O Senado é muito mais cônscio das questões de hierarquia que a Câmara. Por exemplo, a CRE não convocou o Marco Aurélio Garcia porque não tinha status de ministro para depor durante as discussões sobre a entrada da Venezuela no Mercosul. O comandante Saito e os outros comandantes compareceram durante depoimentos do ex-ministro Jobim no Senado, mas não foram convidados a falar.
Eu não diria que sou um grande rafaleiro e acho isso até ofensivo. Falo com base na realidade, do que levantei na documentação. Por mim, e deixei claro ao senador, a melhor solução seria comprar aviões usados e aguardar o impacto da 5ª geração no mercado. Também repassei a ele o resultado das investigações que fiz, na época, sobre o encaminhamento do F-X2. O que importava era saber se tudo estava dentro do processo legítimo e legal, e ESTAVA. Quanto ao fato dele gostar do Gripen, é bom lembrar que ele é um torcedor entusiástico do América Mineiro...
knigh7 escreveu:Marco Aurélio Garcia não vem ao caso. Quanto ao fato do Comandante Saito, realmente ele não foi. Se foi, foi em 1, no máximo, porque eu acompanhei 2 sessões na CRE e eu não o vi, nem registro.
Durante o tempo em que estive na CRE o ex-ministro Jobim apareceu pelo menos quatro vezes. Algumas vezes acompanhado de comandantes das forças. É preciso que vc entenda o funcionamento da Casa. É preciso a aprovação de um requerimento para ouvir alguém. Os ministros podem ser convocados e obrigados a aparecer, quem está abaixo não. É convidado. NINGUÉM, nem defensores fanáticos do F/A-18E/F ou do Gripen NG, quis convidar o tenente-brigadeiro Saito nos dois anos que estive no Senado.
knigh7 escreveu:Vc é realmente é um grande rafaleiro, mas não é problema.
Já brigamos no passado sobre isso e peço que não insista. Vc sabe muito bem que minha opção seria outra, mas alguns amigos nossos trataram de afogá-la porque era um factóide e o país fabricante estava à beira da falência.
knigh7 escreveu:Quanto a dados de documentacões que vc apurou, vc cometeu grandes equivocos a favor do Rafale, como no caso de valores (valor da hora-voo, valor da célula e da proposta).
Quem está lhe alimentando, e sabemos quem é, está fora do processo há mais de dois anos e foi um dos que optaram pelo Gripen NG na força. As propostas mudaram nesse período. A hora voo do Rafale, por exemplo, agora tem valor máximo fixado e o dado é aberto. A propósito, a única empresa a NÃO MELHORAR SUA PROPOSTA FOI A SAAB. Vou me retirar desse debate porque estou no MD e não posso me aprofundar mais.
Pepê