Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#226 Mensagem por helio » Ter Out 26, 2010 12:34 pm

soultrain escreveu:O que estranho é estas situações todas na FAB, mas na Marinha e EB segue o barco, mas pode ser só percepção.
Olá Soultrain
Este assunto é muito complexo, e tenho certeza que as 3 armas vivem o mesmo problema.
Cada arma está tentando administrar da melhor maneira possivel, e nestes casos é mais do que natural colocar prioridades.
Vimos por exemplo o EB adotar meio período de expediente às segundas-feiras e sextas.
Vimos também a MB colocar para a reserva navios importantes de sua pequena frota
Vimos a FAB postergando seus projetos de modernização.

Acho que não dá para simplesmente comparar orçamentos em relação ao PIB de cada país, pois enquanto temos as FA do Chile que recebe pontualmente royalties da exploração do cobre, e temos também o Brasil que é rico em petróleo (coisa que o Chile não tem sequer uma gota) e mesmo tendo direito a uma porcentagem como royalty da exploração ,muitas vezes a MB recebe com muito atraso.
O contingenciamento de recursos (mesmo com verba com DOU publicada) dificulta muito a administração de seus meios.
Daí se escolhem prioridades: qual meios manteremos com maior indice de operacionalidade?

Comentando o que iniciou a discussão, sobre o que foi publicado no site da T&D, alguns tentaram desqualificar o profissional que escreveu a matéria. Embora a matéria não seja assinada, devo crer que quem elaborou a matéria foi o Ivan Plavetz.
Pra quem não conhece o Ivan, devo esclarecer que assim como vcs ele é uma pessoa pacata, séria e muito bem informada em aviação, e tem zero interesses em este ou aquele fornecedor. Posso inclusive ser avalista da sua lisura como profissional. todos que o conhecem podem confirmar o que disse.

Abraços

Hélio

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#227 Mensagem por Matheus » Ter Out 26, 2010 12:39 pm

Degan escreveu:Hola,

Algunos comentarios:

a) El 3,5% del gasto de Chile no es comparable con otros, pues incorpora los gastos de salud y jubilación de los militares y policías (Carabineros), partidas de gastos que no son estándar en todos los informes de gasto.
Degan, aqui também o orçamento militar inclui gastos com jubilacion e saúde, além do pagamento dos salários e pensões. Não creio que a jubilacion dos Carabineros altere este índice demasiadamente.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 154 vezes
Agradeceram: 443 vezes

#228 Mensagem por prp » Ter Out 26, 2010 12:39 pm

A questão não é de quem escreveu, mas sim da fonte dele.

PRick

#229 Mensagem por PRick » Ter Out 26, 2010 12:46 pm

helio escreveu: .........

Comentando o que iniciou a discussão, sobre o que foi publicado no site da T&D, alguns tentaram desqualificar o profissional que escreveu a matéria. Embora a matéria não seja assinada, devo crer que quem elaborou a matéria foi o Ivan Plavetz.
Pra quem não conhece o Ivan, devo esclarecer que assim como vcs ele é uma pessoa pacata, séria e muito bem informada em aviação, e tem zero interesses em este ou aquele fornecedor. Posso inclusive ser avalista da sua lisura como profissional. todos que o conhecem podem confirmar o que disse.

Abraços

Hélio
Essa nota é mais um exemplo do jornalismo que temos, primeiro, qualquer texto deve ter autoria, um responsável, segundo, algo que já bati muito forte em cima, fontes não são gente, se alguém disse alguma coisa, que essa pessoa seja citada, se não é possível citar a fonte, coloque como se o próprio autor tivesse feito, esse repasse de responsabilidade não é ético, e uma das piores coisas que ocorrem em nosso jornalismo, não preciso desqualificar algo, que já está desqualificado porque não é um texto ético! Acho incrível como esse pessoal ainda se diga formado em jornalismo, será que não tem nenhuma cadeira na universidade que ensine ética na profissão? Como se comportar em um texto escrito, não fizeram uma monografia no final do curso? Fonte tem nome, e pode ser citada, ou não é fonte, é boato. Informação sem fonte é responsabilidade do jornalista, e não se deve de forma nenhuma dar credibilidade a algo, se atribuindo a fontes internas que não se podem revelar. Esse é o meio de se fazer lobie através de pseudonotícias, chega desse tipo de factóide solto por aí. 8-] 8-]

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#230 Mensagem por Penguin » Ter Out 26, 2010 12:58 pm

Algunos comentarios:

a) El 3,5% del gasto de Chile no es comparable con otros, pues incorpora los gastos de salud y jubilación de los militares y policías (Carabineros), partidas de gastos que no son estándar en todos los informes de gasto.

b) Perú tiene sus Mirage 2000 casi como llegaron en 1986 (solo misiles Magic II), con una operatividad RUIM. Están en un lento proceso de regreso a condiciones de vuelo, después de muchos años de operatividad muy mala, sin modernizaciones.

c) Los F-5 modernizados alcanzan capacidades que un Mirage 2000 básico solo alcanzaría con inversiones MUCHO más fuertes.

d) Los F-5TIII de la FACH estarán en servicio hasta 2015.

Saludos,
Bem vindo Degan!!!

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#231 Mensagem por marcelo l. » Ter Out 26, 2010 1:05 pm

Algunos comentarios:

b) Perú tiene sus Mirage 2000 casi como llegaron en 1986 (solo misiles Magic II), con una operatividad RUIM. Están en un lento proceso de regreso a condiciones de vuelo, después de muchos años de operatividad muy mala, sin modernizaciones.

c) Los F-5 modernizados alcanzan capacidades que un Mirage 2000 básico solo alcanzaría con inversiones MUCHO más fuertes.

d) Los F-5TIII de la FACH estarán en servicio hasta 2015.

Saludos,
Graças, ao Degan cai o mito peruano, acho que a FAB escolheu corretamente o que fazer, não tem grana e quer um caça do F-X-2, gastar em modernização fazem com o mais barato e que preferem que é o F-5, tecnicamente e politicamente é um grande movimento da FAB, não tem muito o discutir da perspicácia.

Agora orçamento militar acima de 2% no mundo livre ocidental sem ajuda americana podem esquecer, isso não vai existir mais na Europa, dos países independentes de ajuda só a India, China, e Rússia vão estar fora do teto de 2% nos próximos 10 anos.

O Chile será talvez a única excessão, mas mesmo assim já li algo que o governo atual queria diminuir a porcentagem de repasse do cobre.

O Brasil precisa crescer e gastar melhor os recursos, sem sacrificar os contratos assumidos com suas antigas gerações, mesmo que muitos considerem abusivos há sempre razões históricas que devem ser pesadas.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 463 vezes
Agradeceram: 255 vezes

#232 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Out 26, 2010 1:42 pm

AlbertoRJ escreveu:Sinceramente, não acho que seja por aí. A culpa não é do GTE ou a aviação de transporte ou mesmo insuficiência do orçamento de Defesa, vai muito além. Quer racionalizar? Posso dar o exemplo de quantos hospitais exclusivos cada força tem apenas no Rio de Janeiro, cada qual com os seus? Hotéis de trânsito, vilas militares em metrópoles, etc, etc, etc...
Fica chato falar esse tipo de coisa mas eu acho que é por aí. Os $ 27 bilhões são muito dinheiro.
Talvez falte um organismo para racionalizar alguns gastos.

[]'s
É o que se pretende do Ministério da Defesa.
As mudanças recentes na legislação visam, entre outros, dar um staus maior ao MD na coordenação geral das FAs, permitindo a otimização dos gastos, evitando-se redundâncias.

helio
Sênior
Sênior

#233 Mensagem por helio » Ter Out 26, 2010 2:11 pm

PRick escreveu:
helio escreveu: .........

Abraços

Hélio
Essa nota é mais um exemplo do jornalismo que temos, primeiro, qualquer texto deve ter autoria, um responsável, segundo, algo que já bati muito forte em cima, fontes não são gente, se alguém disse alguma coisa, que essa pessoa seja citada, se não é possível citar a fonte, coloque como se o próprio autor tivesse feito, esse repasse de responsabilidade não é ético, e uma das piores coisas que ocorrem em nosso jornalismo, não preciso desqualificar algo, que já está desqualificado porque não é um texto ético! Acho incrível como esse pessoal ainda se diga formado em jornalismo, será que não tem nenhuma cadeira na universidade que ensine ética na profissão? Como se comportar em um texto escrito, não fizeram uma monografia no final do curso? Fonte tem nome, e pode ser citada, ou não é fonte, é boato. Informação sem fonte é responsabilidade do jornalista, e não se deve de forma nenhuma dar credibilidade a algo, se atribuindo a fontes internas que não se podem revelar. Esse é o meio de se fazer lobie através de pseudonotícias, chega desse tipo de factóide solto por aí. 8-] 8-]

[]´s
Prick
Me admira muito uma pessoa que se julga informada escrever uma perola destas!
O texto é da redação do site, que tem dominio,e responsabilidade do redator chefe.
Ética na profissão? Que falta de ética ele cometeu? Se a noticia foi passada por pessoas da comunicação social da FAB, foi feito lobby? Falta de ética contra quem? Quem foi o prejudicado? Voce? Esta escrito na matéria que não podem divulgar quem deu esta informação?
Se tal fato é inveridico (uma calunia como vc quer dizer) as partes atingidas que desmintam.Isto aconteceu?
Se o simples fato de noticiar a dificuldade que a FAB tem em manter os M2K para vc é uma afronta contra a sua querida França, por acaso vc notou alguma insinuação de que seria por culpa do fabricante ou do produto?
Finalmente, antes de vc citar o curriculo de um curso de jornalismo, vc sabe se quem escreveu a matéria é graduada nesta área?
Menos paranóia emocional e mais lucidez é o que peço. Sinceramente, me custa crer que uma pessoa que me pareceu ponderada como vc, quando tive o prazer de conhecer pessoalmente na LAAD, descarregue estes textos no forum.

Abraços

Hélio

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 1190 vezes

#234 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 26, 2010 2:40 pm

Uma das razões que fazem o orçamento da defesa parecer tão inchado é pq ela tbm abrange a previdência dos militares, sendo que correto era ela ser paga junto com a dos outros funcionários públicos, não entendo (se alguém se propor a explicar eu realmente agradeço) pq esta descriminação com os militares.
Concordo que ela não entre no bolo do setor privado que já é bastante lesado pelo governo, mas os militares também são funcionários públicos!
Não seria possível criar um fundo previdenciários aos moldes do BB ou Petrobrás?

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#235 Mensagem por faterra » Ter Out 26, 2010 2:57 pm

Eu acho que se tem de mexer é na verba que fica para o custeio das operações. O NJ, em 2008/2009, havia dito que ela seria aumentada - na época, de um patamar de aproximadamente 5 bilhões para 9 a 10 bilhões de dólares/reais, e que para investir em novas aquisições seriam feitos financiamentos. Isto é o que está acontecendo com os equipamentos já definidos e contratados.
Em vista do que foi planejado para as novas FA`s, acredito que estas verbas serão reajustadas à medida que estes equipamentos forem incorporados à frota de cada Força.
Os soldos e aposentadorias têm nada a ver com a penúria operacional das mesmas. Isto jamais poderá ser extinto e a tendência é aumentar cada vez mais à medida que novos elementos se aposentarem. É outra história com todas as suas peculiaridades e necessidades e que terão de ser revistas, mas à parte.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
PRick

#236 Mensagem por PRick » Ter Out 26, 2010 3:07 pm

helio escreveu:
PRick escreveu: Essa nota é mais um exemplo do jornalismo que temos, primeiro, qualquer texto deve ter autoria, um responsável, segundo, algo que já bati muito forte em cima, fontes não são gente, se alguém disse alguma coisa, que essa pessoa seja citada, se não é possível citar a fonte, coloque como se o próprio autor tivesse feito, esse repasse de responsabilidade não é ético, e uma das piores coisas que ocorrem em nosso jornalismo, não preciso desqualificar algo, que já está desqualificado porque não é um texto ético! Acho incrível como esse pessoal ainda se diga formado em jornalismo, será que não tem nenhuma cadeira na universidade que ensine ética na profissão? Como se comportar em um texto escrito, não fizeram uma monografia no final do curso? Fonte tem nome, e pode ser citada, ou não é fonte, é boato. Informação sem fonte é responsabilidade do jornalista, e não se deve de forma nenhuma dar credibilidade a algo, se atribuindo a fontes internas que não se podem revelar. Esse é o meio de se fazer lobie através de pseudonotícias, chega desse tipo de factóide solto por aí. 8-] 8-]

[]´s
Prick
O texto é da redação do site, que tem dominio,e responsabilidade do redator chefe.
Ética na profissão? Que falta de ética ele cometeu? Se a noticia foi passada por pessoas da comunicação social da FAB, foi feito lobby? Falta de ética contra quem? Quem foi o prejudicado? Voce? Esta escrito na matéria que não podem divulgar quem deu esta informação?
Se tal fato é inveridico (uma calunia como vc quer dizer) as partes atingidas que desmintam.Isto aconteceu?
Se o simples fato de noticiar a dificuldade que a FAB tem em manter os M2K para vc é uma afronta contra a sua querida França, por acaso vc notou alguma insinuação de que seria por culpa do fabricante ou do produto?
Finalmente, antes de vc citar o curriculo de um curso de jornalismo, vc sabe se quem escreveu a matéria é graduada nesta área?
Menos paranóia emocional e mais lucidez é o que peço. Sinceramente, me custa crer que uma pessoa que me pareceu ponderada como vc, quando tive o prazer de conhecer pessoalmente na LAAD, descarregue estes textos no forum.

Abraços

Hélio
Isso é o que você está dizendo, oras um jornal tem matérias assinadas, ou jornalistas responsáveis, o mesmo uma Revista, o correto é que todas as matérias sejam assinadas por quem as escreveu, para que se possa responsabilizar caso seja necessário.

A nota não fala quem passou a informação, para que as pessoas possam responsabilizar alguém por crime ou para confrontar a informação passada, se faz necessário a divulgação da fonte, suas elocubrações não estão na nota, ela não fala a fonte, e deveria ter dito, porque trás um informação obtida por alguém, que no entanto é facilmente contra argumentável. Se não se pode dizer a fonte, o jornalista deve assumir a responsabilidade do que escreve, e não se esconder atrás de uma fonte anômina. Conhece a Constituição? Existe liberdade de expressão e opinião, mas é VEDADO o anonimato.

Sim, a insinuação é clara, várias pessoas aqui chegaram a mesma conclusão. Se o jornalista não for graduado na área, deveria voltar aos bancos da faculdade. Sou ponderado quando vejo coisas ponderadas, quando vejo lobie em forma de notinhas, tenho a reação proporcional as notinhas.

[]´s

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#237 Mensagem por joao fernando » Ter Out 26, 2010 3:22 pm

E ai, qual é a frota de F5 do Brasil hoje? Tem avião ainda sendo modernizado? Deu certo essa charla toda?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
helio
Sênior
Sênior

#238 Mensagem por helio » Ter Out 26, 2010 3:23 pm

PRick escreveu:
PRick escreveu: Essa nota é mais um exemplo do jornalismo que temos, primeiro, qualquer texto deve ter autoria, um responsável, segundo, algo que já bati muito forte em cima, fontes não são gente, se alguém disse alguma coisa, que essa pessoa seja citada, se não é possível citar a fonte, coloque como se o próprio autor tivesse feito, esse repasse de responsabilidade não é ético, e uma das piores coisas que ocorrem em nosso jornalismo, não preciso desqualificar algo, que já está desqualificado porque não é um texto ético! Acho incrível como esse pessoal ainda se diga formado em jornalismo, será que não tem nenhuma cadeira na universidade que ensine ética na profissão? Como se comportar em um texto escrito, não fizeram uma monografia no final do curso? Fonte tem nome, e pode ser citada, ou não é fonte, é boato. Informação sem fonte é responsabilidade do jornalista, e não se deve de forma nenhuma dar credibilidade a algo, se atribuindo a fontes internas que não se podem revelar. Esse é o meio de se fazer lobie através de pseudonotícias, chega desse tipo de factóide solto por aí. 8-] 8-]

[]´s
Prick

Abraços

Hélio
Isso é o que você está dizendo, oras um jornal tem matérias assinadas, ou jornalistas responsáveis, o mesmo uma Revista, o correto é que todas as matérias sejam assinadas por quem as escreveu, para que se possa responsabilizar caso seja necessário.
É para isto que tem um redator chefe, responsavel pelo que é publicado. Não há obrigatoriedade ter a assinatura em todas as matérias( por favor vc que é advogado, de-me a capitulação legal disto). A pessoa que sentir prejudicado pelo que foi publicado basta acionar judicialmente o site que tem dono.

A nota não fala quem passou a informação, para que as pessoas possam responsabilizar alguém por crime ou para confrontar a informação passada, se faz necessário a divulgação da fonte, suas elocubrações não estão na nota, ela não fala a fonte, e deveria ter dito, porque trás um informação obtida por alguém, que no entanto é facilmente contra argumentável. Se não se pode dizer a fonte, o jornalista deve assumir a responsabilidade do que escreve, e não se esconder atrás de uma fonte anômina. Conhece a Constituição? Existe liberdade de expressão e opinião, mas é VEDADO o anonimato.
E quem não está assumindo? O site que publica, tem ao contrario de blogs, uma empresa legalmente constituida e ao publicar assume toda a responsabilidade

Sim, a insinuação é clara, várias pessoas aqui chegaram a mesma conclusão. Se o jornalista não for graduado na área, deveria voltar aos bancos da faculdade. Sou ponderado quando vejo coisas ponderadas, quando vejo lobie em forma de notinhas, tenho a reação proporcional as notinhas.
Se ele não for graduado ele não é obrigado a ter diploma de jornalismo. Por favor Dr. advogado me passe a capitulação legal que obriga isto.
Só vc percebeu alguma insinuação de lobby( é assim que se escreve), principalmente se achar que o seu país preferido(a França) foi de alguma forma atingido, a sua reação será sempre esta , acusando de forma fantasiosa
.

um abraço

Hélio

[]´s[/quote]

PRick

#239 Mensagem por PRick » Ter Out 26, 2010 3:33 pm

helio escreveu:
PRick escreveu: Prick

Abraços

Hélio
É para isto que tem um redator chefe, responsavel pelo que é publicado. Não há obrigatoriedade ter a assinatura em todas as matérias( por favor vc que é advogado, de-me a capitulação legal disto). A pessoa que sentir prejudicado pelo que foi publicado basta acionar judicialmente o site que tem dono.Uma coisa não impede a outra, afinal, sempre é bom saber quem escreve a matéria. Exatamente, para evitar confusões.

E quem não está assumindo? O site que publica, tem ao contrario de blogs, uma empresa legalmente constituida e ao publicar assume toda a responsabilidadeNão está assumindo a responsabilidade pelo que falou, está atribuindo a alguém sem que identifique alguém, isso é falta de ética.

Se ele não for graduado ele não é obrigado a ter diploma de jornalismo. Por favor Dr. advogado me passe a capitulação legal que obriga isto.
Só vc percebeu alguma insinuação de lobby( é assim que se escreve), principalmente se achar que o seu país preferido(a França) foi de alguma forma atingido, a sua reação será sempre esta , acusando de forma fantasiosa
.Eu disse que ele é graduado? Ou que isso seja obrigatório? O que falei é claro, quem escreveu não sabe se portar com ética dentro de sua profissão, se não está preparado, não escreva, é bem simples.

[]´s

um abraço

Hélio

[]´s
[/quote]

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#240 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 26, 2010 3:41 pm

faterra escreveu:Eu acho que se tem de mexer é na verba que fica para o custeio das operações. O NJ, em 2008/2009, havia dito que ela seria aumentada - na época, de um patamar de aproximadamente 5 bilhões para 9 a 10 bilhões de dólares/reais, e que para investir em novas aquisições seriam feitos financiamentos. Isto é o que está acontecendo com os equipamentos já definidos e contratados.
Em vista do que foi planejado para as novas FA`s, acredito que estas verbas serão reajustadas à medida que estes equipamentos forem incorporados à frota de cada Força.
Os soldos e aposentadorias têm nada a ver com a penúria operacional das mesmas. Isto jamais poderá ser extinto e a tendência é aumentar cada vez mais à medida que novos elementos se aposentarem. É outra história com todas as suas peculiaridades e necessidades e que terão de ser revistas, mas à parte.
Pois é...

Acho que isso é o que deveria(deverá) acontecer e espero que aconteça, porque a alternativa e as consequencias todos nós sabemos e não é legal.

Acho que existe racionalização para ser feita e GTE e afins por mais que tenham toda essa modernidade, é uma necessidade (por mais que não gostemos) e isso acontece em países grandes como o nosso. É claro que podem estar existindo exageros, mas faz parte e não sei se é isso que poe o resto da força no chão.

O que eu vejo pelas notícias é que acima de tudo estamos iniciando um período de transição de modelos e isso nunca ocorre sem problemas aqui ou ali e ajustes a serem feitos.

Pois bem... como em toda a transição é necessário se segurar para os trancos.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder