Fazendo uma comparação, é trocar 7,62 por chumbinho porque posso atirar mais.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Tchelo escreveu:Acabei de sair de uma reunião de planejamento estratégico aqui na empresa.
O palestrante de hoje foi um coronel da FAB (não vou dizer o nome e nem de onde ele é para preservá-lo).
Em um certo momento, o assunto FX surgiu e ele disse o seguinte: (palavras do coronel)
"....todo o pessoal envolvido com a logística da FAB é F-18 desde criancinha. Porém, sabemos que há o problema de transferência de tecnologia e embargos. Os demais preferem o sueco Gripen, devido a ter um custo menor de aquisição e manutenção, o que elevaria a disponibilidade e permitiria aos pilotos voarem mais, devido à hora vôo ser mais barata.
Não consta que os EUA tenham vetado qualquer tecnologia do Gripen oferecida ao Brasil e, em nossa opinião, a transferência de tecnologia do Gripen seria maior e mais vantajosa do que a do Rafale. Porém, a decisão será mesmo política. Então....."
Dessas palavras, pude confirmar que a FAB realmente prefere ou o F-18 ou o Gripen. Isso é fato.
Confirmei também que, apesar dessas preferências, vamos de RAFALE mesmo. Todos já sabemos disso.
Bem...é isso.
Também tenho estas informações e de gente de alto coturno lá de dentro (de S1 a cabo).
Agora sério: realmente são as mesmas informações que ouvi de fontes bem críveis. Mas na mesma conversa (com dois azuis baratéia) foram apensados comentários sobre dúvidas quanto ao NG. Mas o que para mim foi mim interessante é que nenhum desses senhores que ouvi deu muita bola para a ToT francesa. Ao contrário, admitiram que não crêem patavinas em quase nada do que está sendo prometido.
Vá lá se saber!
Um abraço a todos!
3ª Zona AéreaCarlos Mathias escreveu:Mas afinal, que zona é essa que tá acontecendo entre a FAB e o MD?
Gosto desta ideia, tem ar do Hi-Lo do Túlio véio, mas fico me perguntando: se para sair do mato um caça está difícil, como justificar politicamente dois caças quando se fala em "resgate" da CPMF?jp escreveu:Tchelo escreveu:Acabei de sair de uma reunião de planejamento estratégico aqui na empresa.
O palestrante de hoje foi um coronel da FAB (não vou dizer o nome e nem de onde ele é para preservá-lo).
Em um certo momento, o assunto FX surgiu e ele disse o seguinte: (palavras do coronel)
"....todo o pessoal envolvido com a logística da FAB é F-18 desde criancinha. Porém, sabemos que há o problema de transferência de tecnologia e embargos. Os demais preferem o sueco Gripen, devido a ter um custo menor de aquisição e manutenção, o que elevaria a disponibilidade e permitiria aos pilotos voarem mais, devido à hora vôo ser mais barata.
Não consta que os EUA tenham vetado qualquer tecnologia do Gripen oferecida ao Brasil e, em nossa opinião, a transferência de tecnologia do Gripen seria maior e mais vantajosa do que a do Rafale. Porém, a decisão será mesmo política. Então....."
Dessas palavras, pude confirmar que a FAB realmente prefere ou o F-18 ou o Gripen. Isso é fato.
Confirmei também que, apesar dessas preferências, vamos de RAFALE mesmo. Todos já sabemos disso.
Bem...é isso.
Também tenho estas informações e de gente de alto coturno lá de dentro (de S1 a cabo).
Agora sério: realmente são as mesmas informações que ouvi de fontes bem críveis. Mas na mesma conversa (com dois azuis baratéia) foram apensados comentários sobre dúvidas quanto ao NG. Mas o que para mim foi mim interessante é que nenhum desses senhores que ouvi deu muita bola para a ToT francesa. Ao contrário, admitiram que não crêem patavinas em quase nada do que está sendo prometido.
Vá lá se saber!
Um abraço a todos!
Penguin escreveu:O GLOBOMapinguari escreveu: Tchelo, mas é exatamente isso que falamos neste tópico, em mais de 3 mil páginas. Eu ainda não sei porque o pessoal ainda briga tanto. A FAB adora o sistema logístico americano. O Gripen NG foi o que obteve a maior pontuação na avaliação técnico-operacional-financeira da FAB. Mas, na questão política, os franceses têm/tinham a vantagem. O relatório técnico foi refeito para refletir essa preferência política e, assim, justificar a escolha.
Eu já disse várias vezes que, não tenho nada contra o Rafale, a não ser o temor que os custos de aquisição/operação inviabilizem sua operação na FAB/MB, principalmente se as despesas de custeio da força dentro do orçamento não acompanharem a escolha. Também não teria nada contra a aquisição do Super Hornet, que considero um p... avião. Mas a minha preferência pessoal sempre foi o Gripen NG, por tudo o que já escrevi.
Paulo Bernardo vai evitar aumento de gastos no Congresso
Luiza Damé e Eliane Oliveira, O Globo
Cotado para assumir a Casa Civil e já escolhido como um dos coordenadores da equipe de transição, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chamado de Paulinho pela presidente eleita, Dilma Rousseff, chegou a seu gabinete no fim da manhã desta sexta-feira, onde recebeu O GLOBO, com uma determinação taxativa do presidente Lula: o governo deve tentar impedir, a todo custo, que sejam incluídos no Orçamento de 2011 recursos extras para atender demandas pendentes no Congresso e que provocariam um i.............
Primeira parte: concordo em número, gênero e grau!!!jp escreveu:Não se estressem! Creio que nada mudou e as coisas seguem seu curso pré-estabelecido. Opiniões e comentários dos integrantes da Força tem de ser respeitados, apesar de ser dificílimo saber se a opinião de um ou dois representa a maioria. Não há uma "conspiração" em curso.
Orestes mano véio, um dia destes estava conversando com meu amigo e falávamos da recondução do seu amigo (90% de aprovação). O amigo do amigo do meu amigo (Putz!) disse que ele está bem na fita devido ao amigo deles em comum.
Haja amigos, Rsss.
Fte abç.
JP
orestespf escreveu:Primeira parte: concordo em número, gênero e grau!!!jp escreveu:Não se estressem! Creio que nada mudou e as coisas seguem seu curso pré-estabelecido. Opiniões e comentários dos integrantes da Força tem de ser respeitados, apesar de ser dificílimo saber se a opinião de um ou dois representa a maioria. Não há uma "conspiração" em curso.
Orestes mano véio, um dia destes estava conversando com meu amigo e falávamos da recondução do seu amigo (90% de aprovação). O amigo do amigo do meu amigo (Putz!) disse que ele está bem na fita devido ao amigo deles em comum.
Haja amigos, Rsss.
Fte abç.
JP![]()
![]()
Segunda parte: entendi todos os amigos e aquele outro realmente está bem na fita, tanto que o chefe maior deu as graças por estas bandas; e está claro também que a coisa está relacionada com aquele amigo comum (não tenho dúvidas).![]()
![]()
![]()
![]()
Forte abraço, mano/Tio véio!!!
Essa zona aí é o cotidiano. Pra escolher o caça é uma suruba de epilépticos numa sala com luzes estroboscópicas, mas na hora de renovar a aviação de transporte o dinheiro sai na hora e as compras são feitas em tempo recorde. As vezes me pergunto se não há uma conspiração pra deixar a FAB sem aviação de combate.Carlos Mathias escreveu:Mas afinal, que zona é essa que tá acontecendo entre a FAB e o MD?
Prezado Orestes, se é verdade ou não, só saberemos dentro de poucos dias, postei lá no BM/Alide pois o DB tava fora do ar ontem, mas também ouvi uma coisa aí...sobre ser ou o Rafale ou o Rafale mais o Gripen, para capacitar o desenvolvimento de uma aeronave nacional a longo prazo. Logicamente que irão diminuir as quantidades do bimotor francês e aumentar a médio prazo as do sueco. Mas para isso, dependeria ainda de fatores vindos da Suécia, mais precisamente, comprometimento real, com o NG e comprar o nosso cargueiro, como sinalizou a França.orestespf escreveu:Gosto desta ideia, tem ar do Hi-Lo do Túlio véio, mas fico me perguntando: se para sair do mato um caça está difícil, como justificar politicamente dois caças quando se fala em "resgate" da CPMF?jp escreveu:
Vá lá se saber!
Um abraço a todos!
Meu teto deve ser muito baixo, mas confesso publicamente que não consigo entender. Mas se me resta ao menos uma escada, então diria que isto tem cara de boato/apelação para justificar derrotas vãs. Em xadrez é praxe pedir o empate para não se ver derrotado em público... Será???
A questão de acreditar ou não merece cuidados, muitos até. Eu, por exemplo, não acredito (sinônimo de ingenuidade) que aquele que não tem possa reclamar do pedaço de pão velho que recebe; sou da época em que não se rejeita injeção na ponta da língua, passagem de ônibus errado, etc. quando é de "graça". Presente não se nega, pows!!!!
Opinião ácida: pressão apenas para suavizar derrotas, ideia boa, mas ser inteligente sequer a consideraria como natural, nem em estado etílico. (Edit) Como não sou inteligente (como gostaria, pelo menos.) e vivo sempre na atmosfera etílica, então vejo a ideia como sendo boa.
![]()
Abração, mano JP!!!
Prezado Pepê, se tiver que trocar canopi voador então...Pepê Rezende escreveu:Um amigo de Canoas contou-me que a hora-voo do F-5EM custa US$ 10 mil. Bem mais que o previsto...cb_lima escreveu:Pois é cara,
Não entenda mal o que eu estou te dizendo, mas é que eu ouvi todo tipo de opnião de gente da FAB ligada a diversas áreas, além de opnião de gente ligada ao CTA/ITA e que estudou toda a parte de transferência de tecnologia e segundo eles o Gripen NG apresentava de longe o maior risco de no fim pelo pouco volume de encomendas de um modo geral custar uma fortuna para manter muito maior do que tanto o Rafale quanto o SH...
Além disso tem que ficar claro o seguinte... não importa qual seja a aeronave escolhida para o F-X (das 3) com o orçamento atual da FAB, nenhuma delas vai voar... especialmente nos primeiros anos aonde o treinamento e as adaptações da entrada de serviço aumentam os custos e bastante mesmo...
Isso vale para qualquer uma das 3 aeronaves... o mesmo vale para operar Sub Nuclear, etc, e todos os outros planos do END. A realidade orçamentária atual não é compatível com o "Brasil Tecnologico" e "Moderno" que esses planos dislumbram...
[]s
CB_Lima
Abraços
Pepê