Parece que a situação criada por essas gigantescas favelas e a situação dos presos está "blindada" por uma legislação politicamente correcta.
Certo?
Certo. Em grande parte, a fraqueza de nosso sistema jurídico é um reflexo da própria Ditadura Militar. Depois de tantos excessos monstruosos, os novos legisladores foram ao extremo oposto. Quem pode explicar isso em detalhes é o amigo Túlio, mas vários dispositivos “politicamente corretos” foram introduzidos no Código de Processo Penal e nas Leis de Execuções Penais.
Além disso, é muito grande a influência (espero que diminua a partir de outubro) da esquerda e da Igreja Católica, com reflexos nas entidades representativas da área jurídica, como a OAB. Portanto, muitas tentativas de reformas no Congresso são barradas pelos “lobbies” dessas entidades. Sem contar, é claro, que muitos parlamentares não tem interesse algum em legislações penais mais duras. Afinal, dado o fato incontestável que muitos desses legisladores estão envolvidos em crimes (em diversos graus), apoiar uma tal mudança acabaria se mostrando um tiro no próprio pé.
Uma favela (a da Rocinha como 200.000 hab mas há que legislar, há que recencear os moradores e construir bairros para ralojamento.
Há que ir diminuindo a densidade dos moradores e de edificado dessas favelas.
Criar espaços amplos e descontinuados nessas favelas, com largos e ruas mercê da demoliçao das casas e respectivo realojamento dos moradores.
Pois é. Vejam só como é interessante. O amigo Rui é um europeu. E tem um pensamento de forte viés esquerdista. Mesmo assim, ele – com um oceano inteiro de distanciamento – chega a conclusões que qualquer pessoa sensata chegaria. As mesmas que um alemão, ou um russo, ou um mongol, também alcançariam. Só que, se um brasileiro (especificamente, um fluminense ou um carioca) pronunciar tais propostas em público, será imediatamente soterrado por uma avalancha de berros de padres, advogados, sociólogos, militantes de ONGs: - Fascista! Ateu! Filho de Satanás! Inimigo das massas! Autoritário! Anti-democrata! Filhote da Ditadura! Destruidor da Ordem Jurídica! Esmagador das Liberdades Constitucionais! TEM QUE MORREEEERRR!!!!
Como eu já disse, isso é uma tarefa hercúlea, e uma anta como eu não tem capacidade alguma para oferecer propostas. Mas, permita-me dar um exemplo, só pra mostrar o tipo de problemas que se teria de enfrentar para corrigir 100 anos de descaso e irresponsabilidade da sociedade e do estado:
As pessoas moram em favelas porque essas ficam próximo ao mercado de trabalho da cidade do Rio de Janeiro. Isso porque a cidade não tem transporte de massa coletivo. O que se tem é o transporte por ônibus (não é como na Europa. Aqui, na maioria, são chassis de caminhões revestidos por uma estrutura para acomodar os passageiros. Imagine só, o desconforto. Aliás, eu duvido que muitos europeus possam imaginar o que seja ficar uma hora presos dentro de um ônibus com quase 100 pessoas amontoadas, para trafegar um espaço de uns poucos quilômetros entre a Praça Mauá e a Rodoviária Novo Rio...).
Pois bem, ocorre que os donos de empresas de ônibus são uma espécie de máfia que controla os vereadores, o prefeito, os deputados estaduais e até o governador. Controle esse exercico pelo dinheiro que é fornecido para as campanhas eleitorais desse senhores. Por isso, jamais as autoridades públicas irão investir numa modificação da matriz de transporte coletivo da cidade. Os donos de ônibus não vão deixar. E nem os sindicalistas que manipulam os políticos de esquerda, pois, se tal modificação fosse realizada, muitos milhares de motoristas e cobradores ficariam desempregados. Veja que, no Rio de Janeiro existem mais de seis mil ônibus circulando diariamente.
E, sem transporte coletivo de massa, como então se pretende realocar dezenas de centenas de milhares de pessoas para fora das grandes favelas (se não me falha a memória, pelo menos dois milhões de cariocas vivem em favelas.
Viu como é complicado?
Ou de outro odo, o RJ acabará por se tornar numa conferedarão de micro-estados onde o Estado federal e central não tem poder nem soberania.
É essa a imagem que passa do Brasil para fora, com mais essa rebelião na Rocinha que está a passar nos telejornais de todo o mundo.
Como brasileiro é muito triste ver que é essa triste imagem que a minha pátria tem lá fora...