orestespf escreveu:helio escreveu:Orestes voce escreveu
Olá Thor,
do jeito que anda este fórum, se você aparecer com uma foto de um M-2000 do GDA, com pintura da FAB, com Magic II e S-530D sob as asas, ainda vão dizer que foi Photoshop ou que "carregar não significa estar integrado".
Esquenta não... São as "fontes de pijama", conheço bem o "perfil".
Forte abraço,
Orestes
Já que voce é uma "fonte fardada" me doga: sua comparação é infeliz pois o fato dos AMX portarem mísseis na ponta das asas não significa estar capacitado a disparar, pelo contrário é tudo vergonhosamente "fake"
Um abraço
Hélio
Olá Hélio,
não sou fonte, muito menos fardada, além disso, nem fontes tenho mais.
Quanto ao M-2000 e o AMX, não confunda (intencionalmente) alho com bugalho. Os A-1 da FAB nunca tiveram mísseis ar-ar integrados, apenas em um exercício Red Flag se fez uma adaptação para que umas poucas unidades fossem capaz de participar do mesmo. Então, sobre os A-1, estamos falando de falta de integração de certos armamentos.
Já no caso do M-2000, estes sempre tiveram o Magic II e o S-530D integrados quando operavam na França. Se estes mísseis não estiverem integrados nos nossos M-2000 significa (leitura de suas palavras) que a França não quis nos vender estes "poderosos e sofisticados" mísseis ar-ar, o que não faz o menor sentido, visto que a FAB comprou estes caças com um lote inicial de 10 S-530D e depois recebeu um segundo lote.
Por que a FAB compraria estes mísseis e erraria mais anda em um segundo lote se os caças não estiverem aptos para operá-los? Você está sugerindo que a FAB comete um crime contra a Nação ao gastar dinheiro do contribuinte com armamentos inoperantes?
Não me importa a sua fonte, "fardada" ou não, lhe disseram bobagens das grandes. Isto é muito comum neste meio, principalmente entre oficiais generais que costumam se confundir. Eu mesmo conversei com um ano passado, onde ele me disse que a MB vai produzir no País o Exocet a partir de 2014. Aí eu perguntei qual era o "block", se o II ou III, e ele me disse que o "block" é um míssil antigo dos anos 70/80, que fabricaríamos o novíssimo Exocet. Ele estava falando do MAN-1 e trocou as bolas... Este oficial general é um dos expoentes da MB atualmente, sabe muito, inteligentíssimo e muito competente, mas errou, como todo ser humano. Portanto devemos filtrar, se não fizesse isso, até hoje estaria achando que o Brasil teria uma fabrica de Exocet por volta de 2014.
Grande abraço,
Orestes
Pois é,
Aqui Orestes tenho muitas divergências com sua opinião, e sou totalmente contrário a conduta do Helio. Vamos analisar o que se falou:
1- Orestes você acha normal um comandante de Base não saber a quantidade de material que tem? Ou mesmo conhecer esse material? Como você, já ouvi gente da MB dizendo que as Fragatas da Classe Niterói são de projeto e fabricação dos EUA, a verdade é que boa parte dos oficiais de nossas FA´s não conhece o material bélico que opera, suas características, história, fabricante, nada. A isso só posso dizer uma coisa, não existe cultura operacional, eles estão servindo a uma corporação, e assim se movem, é claro me refiro especificamente a esses oficiais. Por vezes gente já chegou para mim e falou; consigo melhores informações técnicas com os cabos e sargentos do que com os oficiais. Minha opinião aqui é, esse fato é lamentável;
2- Seguindo o mesmo padrão, a FAB, antes do ano de 2000, nunca havia disparado um míssil ar-ar dentro de um polígono de tiro, pelo que tenho conhecimento, nem mesmo sem o polígono, na verdade o único míssil BVR operado pela força em toda sua história até o século passado era R530 e o único míssil IR até a compra dos P-III da Rafael, era o totalmente obsoleto AIM-9B. Aí o Sr. Hélio vem querer dizer que o S-530D não está operacional com o M-2000C, sendo que este míssil abateu, e foi o ÚNICO até hoje, mais de um F-14, o caça mais temido na história da US Navy, tido como símbolo da vanguardar tecnológica no mundo, é isso se deu em 1988, disparado pelo radar Cirano IV modificado, um radar que não foi feito para operar o S530D, e depois vem gente(funtes) dizer que o mesmo não está integrado ao M-2000C! E ainda mais se isso partiu de gente de "pijama", que comandou a FAB quando não sabiam mesmo a diferença entre míssil e foguete! E ainda vem me falar em legitimidade, tenham a santa paciência, se isso partiu de um Brigadeiro da reserva, é caso de retirada dos quadros da reserva, trata-se de um civil que caiu dentro da reserva da FAB!
3- E não me venham dizer que os F-14 foram abatidos porque eram iranianos que os pilotavam, porque do outro lado eram pilotados por iraquianos, sem dúvida os piores do Oriente Médio;
4- Oras os EUA jamais forneceram para o Brasil nenhuma aeronave capaz de disparar mísseis BVR´s, na verdade, negaram a única tentativa que a FAB fez nessa direção, quando tentaram comprar F-4;
5- Aí o Hélio fala, ora porque a FAB não disparou nenhum S530D? Ora a FAB não tem cultura operacional de testar as armas que compra, nunca testou na sua história nenhum míssil BVR até uns 03 anos atrás, quando pegou o lote da Denel de R-Darter;
6- Então qual é a legitimidade de qualquer comandante da FAB, já aposentado, que viveu numa época que a FAB não lançava nenhum míssil, na verdade nem tinha um míssil ativo, para falar sobre mísseis integrados ou não? A FAB passou uns 10 anos tendo apenas AIM-9B como míssil, porque os poucos R530 comprados já tinham perdido a validade, ou os radares dos M-3 estavam inoperantes;
7- Aí por último vem querer culpar os franceses porque a FAB não quis fazer uma modernização nos M-3, querendo que os mesmo dessem apoio a radares Cyrano II já no final da década de 1980. Do mesmo modo queria operar F-5 com eletrônica de 1970, e a culpa recaí por cima dos fornecedores!? Dar assistência a peças de museu, não é tarefa de qualquer industria, afinal eles já não são santos mesmo, mas coisa de restauradores;
8- Olha os últimos 50 anos de nossas FA´s, podem ser resumidos assim; com honrosas exceções, elas viveram de fazer política interna ou para dentro de sua corporação, a palavra operacionalidade era, e é desconhecida por boa parte do pessoal de nossas FA´s, a MB é a melhor na área, talvez por razões ainda desconhecidas, o resto tem muito chão pela frente, a lado positivo é que as coisas tem caminhado rápido na última década.
[]´s