Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6436 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 7:35 pm

Bolovo escreveu:Pesquisei e acho que esse caminhão do 9º BLog é um MB Axor 2536 com 360cv...

https://www.mercedes-benz.com.br/resour ... 916649.pdf

Não sei se estou certo.
NO link que tu colocou, aparece o folheto técnico do veículo, ali tem um item que o determinante da missão, chama-se CMT, ou seja. Capacidade Máxima de Tração, que no 36 é de 60.000kg. Bem vamos para o bico do lápis:
Quanto pesa o M60?? 50 tons(me corrijam se estiver errado, por favor)
O cavalo mecânico pesa aproximadamente 10.000 Kg
Aquela prancha rebaixada quatro eixos pesa aproximadamente uns 12.000 Kg.

Total de PBT: 72.000Kg, ou seja um excesso além da capacidade de tração do caminhão de aproximadamente 12.000Kg.
Ahhh Juarez, mas ele tá puxando. eu sei, vai puxar, claro que vai, marcha espetada, caixa baixa, RPM na casa cacete e vida útil do motor e transmissão indo para o beleléu.

Não se trabalha neste tipo de missão com menos de 15% de over power, nunca, para que se possa rodar mais, gastando menos por mais tempo.

g abraço

juarez castro
Sênior
Sênior

#6437 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 7:39 pm

Juniorbombeiro escreveu:A potência não é o fator mais importante, o mais importante é a transmissão ser dimensionada para tracionar mais carga, existe na Mercedes os Axor 3341 e 3344 que tracionam 123 t, a Iveco tem os Trakker que puxam até mais. Tem outros também, esses caminhões não são muito vistos em estradas, pq não tem muito sentido, a transmissão mais robusta gasta mais combustível e dá mais manutenção, mas são usados em construção pesada, indústria florestal e cana de açúcar por exemplo, ou para trabalhos especiais, como tracionar cargas muito pesadas, o que não se vê todo dia.
N, motor e transmissão deve andar em compasso, de nada adianta ter uma senhora transmissão com tração em dois eixos, redução nos cubos e não ter motor para através do volante e do sistema de embreagem repassar o toque necessário a transmissão.

G abraço

juarez castro
Sênior
Sênior

#6438 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 7:46 pm

Juniorbombeiro escreveu:A potência não é o fator mais importante, o mais importante é a transmissão ser dimensionada para tracionar mais carga, existe na Mercedes os Axor 3341 e 3344 que tracionam 123 t, a Iveco tem os Trakker que puxam até mais. Tem outros também, esses caminhões não são muito vistos em estradas, pq não tem muito sentido, a transmissão mais robusta gasta mais combustível e dá mais manutenção, mas são usados em construção pesada, indústria florestal e cana de açúcar por exemplo, ou para trabalhos especiais, como tracionar cargas muito pesadas, o que não se vê todo dia.
Aqui tem que tomar muito cuidado, que este CMT apresentado é com o caminhão traçado e com capacidade subir uma rampa de uns 20°, para ficar subir uns 30° isto deve ficar em uns 90 a 100.000 Kg. Por isto que eu bato tanto no over power, para quando pegar serra não precisar empilhar marcha, surrar motor caixa e redução. Tem que sobrar power train.

g abraço

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#6439 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 04, 2017 7:56 pm

juarez castro escreveu:
Bolovo escreveu:Pesquisei e acho que esse caminhão do 9º BLog é um MB Axor 2536 com 360cv...

https://www.mercedes-benz.com.br/resour ... 916649.pdf

Não sei se estou certo.
Se for o da foto, tanto pode ser um 36 ou 40, são muito parecidos, mas não importa, qualquer um dos dois é inadequado para o transporte M60, porque lhe falta potência, CMT e tração. Já encontrei um aqui Br 290 com motor "chaleirado" de tanto fazer força.

g abraço
É um 2644, concordo com você que, mesmo o 2644 fica meio sobrecarregado, mas é o que tem e é o que o EB usa com os M-60.

O que mais tem pelo interior desse país é caminhão sobrecarregado subindo serra engatado na reduzida a 10km/h, qual o espanto do EB fazer o mesmo?

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior

#6440 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 7:58 pm

eligioep escreveu:
juarez castro escreveu: boa noite.

Eligio, o EB tem algum cavalo mecânico trucado, traçado, redução nos cubos com potência acima de 500 Hps???

Se a resposta for não, o EB não tem condições de puxar constantemente, principalmente em rampa de subida um CC de 65 tons. Vão colocar em cima dos 440 Hps de vocês que eu vejo por aí e vai puxar?? Vai, em um ano não ter mais motor, nem caixa e nem ponta de eixo.
As pranchas que eu vejo aqui BR 290 são quatro eixos, como o senhor bem sabe, cada eixo tolera 8.500 kg mais 5% de coeficiente de cagaço, portanto, uma prancha quatro eixos não tem como levar este peso, ainda mais concentrado em 30cm de largura de sapata e não se exatamente o cumprimento, mas imagino que deva ser em torno de uns 4 mts.Diferente por exemplo de um rodo trem, aonde seus uma carga de até 70 tons é distribuída equitativamente ao longo de toda a carroceria.
O EB tentar levar com as pranchas que possui??
Vai. Vai conseguir?? Vai Depois de uma meia dúzia de carroçadas pode colocar o semi reboque no alinhamento laser e a as longarinas vão estar "barrigudas".
Comandante, este aí é meu dia a dia, e posso lhe afirmar trabalhar no limite de CMT e de carga com alto índice de peso concentrado vai moer as carretas do EB.

g abraço
Interessante esse seu post....
Por ele deduzo, então, que os fabricantes das nossas pranchas ou estão mentindo, ou adulterando informações, pois fui eu pessoalmente quem recebeu algumas destas pranchas diretamente do fabricante, e lá vem a especificação de capacidade de carga, tanto na plaquet de identificação como na Nota Fiscal...........
Inclusive nos requisitos operacionais que foram emitidos pelo EB, e que eles devem obrigatoriamente atender, prevê "Capacidade de carga igual ou superior a 70 ton".
Da mesma forma, nas especificações dos cavalos mecânicos, está lá: tração de 90 Ton PBTC. Como as pranchas tem capacidade, nominal, de 70 ton, e pesam aproximadamente 25 ton, temos 95 Ton, acima da capacidade do cavalo mecânico, mas dentro dos 5% de variação permitida.
Sobre o excesso de peso, conforme vc alega e diz ser expert no assunto, já tivemos eixos trincados/quebrados, mas sempre do mesmo fabricante.
E sim, os nossos cavalos mecânicos rodam no limite, se arrastando, e necessitavam ser de maior potência.
"prevê", prever eu também prevejo, comandante, mas não é. Se o senhor tiver a paciência de pegar o
código do Denatran sobre o assunto está claro, cada eixo, prevê uma carga de até 8.500 Kg mais um coeficiente de margem de até 5%, portanto, uma carreta rebaixada, quatro eixos, engatada em um cavalo mecânico três eixos com um M 60 em cima está fora da regra, está fora de balança, provavelmente as longarinas vão envergar(se e que já não estão)..

Comandante, fabricante de implementos no Brasil não vende regra e nem qualidade, vende preço.
A conta do senhor está errada, o senhor tem uma prancha que pese, segundo o senhor 25 tons(eu acho que não pesa isto tudo, mas não vou lhe questionar), uma capacidade nominal de "70 tons", a esta conta o senhor deve incluir o peso do cavalo mecânico que sendo trucado pesa aproximadamente 10.000(varia um pouquinho de fabricante para fabricante), então na verdade, hipoteticamente, o senhor tem 105 Tons.

G abraço

juarez castro
Sênior
Sênior

#6441 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 8:06 pm

eligioep escreveu:
juarez castro escreveu:Exatamente, observa a robustez do semi reboque com eixos duplos em anos lados, cuícas de freio duplas e usando pneus 900 para baixar o centro de gravidade.
O cavalo, um MAN, trucado, traçado e com quarto eixo no direcional, isto é a forma correta de levar um CC com a concentração de peso que apresenta.

G abraco

Com TODA a certeza.
É a maneira correta. Mas fazemos o que fazemos com o que recebemos do Alto Comando!
E não estamos fazendo errado, em desacordo com a legislação, pois neste caso a PRF nos barrava.
E eles apenas verificam a documentação dos veículos e dos motoristas. estando tudo OK, e dentro dos dias e horário permitido, nos liberam.
Já tivemos retenção de comboios por estar com a documentação dos motoristas em desacordo ou por a viatura batedora não atender mais a legislação, bem como por ser após 18:00.
Comandante, já tive prancha parada na PRF(eles não podem ver uma, tem verdadeira fissura) e passar um comboio do EB com M 60, quatro eixos eu apontei para o policial, e disse olha lá aquele "tank" pesa 50 tons naquela prancha, ele sacudiu os ombros e disse que eu ligasse o o comandante do "quartel" e reclamasse com ele.

g abraço

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6336 vezes
Agradeceram: 3556 vezes

#6442 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 8:22 pm

Será que um desses não resolvia os nossos problemas?

Imagem

abs

Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior

#6443 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 8:28 pm

De onde tiraste isto????

g abraço

FCarvalho
Sênior
Sênior

#6444 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 8:30 pm

Na net. Vou ver se recupero o link.

achei: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarta_(mec%C3%A2nica)

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#6445 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 8:40 pm

Tem esse aqui também, mas não dá para entender nada. Está em russo. Parece que o caminhão está a venda ou algo parecido.

Imagem

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarta_(mec%C3%A2nica)

abs

Carpe Diem
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#6446 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 04, 2017 8:52 pm

juarez castro escreveu:
Juniorbombeiro escreveu: Esse tipo de carga pode ser transportado com uma permissão especial de trânsito (não sei qual o nome técnico correto). Até 100 t é tranquilo, acima disso parece que precisa de laudo de engenharia, avaliação e planejamento de trajeto individual para cada carga.
Negativo, com excesso não tem permissão, ele tem permissão especial para rodar das 6.00 hs da manha até as 18.00 com excesso lateral.

g abraço
Nossa legislação é bem enrolada, mas existe uma resolução que versa sobre transporte de cargas indivisíveis, parece que houve até alteração dela em 2016, e lá fala que a AET pode ser obtida sem maiores problemas para cargas até 100 t em vias federais e estaduais, mediante solitação e pagamento da TUV. Inclusive os limites de carga por eixo são diferentes, 10 ou 12 t para eixos de 4 rodas se não me engano. Não vou ficar procurando leis agora, mas tem que ver isso aí. Acima de 100 t é que começa a complicar, vai precisar de laudo de engenharia. Até 74 t, dentro dos limites dimensionais especificados, obtém-se AET válida por um ano. Acho que é mais ou menos isso.

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior

#6447 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 04, 2017 9:05 pm

Os transportadores oficiais dos Leo alemães em combate são o MAN HX-81.
Imagem

E mais antigamente o FAUN Mammut.
Imagem

A FAUN é uma fabrica famosa de guindastes alemã. Existem muitos no Brasil, apesar dos Liebherr serem mais conhecidos. Hoje ela pertence a outra grande marca, a japonesa Tadano.

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior

#6448 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 04, 2017 9:13 pm

Corrigindo, Mammut é o apelido do MAN HX-81, o mais novo. O FAUN era Elefant.

juarez castro
Sênior
Sênior

#6449 Mensagem por juarez castro » Seg Set 04, 2017 9:32 pm

Juniorbombeiro escreveu:Os transportadores oficiais dos Leo alemães em combate são o MAN HX-81.
Imagem

E mais antigamente o FAUN Mammut.
Imagem

A FAUN é uma fabrica famosa de guindastes alemã. Existem muitos no Brasil, apesar dos Liebherr serem mais conhecidos. Hoje ela pertence a outra grande marca, a japonesa Tadano.
Observem a primeira foto do cavalo MAN HX 81:

Tração 8x8, redução planetária nos cubos,pneus, acho que são 305 AT,todo sistema de ar comprimido protegido, proteção inferior do tanque de combustível, ângulo de entrada excelente, radiador e intercooler protegidos de impactos diretos, parece estar equipado com um guincho de arraste e um grupo gerador auxiliar.
Observem agora a prancha:

Não é rebaixada no centro como as nossas, mas todo o chassi está e u único nível mais baixo pelo uso de pneus, provavelmente 900, trazendo o centro de gravidade para baixo, facilitando o ângulo de subida do CC na viatura, rampa articulada e , e , e , e 7 eixos..
Fiquei até com vergonha.

g abraço
CAMIONASSO DA PATRONAGEM, isto é um conjunto logístico militar de verdade

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior

#6450 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 04, 2017 9:43 pm

Isso aí é uma viatura de combate especializada, não sei esse, mas o semi reboque do modelo mais antigo era projetado e fabricado pela própria Krupp, seria como se no Brasil a CSN ou, vá lá, a Gerdau :roll: , fabricasse os equipamentos para o exército. Produção verticalizada.

Responder