eligioep escreveu:juarez castro escreveu:
boa noite.
Eligio, o EB tem algum cavalo mecânico trucado, traçado, redução nos cubos com potência acima de 500 Hps???
Se a resposta for não, o EB não tem condições de puxar constantemente, principalmente em rampa de subida um CC de 65 tons. Vão colocar em cima dos 440 Hps de vocês que eu vejo por aí e vai puxar?? Vai, em um ano não ter mais motor, nem caixa e nem ponta de eixo.
As pranchas que eu vejo aqui BR 290 são quatro eixos, como o senhor bem sabe, cada eixo tolera 8.500 kg mais 5% de coeficiente de cagaço, portanto, uma prancha quatro eixos não tem como levar este peso, ainda mais concentrado em 30cm de largura de sapata e não se exatamente o cumprimento, mas imagino que deva ser em torno de uns 4 mts.Diferente por exemplo de um rodo trem, aonde seus uma carga de até 70 tons é distribuída equitativamente ao longo de toda a carroceria.
O EB tentar levar com as pranchas que possui??
Vai. Vai conseguir?? Vai Depois de uma meia dúzia de carroçadas pode colocar o semi reboque no alinhamento laser e a as longarinas vão estar "barrigudas".
Comandante, este aí é meu dia a dia, e posso lhe afirmar trabalhar no limite de CMT e de carga com alto índice de peso concentrado vai moer as carretas do EB.
g abraço
Interessante esse seu post....
Por ele deduzo, então, que os fabricantes das nossas pranchas ou estão mentindo, ou adulterando informações, pois fui eu pessoalmente quem recebeu algumas destas pranchas diretamente do fabricante, e lá vem a especificação de capacidade de carga, tanto na plaquet de identificação como na Nota Fiscal...........
Inclusive nos requisitos operacionais que foram emitidos pelo EB, e que eles devem obrigatoriamente atender, prevê "Capacidade de carga igual ou superior a 70 ton".
Da mesma forma, nas especificações dos cavalos mecânicos, está lá: tração de 90 Ton PBTC. Como as pranchas tem capacidade, nominal, de 70 ton, e pesam aproximadamente 25 ton, temos 95 Ton, acima da capacidade do cavalo mecânico, mas dentro dos 5% de variação permitida.
Sobre o excesso de peso, conforme vc alega e diz ser expert no assunto, já tivemos eixos trincados/quebrados, mas sempre do mesmo fabricante.
E sim, os nossos cavalos mecânicos rodam no limite, se arrastando, e necessitavam ser de maior potência.
"prevê", prever eu também prevejo, comandante, mas não é. Se o senhor tiver a paciência de pegar o
código do Denatran sobre o assunto está claro, cada eixo, prevê uma carga de até 8.500 Kg mais um coeficiente de margem de até 5%, portanto, uma carreta rebaixada, quatro eixos, engatada em um cavalo mecânico três eixos com um M 60 em cima está fora da regra, está fora de balança, provavelmente as longarinas vão envergar(se e que já não estão)..
Comandante, fabricante de implementos no Brasil não vende regra e nem qualidade, vende preço.
A conta do senhor está errada, o senhor tem uma prancha que pese, segundo o senhor 25 tons(eu acho que não pesa isto tudo, mas não vou lhe questionar), uma capacidade nominal de "70 tons", a esta conta o senhor deve incluir o peso do cavalo mecânico que sendo trucado pesa aproximadamente 10.000(varia um pouquinho de fabricante para fabricante), então na verdade, hipoteticamente, o senhor tem 105 Tons.
G abraço