Com uma valorização de 100 milhões de EUR pelas duas unidades, com entrega prevista para 2028, e com a numeração de amura A5211 e A5212, estes dois NRE (na notação padrão anglo-saxónica ditos “Auxiliary Oiler Replenisher and Logistics Ship”, AOR), terão 137 metros de comprimento, deslocando 11 000 toneladas e, com propulsão híbrida (diesel e eléctrica), sustentando uma velocidade máxima superior a 18 nós com um alcance operacional na ordem das 14 000 milhas náuticas e um janela de operação de 90 dias. Serão operados por uma guarnição de 50 militares com alojamento extra guarnição para 50 elementos e alojamento temporário para mais de 100 elementos. Cada navio pode transportar 4 000 metros cúbicos de combustível naval F-76, 350 metros cúbicos de combustível de aviação F-44, 650 metros cúbicos de água potável, até 6 contentores de 20 pés no convés e até 20 viatura tácticas blindadas ligeiras no seu interior. Possui convés de voo para operação de helicóptero.
Compreendem a capacidade de realização de operações de reabastecimento a outros navios no mar (“Replenishment At Sea”, RAS) e a capacidade de operação “Ro-Ro”, designação curta para “Roll on – Roll off”, que designa a tipologia de logística de transporte que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes via rampa do próprio navio. Dotados de integração de sistemas de comando e controlo que lhes permitem comunicar, operar e coordenar no contexto de forças combinadas ou conjuntas, podem operar quer em contexto de operações anfíbias militares, quer de apoio humanitário, com capacidade, modular, de suportarem elementos e espaços de cuidados médico-hospitalares.
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