham vetado qualquer tecnologia do Gripen oferecida ao Brasil e, em nossa opinião, a transferência de tecnologia do Gripen seria maior e mais vantajosa do que a do Rafale. Porém, a decisão será mesmo política. Então....."

Dessas palavras, pude confirmar que a FAB realmente prefere ou o F-18 ou o Gripen. Isso é fato.
Confirmei também que, apesar dessas preferências, vamos de RAFALE mesmo. Todos já sabemos disso.

Bem...é isso.

Também tenho estas informações e de gente de alto coturno lá de dentro (de S1 a cabo :mrgreen: ).
Agora sério: realmente são as mesmas informações que ouvi de fontes bem críveis. Mas na mesma conversa (com dois azuis baratéia) foram apensados comentários sobre dúvidas quanto ao NG. Mas o que para mim foi mim interessante é que nenhum desses senhores que ouvi deu muita bola para a ToT francesa. Ao contrário, admitiram que não crêem patavinas em quase nada do que está sendo prometido.
Vá lá se saber!
Um abraço a todos!
Gosto desta ideia, tem ar do Hi-Lo do Túlio véio, mas fico me perguntando: se para sair do mato um caça está difícil, como justificar politicamente dois caças quando se fala em "resgate" da CPMF?

Meu teto deve ser muito baixo, mas confesso publicamente que não consigo entender. Mas se me resta ao menos uma escada, então diria que isto tem cara de boato/apelação para justificar derrotas vãs. Em xadrez é praxe pedir o empate para não se ver derrotado em público... Será???

A questão de acreditar ou não merece cuidados, muitos até. Eu, por exemplo, não acredito (sinônimo de ingenuidade) que aquele que não tem possa reclamar do pedaço de pão velho que recebe; sou da época em que não se rejeita injeção na ponta da língua, passagem de ônibus errado, etc. quando é de "graça". Presente não se nega, pows!!!!

Opinião ácida: pressão apenas para suavizar derrotas, ideia boa, mas ser inteligente sequer a consideraria como natural, nem em estado etílico. (Edit) Como não sou inteligente (como gostaria, pelo menos. :? ) e vivo sempre na atmosfera etílica, então vejo a ideia como sendo boa. :mrgreen:

Abração, mano JP!!!

DELTA22
Sênior
Sênior

#47361 Mensagem por DELTA22 » Sáb Nov 06, 2010 8:46 pm

Dizem que brinquedinhos estão em liquidação para criança 'obediente' desde que esta ajude também a divulgar as benesses de usar brinquedos com certificação de que não são toxicas, segundo o instituto Pasteur, à outras crianças no Natal. Sabe 'cumé', evitando uma Jihad.

Será??? Eu, heim... :?

http://www.camasa.eti.br/buxto/cofre.jpg

Guarda o seu, que eu guardo o meu! :mrgreen:

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
PRick

#47362 Mensagem por PRick » Sáb Nov 06, 2010 9:46 pm

Penguin escreveu:
Mapinguari escreveu: Tchelo, mas é exatamente isso que falamos neste tópico, em mais de 3 mil páginas. Eu ainda não sei porque o pessoal ainda briga tanto. A FAB adora o sistema logístico americano. O Gripen NG foi o que obteve a maior pontuação na avaliação técnico-operacional-financeira da FAB. Mas, na questão política, os franceses têm/tinham a vantagem. O relatório técnico foi refeito para refletir essa preferência política e, assim, justificar a escolha.
Eu já disse várias vezes que, não tenho nada contra o Rafale, a não ser o temor que os custos de aquisição/operação inviabilizem sua operação na FAB/MB, principalmente se as despesas de custeio da força dentro do orçamento não acompanharem a escolha. Também não teria nada contra a aquisição do Super Hornet, que considero um p... avião. Mas a minha preferência pessoal sempre foi o Gripen NG, por tudo o que já escrevi.
O GLOBO
Paulo Bernardo vai evitar aumento de gastos no Congresso
Luiza Damé e Eliane Oliveira, O Globo

Cotado para assumir a Casa Civil e já escolhido como um dos coordenadores da equipe de transição, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chamado de Paulinho pela presidente eleita, Dilma Rousseff, chegou a seu gabinete no fim da manhã desta sexta-feira, onde recebeu O GLOBO, com uma determinação taxativa do presidente Lula: o governo deve tentar impedir, a todo custo, que sejam incluídos no Orçamento de 2011 recursos extras para atender demandas pendentes no Congresso e que provocariam um i.............

Olhem como se constroem castelos de cartas, primeiro, o tal coronel pode falar em seu nome, nunca em nome da FAB.

Segundo, essa visão miope de escolher o mais barato ou o mais fácil de manter, porque isso, é bom para que alguns sargentos tenham menos problemas ou que trabalhem menos para manter os caças no ar. Coisas como manter os Pamas abertos para revitalizar sucatas. E que fique claro me refiro a mentalidade do endeusamento da mediocridade.

Não que isso seja uma realidade, afinal, o parâmetro que nossa parte de logistica tem é nenhum, porque manter F-5, AMX e M-3 não dá a ninguém idéia do que seja manter qualquer um dos FX-2.

Vou voltar a repetir, não existe pontuação técnica melhor para o Gripen, se isso foi feito é porque não são técnicos, e julgar algo que não existe deve ter sido uma tarefa bastante interessante.

O que estamos vendo é que não existe processo técnico, mas político, uma parte da FAB, que podemos ligar de forma ampla aos "chamados" engenheiros, ou aqueles que estão ligados ao mesma plataforma ideológica da FIESP, acham que podem decidir pelo país alguma coisa, quando podemos ver, eles sempre souberam é salvar o seu, somente isso. Como o programa do AMX comprova.

A outra parte é aquela do rabo preso, sempre gostaram de serem capachos, dá menos trabalho, receber peças usadas dos estoques dos EUA, afinal, para quem nunca se preocupou mesmo com um conflito real, o que interessa é o soldo no final do mês. Essa turma une o pior que existe em cima, com a turma do que existe em baixo. :lol: :lol:

Essa mesma politicagem foi a responsável por parir o monstrinho do P-3BR, onde o barato já saiu muito caro, por sinal, não sabemos o quanto já foi gasto nesse programa para consertar os erros dos chamados técnicos, que escolheram essa banheira cheia de rachaduras para colocar um recheio multinacional, com sistemas espanhóis, e tudo que será fácil e barato de operar!? O futuro dessas coisas é a fuselagem ficar sendo reconstruída nos PAMAS, muito legal para treinar mão de obra, agora, para operacionalidade, nadinha.

Me parece que a grande característica desses dois grupos,é sempre estar mais interessados na corporação e no soldo no final do mês. Falta por completo a essa turma visão estratégica de qualquer ângulo, eles vivem no passado, perpetuam as tradições que sempre nos fizeram sermos uma nação desigual, subordinada e sem autoestima.

Por sinal, a maneira como O Globo trata o assunto do orçamento é bem típica, não se pretende fazer outra coisa que jogar merda no ventilador. Aquela história do tópico sobre revanchismo, estão todos errados, e nada de bom saí daí, só mais atraso e visão do passado.

Felizmente, isso foi amplamente derrotado na eleição atual, chega dessa gente, o pessoal da Petrobrax!

Como não pertenço a corporação, nem a turma do estado mínimo, do complexo de vira-latas, quero o melhor caça e a proposta capaz de transferir mais tecnologia, o resto é problema mesmo, desenvolver, aprender, fazer, construir dá trabalho mesmo, o resto pode ficar recebendo os espelhos de buana(by CM) :mrgreen: :mrgreen: .

[ ]´s

Booz
Sênior
Sênior

#47363 Mensagem por Booz » Sáb Nov 06, 2010 10:08 pm

Não se estressem! Creio que nada mudou e as coisas seguem seu curso pré-estabelecido. Opiniões e comentários dos integrantes da Força tem de ser respeitados, apesar de ser dificílimo saber se a opinião de um ou dois representa a maioria. Não há uma "conspiração" em curso.

Orestes mano véio, um dia destes estava conversando com meu amigo e falávamos da recondução do seu amigo (90% de aprovação). O amigo do amigo do meu amigo (Putz!) disse que ele está bem na fita devido ao amigo deles em comum.
Haja amigos, Rsss.
Fte abç.
JP

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#47364 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 06, 2010 10:30 pm

jp escreveu:Não se estressem! Creio que nada mudou e as coisas seguem seu curso pré-estabelecido. Opiniões e comentários dos integrantes da Força tem de ser respeitados, apesar de ser dificílimo saber se a opinião de um ou dois representa a maioria. Não há uma "conspiração" em curso.

Orestes mano véio, um dia destes estava conversando com meu amigo e falávamos da recondução do seu amigo (90% de aprovação). O amigo do amigo do meu amigo (Putz!) disse que ele está bem na fita devido ao amigo deles em comum.
Haja amigos, Rsss.
Fte abç.
JP
Primeira parte: concordo em número, gênero e grau!!! [009] [009]

Segunda parte: entendi todos os amigos e aquele outro realmente está bem na fita, tanto que o chefe maior deu as graças por estas bandas; e está claro também que a coisa está relacionada com aquele amigo comum (não tenho dúvidas). :wink: :wink: :mrgreen: :mrgreen:

Forte abraço, mano/Tio véio!!!

Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#47365 Mensagem por Justin Case » Sáb Nov 06, 2010 10:54 pm

orestespf escreveu:
jp escreveu:Não se estressem! Creio que nada mudou e as coisas seguem seu curso pré-estabelecido. Opiniões e comentários dos integrantes da Força tem de ser respeitados, apesar de ser dificílimo saber se a opinião de um ou dois representa a maioria. Não há uma "conspiração" em curso.

Haja amigos, Rsss.
Fte abç.
JP
Primeira parte: concordo em número, gênero e grau!!! [009] [009]

Segunda parte: entendi todos os amigos e aquele outro realmente está bem na fita, tanto que o chefe maior deu as graças por estas bandas; e está claro também que a coisa está relacionada com aquele amigo comum (não tenho dúvidas). :wink: :wink: :mrgreen: :mrgreen:

Forte abraço, mano/Tio véio!!!
:?:

Coloquei meus dois neurônios a trabalhar por mais de um minuto. Foi o maior cheiro de borracha queimada e, no final, não entendi nada.

Não é seria mais fácil falar em mensagem privada? :roll:

Abraço aos dois.

Justin

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2051 vezes
Agradeceram: 834 vezes

#47366 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Nov 06, 2010 10:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas afinal, que zona é essa que tá acontecendo entre a FAB e o MD?
Essa zona aí é o cotidiano. Pra escolher o caça é uma suruba de epilépticos numa sala com luzes estroboscópicas, mas na hora de renovar a aviação de transporte o dinheiro sai na hora e as compras são feitas em tempo recorde. As vezes me pergunto se não há uma conspiração pra deixar a FAB sem aviação de combate.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#47367 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Nov 07, 2010 12:08 am

orestespf escreveu:
jp escreveu:
Vá lá se saber!
Um abraço a todos!
Gosto desta ideia, tem ar do Hi-Lo do Túlio véio, mas fico me perguntando: se para sair do mato um caça está difícil, como justificar politicamente dois caças quando se fala em "resgate" da CPMF?

Meu teto deve ser muito baixo, mas confesso publicamente que não consigo entender. Mas se me resta ao menos uma escada, então diria que isto tem cara de boato/apelação para justificar derrotas vãs. Em xadrez é praxe pedir o empate para não se ver derrotado em público... Será???

A questão de acreditar ou não merece cuidados, muitos até. Eu, por exemplo, não acredito (sinônimo de ingenuidade) que aquele que não tem possa reclamar do pedaço de pão velho que recebe; sou da época em que não se rejeita injeção na ponta da língua, passagem de ônibus errado, etc. quando é de "graça". Presente não se nega, pows!!!!

Opinião ácida: pressão apenas para suavizar derrotas, ideia boa, mas ser inteligente sequer a consideraria como natural, nem em estado etílico. (Edit) Como não sou inteligente (como gostaria, pelo menos. :? ) e vivo sempre na atmosfera etílica, então vejo a ideia como sendo boa. :mrgreen:

Abração, mano JP!!!
Prezado Orestes, se é verdade ou não, só saberemos dentro de poucos dias, postei lá no BM/Alide pois o DB tava fora do ar ontem, mas também ouvi uma coisa aí...sobre ser ou o Rafale ou o Rafale mais o Gripen, para capacitar o desenvolvimento de uma aeronave nacional a longo prazo. Logicamente que irão diminuir as quantidades do bimotor francês e aumentar a médio prazo as do sueco. Mas para isso, dependeria ainda de fatores vindos da Suécia, mais precisamente, comprometimento real, com o NG e comprar o nosso cargueiro, como sinalizou a França.

O governo vai ter uns pepinos impopulares para resolver no início do próximo ano.A questão da cpmf. A questão dos juros da poupança. O pré-sal demorará ainda. Então penso que o fx2 não conseguirá ter 120 Rafales para substituir Mirage, F-5 e Amx. Então poderia ter o Rafale para o GDA e futuramente MB e o Gripen para os demais. Mas isso eo ouvi, se verdade ou não só em alguns dias para sabermos. Também deixar o Rafale por completo, eu duvido, ficaria estranho.

Mas que saia logo o(s) resultado(s) desta longa, quase eterna, jornada.

Gde abraço mestre!

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#47368 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Nov 07, 2010 12:13 am

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Pois é cara, [100]

Não entenda mal o que eu estou te dizendo, mas é que eu ouvi todo tipo de opnião de gente da FAB ligada a diversas áreas, além de opnião de gente ligada ao CTA/ITA e que estudou toda a parte de transferência de tecnologia e segundo eles o Gripen NG apresentava de longe o maior risco de no fim pelo pouco volume de encomendas de um modo geral custar uma fortuna para manter muito maior do que tanto o Rafale quanto o SH...

Além disso tem que ficar claro o seguinte... não importa qual seja a aeronave escolhida para o F-X (das 3) com o orçamento atual da FAB, nenhuma delas vai voar... especialmente nos primeiros anos aonde o treinamento e as adaptações da entrada de serviço aumentam os custos e bastante mesmo...

Isso vale para qualquer uma das 3 aeronaves... o mesmo vale para operar Sub Nuclear, etc, e todos os outros planos do END. A realidade orçamentária atual não é compatível com o "Brasil Tecnologico" e "Moderno" que esses planos dislumbram...
[]s
CB_Lima
Um amigo de Canoas contou-me que a hora-voo do F-5EM custa US$ 10 mil. Bem mais que o previsto...

Abraços

Pepê
Prezado Pepê, se tiver que trocar canopi voador então... :mrgreen:

Gde abraço!

Booz
Sênior
Sênior

#47369 Mensagem por Booz » Dom Nov 07, 2010 8:19 am

Nunca uma imagem (abaixo) representou tão bem a atual situação do folhetim FX

Imagem

Por favor, não se acanhem! Permitam-se me brindar com várias supostas falas sobre o que monsieur narrigon estaria dizendo ao molusco e o que o bagual ao largo estaria pensando :mrgreen:
Estas ilações dariam um prato cheio para a turma do Casseta, o CQC,e a CIA Melhores do Mundo, né não?!

Imagem
Largomoco
Intermediário
Intermediário

#47370 Mensagem por Largomoco » Dom Nov 07, 2010 8:24 am

Imagem
Imagem
Imagem

Responder