Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#4921 Mensagem por Túlio » Qua Set 06, 2017 12:38 pm

cabeça de martelo escreveu:
P44 escreveu:A parte do combate a incêndios foi "marketing" para que a compra seja melhor aceite pela opinião pública, apenas isso. Serão tão utilizados no combate a incêndios como o foram os C-130, ZERO.
Dúvidas há?! Não há nem pode haver!
Eu já nem sei mais quantas vezes escrevi isso. Até aprontarem os KC-390 para decolar e chegar ao local do fogo, meia Portugal já estará em chamas. Começo a achar inevitável este (mau) negócio para a FAP mas sigo pensando que muito melhor e mais útil seria a aquisição de mais um C-130H, reforma dos (outra vez) cinco na OGMA e usar o resto dos presumíveis EUR 350M na aquisição de CL-215/415. Afinal, os -130 têm bastado para cumprir os compromissos para com a OTAN, não? Que tale variar um pouco e adquirir aeronaves capazes de cumprir obrigações para com os Portugueses, aquele pessoal sempre considerado irrelevante mas que paga para o Estado existir?

Claro, meus compartriotas vão seguir achando - mesmo não o dizendo com clareza - que sou uma espécie de Quisling brazuca mas a mim parece apenas simples lógica. E mais, não me importaria se abríssemos mão de meia dúzia dos 28 KC-390 encomendados pela FAB em troca de uma dúzia de CL-415. Lembrar, meio século atrás o Paraná foi praticamente zerado por um incêndio desses, com montes de mortos e desaparecidos. Se tornar a acontecer, não estaremos em muito melhores condições de enfrentar do que estávamos na época, com ou sem -390...




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Re: Sobre o KC-390

#4922 Mensagem por P44 » Qua Set 06, 2017 2:20 pm

O problema é que NAO iriamos adquirir C-13O NOVOS, capisce?????

Iriamos "modernizar" chassos do tempo dos Afonsinhos, por isso, mal por mal, que venham avioes novos, agora se sao KCs, Tupolevs ou o caraças do diabo a sete, tanto faz.

É aproveitar antes que alguém mude de ideias!!!!!!




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Re: Sobre o KC-390

#4923 Mensagem por J.Ricardo » Qua Set 06, 2017 5:38 pm

Portugal esta fazendo um ótimo negócio, vai ter a mais moderna frota de aviões de transporte da Europa!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Sobre o KC-390

#4924 Mensagem por Tikuna » Qua Set 06, 2017 6:31 pm

Túlio escreveu:
cabeça de martelo escreveu: Dúvidas há?! Não há nem pode haver!
Eu já nem sei mais quantas vezes escrevi isso. Até aprontarem os KC-390 para decolar e chegar ao local do fogo, meia Portugal já estará em chamas. Começo a achar inevitável este (mau) negócio para a FAP mas sigo pensando que muito melhor e mais útil seria a aquisição de mais um C-130H, reforma dos (outra vez) cinco na OGMA e usar o resto dos presumíveis EUR 350M na aquisição de CL-215/415. Afinal, os -130 têm bastado para cumprir os compromissos para com a OTAN, não? Que tale variar um pouco e adquirir aeronaves capazes de cumprir obrigações para com os Portugueses, aquele pessoal sempre considerado irrelevante mas que paga para o Estado existir?

Claro, meus compartriotas vão seguir achando - mesmo não o dizendo com clareza - que sou uma espécie de Quisling brazuca mas a mim parece apenas simples lógica. E mais, não me importaria se abríssemos mão de meia dúzia dos 28 KC-390 encomendados pela FAB em troca de uma dúzia de CL-415. Lembrar, meio século atrás o Paraná foi praticamente zerado por um incêndio desses, com montes de mortos e desaparecidos. Se tornar a acontecer, não estaremos em muito melhores condições de enfrentar do que estávamos na época, com ou sem -390...

Bom, o MAFFS entrega quase duas vezes o que entrega o CL, e é reabastecido e- minutos, pois são montadas piscinas nas bases para um abastecimento mais rápido. CLaro que o CL ntrega mais rápido, e se reabastece em alguns segundos, mas precisa de 1300m de lâmina d'agua para isso. E não é em todo o entorno de focos que se acha um lago assim. Além disso, há a questão de que nos incêndios, se emprega fluido retardante de fogo. Então ambos tem que pousar para reabastecerem seus tanques de fluidos. Sei lá, só exercício de cabeça, Obvio que o CL entrega mais, mas o KC-390 não está tão atrás assim.




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Re: Sobre o KC-390

#4925 Mensagem por Túlio » Qua Set 06, 2017 6:48 pm

Sei lá eu, se os tugas estão satisfeitos por mim tá tri, não vou ficar botando minhoca, mas para eles será apenas um C-390, já que não faz REVO em F-16 (que usa Flying Boom); quanto ao desempenho antiincêndio é o mesmo, se tá bão pra eles, fico na minha. De mais a mais, todo mundo sabe que me orgulho tanto deste avião quanto qualquer outro Brasileiro.

Só que, aqui no Brasil, uma bela dúzia de CL-415 custaria bem menos e valeria bem mais do que uns C-295 SAR. Importado por importado...




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Re: Sobre o KC-390

#4926 Mensagem por tgcastilho » Qua Set 06, 2017 7:41 pm

Deixo aqui um video da minha autoria de um CL a operar no Norte de Portugal e onde se vê a orografia. Sinceramente, não sei onde pode operar um KC-390 num meio deste sem se arriscar a fazer parte da paisagem. O KC-390 poderá ser bastante bom, mas para o Território Português dizer que pode ajudar no combate a incêndios é só para enganar o povão...

Devo dizer que aeronaves com o BE-200 foram testadas no território português e por pouco, em mais do que uma ocasião, não ficaram a fazer paisagem.





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Re: Sobre o KC-390

#4927 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 06, 2017 8:51 pm

Me parece que existem duas questões diferentes aqui: uma é a questão da manutenção da capacidade do transporte militar tático da FAP em relação as suas responsabilidades junto ao país e a OTAN, coisa que os 5/6 KC-390 deverão resolver na íntegra e com sobras; outra é a questão interna de cunho civil dos onipresentes incêndios florestais que devastam o país anualmente. Isto como já vimos aqui é um assunto que não cabe ao MD português resolver ou arrumar solução, mas ao primeiro ministro resolver oferecendo os recursos, planejamento e organização as forças auxiliares, no caso os corpos de bombeiros e a defesa civil, para preparar-se para encara tais incêndios.
Não vi isto ser feito nos anos anteriores, e muito menos agora.
Dizer que os KC-390 farão combate a incêndios é do nível de pieguice e mediocridade com que aqui dizem que o KC-390 fará MMI e ACISO na Amazônia ou irá resgatar gente de enchentes ou levar suprimentos a desabrigados de algum lugar perdido no meio do nada e que teve o azar de aparecer no jornal da noite.
Dois assuntos igualmente importantes misturados para poder-se conseguir um único resultado.
Só que os resultados não irão atender as necessidades de ambos, mas apenas de um, como é de costume no mundinho político.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4928 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Set 06, 2017 9:27 pm

Não entendo a presente polêmica...
A capacidade de combate a incêndios está prevista dentre as funcionalidades do KC-390.
Qual é o problema?
Dizer que a aeronave combaterá incêndios?
Ora, ora. a aeronave está capacitada para tanto.
Qual é o problema?
Precisará de ser abastecida com água e retardantes químicos em um aeroporto?
E daí, não ocorre o mesmo com os C-130?
Portugal não utiliza os C-130 em função anti-incêndios...
Problema de Portugal...

Simples assim.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


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Re: Sobre o KC-390

#4929 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 06, 2017 9:59 pm

Segundo os amigos portugueses aqui eles não usaram nem os C-130 neste tipo de trabalho que se dirá dos KC-390.
Isso é apenas parte da propaganda para tornar mais degustável a compra dos mesmos.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4930 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 07, 2017 6:55 am

FCarvalho escreveu:Segundo os amigos portugueses aqui eles não usaram nem os C-130 neste tipo de trabalho que se dirá dos KC-390.
Isso é apenas parte da propaganda para tornar mais degustável a compra dos mesmos.

abs.
Exacto. Já agora, é proibido o uso de retardantes em Portugal.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Sobre o KC-390

#4931 Mensagem por Túlio » Qui Set 07, 2017 10:38 am

PUTZ, mas aí não é mole, POWS!!!

Quem foi o MANÉ que inventou essa moda?




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Re: Sobre o KC-390

#4932 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 07, 2017 10:59 am

“Os retardadores de chama bromados foram retirados (do espaço europeu) ou o seu uso foi restringido devido à toxicidade”.
Na realidade usa-se em todo espaço europeu, mas em Portugal depois de proibido, nunca mais foi levantado essa interdição. :roll:




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Re: Sobre o KC-390

#4933 Mensagem por tgcastilho » Qui Set 07, 2017 5:11 pm

A proibição do retardante deu-se, porque em alguns casos demorava cerca de dez a crescer alguma coisa onde tivesse sido colocado retardante.




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Re: Sobre o KC-390

#4934 Mensagem por tgcastilho » Sex Set 08, 2017 9:29 am

O arranque oficial das negociações com vista à aquisição de cinco ou seis aeronaves KC-390 realizou-se hoje com a apresentação da equipa de negociação nomeada pelo Ministro da Defesa Nacional, no auditório do Ministério da Defesa Nacional, numa cerimónia que contou com as presenças dos Ministros da Defesa Nacional e da Economia.

A equipa, nomeada a 14 de agosto por Despacho do Ministro da Defesa Nacional, iniciou atividade a 15 de agosto e terá até 26 de outubro de 2017 para apresentar um relatório detalhado que identifique todos os aspetos relevantes e necessários à introdução do KC-390 na Força Aérea, com opções para decisão final, incluindo custos associados e cronogramas.

O Governo aprovou, a 8 de junho, a autorização do início das negociações com a Embraer, Defesa e Segurança, S.A., para a aquisição de cinco aeronaves KC-390, com opção mais uma, um simulador de voo (fullflight simulator CAT D), para instalação e operação em território nacional, considerando-se na Resolução de Conselho de Ministros publicada a 27 de julho que era “pois chegado o momento do Governo de Portugal aprofundar as negociações com a Embraer”, com vista ao reforço das “atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos”.

As aeronaves deverão incluir as capacidades de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, o que possibilita que Portugal disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondem a necessidades permanentes do país.Portugal, a par da República Federativa do Brasil, é um dos principais parceiros do programa cooperativo de desenvolvimento e produção do KC-390, do qual fazem parte igualmente a República Checa e a Argentina.

As negociações com a Embraer serão dirigidas pelo Ministro da Defesa Nacional e a equipa integra, para além de elementos da Defesa, representantes nomeados pelo Ministro das Finanças e pelo Ministro da Economia, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como determinado na Resolução do Conselho de Ministros.

A equipa apresentada esta segunda-feira é composta por:

§ Dr. Alberto António Rodrigues Coelho, Coordenador Geral

§ Dr. Francisco Jorge Samúdio Gomes Ramires e Dr. José Moreira, representantes do Ministério das Finanças

§ Coronel João Paulo Pires, representante do Ministério da Defesa Nacional

§ Prof. Doutor António Augusto Magalhães Cunha e Prof. Doutor Paulo Manuel Cadete Ferrão, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

§ Dra. Patrícia Castanheira Venâncio Leão e Dr. Nuno Augusto de Castro Azevedo Soares de Almeida, representantes do Ministério da Economia

§ Major-general João Cartaxo Alves e Tenente-coronel João Rui Ramos Nogueira, representantes da Força Aérea

§ Dr. Nuno Miguel Gameiro Bastos Cadete, representante da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional

§ Capitão-de-fragata Carlos Manuel Pereira Mendes e Dra. Cristina Maria da Cunha Pinto, representantes da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional
http://www.defesa.pt/Paginas/Apresenta% ... C-390.aspx




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Re: Sobre o KC-390

#4935 Mensagem por Cassio » Sex Set 08, 2017 10:50 am

Excelente... vamos vender para Portugal.... e que venham outros operadores.




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