TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1251 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73081 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Nov 26, 2014 11:03 am

FCarvalho escreveu:Gastar quase um bilhão de dólares a mais do erário público apenas para satisfazer uma pretensa intenção de um vizinho que vive anos a nos embargar de todas as maneiras possíveis e cabíveis, e isso apesar de ser nosso sócio majoritário em acordos comerciais-alfandegários, não me parece ser dos tipos de decisões, a mais sensata.

Mas em se tratando do tipo de governo que nós temos, até os loucos parecem ser mais sensatos do que os sãos.

abs.
Prezado FCarvalho,

Ao analisarmos essa situação rapidamente, em que o governo brasileiro está bancando essa empreitada, pode parecer uma decisão insensata. Porém, acredito que a situação é mais complicada do que se aparenta. Talvez o ideal fosse seguirmos com os nossos planos de desenvolvimento no projeto do Gripen NG, sem essa preocupação de embargo. Afinal, isso é um problema deles. Então eles que procurem uma alternativa, podendo ser russa ou chinesa.

Mas qual será o custo de se isolar a Argentina? Talvez, para o governo brasileiro, seja melhor ter eles como parceiros do ver aquele país inundado de equipamentos chineses/russos. Se essa aproximação deles com chineses/russos for adiante, com a transferência de tecnologia, futuramente as indústrias hermanas poderiam se tornar concorrentes da indústria brasileira. Os argentinos podem estar passando por uma situação complicada, mas eles não são bobos. Acredito que eles devem estar acompanhando todos os desdobramentos desses acordos brasileiros e se funcionar aqui, vão querer implementar lá. É só questão de tempo e dinheiro.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#73082 Mensagem por Luís Henrique » Qua Nov 26, 2014 11:13 am

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu: :? :? :?

Você acha que o interesse do comércio é só nosso?

Eles não perdem bilhões e bilhões se deixarem de fazer negócio conosco???

A moeda tem dois lados.

Se isolarmos a Inglaterra (nós que eu digo é a América do Sul inteira ou quiçá a América Latina).
Nós não vamos deixar de comercializar com os EUA ou com outros países europeus ou com o resto do mundo.

Duvido que o resto do mundo iria congelar as relações comerciais conosco (AS ou AL) apenas para ajudar a Inglaterra.
ninguém é amigo de ninguém. É uma questão de interesses. Nenhum país vai querer perder bilhões e bilhões em negócios na AL por causa da Inglaterra.

E os ingleses vão perceber que é melhor abrir mão de uma ilha distante do que abrir mão de bilhões e bilhões de euros em negócios em toda a AL ou AS.
Olá Luis !

Hermanos sim, mas não vamos virar as costas para os interesses BRASILEIROS por eles ...

Os interesses brasileiros vem antes que os argentinos !
E a América do Sul mais forte, mais independente e o Brasil atuando como líder neste caminho não é interessante para o Brasil?

Os países da América do Sul unidos e o Brasil na liderança, não é bom para nós?

Que eu saiba ganhamos muito mais dinheiro com os argentinos e com os demais países da nossa região do que com os ingleses.

Apenas com a Argentina eles compram cerca de 10% do que exportamos para o mundo.
O Reino Unido compra nem 2% do que exportamos.
O dinheiro deles não faria muita falta. :evil:

Aliás, eu duvido que eles iriam querer perder as trocentas empresas que possuem na região. Eles acabariam cedendo e entregando as ilhas...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#73083 Mensagem por Boss » Qua Nov 26, 2014 12:22 pm

Que lógica absurda. O Brasil jamais deve prejudicar suas relações com outros países para agradar quem quer que seja, ainda mais a Argentina, que em relação com o Brasil, sempre guarda uma faquinha para enfiar nas nossas costas assim que puder.

Nós apoiamos a baboseira das Falklands, ainda que meio simbolicamente - ainda bem - , enquando numa das nossas ambições no cenário internacional, a vaga permanente no UNSC, a Argentina não dá a mínima, defende aquela baboseira de "cadeira rotatória", para um continente cujo único país com relevância internacional é o Brasil, o resto é patético.

Fora toda a palhaçada que fazem com o Mercosul.

O Brasil deve ser líder do continente propondo um bloco político e econômico que funcione e seja bom para todos, sem tentar enfiar os delírios ideológicos de uma esquerda patética na frente das coisas. A liderança virá naturalmente por sermos a maior economia e termos o maior poder de investimento.

Enquanto colocarmos essa ideologia babaca na frente de tudo, e achar que liderança é ser um gigante bobão, continuaremos sendo apenas um gigante bobão.

Aliás, o Reino Unido é um país que tem muito a oferecer ao Brasil. A Embraer utiliza vários componentes britânicos, assim como o Gripen usará. Será que poderemos buscá-los na pífia indústria argentina ? :lol: Acho que não.

Além de várias outras áreas, como a indústria naval, na educação, etc.

Também não podemos excluir como um aborto diplomático desses afetaria a nossa relação com os outros países da Europa, com os EUA, etc.

Reduzir a importância da relação com determinado país, utilizando apenas o quanto importamos ou exportamos, é reduzir demais a base de argumentação.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
avc1
Sênior
Sênior
Agradeceu: 94 vezes
Agradeceram: 134 vezes

#73084 Mensagem por avc1 » Qua Nov 26, 2014 1:03 pm

por mim, eles poderiam ficar resumidos a uma esquadrilha de aero boeros e paulistinhas armados com estilingues!

Hector0352
Júnior
Júnior
Agradeceram: 4 vezes

#73085 Mensagem por Hector0352 » Qua Nov 26, 2014 5:26 pm

Sinceramente alguém pode me contar por que a Argentina deveria estar bem armada ?
Eu vejo um pessoal defendendo isso e nunca entendo, eles nunca nos ajudaram em nada e se tivessem como ferrar conosco o fariam.E o pessoal ainda acha bom se eles se armassem.

A chave para vitoria é a persistência.
avc1
Sênior
Sênior

#73086 Mensagem por avc1 » Qua Nov 26, 2014 5:33 pm

Hector0352 escreveu:Sinceramente alguém pode me contar por que a Argentina deveria estar bem armada ?
Eu vejo um pessoal defendendo isso e nunca entendo, eles nunca nos ajudaram em nada e se tivessem como ferrar conosco o fariam.E o pessoal ainda acha bom se eles se armassem.
exatamente! tenho a mesma opinião!

malmeida
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#73087 Mensagem por malmeida » Qua Nov 26, 2014 5:57 pm

avc1 escreveu:
Hector0352 escreveu:Sinceramente alguém pode me contar por que a Argentina deveria estar bem armada ?
exatamente! tenho a mesma opinião!
Eu sinceramente acredito que uma Argentina bem armada seria indiretamente uma coisa boa para nós. Um vizinho bem armado, que tem bronca contigo (mesmo que você não tenha nada contra ele), quase quebrou o pau com o vizinho do outro lado da rua e que já foi literalmente às vias de fato com um outro vizinho um pouco mais distante, colocaria abaixo aquela velha ideia que não temos inimigos nem ameaças na região.
Aí, camarada, seria responsabilidade nossa correr atrás de engrenar nossas defesas, não para ameaçar, mas para dizer: hermano, fica tranquilo com o que é seu aí que estou de olho no que é meu aqui.

MAlmeida

MAlmeida
Hector0352
Júnior
Júnior

#73088 Mensagem por Hector0352 » Qua Nov 26, 2014 6:19 pm

malmeida escreveu:
avc1 escreveu: exatamente! tenho a mesma opinião!
Eu sinceramente acredito que uma Argentina bem armada seria indiretamente uma coisa boa para nós. Um vizinho bem armado, que tem bronca contigo (mesmo que você não tenha nada contra ele), quase quebrou o pau com o vizinho do outro lado da rua e que já foi literalmente às vias de fato com um outro vizinho um pouco mais distante, colocaria abaixo aquela velha ideia que não temos inimigos nem ameaças na região.
Aí, camarada, seria responsabilidade nossa correr atrás de engrenar nossas defesas, não para ameaçar, mas para dizer: hermano, fica tranquilo com o que é seu aí que estou de olho no que é meu aqui.

MAlmeida
Com base no que tenho visto, eu duvido que nossos políticos pensassem assim.

Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#73089 Mensagem por Olinda » Qua Nov 26, 2014 7:48 pm

Se 1 bilhões a mais foi para ter uma caça livre de embargos e desempenho melhor, foi bem pago. Pois pode haver embargo para venda e também no futuro podemos ter o fornecimento de componentes cortado. Pois o Gripen-BR ( e talvez o Gripen-naval) vai ser o principal caça do Brasil por muitos anos, e não sabemos o que pode ocorrer no futuro.

avc1
Sênior
Sênior

#73090 Mensagem por avc1 » Qua Nov 26, 2014 9:33 pm

malmeida escreveu:
avc1 escreveu: exatamente! tenho a mesma opinião!

MAlmeida
Você realmente acredita nisso?? acredita em nossos políticos???

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#73091 Mensagem por suntsé » Qua Nov 26, 2014 10:40 pm

avc1 escreveu:
malmeida escreveu: Eu sinceramente acredito que uma Argentina bem armada seria indiretamente uma coisa boa para nós. Um vizinho bem armado, que tem bronca contigo (mesmo que você não tenha nada contra ele), quase quebrou o pau com o vizinho do outro lado da rua e que já foi literalmente às vias de fato com um outro vizinho um pouco mais distante, colocaria abaixo aquela velha ideia que não temos inimigos nem ameaças na região.

MAlmeida
Você realmente acredita nisso?? acredita em nossos políticos???
Infelizmente eu tenho que concordar contigo. tentaram destinar parte dos Royalties do pré-sal para as nossas forças armadas, o congresso nacional vetou....

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 1188 vezes

#73092 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 27, 2014 10:30 am

Olinda escreveu:Se 1 bilhões a mais foi para ter uma caça livre de embargos e desempenho melhor, foi bem pago. Pois pode haver embargo para venda e também no futuro podemos ter o fornecimento de componentes cortado. Pois o Gripen-BR ( e talvez o Gripen-naval) vai ser o principal caça do Brasil por muitos anos, e não sabemos o que pode ocorrer no futuro.
Se for para pagar dois bilhões a mais (pq 01 bilhão a mais já vamos pagar por nossa versão) da proposta inicial para ficarmos livres de equipamento inglês/EUA melhor seria ter comprado o Rafale logo ou o SU-35.

Esqueçam essa história, isso é papo para o Fórum de SP, se nem Super Tucanos e AMX conseguimos vender sem a autorização dos EUA, muito menos o Gripen que é um avião sofisticado e que realmente pode oferecer perigo aos ingleses, sem o ok de vossa majestade esqueçam! E por favor, embargo contra a Inglaterra seria isso aqui prá nós: [002]

Acredito que aqui na AL pode ser que vire para o Peru, Venezuela (caso a oposição vença), Colômbia (caso não vire a história do F-16), ou até mesmo o Chile caso queira diversificar sua frota... Gostaria mesmo de ver ele nas cores do México, mas vejo eles mais propensos ao F-16, fora que lá a propina é "bruta"...

Editado pela última vez por J.Ricardo em Qui Nov 27, 2014 10:46 am, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
malmeida
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#73093 Mensagem por malmeida » Qui Nov 27, 2014 10:31 am

suntsé escreveu:
avc1 escreveu: Você realmente acredita nisso?? acredita em nossos políticos???
Infelizmente eu tenho que concordar contigo. tentaram destinar parte dos Royalties do pré-sal para as nossas forças armadas, o congresso nacional vetou....
Se a nossa sociedade não cobra, não tem político que brigue por nós. Como eu disse antes, a responsabilidade é nossa de engrenar as nossas defesas e cobrar dos políticos esse tipo de engajamento. Se a gente faz isso hoje, o contra argumento deles é justamente a falta de ameaças, se você eliminar esse contra argumento, não tem mais desculpas...
...mas o nosso povo é besta pacas.
Edit: me perdoem pelo OFF TOPIC, seguimos com o Gripen!
MAlmeida

MAlmeida
Hector0352
Júnior
Júnior

#73094 Mensagem por Hector0352 » Qui Nov 27, 2014 11:57 am

Até 2030 nossos vizinhos já anunciaram se tentaram adquirir algum caça superior ao gripen ? Me falaram que talvez até 2030 a Venezuela compre J-31.

Obrigado pelas respostas.

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#73095 Mensagem por kirk » Qui Nov 27, 2014 12:49 pm

Sobre as questão agora aqui discutidas Gripen para Argentina e suas variantes (partes e peças inglesas e turbinas)

http://www.defesanet.com.br/br_ar/notic ... ao-Brasil/

Destaco:
Embraer preocupada- No eixo Brasília-Buenos Aires, o tema da cooperação no setor aeronáutico foi tratado sob completo sigilo durante pouco mais de seis meses, até ser revelado, na terceira semana de outubro, durante a festa que marcou o roll out do jato cargueiro Embraer KC-390 – aeronave cuja rampa traseira é produzida na Fábrica de Aviões Brigadeiro San Martín, da província argentina de Córdoba.

Bem antes disso, ainda no primeiro semestre do ano, a direção da Embraer procurou o Comando da Aeronáutica para tratar dos termos em que a tal “Aliança Estratégica” seria apresentada à opinião pública.

Dirigentes da empresa brasileira temiam (temem ainda) uma reação desfavorável da empresa sueca SAAB, fabricante do Gripen, com a novidade da “Aliança” – e que esse descontentamento possa redundar em limitações à transferência de tecnologia que o governo da Suécia se comprometeu a autorizar, para a produção do caça no Brasil.

Executivos da Embraer também argumentaram que a parceria com Buenos Aires poderia, eventualmente, acarretar represálias de parte dos seus fornecedores europeus, especialmente no caso de a empresa aparecer como protagonista da parceria com os argentinos – na Europa vistos, ainda, como agressores, por causa da invasão das Malvinas, em abril de 1982.

Assim, mediante autorização da presidenta Dilma Roussef, tomou-se a decisão de redigir um acordo de governo a governo, envolvendo os ministérios da Defesa dos dois países.
Turbina- A “Aliança Estratégica” embute, contudo, muitas outras dúvidas, a primeira delas acerca do status que Buenos Aires imagina vir a ocupar nesse acordo: se o de cliente ou o de sócio.

A princípio, o que os brigadeiros brasileiros percebem é que os argentinos se interessam vivamente por participar da construção do caça, fornecendo partes (possivelmente estruturais) que seriam produzidas em sua fábrica de Córdoba.
Outro sério problema é o fornecimento da turbina para o Gripen argentino.
A primeira ideia, de que esse propulsor seja fabricado nas instalações da GE-CELMA, no Estado do Rio – que já faz a montagem das turbinas dos E-Jets da Embraer –, parece um tanto otimista.

Técnicos civis e oficiais da Força Aérea Brasileira alimentam certas dúvidas sobre a obtenção de componentes estrangeiros para a produção de uma turbina destinada a um caça supersônico da Força Aérea Argentina. Até porque a GE-CELMA não é uma projetista de motores, e sim uma empresa de revisão e manutenção de motores aeronáuticos, que se qualificou, especificamente, como montadora de turbinas para as aeronaves de porte médio da Embraer.

Os argentinos também informaram que esperam receber os seus primeiros Embraer Gripen no ano de 2026.
Onde esse governo põe a mão fode tudo ! :evil:

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder