TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 3559 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83326 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 25, 2020 8:45 pm

Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 1:13 pm
FCarvalho escreveu: Sex Set 25, 2020 12:56 pm Se chegarmos em 2026 com 36 Gripen E/F e 28 KC-390 na rampa, todos operacionais e com recursos para voarem mais do que o mínimo básico necessário como é hoje, já vai estar de bom tamanho. E se por tabela tivermos um novo cargo leve saindo do forno para substituir o restante da frota de transporte, melhor ainda.
Os E/R-99 ainda vão durar aí mais 15 anos, pelo menos. Pensar em substituição é um trabalho para depois que o descrito acima estiver garantido, inclusive lotes subsequentes do Gripen.
E ainda tem a questão dos P-3 a serem substituídos a partir do 2028, segundo a FAB. Sem falar no MLU dos A-29, substituição de T-25/27 na AFA, mais helos para os esquadrões do 8o Gav, e assim vamos.
Estes projetos de substituição e/ou modernização de meios que vão além de 2030.
Muita calma neste hora. Não temos recursos assegurados nem para metade disso aí. Um passo de cada vez agora é o melhor planejamento que podemos ter.
abs
É nisso que dá "aprender" tudo com "ixpecialixta" de filminho do YT. [003] [003] [003] [003]
Alhos e bugalhos, o tópico aqui é específico sobre o FX e seus desdobramentos; se chegarmos a 2026 sem sequer uma nova encomenda de Gripen, podemos dar adeus ao Programa como "também nosso" e dar razão às pragas do Cb_Lima, que jurava que ia ser um outro "F-32" (quem debatia aqui na época sabe do que falo).
Não falei em SUBSTITUIR AEW e sim em AUMENTAR A FROTA! Alhos e bugalhos, repito.
Lembrança ao Caiafa véio, tomara que já saiba o calibre do ADEN... [082] [082] [082] [082]
Que é isso gaudério. Está tomando erva importada do Paraguai agora? :mrgreen:

Faz tempos não assisto nada no Youtube. Nem deu tempo para fazer crt C + ctr V. :lol:

A mim, me parece improvável que a FAB não encomende ao menos um segundo lote. Quantos caças serão, só o tempo dirá. Mas tenho cá para mim que será o suficiente para dar conta de substituir toda a frota de F-5/A-1. Só para garantir qualquer eventualidade a curto prazo. E pelas entrevistas concedidas por oficiais do EMAer e da Copac sobre o assunto, parece que a coisa já está meio que encaminhada. Falta ver ser haverá ou não exportações a fim de definir a nova planilha do custo de aquisição.

Por outro lado, aumentar a frota de E/R-99 é inviável. Os custos seriam proibitivos. E não há previsão no planejamento da FAB neste sentido. Essas aeronaves serão apenas substituídas quando tiverem sua vida útil terminada daqui a 15/20 anos. Pelo quê, ainda vai demorar para saber.

No mais, se tiver chance, mando o seu recado para o Caiafa sim. Digo que mandou a ele um beijo, um queijo e um abraço bem apertado. :twisted:

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#83327 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 25, 2020 8:58 pm

Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 5:17 pm
Aparentemente algumas das atividades/capacidades a serem desenvolvidas com o Gripen E 4100 voando no Brasil incluem experimentos e adaptações nos sistemas tipo FMS e AC, bem como testar o comportamento do caça nas nossas condições climáticas tropicais, o que me parece ótima notícia para o nosso véio @FCarvalho, pois o bicho vai ter que aparecer na BAMN ou nem vai saber direito o que é operar no calor e umidade extremos. Além dos ensaios normais do Programa, provavelmente vão testar também características especificamente solicitadas pela FAB para as nossas versões, tipo integração de Mun e o tale de Link BR2 - que não sei até hoje se é apenas software com o mesmo hardware dos demais Gripen ou se é também outro hardware. Não duvido nada que a AEL esteja de olho em tirar mais alguma lasca.
E tem ainda um outro treco em que a SAAB anda falando, para além da parte externa (em pods) do AREXIS:
https://www.airforce-technology.com/new ... %20project.
Eu acho que ele vai sobreviver... :mrgreen: :twisted:
Dos 6 F-5 da BAMN não sei quantos estão em condições de voo. Mas vez em quando é possível vê-los rasgando o céu sozinhos, ou mais raramente, em pares.
Interessante que não me lembro de ver o Gripen operando em região muito quente e úmida. Tem a África do Sul, mas o clima da base onde eles ficam parece estar mais para temperado ou subtropical.
Enfim, é uma boa chance para saber se ele tem ou não problemas com sol quente no lombo, ou se os aparelhinhos colocados nele aquentam a esquizofrenia do tempo pelas bandas de cá.

abs

Carpe Diem
avc1
Sênior
Sênior
Agradeceu: 94 vezes
Agradeceram: 138 vezes

#83328 Mensagem por avc1 » Sex Set 25, 2020 10:02 pm

FCarvalho escreveu: Sex Set 25, 2020 8:58 pm
Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 5:17 pm
Aparentemente algumas das atividades/capacidades a serem desenvolvidas com o Gripen E 4100 voando no Brasil incluem experimentos e adaptações nos sistemas tipo FMS e AC, bem como testar o comportamento do caça nas nossas condições climáticas tropicais, o que me parece ótima notícia para o nosso véio @FCarvalho, pois o bicho vai ter que aparecer na BAMN ou nem vai saber direito o que é operar no calor e umidade extremos. Além dos ensaios normais do Programa, provavelmente vão testar também características especificamente solicitadas pela FAB para as nossas versões, tipo integração de Mun e o tale de Link BR2 - que não sei até hoje se é apenas software com o mesmo hardware dos demais Gripen ou se é também outro hardware. Não duvido nada que a AEL esteja de olho em tirar mais alguma lasca.
E tem ainda um outro treco em que a SAAB anda falando, para além da parte externa (em pods) do AREXIS:
https://www.airforce-technology.com/new ... %20project.
Eu acho que ele vai sobreviver... :mrgreen: :twisted:
Dos 6 F-5 da BAMN não sei quantos estão em condições de voo. Mas vez em quando é possível vê-los rasgando o céu sozinhos, ou mais raramente, em pares.
Interessante que não me lembro de ver o Gripen operando em região muito quente e úmida. Tem a África do Sul, mas o clima da base onde eles ficam parece estar mais para temperado ou subtropical.
Enfim, é uma boa chance para saber se ele tem ou não problemas com sol quente no lombo, ou se os aparelhinhos colocados nele aquentam a esquizofrenia do tempo pelas bandas de cá.

abs
Tailândia opera o gripen há anos esqueceu? , e aparentemente tudo certo... Clima lá é bem parecido com manaus..belem..

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6933 vezes
Agradeceram: 7196 vezes
Contato:

#83329 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 10:17 pm

avc1 escreveu: Sex Set 25, 2020 10:02 pm
Tailândia opera o gripen há anos esqueceu? , e aparentemente tudo certo... Clima lá é bem parecido com manaus..belem..

Desculpes mas não sei se é tão simples, WAD, AREXIS, IRST, etc... :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
avc1
Sênior
Sênior

#83330 Mensagem por avc1 » Sex Set 25, 2020 11:04 pm

Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 10:17 pm
avc1 escreveu: Sex Set 25, 2020 10:02 pm

Desculpes mas não sei se é tão simples, WAD, AREXIS, IRST, etc... :wink: 8-]
Verdade....versão deles nem chega perto da nossa

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6933 vezes
Agradeceram: 7196 vezes
Contato:

#83331 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 11:07 pm

avc1 escreveu: Sex Set 25, 2020 11:04 pm
Verdade....versão deles nem chega perto da nossa
Não é isso (a meu ver), apenas tem que ver se pode funcionar aqui. :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 420 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#83332 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Set 26, 2020 2:14 am

Imagina a treta em operar o WAD todo embaçado por umidade...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
avc1
Sênior
Sênior

#83333 Mensagem por avc1 » Sáb Set 26, 2020 9:21 am

Nao é possível com os milhões em investimentos e anos de projeto eles não tenham ja previsto essas coisas

FCarvalho
Sênior
Sênior

#83334 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 26, 2020 11:34 am

Bom, uma hora eles vão ter que operar aqui. E o clima na região norte não é exatamente igual em toda ela.
Lembre-se de que são 5,2 milhões km2.
Manaus aliás já tem até o seu próprio micro-clima.

abs

Carpe Diem
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#83335 Mensagem por Wardog » Sáb Set 26, 2020 11:37 am

avc1 escreveu: Sáb Set 26, 2020 9:21 am Nao é possível com os milhões em investimentos e anos de projeto eles não tenham ja previsto essas coisas
Exato, isso é uma discussão inérte. O cenário climático do Brasil entrou nos requisitos de desenvolvimento, todos os sistemas foram implementados e desenvolvidos considerando todas essas possibilidades, é primário isso.

EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2734 vezes
Agradeceram: 870 vezes

#83336 Mensagem por EduClau » Dom Set 27, 2020 12:02 pm

Notícia sobre a SAM:
...A fábrica de aeroestruturas de São Bernardo, a SAM (Saab Aeronáutica Montagens), que começou a operar em julho, já tem data marcada para entregar sua primeira encomenda, o cone de cauda, à Embraer, responsável pela montagem final do caça: dezembro de 2020.
...
A SAM será responsável pela produção de seis peças estruturais complexas para o Gripen, além do cone de cauda, de freios aerodinâmicos, caixão de asas, fuselagem dianteira para as versões de um assento e dois assentos, além da fuselagem traseira para a versão monoposto da aeronave. Os componentes serão enviados a Gavião Peixoto e Linköping, na Suécia.
...
https://www.dgabc.com.br/Noticia/355991 ... -da-regiao
sds.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 420 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#83337 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Set 27, 2020 4:12 pm

Wardog escreveu: Sáb Set 26, 2020 11:37 am
avc1 escreveu: Sáb Set 26, 2020 9:21 am Nao é possível com os milhões em investimentos e anos de projeto eles não tenham ja previsto essas coisas
Exato, isso é uma discussão inérte. O cenário climático do Brasil entrou nos requisitos de desenvolvimento, todos os sistemas foram implementados e desenvolvidos considerando todas essas possibilidades, é primário isso.
Por mais que se preveja isso ou aquilo, a operação real que vai dar o veredito final.
Afinal, se prever coisas na fase de projeto resolvesse mesmo, o F-35 não seria tão problemático, por exemplo.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#83338 Mensagem por Wardog » Dom Set 27, 2020 10:08 pm

Glauber Prestes escreveu: Dom Set 27, 2020 4:12 pm
Wardog escreveu: Sáb Set 26, 2020 11:37 am

Por mais que se preveja isso ou aquilo, a operação real que vai dar o veredito final.
Afinal, se prever coisas na fase de projeto resolvesse mesmo, o F-35 não seria tão problemático, por exemplo.
Concordo, mas a margem de erro aqui é muito menor.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#83339 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 27, 2020 11:42 pm

A AEL e outras empresas que já servem de fornecedores para os sistemas do F-5 e mais a experiência do Pacau operando em Manaus, além dos demais esquadrões da FAB oferecem subsídios mais que suficientes para saber o que funciona e o que não funciona por aqui.
Obviamente que a engenharia da Embraer sendo parte do projeto do Gripen, ainda que tardiamente, deve ter levado em conta todo esse Know How ao prescrever os requisitos de sistemas do caça.
E sim, nem tudo na teoria funciona de primeira na prática. Mas neste caso, a margem de erro é muito pequena.
Aliás, raramente eu vi no Brasil projetos dentro das forças armadas levarem em conta o exaustivo teste prático de equipamentos e sistemas a serem adquiridos. Isso eu considero uma falha grave no processo de compras dentro do MD. Tudo que compramos, em se tratando de material em grande quantidade e tecnologia sensível, deveria ser testado e provado antes de adquirido.
E os caças não deveriam ser exceção.

abs

Carpe Diem
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#83340 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Set 29, 2020 4:02 pm

Estava lendo uma nota curta na Revista Força Aérea de julho de 2020. Segundo eles o Comandante da Ala 2 deu uma previsão de que em setembro de 2021 haverá pelo menos 4 unidades do F-39 operacionais em Anápolis, mais 8 em 2022 e a partir daí vão ser 6 por ano até 2026.

Não sei quanto aos demais, mas não estava sabendo desse cronograma de entregas. Gostei bastante das datas, principalmente porque encerramos 2022 com 12 operacionais, o que já coloca o programa em um ponto irreversível para o governo seguinte, qualquer que seja ele.

Edit: Lembrando ainda que o orçamento de 2023 ainda é de autoria do atual governo, então em 2023 teremos 18 caças já.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Responder