TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10546 Mensagem por orestespf » Ter Fev 17, 2009 9:27 am

Túlio escreveu:Deu pra bola: o Defesanet acaba de queimar o filme com a FAB, creio que vai levar tempo para consertar o estrago. Detalhe: a FAB, creio eu, nesses assuntos está além de 'quem está no governo'... 8-]
O estrago não é de hoje, Túlio, apenas agravou a relação entre os dois. Dias atrás o CECOMSAER realizou um encontro com vários jornalistas com a intenção de melhorar a relação com a imprensa em geral, não sei dizer se o Düring estava presente, acho que não, então...

O CECOMSAER está no seu direito de manifestar comentários repudiando os comentários duros do Düring sobre a "letargia" do Centro. Bem, o CECOMSAER erra mais ao fazer uma dura crítica ao sr. Düring ao dizer que ele é um jornalista não ético e deselegante (está claro no texto).

Não entrarei no mérito de dizer que isso é verdade ou mentira, cada um com sua sentença, mas o Brigadeiro comete uma grande gafe ao criticar um jornalista (se não me engano o Düring é engenheiro) e um veículo de informação (Defesa@Net), se esquecendo do enorme corporativismo desta categoria e logo após uma reunião que visava aproximar a Força e a mídia.

Esta Nota do CECOMSAER é, pra mim, mais uma enorme trapalhada deste grupo fabiano. Haviam duas opções após a matéria do Defesa@Net:

1) a FAB ficar em silêncio e torcer para que o site e seu proprietário se enforcassem na própria corda criada (supondo que as falas do autor não têm o menor fundamento);

2) o CECOMSAER emitir uma nota dizendo apenas o seu papel e apenas as explicações específicas sobre o FX-2, nada mais do que isso.

Mas não, o Brigadeiro optou por emitir uma nota deixando claro a sua irritação com as críticas do sr. Düring, o que é péssimo para a imagem da FAB. A "briga" entre o Defesa@Net e o CECOMSAER é semelhante a briga de putas na chuvas, onde se vê unhas quebradas, cabelos arrancados, muitas acusações mútuas e pouca coisa que presta para elevar o nível do debate. Se um errou, o outro mais ainda, ao não saber o momento de ficar calado e não saber receber críticas e nem lidar com elas.

Grande abraço, Túlio!

Orestes

PS: só carona mesmo. :wink:

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#10547 Mensagem por Corsário01 » Ter Fev 17, 2009 9:31 am

Túlio escreveu:Deu pra bola: o Defesanet acaba de queimar o filme com a FAB, creio que vai levar tempo para consertar o estrago. Detalhe: a FAB, creio eu, nesses assuntos está além de 'quem está no governo'... 8-]
É o exemplo mais claro que conheço de " Tirus nos pézisss" :wink:

Abraços,

Padilha
orestespf
Sênior
Sênior

#10548 Mensagem por orestespf » Ter Fev 17, 2009 9:41 am

helio escreveu:Orestes voce escreveu
Olá Thor,

do jeito que anda este fórum, se você aparecer com uma foto de um M-2000 do GDA, com pintura da FAB, com Magic II e S-530D sob as asas, ainda vão dizer que foi Photoshop ou que "carregar não significa estar integrado".

Esquenta não... São as "fontes de pijama", conheço bem o "perfil".

Forte abraço,

Orestes
Já que voce é uma "fonte fardada" me doga: sua comparação é infeliz pois o fato dos AMX portarem mísseis na ponta das asas não significa estar capacitado a disparar, pelo contrário é tudo vergonhosamente "fake"

Um abraço
Hélio
Olá Hélio,

não sou fonte, muito menos fardada, além disso, nem fontes tenho mais. :wink:

Quanto ao M-2000 e o AMX, não confunda (intencionalmente) alho com bugalho. Os A-1 da FAB nunca tiveram mísseis ar-ar integrados, apenas em um exercício Red Flag se fez uma adaptação para que umas poucas unidades fossem capaz de participar do mesmo. Então, sobre os A-1, estamos falando de falta de integração de certos armamentos.

Já no caso do M-2000, estes sempre tiveram o Magic II e o S-530D integrados quando operavam na França. Se estes mísseis não estiverem integrados nos nossos M-2000 significa (leitura de suas palavras) que a França não quis nos vender estes "poderosos e sofisticados" mísseis ar-ar, o que não faz o menor sentido, visto que a FAB comprou estes caças com um lote inicial de 10 S-530D e depois recebeu um segundo lote.

Por que a FAB compraria estes mísseis e erraria mais anda em um segundo lote se os caças não estiverem aptos para operá-los? Você está sugerindo que a FAB comete um crime contra a Nação ao gastar dinheiro do contribuinte com armamentos inoperantes?

Não me importa a sua fonte, "fardada" ou não, lhe disseram bobagens das grandes. Isto é muito comum neste meio, principalmente entre oficiais generais que costumam se confundir. Eu mesmo conversei com um ano passado, onde ele me disse que a MB vai produzir no País o Exocet a partir de 2014. Aí eu perguntei qual era o "block", se o II ou III, e ele me disse que o "block" é um míssil antigo dos anos 70/80, que fabricaríamos o novíssimo Exocet. Ele estava falando do MAN-1 e trocou as bolas... Este oficial general é um dos expoentes da MB atualmente, sabe muito, inteligentíssimo e muito competente, mas errou, como todo ser humano. Portanto devemos filtrar, se não fizesse isso, até hoje estaria achando que o Brasil teria uma fabrica de Exocet por volta de 2014. :wink:

Grande abraço,

Orestes

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#10549 Mensagem por helio » Ter Fev 17, 2009 9:53 am

Orestes
Não afirmei que o Brasil não recebeu os mísseis, e sim que os M2000 da FAB ainda não conseguem disparar os míssies.
Carregar mísseis em dia de portões abertos é uma coisa, aliás alguem já ouviu falar em algum M2000 que disparou mísseis em treino?Eu sei que é muito caro,mas para isto existem simuladores, mas a FAB não adquiriu simuladores do M2000!

Abraços

Hélio

Jin Jones
Sênior
Sênior

#10550 Mensagem por Jin Jones » Ter Fev 17, 2009 10:03 am

- NJ falou pelos cotovelos e a FAB por hierarquia não pode lhe chamar a atenção do "dito cujo".

- A DEFESANET expos a sua opinião sobre mais essa atrapalhada do ministro e criticou a FAB sobre a sua inercia sobre o assunto.

- FAB com esse comunicado, fez o que tinha que fazer ou seja, criticou o testo do site, independente se tinha ou não a razão, a FAB tem que rejeitar qualquer critica que seja sobre ela ou sobre o Exmo Sr. Ministro da Defesa.

E deixa rolar.....
:wink:

orestespf
Sênior
Sênior

#10551 Mensagem por orestespf » Ter Fev 17, 2009 10:05 am

helio escreveu:Orestes
Não afirmei que o Brasil não recebeu os mísseis, e sim que os M2000 da FAB ainda não conseguem disparar os míssies.
Carregar mísseis em dia de portões abertos é uma coisa, aliás alguem já ouviu falar em algum M2000 que disparou mísseis em treino?Eu sei que é muito caro,mas para isto existem simuladores, mas a FAB não adquiriu simuladores do M2000!

Abraços

Hélio
Pois é, Hélio, comprar dois lotes do mesmo míssil e não ter capacidade de dispará-los é crime, pois se joga o dinheiro do contribuinte no ralo. De duas uma, ou a FAB comete um crime contra a Nação, ou seus informantes erraram (algo natural, como já comprovei várias vezes por aí). Outro exemplo, no ano passado tive a oportunidade de visitar uma importante base do EB na região Norte, o oficial general responsável pela mesma me disse que eles tinha 6 Oto Melara em seus "estoques". Depois ele me levou lá e foi possível comprovar que eram 12, sendo que 2 estavam parados porque faltava "um pino" para prender no reboque. Ou seja, o cara não sabia o que tinha dentro da casa dele (e já tinha anos que ocupava o posto). Repito, isto acontece e nem por isso devemos sequer arranhar a competência de pessoas assim (elas têm mais com que se preocupar, acredito).

Abração,

Orestes

helio
Sênior
Sênior

#10552 Mensagem por helio » Ter Fev 17, 2009 10:07 am

orestespf escreveu:
O estrago não é de hoje, Túlio, apenas agravou a relação entre os dois. Dias atrás o CECOMSAER realizou um encontro com vários jornalistas com a intenção de melhorar a relação com a imprensa em geral, não sei dizer se o Düring estava presente, acho que não, então...

O CECOMSAER está no seu direito de manifestar comentários repudiando os comentários duros do Düring sobre a "letargia" do Centro. Bem, o CECOMSAER erra mais ao fazer uma dura crítica ao sr. Düring ao dizer que ele é um jornalista não ético e deselegante (está claro no texto).

Não entrarei no mérito de dizer que isso é verdade ou mentira, cada um com sua sentença, mas o Brigadeiro comete uma grande gafe ao criticar um jornalista (se não me engano o Düring é engenheiro) e um veículo de informação (Defesa@Net), se esquecendo do enorme corporativismo desta categoria e logo após uma reunião que visava aproximar a Força e a mídia.

Esta Nota do CECOMSAER é, pra mim, mais uma enorme trapalhada deste grupo fabiano. Haviam duas opções após a matéria do Defesa@Net:

1) a FAB ficar em silêncio e torcer para que o site e seu proprietário se enforcassem na própria corda criada (supondo que as falas do autor não têm o menor fundamento);

2) o CECOMSAER emitir uma nota dizendo apenas o seu papel e apenas as explicações específicas sobre o FX-2, nada mais do que isso.

Mas não, o Brigadeiro optou por emitir uma nota deixando claro a sua irritação com as críticas do sr. Düring, o que é péssimo para a imagem da FAB. A "briga" entre o Defesa@Net e o CECOMSAER é semelhante a briga de putas na chuvas, onde se vê unhas quebradas, cabelos arrancados, muitas acusações mútuas e pouca coisa que presta para elevar o nível do debate. Se um errou, o outro mais ainda, ao não saber o momento de ficar calado e não saber receber críticas e nem lidar com elas.

Grande abraço, Túlio!

Orestes

Orestes
Concordo plenamente com voce, muito embora o Nelson During para o bem do site não pode ficar a margem de uma das Armas.
Penso eu que o CECOMSAER das 3 armas é a mais dificil de se relacionar. Eu mesmo que sempre preferi pesquisar sobre aviação militar em relação as outras armas, senti dificuldades em algumas vezes, e senti também que para algumas mídias são extremamente atenciosos.

Um abraço

Hélio

orestespf
Sênior
Sênior

#10553 Mensagem por orestespf » Ter Fev 17, 2009 10:09 am

Jin Jones escreveu:- NJ falou pelos cotovelos e a FAB por hierarquia não pode lhe chamar a atenção do "dito cujo".

- A DEFESANET expos a sua opinião sobre mais essa atrapalhada do ministro e criticou a FAB sobre a sua inercia sobre o assunto.

- FAB com esse comunicado, fez o que tinha que fazer ou seja, criticou o testo do site, independente se tinha ou não a razão, a FAB tem que rejeitar qualquer critica que seja sobre ela ou sobre o Exmo Sr. Ministro da Defesa.

E deixa rolar.....
:wink:
Jin, a fase da "linha dura" acabou faz tempo. Assim sendo, tente evitar estas ideologias que o tempo já consumiu. :wink: :wink:

Você sabe o quanto lhe admiro e respeito, mas este seu post foi uma das maiores besteira que já li no DB desde quando entrei aqui. Se me permite, acho que foi pra lá de infeliz, não contribuiu para o debate ao sugerir que uma Força militar parta com tudo pra cima de um órgão de imprensa, que ainda é livre e democrática neste País (apesar de não concordar com o tom usado pelo Düring).

Cordialmente,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#10554 Mensagem por orestespf » Ter Fev 17, 2009 10:20 am

helio escreveu: Orestes
Concordo plenamente com voce, muito embora o Nelson During para o bem do site não pode ficar a margem de uma das Armas.
Penso eu que o CECOMSAER das 3 armas é a mais dificil de se relacionar. Eu mesmo que sempre preferi pesquisar sobre aviação militar em relação as outras armas, senti dificuldades em algumas vezes, e senti também que para algumas mídias são extremamente atenciosos.

Um abraço

Hélio
Olá Hélio,

dias atrás, quando comentava sobre estas duas matérias do Defesa@Net, eu parabenizei o Düring pela coragem e audácia. Veja, não foi de bom tom o uso de expressões duras usadas por ele, mas o que muitos aqui imaginam ser o início de um desgaste ou perda de espaço, nada mais é do que a "consolidação" de algo que não nasceu agora. O CECOMSAER convidou vários jornalistas para o tal encontro, mas vários eu não vi, entre eles o Düring. Porém me lembro de ter visto o Carlos Lorch lá, um bom jornalista, mas que tem o hábito de escrever sobre a FAB que ele vê/gostaria e não a que existe. Pra mim esta reunião é "sintomática"...

Se por um lado o Düring errou pelos excessos, tom ou até mesmo acidez de suas matérias, piorando a relação entre seu veículo e a FAB, por outro ele ganhou autonomia para mostrar o "outro lado" da Força. No fundo estou convencido que perdem ambos, FAB e Defesa@Net, eles deveriam sentar e conversar como pessoas civilizadas e não ficar usando de matérias e notas para cutucarem-se mutualmente.

Agora, o CECOMSAER dizer para o Düring ir buscar informações no MD é no mínimo uma piada, pois claramente ele não queria saber sobre as falas do ministro, mas sim sobre os reflexos dentro da FAB em relação a tal notícia bombástica. Ou seja, os cara nem jogo de cintura têm. rsrsrs

Grande abraço,

Orestes

helio
Sênior
Sênior

#10555 Mensagem por helio » Ter Fev 17, 2009 10:40 am

Orestes
Novamente estou em pleno acordo com as suas colocações

Abraços
Hélio

orestespf
Sênior
Sênior

#10556 Mensagem por orestespf » Ter Fev 17, 2009 10:45 am

helio escreveu:Orestes
Novamente estou em pleno acordo com as suas colocações

Abraços
Hélio
[009] [009]

usskelvin
Sênior
Sênior

#10557 Mensagem por usskelvin » Ter Fev 17, 2009 11:05 am

A imprensa não tem que ser boa, tem que ser livre, e pelo que entendi o Defesanet tinha que fazer aquilo mesmo, coisa que as outras se omitiram em fazer, jornalista não tem que sabonetar pra autoridade pública, tem é que cobrar os mesmos e mostrar para nós o que esta acontecendo, não pura e simplesmente vender sua opinião.

É o mesmo caso da criminosa OAB, como podem eles dizerem que embora tenham provas para poder pedir o impeachemnt de um presidente, não fazer o mesmo; ora bolas isso é prevaricação, e os jornalistas tb podem ser acusados do mesmo.

Parabéns ao defesanet, se a FAB tem algum problema com o que esta la, que solicite uma conversa com seu MD.

Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
PRick

#10558 Mensagem por PRick » Ter Fev 17, 2009 11:36 am

caixeiro escreveu:Prick outro dia eu que moro na Bahia (mais sou carioca), escutei um "Politico Local" anunciando um novo empreendimento para o Estado da Bahia (Governada pelo PT), a vinda de uma "Fabrica de Avioes Franceses' que teriam sido comprados pelo Brasil, Prick rpz vc que anda olhando os noticiosos Franceses sabe de alguma noticia de visita dos Croacantes a boa terrinha ?

Abracos Elcio Caixeiro.

PS: Para os outros, essas coisas saem e do Palacio (PT) ja prometeram ate a fabrica.

Olha não sei de nada não. Acho que esse cara escutou o galo cantar, mas não sabe onde. :wink:

[]´s

PRick

#10559 Mensagem por PRick » Ter Fev 17, 2009 11:43 am

orestespf escreveu:

Grande abraço, Túlio!

Orestes

A Nota Oficial foge ao tom normal desse tipo de resposta, em geral, se dá um tom frio e não personalizado, apesar da resposta dirigida, a impressão que se tem, é que tocaram em alguma ferida, se sentiram agredidos.

Nisso tudo, parece que o Jornalismo tipo Revista VEJA está fazendo escola, sempre com um tom agressivo, por vezes caluniador, irresponsável e leviano, é certo que a matéria do Defesanet não chega perto dos colunistas da Veja, mas é incomum para os Jornalistas especializados da área.

[]´s

PRick

#10560 Mensagem por PRick » Ter Fev 17, 2009 12:53 pm

orestespf escreveu:
helio escreveu:Orestes voce escreveu
Olá Thor,

do jeito que anda este fórum, se você aparecer com uma foto de um M-2000 do GDA, com pintura da FAB, com Magic II e S-530D sob as asas, ainda vão dizer que foi Photoshop ou que "carregar não significa estar integrado".

Esquenta não... São as "fontes de pijama", conheço bem o "perfil".

Forte abraço,

Orestes
Já que voce é uma "fonte fardada" me doga: sua comparação é infeliz pois o fato dos AMX portarem mísseis na ponta das asas não significa estar capacitado a disparar, pelo contrário é tudo vergonhosamente "fake"

Um abraço
Hélio
Olá Hélio,

não sou fonte, muito menos fardada, além disso, nem fontes tenho mais. :wink:

Quanto ao M-2000 e o AMX, não confunda (intencionalmente) alho com bugalho. Os A-1 da FAB nunca tiveram mísseis ar-ar integrados, apenas em um exercício Red Flag se fez uma adaptação para que umas poucas unidades fossem capaz de participar do mesmo. Então, sobre os A-1, estamos falando de falta de integração de certos armamentos.

Já no caso do M-2000, estes sempre tiveram o Magic II e o S-530D integrados quando operavam na França. Se estes mísseis não estiverem integrados nos nossos M-2000 significa (leitura de suas palavras) que a França não quis nos vender estes "poderosos e sofisticados" mísseis ar-ar, o que não faz o menor sentido, visto que a FAB comprou estes caças com um lote inicial de 10 S-530D e depois recebeu um segundo lote.

Por que a FAB compraria estes mísseis e erraria mais anda em um segundo lote se os caças não estiverem aptos para operá-los? Você está sugerindo que a FAB comete um crime contra a Nação ao gastar dinheiro do contribuinte com armamentos inoperantes?

Não me importa a sua fonte, "fardada" ou não, lhe disseram bobagens das grandes. Isto é muito comum neste meio, principalmente entre oficiais generais que costumam se confundir. Eu mesmo conversei com um ano passado, onde ele me disse que a MB vai produzir no País o Exocet a partir de 2014. Aí eu perguntei qual era o "block", se o II ou III, e ele me disse que o "block" é um míssil antigo dos anos 70/80, que fabricaríamos o novíssimo Exocet. Ele estava falando do MAN-1 e trocou as bolas... Este oficial general é um dos expoentes da MB atualmente, sabe muito, inteligentíssimo e muito competente, mas errou, como todo ser humano. Portanto devemos filtrar, se não fizesse isso, até hoje estaria achando que o Brasil teria uma fabrica de Exocet por volta de 2014. :wink:

Grande abraço,

Orestes
Pois é,

Aqui Orestes tenho muitas divergências com sua opinião, e sou totalmente contrário a conduta do Helio. Vamos analisar o que se falou:

1- Orestes você acha normal um comandante de Base não saber a quantidade de material que tem? Ou mesmo conhecer esse material? Como você, já ouvi gente da MB dizendo que as Fragatas da Classe Niterói são de projeto e fabricação dos EUA, a verdade é que boa parte dos oficiais de nossas FA´s não conhece o material bélico que opera, suas características, história, fabricante, nada. A isso só posso dizer uma coisa, não existe cultura operacional, eles estão servindo a uma corporação, e assim se movem, é claro me refiro especificamente a esses oficiais. Por vezes gente já chegou para mim e falou; consigo melhores informações técnicas com os cabos e sargentos do que com os oficiais. Minha opinião aqui é, esse fato é lamentável;

2- Seguindo o mesmo padrão, a FAB, antes do ano de 2000, nunca havia disparado um míssil ar-ar dentro de um polígono de tiro, pelo que tenho conhecimento, nem mesmo sem o polígono, na verdade o único míssil BVR operado pela força em toda sua história até o século passado era R530 e o único míssil IR até a compra dos P-III da Rafael, era o totalmente obsoleto AIM-9B. Aí o Sr. Hélio vem querer dizer que o S-530D não está operacional com o M-2000C, sendo que este míssil abateu, e foi o ÚNICO até hoje, mais de um F-14, o caça mais temido na história da US Navy, tido como símbolo da vanguardar tecnológica no mundo, é isso se deu em 1988, disparado pelo radar Cirano IV modificado, um radar que não foi feito para operar o S530D, e depois vem gente(funtes) dizer que o mesmo não está integrado ao M-2000C! E ainda mais se isso partiu de gente de "pijama", que comandou a FAB quando não sabiam mesmo a diferença entre míssil e foguete! E ainda vem me falar em legitimidade, tenham a santa paciência, se isso partiu de um Brigadeiro da reserva, é caso de retirada dos quadros da reserva, trata-se de um civil que caiu dentro da reserva da FAB!

3- E não me venham dizer que os F-14 foram abatidos porque eram iranianos que os pilotavam, porque do outro lado eram pilotados por iraquianos, sem dúvida os piores do Oriente Médio;

4- Oras os EUA jamais forneceram para o Brasil nenhuma aeronave capaz de disparar mísseis BVR´s, na verdade, negaram a única tentativa que a FAB fez nessa direção, quando tentaram comprar F-4;

5- Aí o Hélio fala, ora porque a FAB não disparou nenhum S530D? Ora a FAB não tem cultura operacional de testar as armas que compra, nunca testou na sua história nenhum míssil BVR até uns 03 anos atrás, quando pegou o lote da Denel de R-Darter;

6- Então qual é a legitimidade de qualquer comandante da FAB, já aposentado, que viveu numa época que a FAB não lançava nenhum míssil, na verdade nem tinha um míssil ativo, para falar sobre mísseis integrados ou não? A FAB passou uns 10 anos tendo apenas AIM-9B como míssil, porque os poucos R530 comprados já tinham perdido a validade, ou os radares dos M-3 estavam inoperantes;

7- Aí por último vem querer culpar os franceses porque a FAB não quis fazer uma modernização nos M-3, querendo que os mesmo dessem apoio a radares Cyrano II já no final da década de 1980. Do mesmo modo queria operar F-5 com eletrônica de 1970, e a culpa recaí por cima dos fornecedores!? Dar assistência a peças de museu, não é tarefa de qualquer industria, afinal eles já não são santos mesmo, mas coisa de restauradores;

8- Olha os últimos 50 anos de nossas FA´s, podem ser resumidos assim; com honrosas exceções, elas viveram de fazer política interna ou para dentro de sua corporação, a palavra operacionalidade era, e é desconhecida por boa parte do pessoal de nossas FA´s, a MB é a melhor na área, talvez por razões ainda desconhecidas, o resto tem muito chão pela frente, a lado positivo é que as coisas tem caminhado rápido na última década.

[]´s

Responder