Um substituto para os Esquilo da MB
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6264 vezes
- Agradeceram: 3526 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Não é por nada não, mas esta questão de rodas versus esquis, em absoluto será tão importante assim que pesa na definição do vencedor para essa disputa.
Há outros fatores bem mais complicados na equação. Não devemos esquecer que a MB já opera os Esquilo a quase 30 anos, e com certeza não vai ser por falta de experiência, ou o fato de um helo usar esquis irá impedir a marinha de adotar determinado modelo.
Ainda não tenho os numeros aqui, mas vou tentar postar o tamanho dos angares e área de pouso dos candidatos a NPOc da MB, apenas para termos um comparativo, e perceber que tamanho, ao menos dessa vez, acredito, não será um impeditivo para a compra de qualquer um dos helos que venham a se candidatar, e que estejam na lista da enquete.
abs.
Há outros fatores bem mais complicados na equação. Não devemos esquecer que a MB já opera os Esquilo a quase 30 anos, e com certeza não vai ser por falta de experiência, ou o fato de um helo usar esquis irá impedir a marinha de adotar determinado modelo.
Ainda não tenho os numeros aqui, mas vou tentar postar o tamanho dos angares e área de pouso dos candidatos a NPOc da MB, apenas para termos um comparativo, e perceber que tamanho, ao menos dessa vez, acredito, não será um impeditivo para a compra de qualquer um dos helos que venham a se candidatar, e que estejam na lista da enquete.
abs.
Carpe Diem
- papagaio
- Avançado
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Concordo, isso será apenas mais um parâmetro a ser analizado, junto a dezenas de outros.
Abs,
Abs,
- Pedro Gilberto
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
Ainda sou mais que a MB opere o Dauphin/Panther pelo expertise que a Helibras irá adiquir com a modernização dos exemplares do EB e da experiência que o USCG possui justamente na função que irá exercer nos NaPaOc.

[]´sHH/MH-65C: Dolphin
Overview:
The H-65 helicopter — the Coast Guard’s most ubiquitous aircraft — is certified for operation in all-weather and night-time operations, with the exception of icing conditions. The H-65 is the only Coast Guard aircraft used aboard certified cutters during deployments. FLIR, a heads-up display and other avionics upgrades are being installed aboard the H-65 for law-enforcement operations. H-65 crews have completed night-vision goggle implementation, greatly enhancing night-time search capabilities. There are 101 H-65s in the inventory. As part of the ongoing H-65 Conversion / Sustainment Project, all HH-65Bs have been upgraded to HH-65C configuration, equipped with Turbomecca Arriel 2C2 engines. Furthermore, the re-designation of AUF HH-65Cs to MH-65Cs reflects the installation of armament and a significantly upgraded communications package. Helicopter Interdiction Tactical Squadron (HITRON) Jacksonville was the first operational Coast Guard unit to employ the MH-65C and have a total of 10 assigned to replace the MH-68As. Since then, Air Stations Port Angeles, San Francisco, Houston, Savannah, New Orleans and Miami have transitioned to MH-65s with the entire fleet scheduled to be converted by FY12
http://www.uscg.mil/hq/cg7/cg711/h65s.asp
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2127 vezes
- Agradeceram: 2711 vezes
Olá, Papagaio.papagaio escreveu:A MB tenta dentro do possível evitar que helicópteros com esqui pousem a bordo, devido a um fenômeno chamado de ressonância, que pode causar uma vibração excessiva na aeronave, se o piloto não agir depressa, ela pode em situações extremas literalmente se desmontar.
Helicóptero genuinamente naval tem rodas ao invés de esquis.
Mas alguém vai falar, opera-se Esquilos a bordo dos navios da MB literalmente a décadas, é verdade, mas já ocorreram situações bem ruins devido a ressonância com o convés de vôo, resumidamente o piloto tem que decolar ou cortar a aeronave, mas já houve situação da aeronave não poder decolar por estar peiada (amarrada ao convôo por correntes) e começar uma vibração excessiva devido a ressonância.
Mas por que os Esquilos embarcam então ?
Porque são aeronaves baratas (principal), confiáveis e substituem os Lynx, quando não há disponibilidade deste meio para todos os navios, o que é muito normal acontecer (estou falando só da Esquadra, em Manaus só há Esquilos pros navios, por exemplo).
Resumindo, somos uma Marinha pobre e quem não tem cão caça com gato e os Esquilos são verdadeiros “faz tudo“ pra MB.
Estou me referindo aos Esquilos Mono, os Esquilos Bi, são outra conversa (o Mono é muito melhor, de forma geral, para atender as necessidades de emprego geral da MB).
Também devemos ver várias outras variáveis, dimensões, se o convôo de determinado navio suporta o peso da aeronave, se a aeronave dobra as pás (exigência para ser hangarada), ...
Abs,
Vc está se referindo tanto em navios em ambientes fluviais e marítimos ou somente do último?
- papagaio
- Avançado
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Em condições normais, navio em rio quase não balança, é problema de mar aberto.
Abs,
Abs,
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
A meu ver na "criação" da aviação do EB na década de 80, todas as FA deveriam ter recebido helis na Helibras, a MB com Cougar ASW/ASvW, AEW, C-SAR, CARGO, Pantera ASW/CARGO, ESQUILO, etc...
[]s
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6791 vezes
- Agradeceram: 7092 vezes
- Contato:
Já eu acho o argumento do Pedro Gilberto sobre o Panther para os NaPaOcs muito interessante. Supera de muito a capacidade do Écureuil tanto para passageiros quanto carga/armamentos (o fato de não os termos não quer dizer que o heli não possa usar), ou seja, maior capacidade tanto para SAR quanto para combate leve (piratas, por exemplo), tem rodas ao invés de esquis e sempre se poderia negociar um aumento da nacionalização de componentes e é bem conhecido aqui. Os demais teriam de partir praticamente do zero...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Bravo
- Avançado
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 32 vezes
Exemplo:papagaio escreveu:A MB tenta dentro do possível evitar que helicópteros com esqui pousem a bordo, devido a um fenômeno chamado de ressonância, que pode causar uma vibração excessiva na aeronave, se o piloto não agir depressa, ela pode em situações extremas literalmente se desmontar.
Helicóptero genuinamente naval tem rodas ao invés de esquis.
Mas alguém vai falar, opera-se Esquilos a bordo dos navios da MB literalmente a décadas, é verdade, mas já ocorreram situações bem ruins devido a ressonância com o convés de vôo, resumidamente o piloto tem que decolar ou cortar a aeronave, mas já houve situação da aeronave não poder decolar por estar peiada (amarrada ao convôo por correntes) e começar uma vibração excessiva devido a ressonância.
Mas por que os Esquilos embarcam então ?
Porque são aeronaves baratas (principal), confiáveis e substituem os Lynx, quando não há disponibilidade deste meio para todos os navios, o que é muito normal acontecer (estou falando só da Esquadra, em Manaus só há Esquilos pros navios, por exemplo).
Resumindo, somos uma Marinha pobre e quem não tem cão caça com gato e os Esquilos são verdadeiros “faz tudo“ pra MB.
Estou me referindo aos Esquilos Mono, os Esquilos Bi, são outra conversa (o Mono é muito melhor, de forma geral, para atender as necessidades de emprego geral da MB).
Também devemos ver várias outras variáveis, dimensões, se o convôo de determinado navio suporta o peso da aeronave, se a aeronave dobra as pás (exigência para ser hangarada), ...
Abs,
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Humberto Gessinger
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Tem uma cena da abertura de um filme se não me engano onde um helicóptero começou a entrar em ressonância, o piloto decolou rapidamente evitando o fenômeno, e ninguém de fora percebeu. Tanto que a abertura gravada foi posta no ar normalmente.
EDIT: O que não se acha no youtube?...
EDIT: O que não se acha no youtube?...

AD ASTRA PER ASPERA
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Nossa. Desenterrou essa daí.
Agora os Dauphin do USCG eu não tinha lembrado. Talvez faça sentido.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FCarvalho
- Sênior

Fico sempre pensando cá com meus botões, que depois de 31 anos de operação, com todas as experiências colhidas, e os aperfeiçoamentos feitos, o Linx, pelo menos em teoria, seria o candidato natural a substituir os Esquilos na função de helo leve dos esquadrões UH da marinha. Não só pela proeficiência do projeto, mas antes, pelas carateristicas e potencialidades da aeronave nos usos que lhes seriam proposto.
O novo AW159 Wildcat é a continuidade do aperfeiçoamento de um projeto de sucesso, que continuará em produção e servindo nas armas de aviação tanto na Royal Navy como do British Army. E o mais importante, é um helo conhecido por demais pela nossa aviação naval, tanto logistica como operacionalmente.
Entendo que os ganhos nestas facetas seriam mais do que atrativos para as undes que deveriam recebê-lo, no caso dos UH, que poderima compartilhar dos frutos obtidos da experiência do AH-1.
Quem sabe, com a definição dos requisitos tecnicos para a seleção do modelo, a AgustaWestland não se empolga em tentar emplacar essa aeronave numa provável concorrência para os substitutos dos esquilos, isso em posição de vantagem.
A saber. Caso esta consideração viesse a se tornar factível, é mais do que lógico que nem todas as capacidades efetivas implemenadas no AW159 seriam de interesse da MB, face as novas funções da aeronave, mas que pelo menos de 80% a 90% delas poderiam ser úteis as unidades operadoras isso com certeza seriam.
Crescimento e qualificação de capacidade e operacionalidade agora são a tõnica para a AN do séc. XXI.
E que continue(seja) sempre assim...
abs.
Carpe Diem
-
- Intermediário
Segudno diz um colega forista, existem restrições ao rotor Fenestron em operações embarcadas também. Nada que limite, como no caso dos esquis, mas é um fator a mais. Apesar de tudo, aposto que o vencedor sai da Helibrás, a não ser que a MB consiga fazer a especificação a contento...Bolovo escreveu:Nossa. Desenterrou essa daí.
- FCarvalho
- Sênior
Jonas, isso significaria exatamente o quê?Jonas Rafael escreveu:Segudno diz um colega forista, existem restrições ao rotor Fenestron em operações embarcadas também. Nada que limite, como no caso dos esquis, mas é um fator a mais. Apesar de tudo, aposto que o vencedor sai da Helibrás, a não ser que a MB consiga fazer a especificação a contento...Bolovo escreveu:Nossa. Desenterrou essa daí.
abs.
Carpe Diem