Cruzex V

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Cruzex V

#1096 Mensagem por Enlil » Sex Nov 19, 2010 8:44 pm

Thor escreveu:Chega ao fim mais uma edição da Cruzex, com o primeiro objetivo atingido mais uma vez: acidente zero!
Os demais objetivos também foram atendidos e no final quem saiu a frente foi a Força Aérea Brasileira.
Certamente os estrangeiros sairam com uma impressão muito positiva sobre nossa capacidade, sejam os irmãos terceiro-mundistas como também os mais ricos, como já reportaram em conversas informais pelos corredores.
A infraestrutura montada, o sistema de controle das aeronaves, a capacidade de comando e controle da FAB, a atuação dos agressores, o planejamento operacional e tático dos brasileiros, tudo foi muito bem realizado, e isso é o que fica.
Abraços.
Parab'ens para a FAB e seus profissionais [009]

[]`s

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#1097 Mensagem por Alitson » Sex Nov 19, 2010 9:55 pm

Uma pena que em 2008 perdemos pessoas muito importantes dentro da FAB. Cheguei a pensar que nesta edição a FAB só permiteria a participaçãos dos Super Puma e Black Hawk...

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#1098 Mensagem por sapao » Sex Nov 19, 2010 11:29 pm

Infelizmente Alitson os H-60 e H-34, na quantidade que temos hoje, não suportam a tarefa sozinhos, por isso o HUEY continua fazendo a sua parte. Quem sabe na proxima?

Sobre os participantes da CRUZEX, tal qual a RED FLAG o exercicio so aceita convidados, e ainda está muito cedo para definir os convidados da proxima; mas tenham em mente que são sempre aqueles de interesse do Brasil:

todos os paises da AL por razões obvias;

EUA devido a experiencia, pois por mais que alguns não gostem, eles ainda são a maior e mais poderosa nação do planeta e tem muito o que ensinar;

França sempre foi uma alternativa a doutrina americana, e muitas de nossas escolas utilizam uma mescla dos dois pensamentos como base de sua doutrina, além de fazer fornteira com o Brasil, que se não me engano é a maior fornteira terrestre deles, porque esse papo de colonia é meio antigo, e como dizer que Fernando de Noronha é colonia do Brasil;

demais países que mostrarem interesse e que o Brasil ache que valha a pena (politicamente, estrategicamente ou diplomaticamente), afinal como falaram aqui o aprendizado é muito grande e a propaganda ainda maior!

Sobre o local, acho que dificilmente sera realizado em outro lugar que não o NE por algumas razões:
ampla infraestrutura hoteleira, varios aerodromos localizados perto uns dos outros com guarnições da FAB, baixo/medio trafego de aeronaves civis, meteorologia excelente, grandes areas de instrução utilizadas para o treinamento, aerodromo de recolhimento com 3 pistas com PAR (radar de aproximação de precisão) nele e na alternativa (fortaleza).
Acho dificil mudarem de lá, mas esta é a minha opinião...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
gaitero
Sênior
Sênior

#1099 Mensagem por gaitero » Sáb Nov 20, 2010 9:31 am

sapao escreveu:Infelizmente Alitson os H-60 e H-34, na quantidade que temos hoje, não suportam a tarefa sozinhos, por isso o HUEY continua fazendo a sua parte. Quem sabe na proxima?

Sobre os participantes da CRUZEX, tal qual a RED FLAG o exercicio so aceita convidados, e ainda está muito cedo para definir os convidados da proxima; mas tenham em mente que são sempre aqueles de interesse do Brasil:

todos os paises da AL por razões obvias;

EUA devido a experiencia, pois por mais que alguns não gostem, eles ainda são a maior e mais poderosa nação do planeta e tem muito o que ensinar;

França sempre foi uma alternativa a doutrina americana, e muitas de nossas escolas utilizam uma mescla dos dois pensamentos como base de sua doutrina, além de fazer fornteira com o Brasil, que se não me engano é a maior fornteira terrestre deles, porque esse papo de colonia é meio antigo, e como dizer que Fernando de Noronha é colonia do Brasil;

demais países que mostrarem interesse e que o Brasil ache que valha a pena (politicamente, estrategicamente ou diplomaticamente), afinal como falaram aqui o aprendizado é muito grande e a propaganda ainda maior!

Sobre o local, acho que dificilmente sera realizado em outro lugar que não o NE por algumas razões:
ampla infraestrutura hoteleira, varios aerodromos localizados perto uns dos outros com guarnições da FAB, baixo/medio trafego de aeronaves civis, meteorologia excelente, grandes areas de instrução utilizadas para o treinamento, aerodromo de recolhimento com 3 pistas com PAR (radar de aproximação de precisão) nele e na alternativa (fortaleza).
Acho dificil mudarem de lá, mas esta é a minha opinião...
Bom com a chegada de mais de 80 helicópteros nos proximos anos...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#1100 Mensagem por sapao » Sáb Nov 20, 2010 11:07 am

Tomara que na proxima esteja não só a MB como o EB tambem, e todos com o EC-725 já operacional... Sonhar não custa nada!

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1268 vezes
Agradeceram: 3293 vezes

#1101 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 20, 2010 12:57 pm

caduroxbr escreveu:
Não sabia que a coisa andava desse jeito em Portugal, a pouco tempo vi que a marinha portuguesa fazia operações na Africa contra a pirataria usando equipamentos muito modernos, pra mim as FA portuguesas apesar de pequenas sempre foram muito bem equipadas.
Uma coisa é o que se tem, outra coisa é ir ao outro lado do mundo fazer um exercicio que se pode fazer mais ao pé. É que a FAP tem os seus exercicios, os exercicios da OTAN, etc.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#1102 Mensagem por Andre Correa » Sáb Nov 20, 2010 1:43 pm

Alguns aqui acham exagero o F-5M ter conseguido algumas boas "caçadas" ao Rafale, lembrem que nos anos 80, o A-4 Skyhawk ainda dava um caldo no treinamento do F-14 TomCat hehehe
E olha que são caças de categorias totalmente diferentes: Caça de Ataque contra outro que primava a Superioridade Aérea...

Só pra lembrar:

Audaces Fortuna Iuvat
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#1103 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Nov 20, 2010 2:24 pm

videozinho bem legal da cruzex

EDITADO POR PAISANO!!!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1104 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 20, 2010 2:33 pm

pafuncio escreveu:
Bender escreveu: Deixa pra lá Bolovo,a sinceridade é uma das maiores qualidades humanas,me avô quando completou 89 anos,também ficou assim chato e ranheta,o pior é que não admitia.

Grande abraço!

O problema é que o Bolovo tem 18 ...
Que isso! Já sou um blackjack... 21!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#1105 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Nov 20, 2010 2:35 pm

EDITADO POR PAISANO!!!
PRick

#1106 Mensagem por PRick » Sáb Nov 20, 2010 3:12 pm

alcluiz escreveu:Alguns aqui acham exagero o F-5M ter conseguido algumas boas "caçadas" ao Rafale, lembrem que nos anos 80, o A-4 Skyhawk ainda dava um caldo no treinamento do F-14 TomCat hehehe
E olha que são caças de categorias totalmente diferentes: Caça de Ataque contra outro que primava a Superioridade Aérea...

Só pra lembrar:

Os combates não são iguais, segundo disseram na Cruzex não foi permitido combates diretos WVR dogfight, com somente uso de canhões.

Nessa situação, F-5E é adversário para F-14 e F-15, porém, para F-16, M-2000 já fica complicado, contra Rafale fica ainda muito mais difícil. Nessa situação o F-5E não consegue muito coisa, se tiver muita sorte pode conseguir um escore de 01 x 10 por exemplo. :twisted: :twisted:

Agora, combates WVR´s com uso de mísseis IR de 4ª ou 5ª geração, o caça que conseguir atirar primeiro leva imensa vantagem. Vai depender muito da missão. Pelo que falaram os M-2000-5 ficaram na superioridade aérea. Então, o Rafale deve ter sido usado em missões como caça-bombardeiro. Mesmo porque aviadores brasileiros andaram neles, por isso, somente bi-places foram levados, me parece óbvio que queriam explorar a flexibilidade do caça como atacante de longo alcance e WSO. Além do marketing para o FX-2.

[ ]´s

BrazilianMarine
Júnior
Júnior

#1107 Mensagem por BrazilianMarine » Sáb Nov 20, 2010 6:32 pm

cabeça de martelo escreveu:
caduroxbr escreveu:
Não sabia que a coisa andava desse jeito em Portugal, a pouco tempo vi que a marinha portuguesa fazia operações na Africa contra a pirataria usando equipamentos muito modernos, pra mim as FA portuguesas apesar de pequenas sempre foram muito bem equipadas.
Uma coisa é o que se tem, outra coisa é ir ao outro lado do mundo fazer um exercicio que se pode fazer mais ao pé. É que a FAP tem os seus exercicios, os exercicios da OTAN, etc.
Outro lado do mundo, ou do atlântico? :mrgreen:

RAFALE F3
Transferência total de tecnologia
Superioridade aerea
Alcance de toda a América do Sul
Um grande caça para um grande país
Largomoco
Intermediário
Intermediário

#1108 Mensagem por Largomoco » Dom Nov 21, 2010 9:20 am

alcluiz escreveu:Alguns aqui acham exagero o F-5M ter conseguido algumas boas "caçadas" ao Rafale, lembrem que nos anos 80, o A-4 Skyhawk ainda dava um caldo no treinamento do F-14 TomCat hehehe

Só pra lembrar:

toda a diferença, entre ficção e realidade, e é desejada ou fantasmes alguns,

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#1109 Mensagem por Thor » Dom Nov 21, 2010 10:32 am

PRick escreveu: Pelo que falaram os M-2000-5 ficaram na superioridade aérea. Então, o Rafale deve ter sido usado em missões como caça-bombardeiro. Mesmo porque aviadores brasileiros andaram neles, por isso, somente bi-places foram levados, me parece óbvio que queriam explorar a flexibilidade do caça como atacante de longo alcance e WSO. Além do marketing para o FX-2.

[ ]´s
Os Rafales cumpriram missões de Sweep e Ataque, sendo que quando cumpriam missões de ataque, na maioria das vezes estavam cofigurados para fazerem missões ar-ar, fazendo sua própria proteção, se fosse necessário.

Brasil acima de tudo!!!
coringa1
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#1110 Mensagem por coringa1 » Dom Nov 21, 2010 11:17 am

Este é 1 (na verdade o segundo) de uma série de 5 vídeos sobre a Red Flag Operation, muito bom por sinal e que dá uma idéia da complexidade e profissionalismo dos envolvidos nela e, que acredito já tenha sido postado por aqui.
A minha duvida é se os R99 ou a FAB dispõem do recurso 3D que aparece nas telas dos E3 à partir dos 26 segundos e que parece algo impressionante para gerenciar a operação e mais ainda no debriefing, mostrando os erros e acertos.

Responder