J.Ricardo escreveu: Sex Mai 23, 2025 4:36 pm
Essa versão F nem terminaram o desenvolvimento dela ainda, com certeza vai atrasar pra variar, e pra falar a verdade, já acho que era melhor comprar a versão D pra treino e converter tudo em E.
Os problemas da versão biplace do Gripen é o mesmíssimo do projeto como um todo, a pouca vergonha que é a gestão financeira dele no Brasil, menos por causa da FAB, que mal ou bem está fazendo o seu papel dentro do que lhe cabe, do que pela irresponsabilidade, omissão e negligência veniais dos seguidos governos desde a assinatura do contrato.
Começou mal quando um ex-cmte da FAB jogou o desenvolvimento dele da Embraer para a SAAB, e consequentemente a sua produção na Suécia, a troco de "economia de recursos" e... nada aconteceu de diferente, pelo contrário, o projeto só piorou desde então.
Era para estes caças já estarem prontos em 2023, com entregas começando no ano passado, mas o que se viu é basicamente o afundamento do processo de desenvolvimento desta versão, com todas as perdas consequentes. E não é só dinheiro que estamos perdendo ou deixando de investir no projeto, há perdas muito piores neste aspecto dentro do contrato. Há coisas que simplesmente dinheiro nenhum no mundo recupera. Aprendizagem, formação, fomento intelectual, tecnológico e industrial contratados são apenas alguns deles.
Se esta merda de país fosse um lugar sério, no mínimo a situação do projeto FX-2 já teria valido no mínimo umas duas ou três CPI mistas nas comissões de defesa do congresso, quando não, vários processos por crime de responsabilidade de todos os envolvidos. Mas no final, como se sabe, antes mesmo de assinarem esse contrato com a SAAB, a politicalha local já tinha tacado o foda-se na FAB, Embraer, SAAB e Gripen E\F há muito. E quem não gostar, que se f... também.
Infelizmente caminhamos para o futuro com um olho nas costas e o pé enfiado na lama de volta para o passado. Como sempre.