![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
abs
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Qdo o mamutão sobe, vc percebe que uma das rodas dianteiras e um par do boomerang traseiro tbm patinam e o caminhão não sai do lugar. Sem o diferemcial central rodas opostas podem patinar. Pro sistema de transmissão, o boomerang trabalha como um 4x4 (pois ambas as rodas traseiras estão solidamente uma ligada a outra. Patinou, em eixos opostos, parou. Ai vemos a necessidade de suspensão com enorme curso, como a usada no Uruveco, e ainda melhor, suspensão independente para cada roda.FCarvalho escreveu:João, dá para explicar em letras grandes ou desenhar pra mim o que seria e pra que serve esse bloqueio diferencial central? Se tiveres algum vídeo mostrando ele melhor ainda.![]()
grato.
Ótimo vídeo, JF véio. Uma dúvida, num dos momentos - em que havia a melhor tração - falava que o caminhão estava "bloqueado, traçado e reduzido": com base em coisa que tu mesmo e outros Colegas nos ensinam, bloqueado e reduzido a gente sabe, o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?joao fernando escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=AC4LpnhXUqI
O que eu tenho escutado é o pessoal do Centro Oeste e Norte falar "traçado" para indicar que um carro tem tração nas quatro rodas (falando de caminhonetes). Tipo assim " quero comprar uma caminhonete nova, tem que ser traçada ". Igualmente aplicam a frase para quando usam a tração 4X4, tipo assim "A estrada estava com muita lama, andei toda viagem com o carro traçado". Regionalismos.o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?
Bueno, pelo que entendi então, Taura véio, "traçado", no caso de um 6 x 6 como o do vídeo, seria a VTR tracionando com todo o rodado?delmar escreveu:O que eu tenho escutado é o pessoal do Centro Oeste e Norte falar "traçado" para indicar que um carro tem tração nas quatro rodas (falando de caminhonetes). Tipo assim " quero comprar uma caminhonete nova, tem que ser traçada ". Igualmente aplicam a frase para quando usam a tração 4X4, tipo assim "A estrada estava com muita lama, andei toda viagem com o carro traçado". Regionalismos.o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?
Isso mesmo Tulio, "traçado é quando todas as rodas tratoras estão acionadas, por exemplo: trabalho com um VW 26-220 em obras de terraplenagem, geralmente ando no "6x2", quando o terreno está mais difícil "traço" o caminhão e ele passa a ser 6x4, se fosse possível acionaria o 6x6, já a redução do câmbio é parte de uma sub-caixa(esta assim no manual no câmbio). Hoje eu estava saindo da jazida em 1ª reduzida, depois 1ª simples, segunda e terceira simples, quando chegava no "top" quando o caminhão pedia redução de marcha eu "reduzia a terceira marcha, recuperando a força e subindo tranquilo, quanto ao bloqueio é quando bloqueia se o diferencial e as rodas andam com as mesmas rotações, sem que aja uma em falso, distribuindo por igual a força, mas só usado nos momentos certos e dirigindo em linha reta, pois o diferencial existe exatamente para isso, as curvas, onde a roda externa percorre um caminho maior que a interna.Túlio escreveu:Bueno, pelo que entendi então, Taura véio, "traçado", no caso de um 6 x 6 como o do vídeo, seria a VTR tracionando com todo o rodado?
É por aí, todos os eixos que tinham tração foram acionados e o carro ficou "traçado" Meio diferente mas é o que o povo mais ao norte de nosso país fala. Ligou a tração, ficou traçado.Bueno, pelo que entendi então, Taura véio, "traçado", no caso de um 6 x 6 como o do vídeo, seria a VTR tracionando com todo o rodado?
Pelo que sei, traçado é qdo todas as rodas tracionam. Ele opera em várias formas, depende de como foi montado. 6x2; 6x4; 6x6, reduzida, bloqueio central (todos os eixos giram ligados rigidamente); bloqueio no diferencial (apenas o diferencial fica ligado rigidamente)Túlio escreveu:Ótimo vídeo, JF véio. Uma dúvida, num dos momentos - em que havia a melhor tração - falava que o caminhão estava "bloqueado, traçado e reduzido": com base em coisa que tu mesmo e outros Colegas nos ensinam, bloqueado e reduzido a gente sabe, o que eu não sei é o que é "traçado", poderias dar uma explicação rápida?joao fernando escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=AC4LpnhXUqI