Túlio escreveu: Qua Jun 29, 2022 1:49 pm
Matheus escreveu: Ter Jun 28, 2022 10:43 pm
3 pontos que chamo a atenção nesse segundo slide.
1) redução do salário mínimo é bom? Melhor legalizar a escravidão (pq semi-escravo tem por aí), pq comemorar reduziu um salário mínimo que não compra uma básica é o fim.
Há uma maneira bem menos
sectária de interpretar estas tabelas: p ex, QUAL salário mínimo o Lula teve que aumentar e QUAL o Bolsonaro tem tido que
(*)? E digo
sectária porque ele NUNCA comprou cesta básica (conforme o previsto pela CLT) e nenhum de nós dois recebe com indexação pelo SM, se fosse o caso já teríamos estourado o "teto".
(*) - Um pegou o SM abaixo de USD 100 (par USDBRL a uns 3,50, que só caiu -
e caiu legal - após o Mercado acreditar que a equipe do FHC ia mesmo continuar) e o outro a USD 200 (par a cerca de 3,90), mas só um dos dois teve que pagar dívidas vastíssimas (inclusive no exterior, como as barbeiragens com a PETROBRAS) oriundas de corrupção. E nem é o GF que paga salário, é quem PRODUZ e a pirâmide chamada Previdência: maior o SM, mais rápida a quebra geral.
Isso para não mencionar que só um dos dois teve que encarar desafios como as desgraças de um #Fikenkaza ou se equilibrar entre superpotências à beira da
última guerra mundial sem nos botar a todos na alça de mira de alguma delas.
Mas são coisas que não convêm à propaganda e doutrinação "das massas".

2) aumento real de salário de funcionalismo no governo PT. Pode ter havido pra alguma carreira, mas lembro que de 2003 a 2005 não teve reajuste. 2006 PT reorganizou as carreiras e deu ganhos significativos para algumas, de forma parcelada. Próximo reajuste não lembro bem quando foi, mas,.smj foi a Dilma em 2012 com 15% parcelado em 3 vezes. O último reajuste foi 2017/2018/2019, 5% cada. Essa de "aumento real é papagaiada do Guedes"...com raras exceções, não houve. Um exemplo. Delegado da PF, inicial em 01/2003, 7780,00. Em dezembro de 2016 (último ano PT), 17900,00. Se fosse corrigir pelo IPCA seria18200,00. E assim há vários exemplos.
E aí temos a tua grande mágoa:
É PE$$OAL, como já falei antes, e pelo jeito não entendeste, pois parecias achar que eu me referia à corrupção. A "alma viva mais honesta deste paíxxxx" não apenas aumentou os salários mas
especialmente OS QUADROS o que, para quem conhece o serviço público
por dentro, significa aumentar a chance de ascensão na carreira, novos cargos de chefia (com o$ conSequente$ benefício$), em suma, o famigerado "inchaço da máquina pública", conhecida pelo "quanto mais gente melhor...
para quem já está dentro".
3) Reforma da previdência. Lula fez uma reforma de grande impacto em 2003.
Fim da paridade (1), contribuição, regra mais duras nas pensoes, aumento de idade, etc. . Depois veio contribuição do inativo, mais regras de pensões. Depois veio 2013 que
limitou aposentadoria ao teto do INSS (2), depois veio a regulamentação do regime completar em 2015. No período do PT tiveram 4 PECs previdenciárias.
Para não espichar demais:
1 - Isso só vale para a iniciativa privada, nós estamos tranquilos porque continuamos tendo.
2 - Não a minha nem a tua, só a do mané que paga o salário/aposentadoria da gente.
Eu não costumo achar um governo de todo ruim, mesmo que não goste. Uma reforma da previdência era necessária. Foram realizadas outras ações importantes que estão no slide.
Mas não foram mencionadas sequer de passagem, claro. P ex, o teto de gastos nos poupa de ficarmos como a tua adorada Itália (diria que vais ter uma "bela" surpresa antes do fim deste ano), devendo até os cabelos do cu; o BACEN independente não impede mas pelo menos limita a capacidade do governo da hora de emitir dívida (moeda) à vontade e fazer as piruetas que o Lula fez com a taxa de juros e outras "facilidades" que na
AGITPROP eram sempre em benefício do "pobre" mas sabemos muito bem
QUEM realmente se deu bem; a Dilma caiu porque tentou acabar com a farra, BTW.
PS.: sobre o primeiro gráfico, admito que não entendi: se a América Latina sempre cresce mais do que o Brasil, porque os "ricos" somos nós e eles estão sempre na pindaíba?
Túlio, conclusões erradas do início ao fim.
1) falei apenas de ter considerado positivo (cor azul), reduzir o salário mínimo (chocado com isso, mas deve ter sido elaborado por alguma federação nacional das grandes empresas, então tá explicado).
2) Só atestei por fatos que o tal reajuste acima da inflação é balela...então, só falaste besteirol. Era só rebater com fatos comprovando o contrário.
Não sei se sabe, mas entrar gente no serviço público (aquele que abominas mesmo sendo um

) não significa necessariamente mais cargos de chefia, pois são criadas por lei/decretos.
3) falou besteira e demonstra desconhecer as regras da previdência. Como o conhecimento tá aí na web, nem vou detalhar. Eu mesmo me aposento pelo teto do INSS, hoje 7084,00. Lembrando que estado pode ter regras diferentes, embora quase todos tem regulamentado nos moldes federais atualmente.
4) como estava falando na tabela e destaquei 3 pontos de discordância, quer dizer que não discordo dos outros pontos, Inclusive citei a reforma da previdência.
Afinal, Bolsonaro errou em algum momento no governo? Vejo justificativas e desculpas para tudo...parece aquela música da moda que diz:
"A culpa é sempre de uma briga, de umas pinga
De uma amiga que te arrasta pra rua
Mas as perna é sua
Você é sempre inocente, mente que nem sente
E sempre erra como nunca"