Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Moderador: Conselho de Moderação
Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Queria saber como vai a modernização do CFN.
"Eles que venham. Por aqui não passarão." - Emílio Mallet
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62867
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6796 vezes
- Agradeceram: 7097 vezes
- Contato:
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Se modernizarem O SOLDO já tá bão...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Olá camaradas, conversando com um colega dos blindados ele me falou que , se a repotencialização do SK-105 não for concretizada o foco pode se virar na família LEOPARD; mas esbarra no empecilho de que a MB avisou que não tem meio para o transporte do meio; explico:
Na 1ª vaga de assalto (primeiras embarcações a chegarem ao mesmo tempo na praia de desembarque) é previsto a chegada de carros de combate com diferença de minutos depois, dos CLANF`S ; e com isso a MB não tem tal embarcação para essa finalidade por causa da LARGURA dos LEOPARDS.
ADSUMUS
Na 1ª vaga de assalto (primeiras embarcações a chegarem ao mesmo tempo na praia de desembarque) é previsto a chegada de carros de combate com diferença de minutos depois, dos CLANF`S ; e com isso a MB não tem tal embarcação para essa finalidade por causa da LARGURA dos LEOPARDS.
ADSUMUS
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Tive pensando comigo que as FF.AA estejam um pouco sucateadas mais nem tanto aponto de não mantermos a superioridade na América do Sul, mais a questão é que A Força Terrestre (Inclui o CFN também) a Força Aérea não estejam em ma condições e sim estejam em boas condições, mas oque ta mais Pior é a Força Naval que ta uma vergonha e só ta navegando com Navios velhos, agora com o G30 em reparos deixa o CFN sem Navio-Doca. Agora a pergunta que fica no ar Abuldog74 como o CFN vai treinar os novos recrutas para o Assalto anfíbio?ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, conversando com um colega dos blindados ele me falou que , se a repotencialização do SK-105 não for concretizada o foco pode se virar na família LEOPARD; mas esbarra no empecilho de que a MB avisou que não tem meio para o transporte do meio; explico:
Na 1ª vaga de assalto (primeiras embarcações a chegarem ao mesmo tempo na praia de desembarque) é previsto a chegada de carros de combate com diferença de minutos depois, dos CLANF`S ; e com isso a MB não tem tal embarcação para essa finalidade por causa da LARGURA dos LEOPARDS.
ADSUMUS
"Eles que venham. Por aqui não passarão." - Emílio Mallet
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6273 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Abuldog, antes mesmo de se virar para os Leo, algo que penso já deveria ter sido feito há mais tempo (ainda temos o velho e mal costume de não conversar sobre operacionalidade e logística comum militar no Brasil) a MB deveria pensar em obter uma doutrina sobre CC's, seus apoios e organização de OM bldas, a partir de estudos conjuntos com o EB, e tomando, como não poderia deixar de ser, o USMC como ponto de referência.
Na MB não temos navios capazes de levar uma quantidade de CC's que permita o embarque, por exemplo, integral de uma OM baseada em um simples RCB, que penso deve ser a referência inicial para o planejamento de uma organização blda no CFN.
Ademais, é preciso, reforço, pensar-se por primeiro em uma doutrina, fixá-la, torná-la tão crível quanto exequível, e só depois pensar em material, se este ou aquele.
Na verdade, se o PRONANF um dia sair, a base será o(os) NPM. E para estes, os veículos de colchão de ar serão os principais meios de deslocamento de undes bldas para o CFN.
Já temos aqui no Brasil projetos de hoovercrafts grandes, como vimos aqui mesmo no DB. Mas que infelizmente não contam com apoio, incentivo ou recursos públicos para seu desenvolvimento e produção em escala comercial.
Os Leo podem, e devem ser, um bom ponto de partida. É nessa direção que se deve pensar em termos de organização de uma unde blda de fznvs. Mas temos de pensar também que além disso, deve existir uma consciência, uma vontade e um planejamento de Estado para isso. Sem este "pequeno detalhe" mais este projeto do CFN vai tomar o mesmo rumo do Pronanf.
ps: junto a questão da insersão de CC's no CFN, deve-se lembrar também de que a familía Guarani, do 4x4 ao 8x8 é, querendo-se ou não, o futuro da mecanização do CFN. Temos mais este imbróglio para resolver. Mas eu acho que este vai ficar para algum dia lá para bem depois de 2040 e tanto...
abs.
Na MB não temos navios capazes de levar uma quantidade de CC's que permita o embarque, por exemplo, integral de uma OM baseada em um simples RCB, que penso deve ser a referência inicial para o planejamento de uma organização blda no CFN.
Ademais, é preciso, reforço, pensar-se por primeiro em uma doutrina, fixá-la, torná-la tão crível quanto exequível, e só depois pensar em material, se este ou aquele.
Na verdade, se o PRONANF um dia sair, a base será o(os) NPM. E para estes, os veículos de colchão de ar serão os principais meios de deslocamento de undes bldas para o CFN.
Já temos aqui no Brasil projetos de hoovercrafts grandes, como vimos aqui mesmo no DB. Mas que infelizmente não contam com apoio, incentivo ou recursos públicos para seu desenvolvimento e produção em escala comercial.
Os Leo podem, e devem ser, um bom ponto de partida. É nessa direção que se deve pensar em termos de organização de uma unde blda de fznvs. Mas temos de pensar também que além disso, deve existir uma consciência, uma vontade e um planejamento de Estado para isso. Sem este "pequeno detalhe" mais este projeto do CFN vai tomar o mesmo rumo do Pronanf.
ps: junto a questão da insersão de CC's no CFN, deve-se lembrar também de que a familía Guarani, do 4x4 ao 8x8 é, querendo-se ou não, o futuro da mecanização do CFN. Temos mais este imbróglio para resolver. Mas eu acho que este vai ficar para algum dia lá para bem depois de 2040 e tanto...
abs.
Carpe Diem
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Olá camarada e amigo, o MNT(MOVIMENTO NAVIO PARA TERRA) continua sendo treinado com os CLANF`S, EDVM`S e EDCG`S; embarcando a tropa e material em um ponto da praia e desembarcando na outra; com isso esse percurso em alto mar; que é o mais importante; continua sendo treinado.Lippimax escreveu:Tive pensando comigo que as FF.AA estejam um pouco sucateadas mais nem tanto aponto de não mantermos a superioridade na América do Sul, mais a questão é que A Força Terrestre (Inclui o CFN também) a Força Aérea não estejam em ma condições e sim estejam em boas condições, mas oque ta mais Pior é a Força Naval que ta uma vergonha e só ta navegando com Navios velhos, agora com o G30 em reparos deixa o CFN sem Navio-Doca. Agora a pergunta que fica no ar Abuldog74 como o CFN vai treinar os novos recrutas para o Assalto anfíbio?ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, conversando com um colega dos blindados ele me falou que , se a repotencialização do SK-105 não for concretizada o foco pode se virar na família LEOPARD; mas esbarra no empecilho de que a MB avisou que não tem meio para o transporte do meio; explico:
Na 1ª vaga de assalto (primeiras embarcações a chegarem ao mesmo tempo na praia de desembarque) é previsto a chegada de carros de combate com diferença de minutos depois, dos CLANF`S ; e com isso a MB não tem tal embarcação para essa finalidade por causa da LARGURA dos LEOPARDS.
ADSUMUS
ADSUMUS
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Olá camarada e amigo FCrarvalho vou repetir o comentário que fiz no tópico do GUARANI , sobre comparação de doutrina do EB com o CFN:
Olá camarada e amigo, não dá pra comparar pelo tipo de emprego; pois o nosso EB que tem um efetivo muito maior que o CFN e especializa unidades em um modelo de veículo; com isso podendo se adaptar ao meio e no CFN por motivos de força expedicionária temos que operar em vários meios; com isso se moldar a necessidade de emprego de determinada operação.
Os nossos soldados durante o recrutamento já aprendem a operar com esses meios(teoria e prática).
ADSUMUS
Olá camarada e amigo, não dá pra comparar pelo tipo de emprego; pois o nosso EB que tem um efetivo muito maior que o CFN e especializa unidades em um modelo de veículo; com isso podendo se adaptar ao meio e no CFN por motivos de força expedicionária temos que operar em vários meios; com isso se moldar a necessidade de emprego de determinada operação.
Os nossos soldados durante o recrutamento já aprendem a operar com esses meios(teoria e prática).
ADSUMUS
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Sim camarada, mais a marinha ta precisando de um novo Navio-Doca rápido de preferencia um novo. Camarada recebi essa foto aqui e eu não sei que tipo de programa de modernização é esse do CFNABULDOG74 escreveu:Olá camarada e amigo, o MNT(MOVIMENTO NAVIO PARA TERRA) continua sendo treinado com os CLANF`S, EDVM`S e EDCG`S; embarcando a tropa e material em um ponto da praia e desembarcando na outra; com isso esse percurso em alto mar; que é o mais importante; continua sendo treinado.Lippimax escreveu: Tive pensando comigo que as FF.AA estejam um pouco sucateadas mais nem tanto aponto de não mantermos a superioridade na América do Sul, mais a questão é que A Força Terrestre (Inclui o CFN também) a Força Aérea não estejam em ma condições e sim estejam em boas condições, mas oque ta mais Pior é a Força Naval que ta uma vergonha e só ta navegando com Navios velhos, agora com o G30 em reparos deixa o CFN sem Navio-Doca. Agora a pergunta que fica no ar Abuldog74 como o CFN vai treinar os novos recrutas para o Assalto anfíbio?
ADSUMUS
"Eles que venham. Por aqui não passarão." - Emílio Mallet
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Olá camarada e amigo, a imagem não carregou.
ADSUMUS
ADSUMUS
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Não carregou a imagem.Lippimax escreveu:Sim camarada, mais a marinha ta precisando de um novo Navio-Doca rápido de preferencia um novo. Camarada recebi essa foto aqui e eu não sei que tipo de programa de modernização é esse do CFNABULDOG74 escreveu: Olá camarada e amigo, o MNT(MOVIMENTO NAVIO PARA TERRA) continua sendo treinado com os CLANF`S, EDVM`S e EDCG`S; embarcando a tropa e material em um ponto da praia e desembarcando na outra; com isso esse percurso em alto mar; que é o mais importante; continua sendo treinado.
ADSUMUS
ADSUMUS
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
A Não Camarada, foi mal eu já descobri era um Fuzileiro usando lança chamas.
"Eles que venham. Por aqui não passarão." - Emílio Mallet
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6273 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Abuldog, posso concordar consigo neste item, contudo, adaptações sempre foram e sempre serão necessárias, e bem vindas.ABULDOG74 escreveu:Olá camarada e amigo FCarvalho vou repetir o comentário que fiz no tópico do GUARANI , sobre comparação de doutrina do EB com o CFN:
Olá camarada e amigo, não dá pra comparar pelo tipo de emprego; pois o nosso EB que tem um efetivo muito maior que o CFN e especializa unidades em um modelo de veículo; com isso podendo se adaptar ao meio e no CFN por motivos de força expedicionária temos que operar em vários meios; com isso se moldar a necessidade de emprego de determinada operação.
Os nossos soldados durante o recrutamento já aprendem a operar com esses meios(teoria e prática).
ADSUMUS
Em todo caso, como o CFN não possui doutrina própria de operação de CC's "de verdade", e de sua organização, é importante que tenhamos algum ponto de partida, para não ter que partir do zero. E para isso, a experiência do EB pode nos servir e/ou ser útil, em termos operacionais, em relação ao emprego hipotético de Leo IA5 no btl de bldos na FFE.
Não estou dizendo que iremos imitar o quê e como o EB faz em suas OM's bldas, mas, do ponto de vista doutrinário, começar a construir um parâmetro adequado às operações anfibias de "tanques" e seus veículos de apoio. Como citei, tais estudos irão nos servir primariamente para determinar quais serão as nossas reais necessidades em termos de organização, material (humano e físico) e doutrina para operar este tipo de bldo no CFN.
Posto isso, acredito que para além do que o EB possa oferecer em termos doutrinais e operacionais, é importante também, para o CFN, que outras forças anfíbias com tal capacidade sejam estudadas e tenham ajustadas e verificadas suas experiências em função de nossas condicionantes. E veja, neste aspecto, salvo engano, lá fora somente o USMC, fuzos russos e chineses detém hoje capacidade real e efetiva de realizar um desembarques anfíbio com apoio bldo próprio. Todos os outros países passam ao largo de tal competência e conhecimento.
Agora, obviamente que não precisamos no CFN imitar ninguém por aí, seja o EB ou qualquer outra força anfíbia. O que precisamos na verdade é dispor de conhecimento técnico-doutrinal e operacional suficiente e condizente para as nossas especificidades. E para além disso, e tão importante quanto, dispor, aí sim, de material bom e adequado para surprir as necessidades que se verifiquem.
Neste sentido, vejo talvez uma disputa até interessante do ponto de vista da doutina, entre bldos SR e SL pela, digamos, supremacia, do apoio bldo dentro da força, vide o aspecto expedicionário cito por ti, e característico do CFN. A pergunta então seria: o que é melhor para o apoio bldo de uma força necessariamente leve e expedicinária como o CFN - e que mormente sempre terá limitações materiais e orçamentárias - em termos efetivos: um bldo SR 8x8 com um canhão de 120mm ou um CC leve e também armado com um canhão de 120mm? O conceito de família de bldos com certeza incorrerá na determinante entre estas opções.
Diante desta questão caberia outras tal como: em termos de veículo bldo SR/SL equipado com canhão de 120mm, o que pode ser considerado leve para operação no CFN? 10, 20, 30 tons? Qual o limite máximo - e mínimo - a impôr-se? Qual parâmetro determinará tal limite? As embarcações de desembarque atuais? As futuras(em hipótese)? Que navios operar? Temos ou teremos navios suficientes para o que se pretende? Qual a melhor organização para uma OM blda anfíbia? A atual ou outra será necessária? O provável desenvolvimento autóctone de uma família de bldos SR e SL pode determinar a definição de que tipo de bldo de apoio ao combate será o esteio da FFE? Qual seria o mais indicado: SR ou SL?
Enfim, são tantas perguntas que nem me atrevo a listá-las. Na verdade existem mais dúvidas hoje do que respostas. Deixo então esta mais que interessantíssima querela para os profissionais. E aguardo, ansioso, que alguém queira e/ou disponha-se a respondê-las no CFN. Seria até muito bom ver tal tema ser tratato com mais profundidade em alguma edição do "O Anfíbio" como tema de artigo.
Bom meu caro e dileto amigo naval, fica aí a dica então para que tu mesmo, ou alguém de farda ao teu lado possa nos prestar esta excelente contribuição ao debate teórico sobre bldos no CFN.
abs.
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Carvalho, com a tua permissão vou meter minha colher na discussão de vocês:
São dois os pontos que devem pesar na questão mobilidade para o CFN:
1. Bitola dos equipamentos, pois é que encontrarão dificuldade de embarcar ou nas respectivas lanchas de desembarque ou seja como a marinha chama isto.
2. O peso específico sobre o solo e concentração de epso em ponto específico do veículos aonde aqui os de esteiras levam vantagem, isto se dá em função da estrutura construtiva de navios e lanchas de desembarque.
Grande abraço
São dois os pontos que devem pesar na questão mobilidade para o CFN:
1. Bitola dos equipamentos, pois é que encontrarão dificuldade de embarcar ou nas respectivas lanchas de desembarque ou seja como a marinha chama isto.
2. O peso específico sobre o solo e concentração de epso em ponto específico do veículos aonde aqui os de esteiras levam vantagem, isto se dá em função da estrutura construtiva de navios e lanchas de desembarque.
Grande abraço
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Olá camarada e amigo, algumas informações deixei de passar e serve para mostrar que o CFN tem dado importância a doutrina blindada; ano passado foi adicionado as armas de fileira do corpo a especialidade : BLINDADOS(BD) ; sendo esse ano a formatura da 1ª turma de cabos especializados e sargentos formados e aperfeifoados nessa arma, no qual eles aprenderão todo manuseio doutrinas e táticas de todos os blindados do CFN.FCarvalho escreveu:Abuldog, posso concordar consigo neste item, contudo, adaptações sempre foram e sempre serão necessárias, e bem vindas.ABULDOG74 escreveu:Olá camarada e amigo FCarvalho vou repetir o comentário que fiz no tópico do GUARANI , sobre comparação de doutrina do EB com o CFN:
Olá camarada e amigo, não dá pra comparar pelo tipo de emprego; pois o nosso EB que tem um efetivo muito maior que o CFN e especializa unidades em um modelo de veículo; com isso podendo se adaptar ao meio e no CFN por motivos de força expedicionária temos que operar em vários meios; com isso se moldar a necessidade de emprego de determinada operação.
Os nossos soldados durante o recrutamento já aprendem a operar com esses meios(teoria e prática).
ADSUMUS
Em todo caso, como o CFN não possui doutrina própria de operação de CC's "de verdade", e de sua organização, é importante que tenhamos algum ponto de partida, para não ter que partir do zero. E para isso, a experiência do EB pode nos servir e/ou ser útil, em termos operacionais, em relação ao emprego hipotético de Leo IA5 no btl de bldos na FFE.
Não estou dizendo que iremos imitar o quê e como o EB faz em suas OM's bldas, mas, do ponto de vista doutrinário, começar a construir um parâmetro adequado às operações anfibias de "tanques" e seus veículos de apoio. Como citei, tais estudos irão nos servir primariamente para determinar quais serão as nossas reais necessidades em termos de organização, material (humano e físico) e doutrina para operar este tipo de bldo no CFN.
Posto isso, acredito que para além do que o EB possa oferecer em termos doutrinais e operacionais, é importante também, para o CFN, que outras forças anfíbias com tal capacidade sejam estudadas e tenham ajustadas e verificadas suas experiências em função de nossas condicionantes. E veja, neste aspecto, salvo engano, lá fora somente o USMC, fuzos russos e chineses detém hoje capacidade real e efetiva de realizar um desembarques anfíbio com apoio bldo próprio. Todos os outros países passam ao largo de tal competência e conhecimento.
Agora, obviamente que não precisamos no CFN imitar ninguém por aí, seja o EB ou qualquer outra força anfíbia. O que precisamos na verdade é dispor de conhecimento técnico-doutrinal e operacional suficiente e condizente para as nossas especificidades. E para além disso, e tão importante quanto, dispor, aí sim, de material bom e adequado para surprir as necessidades que se verifiquem.
Neste sentido, vejo talvez uma disputa até interessante do ponto de vista da doutina, entre bldos SR e SL pela, digamos, supremacia, do apoio bldo dentro da força, vide o aspecto expedicionário cito por ti, e característico do CFN. A pergunta então seria: o que é melhor para o apoio bldo de uma força necessariamente leve e expedicinária como o CFN - e que mormente sempre terá limitações materiais e orçamentárias - em termos efetivos: um bldo SR 8x8 com um canhão de 120mm ou um CC leve e também armado com um canhão de 120mm? O conceito de família de bldos com certeza incorrerá na determinante entre estas opções.
Diante desta questão caberia outras tal como: em termos de veículo bldo SR/SL equipado com canhão de 120mm, o que pode ser considerado leve para operação no CFN? 10, 20, 30 tons? Qual o limite máximo - e mínimo - a impôr-se? Qual parâmetro determinará tal limite? As embarcações de desembarque atuais? As futuras(em hipótese)? Que navios operar? Temos ou teremos navios suficientes para o que se pretende? Qual a melhor organização para uma OM blda anfíbia? A atual ou outra será necessária? O provável desenvolvimento autóctone de uma família de bldos SR e SL pode determinar a definição de que tipo de bldo de apoio ao combate será o esteio da FFE? Qual seria o mais indicado: SR ou SL?
Enfim, são tantas perguntas que nem me atrevo a listá-las. Na verdade existem mais dúvidas hoje do que respostas. Deixo então esta mais que interessantíssima querela para os profissionais. E aguardo, ansioso, que alguém queira e/ou disponha-se a respondê-las no CFN. Seria até muito bom ver tal tema ser tratato com mais profundidade em alguma edição do "O Anfíbio" como tema de artigo.
Bom meu caro e dileto amigo naval, fica aí a dica então para que tu mesmo, ou alguém de farda ao teu lado possa nos prestar esta excelente contribuição ao debate teórico sobre bldos no CFN.
abs.
Os FN`S das outras armas mas com curso nos BD`S foi dada a opção da mudança de sua especialidade de origem para essa arma, já que eles já possuem o curso.
ADSUMUS
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6273 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
Re: Modernização do Corpo de Fuzileiros Navais.
Grato pela colaboração.juarez castro escreveu:Carvalho, com a tua permissão vou meter minha colher na discussão de vocês:
São dois os pontos que devem pesar na questão mobilidade para o CFN:
1. Bitola dos equipamentos, pois é que encontrarão dificuldade de embarcar ou nas respectivas lanchas de desembarque ou seja como a marinha chama isto.
O que é bitola?![]()
Quanto ao material de desembarque, a referência atual são as EDVM e EDCG. No futuro, o material bldo seria desembarcado via hoovercrafts de carga e/ou embarcações tipo L-CAT. Em todo caso, no que essa "bitola" influiria em um tipo e outro?
2. O peso específico sobre o solo e concentração de peso em ponto específico do veículos aonde aqui os de esteiras levam vantagem, isto se dá em função da estrutura construtiva de navios e lanchas de desembarque.
Ok. Obrigado. Isto em termos práticos favoreceria os bldos sl mesmo, já que a primeira vaga encontrará, via de regra, uma faixa de areia, em maior ou menor escala, como terreno de progressão e as suas dificuldades pertinentes. No caso dos demais, a engenharia faz o seu trabalho apoiando os desembarques das undes de serviço e apoio combate.
Grande abraço
abs.
Carpe Diem