F A R C

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: F A R C

#496 Mensagem por Plinio Jr » Qua Abr 09, 2008 4:41 pm

Clermont escreveu:Deve ser bom mesmo, esse negócio de ter dupla nacionalidade. Agora entendo porque a patroa do Inácio da Silva foi correndo atrás da nacionalidade italiana.

Vejam só, o governo da França mandar um avião todinho, somente pra atender um indivíduo. Se eu fosse cidadão francês, eu ia cobrar do governo essa despesa toda. Será que não há cidadãos franceses, inteiros e não meio-franceses, que precisem de assistência, dentro da própria França?

Lamento a situação desta senhora, mais uma vítima da loucura esquerdista latino-americana, mas sempre me desagradou a posição desse governo francês Sarkozy, de se intrometer nos assuntos internos colombianos e, pior ainda, ficar pressionando o governo colombiano a negociar com bandidos terroristas. Apenas porque a vítima tem cidadania francesa.

E o estranho é que o atual governo francês é de direita. Se fosse de esquerda, até dava pra entender. Mas não sendo, eu esperaria dele um pouquinho mais de realismo político. E esse exige que se apoie o governo da Colômbia, e não que se tente minar sua autoridade interna, forçando-o a negociar com insurretos.

Nesses casos, a conveniência ou não da negociação, repousa, tão somente, com o governo do país. E esse não pode ser pressionado, ainda mais por países aliados que tenham interessem em sua manutenção.

Realmente, o que fazer, se amanhã, guerrilheiros marxistas paraguaios, que odeiam todos os brasileiros, seqüestrassem a Juliana Paes e a Luana Piovani? Isso com a intenção de prejudicar um governo em Assunção, que seja amistoso para com o Brasil. Que deveria fazer um governante no Palácio da Planalto? Deveria usar o poder e a influência do Brasil para forçar o governo amigo a se humilhar e se enfraquecer, cedendo aos terroristas marxistas, para salvar os traseiros das duas vítimas brasileiras? Ou deveria considerar que a manutenção de aliados em Assunção, seria de interesse vital para o Brasil, custe o que custasse?

Então, ou os traseiros da Juliana e da Luana, ou os interesses estratégicos do Brasil? O que escolher?
Belo post Clermont...

Baum...eu diria que o traseiro da Luana está bem rodado.... :twisted: :twisted:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: F A R C

#497 Mensagem por Kratos » Qua Abr 09, 2008 9:53 pm

Que bosta é essa? Desde quando o que eu disse é declaração lamentável? A própria polícia do paraguai fez uma mega apreensão de armamentos (dezenas de fuzis, ano passado) que seriam traficados pra diversos destinos, o principal deles o Brasil.

Vocês deviam checar os fatos antes de ficar passando a faca indiscriminadamente nos meus posts.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F A R C

#498 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 09, 2008 11:12 pm

Não vou repetir o que você escreveu. E não foi isso que você escreveu acima. Se fosse isso, estava tudo bem.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: F A R C

#499 Mensagem por Edu Lopes » Qui Abr 17, 2008 10:33 am

Ex-membro revela detalhes da guerrilha

CÓMBITA (Colômbia) - Depois de manifestar arrependimento mais de seis anos depois, o ex-guerrilheiro Nolberto Uni, um dos seqüestradores da ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, que hoje cumpre pena em uma prisão de segurança máxima, revelou também detalhes sobre o funcionamento da guerrilha.

Segundo conta em carta enviada ao presidente da França Nicolas Sarkosy, o seqüestro da franco-colombiana foi puro acaso. Uni, de 36 anos, disse ainda lamentar o papel que exerceu no rapto da ex-candidata. "Sinto remorso", disse. "A família - sua mãe, seus filhos, seu marido - um monte de gente está sofrendo", diz na carta pedindo desculpas pelo ocorrido.

Conforme narra, em 23 de fevereiro de 2002, Ingrid viajava num jipe fazendo campanha eleitoral. Uni era então combatente das Farc e guardava um posto de controle da guerrilha numa estrada rural deserta. "A ordem era deter todos os políticos de estatura nacional". O fato de Betancourt, hoje uma das figuras políticas mais conhecidas da Colômbia, passasse por ali "foi uma coincidência".

Em seguida detalha a situação no cativeiro e os motivos da sua decisão de abandonar as Farc em 2003. De acordo com o ex-guerrilheiro, Betancourt é mantida sob rigorosa vigilância junto com cerca de três dezenas de outros reféns de alta visibilidade, incluindo prestadores de serviços de defesa norte-americanos.

O ex-rebelde diz que na ocasião do seqüestro Ingrid Betancourt pensou em princípio que os guerrilheiros uniformizados que pararam seu veículo fossem soldados. Depois de falar pelo rádio com seu comandante para informar sua captura e de sua assistente Clara Rojas, Uni informou à ex-candidata que ela estava sendo detida. "O rosto dela mudou de cor", diz ele na carta. "Ela não falou nada".

Naquele momento, conforme narra, um guerrilheiro pisou numa mina terrestre, que arrancou seu pé. Só então, Rojas e Betancourt se deram conta do que estava acontecendo. Seu bloco das Farc manteve Betancourt e Rojas por oito ou nove meses. "Ela era vigiada por 20 ou 30 guerrilheiros", continua Uni. "Um dia, às 5 horas da manhã, elas escaparam". A fuga durou apenas meio dia até que os guerrilheiros as encontraram e as levaram de volta ao acampamento. "Foi então que os pés delas foram presos por correntes", conta ele.

Criado numa região pobre no Sul da Colômbia, Uni disse que se juntou aos guerrilheiros aos 15 anos por falta de perspectivas. Ele ascendeu na hierarquia da insurgência, tornando-se parte da unidade de segurança do líder máximo dos guerrilheiros, Manuel Marulanda, mais conhecido como Tirofijo. Mas diz que se cansou da vida nas Farc, ao perceber que o grupo tinha abandonando suas raízes ideológicas e estava se tornando muito preso a normas.

"Você poderia enfrentar um julgamento se bebesse duas cervejas, ou engravidasse sua parceira", revela. Em 2003, Uni diz que fugiu com outros seis guerrilheiros. "Se desertar, você está morto. As Farc tornam-se suas inimigas não apenas por um ou dois anos, mas para sempre", assegura. Uni acha inclusive que, em retaliação, as Farc executaram seu irmão e um colega rebelde.

O ex-rebelde diz que se entregou às autoridades colombianas e começou vida nova em Bogotá como guerrilheiro desmobilizado. Mas omitiu seu envolvimento no seqüestro de Ingrid Betancourt e Clara Rojas, essa última libertada pelas Farc no início deste ano. Contudo, foi delatado por um colega guerrilheiro e rapidamente condenado pelos crimes a uma sentença de 34 anos, que cumpre numa prisão de segurança máxima na cidade da região central de Cómbita.

Para libertar os reféns, as Farc querem um zona desmilitarizada temporária e a libertação de centenas de rebeldes presos. O sofrimento de Ingrid Betancourt se transformou numa causa célebre na França. No começo deste mês, Sarkozy lançou uma missão humanitária para tratar de sua saúde ou resgatá-la depois que receber informações de que seu estado era grave. Mas a delegação voltou depois que os líderes da Farc disseram que não soltariam mais reféns unilateralmente e que somente trocariam Betancourt e outros cativos em troca de rebeldes presos na Colômbia e nos Estados Unidos.

Fonte: http://www.tribunadaimprensa.com.br/not ... nacional06




ImagemImagem
Bothrops
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 1:37 pm
Localização: Pelotas

Re: F A R C

#500 Mensagem por Bothrops » Qui Abr 17, 2008 7:27 pm

jauro escreveu:JB 23 11 06

As Farc prometem respeitar soberania do Brasil



RIO - Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) felicitaram o presidente Lula e se comprometeram a respeitar a soberania territorial do país. Na nota, a guerrilha colombiana classificou a reeleição do presidente Lula como "uma lição de soberania popular, em uma manifestação clara de rejeição a velhas formas de governo que imperaram durante anos".

Na declaração, assinada por Raúl Reyes, integrante do Comando Central das Farc e chefe da Comissão Internacional, os guerrilheiros prometeram se manter "restritos à Política de Fronteiras, fazendo da boa vizinhança a razão para respeitar sua soberania territorial e, da fronteira de 1.645 km, um lugar de pacífica convivência entre os dois povos".



O E SP 24 11 06
Farc saúdam vitória e pedem apoio



Em longa carta dirigida ao Palácio do Planalto, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) saudaram ontem a vitória do presidente Lula em outubro e pediram apoio à sua causa. Hoje com 17.000 homens e de olho em uma pesquisa segundo a qual 70% dos colombianos querem o fim da guerra civil, o grupo diz contar 'com o apoio do governo e do povo do Brasil, assim como dos demais países vizinhos', na sua esperança 'de fazer prevalecer a força da razão sobre a razão da força' na Colombia. A nação, segundo o signatário do texto, o líder guerrilheiro Raul Reyes, está 'necessitado como nunca de um governo que a reconcilie e reconstrua'.

Como pano de fundo, a mensagem do grupo - divulgada também em seu site na internet - ocorre num momento em que Colômbia e EUA continuam atuando juntos no combate às organizações esquerdistas do continente. Reyes queixa-se de que 'não existem vontade política nem gestos concretos nos governantes de turno que deixem entrever a possibilidade de troca de prisioneiros nem a retomada do diálogo'.

Em outro trecho, as Farc prometem não criar problemas na fronteira: 'Manifestamos nossa disposição de nos manter firmes em nossa política de fronteiras, fazendo da boa vizinhança a razão para respeitar sua soberania territorial e da fronteira de 1.645 quilômetros um lugar de pacífica convivência entre os dois povos'.




Que gracinha esta declaração das FARCs. O hitler disse a mesma coisa...
Estão equivocados conosco. Macaco velho não se agarra em galho podre...
A questão não é se vão invadir ou não, a questão é: quando começarão a receber suprimentos das ONGs que atuam no Brasil.
[004]




Num tá morto quem peleia!!
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: F A R C

#501 Mensagem por Kratos » Sex Abr 18, 2008 10:59 am

Bothrops escreveu:
jauro escreveu:JB 23 11 06

As Farc prometem respeitar soberania do Brasil



RIO - Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) felicitaram o presidente Lula e se comprometeram a respeitar a soberania territorial do país. Na nota, a guerrilha colombiana classificou a reeleição do presidente Lula como "uma lição de soberania popular, em uma manifestação clara de rejeição a velhas formas de governo que imperaram durante anos".

Na declaração, assinada por Raúl Reyes, integrante do Comando Central das Farc e chefe da Comissão Internacional, os guerrilheiros prometeram se manter "restritos à Política de Fronteiras, fazendo da boa vizinhança a razão para respeitar sua soberania territorial e, da fronteira de 1.645 km, um lugar de pacífica convivência entre os dois povos".



O E SP 24 11 06
Farc saúdam vitória e pedem apoio



Em longa carta dirigida ao Palácio do Planalto, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) saudaram ontem a vitória do presidente Lula em outubro e pediram apoio à sua causa. Hoje com 17.000 homens e de olho em uma pesquisa segundo a qual 70% dos colombianos querem o fim da guerra civil, o grupo diz contar 'com o apoio do governo e do povo do Brasil, assim como dos demais países vizinhos', na sua esperança 'de fazer prevalecer a força da razão sobre a razão da força' na Colombia. A nação, segundo o signatário do texto, o líder guerrilheiro Raul Reyes, está 'necessitado como nunca de um governo que a reconcilie e reconstrua'.

Como pano de fundo, a mensagem do grupo - divulgada também em seu site na internet - ocorre num momento em que Colômbia e EUA continuam atuando juntos no combate às organizações esquerdistas do continente. Reyes queixa-se de que 'não existem vontade política nem gestos concretos nos governantes de turno que deixem entrever a possibilidade de troca de prisioneiros nem a retomada do diálogo'.

Em outro trecho, as Farc prometem não criar problemas na fronteira: 'Manifestamos nossa disposição de nos manter firmes em nossa política de fronteiras, fazendo da boa vizinhança a razão para respeitar sua soberania territorial e da fronteira de 1.645 quilômetros um lugar de pacífica convivência entre os dois povos'.




Que gracinha esta declaração das FARCs. O hitler disse a mesma coisa...
Estão equivocados conosco. Macaco velho não se agarra em galho podre...
A questão não é se vão invadir ou não, a questão é: quando começarão a receber suprimentos das ONGs que atuam no Brasil.
[004]
Eu chuto que já estão recebendo dinheiro, afinal, não existe controle sobre o dinheiro ENTREGADO à essas ONGs.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: F A R C

#502 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 18, 2008 12:57 pm

Pensam que somos otários...até parece que acredito na palavra de bandido...ops...¨guerrilheiro¨... :roll: :roll:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: F A R C

#503 Mensagem por Tigershark » Sex Abr 25, 2008 9:44 am

Globo

Assunto: O Mundo
Título: 1e Rondônia afirma que Farc treinam brasileiros
Data: 25/04/2008
Crédito:

Secretário-adjunto de Segurança acusa Liga dos Camponeses Pobres de ligação com guerrilheiros
BRASÍLIA. Em audiência ontem na Comissão de Agricultura da Câmara, o secretário-adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania Pública de Rondônia, Cezzar Pizzano, afirmou que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o grupo peruano Sendero Luminoso dão orientação e treinamento à Liga dos Camponeses Pobres (LCP), movimento que atua estado. A Liga, diz o secretário, tem caráter de guerrilha e de movimento paramilitar. O dirigente da Liga, Nilo Hallack, negou que haja caráter paramilitar nas ações do grupo e disse que acusações desse tipo têm por objetivo enfraquecer a luta dos camponeses por terra.

Segundo Pizzano, a LCP nasceu em Minas Gerais, mas espalhou-se por estados como Pará e Rondônia, e descende de movimentos de esquerda dos anos 60 e 70.

- Não tenho dúvida de que eles (Farc e Sendero Luminoso) recrutam e preparam pessoas no Brasil todo. Temos um serviço de inteligência, e apuramos, mas não há comprovação de repasse de recursos. Encontramos também muitos panfletos na Liga que fazem alusão ao treinamento - disse Pizzano, em entrevista após a audiência.

O secretário entregou documentos e vídeos à comissão, feitos desde 1998, para mostrar treinamento de guerrilha, apreensão de duas metralhadores e material ideológico. Foram feitas também acusações de assassinatos e execuções que teriam sido praticados por membros da Liga. O secretário citou o nome do comandante Bernal, segundo ele ligado às Farc, que estaria na região para treinar brasileiros e que teve os movimentos monitorados pela polícia.

- A ação da Liga, com certeza, preocupa. Deixamos o alerta ao governo federal, de que é preciso uma reação conjunta. O tráfico do Rio começou pequeno, assim como as Farc, o Sendero. Não podemos deixar isso se estender - disse o secretário, acrescentando: - Muitos dissidentes do movimento não suportaram e deixaram a Liga. Eles disseram que há treinamento.

Colômbia vai protestar contra declaração de Correa
Hallack, no entanto, negou que o movimento tenha caráter paramilitar. Segundo ele, as fotos - divulgadas pela imprensa e reapresentadas pelos representantes de segurança de Rondônia -, nas quais integrantes da Liga aparecem com armas e como se estivessem num treinamento militar, foram tiradas durante uma apresentação teatral em homenagem aos 30 anos da morte de Che Guevara.
A Colômbia vai enviar uma nota de protesto a Quito devido às declarações do presidente equatoriano, Rafael Correa, de que reconheceria as Farc como força beligerante caso a guerrilha abandonasse os seqüestros e ataques terroristas. A declaração também foi criticada pelo presidente Alvaro Uribe que, sem citar Correa, classificou-a de "atentado à democracia".




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: F A R C

#504 Mensagem por Kratos » Sex Abr 25, 2008 10:50 am

O é estrahnho que nenhum outro grande veículo de mídia (como a TV) deu voz à essas denúncias publicadas pelo IstoÉ.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: F A R C

#505 Mensagem por jauro » Ter Abr 29, 2008 1:02 pm

Confidencial - Aziz Ahmed (J COMMÉRCIO)

Jobim assume de fato e de direito



As Forças Armadas, em continência, perfilam-se ao comando do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A tropa credita à sua persistência e poder de persuasão o aumento do soldo dos militares, na média percentual de 47%, variando do recorde histórico de 137,8% para os recrutas e 35,5% para os generais. Ontem, em Bogotá, Jobim marcou mais um ponto, ao ratificar advertência, feita há 20 dias, de que, se as Farc tentarem entrar no Brasil, 'serão recebidas a bala'. No caso do reajuste salarial da classe fardada, o ministro levou o presidente Lula a render-se a argumentos inquestionáveis, como o de que um agente carcerário do Distrito Federal ganha mais que um general do Exército. A partir de agora, nem tanto. E mais: após resguardar distância do episódio envolvendo as críticas do general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, à política indigenista do Governo, acertou novamente no alvo ao interpretar o sentimento das Forças Armadas brasileiras sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Os sites de militares, que não poupavam críticas ao ministro, agora são só elogios.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5319
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 218 vezes
Agradeceram: 527 vezes

Re: F A R C

#506 Mensagem por delmar » Ter Abr 29, 2008 1:42 pm

jauro escreveu:Confidencial - Aziz Ahmed (J COMMÉRCIO)

Jobim assume de fato e de direito



As Forças Armadas, em continência, perfilam-se ao comando do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A tropa credita à sua persistência e poder de persuasão o aumento do soldo dos militares, na média percentual de 47%, variando do recorde histórico de 137,8% para os recrutas e 35,5% para os generais. Ontem, em Bogotá, Jobim marcou mais um ponto, ao ratificar advertência, feita há 20 dias, de que, se as Farc tentarem entrar no Brasil, 'serão recebidas a bala'. No caso do reajuste salarial da classe fardada, o ministro levou o presidente Lula a render-se a argumentos inquestionáveis, como o de que um agente carcerário do Distrito Federal ganha mais que um general do Exército. A partir de agora, nem tanto. E mais: após resguardar distância do episódio envolvendo as críticas do general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, à política indigenista do Governo, acertou novamente no alvo ao interpretar o sentimento das Forças Armadas brasileiras sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Os sites de militares, que não poupavam críticas ao ministro, agora são só elogios.
Pela Internet li jornais colombianos. Pegou muito bem por lá a declaração do nosso MD. Os colombianos consideraram ela como um apoio claro do Brasil à politica de combate às FARC. Colocaram ainda como sendo um exemplo de bom vizinho, ao contrário dos pérfidos governos equatoriano e venezuelano. Estamos bem na foto por lá.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: F A R C

#507 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 29, 2008 1:50 pm

Esta declaração,antes de tudo,é uma preocupação com a garantia de nossa integridade territorial,que serviu bem para o momento da visita à Colombia.Não podemos esquecer da formação política do NJ.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: F A R C

#508 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 30, 2008 3:56 pm

Reportagem da Aljazeera English

Ecuador's army hunts Farc fighters - 29 Apr 08





"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: F A R C

#509 Mensagem por Tigershark » Qui Mai 01, 2008 2:18 pm

01/05/2008 - 13h55 - Atualizado em 01/05/2008 - 14h00

Venezuela pede ajuda das Farc para se defender dos EUA, diz jornal
Da EFE



Miami, 1 mai (EFE).- O Governo venezuelano pediu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que "compartilhem sua experiência em guerrilha" diante de uma eventual "invasão americana", afirmou hoje o jornal "Miami Herald".



A informação foi publicada no diário junto com uma série de documentos que teriam sido encontrados em um computador que pertencia ao guerrilheiro "Raúl Reyes", um dos líderes das Farc e morto em 1º de março último.



Em uma das cerca de 15 mensagens eletrônicas agora reveladas, uma pessoa que assina como "Ivan" indica ao comando das Farc que a "solicitação de cooperação militar" teve origem no "ministro do Interior da Venezuela, Ramón Rodríguez Chacín", ainda de acordo com o "Miami Herald".



Um membro de alto escalão do Estado colombiano, e que pediu para não ser identificado, teria afirmado ao jornal que "Ivan" seria "Ivan Márquez", um dos líderes das Farc e quem, segundo Bogotá, era contato direto do grupo rebelde na Venezuela, e não "Raúl Reyes".



Chacín "indagou sobre a possibilidade de nossa experiência em guerrilha ser transmitida", afirma - segundo o "Miami Herald" - uma mensagem assinada por "Ivan" e datada de 14 de novembro de 2007.



"Querem modalidade operacional, explosivos, cátedra bolivariana, acampamentos na selva, emboscadas, logística, mobilidade", acrescentaria "Ivan", que explica que tudo isso estaria sendo feito "em resposta à possibilidade de uma invasão dos Estados Unidos".



O diário diz ter tentado localizar Chacín, e que não conseguiu seu objetivo.



Funcionários do Governo colombiano explicaram ao "Miami Herald" que os documentos divulgados foram armazenados depois da operação militar contra um acampamento das Farc no Equador, e na qual Reyes foi morto. EFE




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: F A R C

#510 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 01, 2008 4:28 pm

Nem vou comentar. :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder