Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Pablo Maica
- Sênior

- Agradeceu: 344 vezes
- Agradeceram: 661 vezes
Mensagem
por Pablo Maica » Qua Jun 04, 2025 1:42 pm
Viktor Reznov escreveu: Ter Jun 03, 2025 5:30 pm
Essas semanas atrás eu vi umas cenas de uma operação conjunta da PMERJ e a PCERJ numa favela lá do RJ e tinha um policial civil com um AR-15 de cano curto sem alça de mira na arma, isso me fez acordar pro tanto que o treinamento ads polícias do Rio de Janeiro é deficitário. Nós aqui que somos em maior uns verdadeiros chairborne commandos perceberiam isso imediatamente na arma ao recebê-la do armeiro e esse policial indo pra um meio de um tiroteio numa favela, sem capacidade nenhuma de realizar tiros precisos a distâncias além de 5-10 metros.
Perceber ele deve ter percebido, mas uma das realidades da policia do rio é o cobertor curto, já vi N relatos de policiais indo para mega operações com 2 e até apenas 1 carregador de fuzil e o resto das munições soltas numa mochila, se acabasse as dos carregadores tinha que se abrigar e remuniciar, fuzil com handguard rachado e preso com fita isolante, pistol grip solto, cano completamente inútil... ihhh cada coisa, é só notar nos vídeos tbm a presença de hastes de metal nas mochilas dos policias, para safar panes nos fuzis.
As vezes são até armas que estão em manutenção na armaria ou esperando componentes de reposição, mas ai aparece a operação e é o que tem para ir...
Há um tempo atrás o CFN e o EB tiveram que recuperar centenas de fuzis da PMERJ pq tinham batalhões que podiam mobiliar no máximo uma ou dias guarnições com fuzis, o resto estava tudo inop. Eu sei que eles andaram comprando fuzis israelenses ha pouco tempo, mas em quantidades ínfimas para as necessidades da policia do rio.
Um abraço e t+

-
FCarvalho
- Sênior

- Agradeceu: 6335 vezes
- Agradeceram: 3555 vezes
Mensagem
por FCarvalho » Qua Jun 04, 2025 1:46 pm
Temos três ou quatro fábricas de fuzis no Brasil e a PMERJ, e quase todas elas, importando fuzil.
Deve haver muita coisa errada nisso tudo. E não é só as polícias e seus armamentos.
Carpe Diem
-
Pablo Maica
- Sênior

- Agradeceu: 344 vezes
- Agradeceram: 661 vezes
Mensagem
por Pablo Maica » Qua Jun 04, 2025 3:20 pm
No caso do RJ eles não compram pq sabem que quando a coisa aperta o GF doa armamento, em 2018 o EB tinha entregue 500 IA-2 para as policias e 200 12 military da CBC para a SEAP, em 2019 foram 1000 FAL e PARA-FAL recondicionados, isso fora os recondicionados "informalmente" quando os próprios comandantes e militares da unidade vão diretamente ao EB e Marinha pedir ajuda para recolocar fuzis em funcionamento. Fora as dezenas, se não mais de uma centena de viaturas (corolla e hillux) que foram comprados e doados pelo gabinete de intervenção federal naquela época. Já os IWI Arada foram 600 para a PMERJ e 150 para a PCERJ (esses com kit para conversão em .300 blackout) e se não me engano já vinham com red dot IWI e algumas centenas de magnifiers tbm da IWI o que provavelmente fez muita diferença no preço. Mesmo assim essa quantidade é uma mera gota no deserto
Para substituir todos os fuzis das policias do rio seriam necessárias no mínimo umas 8 mil unidades, isso sem projetar a necessidade do aumento de efetivo. Há uns 2 anos atrás, o então Major Novo afirmava que a estimativa de fuzis na mão de criminosos nas comunidades e favelas já beirava os 15 mil, o que eu não duvido nem um pouco já que só no município do rio são 813 favelas.
Um abraço e t+

-
Viktor Reznov
- Sênior

- Agradeceu: 2051 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
Mensagem
por Viktor Reznov » Qua Jun 04, 2025 4:52 pm
O descaso dos sucessivos governos do RJ para com as forças policiais é simplesmente insano, enquanto isso ficam torrando dinheiro pra financiar show pra viado, evento pra Globo, carnaval e o caralho a quatro.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.