Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Penguin
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#691
Mensagem
por Penguin » Qui Jan 16, 2014 10:58 pm
NovaTO escreveu:Carlos Lima escreveu:
Infelizmente na realidade não é assim que a coisa funciona.
Além do fato do F414 ser um motor bem moderno a questão das licenças de exportação seguem critérios que vão desde real 'temor' até órdens de outros departamentos, congressistas e lobbies.
A questão toda é bem delicada.
[]s
CB_Lima
Entendo as preocupações, mas continuo entendendo que esse motor não é mais estado-de-arte. É praticamente um motor de prateleira, servindo à vários projetos mundo afora. Com relação à temor de lobbies, congressos, etc, entendo que isso existe se envolvesse uma concorrência direta com algo americano. No mais, negócios são negócios. Especialmente quando envolvem US$bilhões.
[]'s
Atualmente 3 aeronaves usam/usarão essa turbina (F414):
Super Hornet (EUA, Austrália)
Gripen E/F (Suécia, Brasil e Suíça)
Tejas Mk2 (Índia)
Essa notícia de 2000 mostra o envolvimento da Volvo neste programa e as intenções dos suecos de utiliza-la futuramente no Gripen:
GE and Volvo Expand Cooperation Into F414 Engine
January 19, 2000
http://www.geaviation.com/press/militar ... 00119.html
EVENDALE, OHIO - GE Aircraft Engines (GEAE) and Volvo Aero Corporation of Sweden have reached a long-term agreement under which Volvo will manufacture designated components for GEAE's F414-GE-400 fighter engine.
The F414 powers the U.S. Navy's F/A-18E/F Super Hornet, mainstay of the Navy's aircraft carrier fleet into the 21st century. GEAE is currently on contract to build 176 F414 engines, but production is anticipated to exceed 2,000 engines over the next 20 to 30 years.
The agreement with Volvo covers structural and rotating components in the engine's fan and compressor area.
This agreement marks another important step in the long-standing cooperative relationship between the companies in both military and commercial aircraft engines - a relationship which contributes directly to the sales success of GEAE engines in the world marketplace.
For example, GEAE and Volvo jointly produce the RM12 engine, which powers the JAS39 Gripen fighter for the Swedish Air Force. Recently, this Swedish aircraft was purchased by the government of South Africa.
The RM12 is derived from GEAE's highly successful F404 engine, the predecessor of the F414 in the F/A-18 family.
The F414 is a prime candidate for future upgrades to the Gripen and other aircraft upgrade programs.
Volvo's involvement in the F414 program also strengthens GE's position in the European fighter engine market. The F414 is being evaluated by Germany's DASA for its MAKO light fighter.
"International cooperative agreements are critical to GEAE's success in the world arena," said Russell Sparks, vice president of GEAE's Military Engines Operation. "The RM12 is a model for successful international cooperation. Volvo's presence on the F414 program clearly improves the engine's strategic position in the world."
Editado pela última vez por
Penguin em Qui Jan 16, 2014 11:06 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Brasileiro
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#692
Mensagem
por Brasileiro » Qui Jan 16, 2014 11:01 pm
Exatamente por isso, considero que o mais importante, independentemente de qual o fornecedor, é termos autonomia sobre a manutenção da turbina.
Isto é, fazermos as manutenções em todos os níveis exclusivamente em solo nacional e com profissionais brasileiros. Tendo isto em mãos, num possível caso de embargo, fica muito mais fácil, por exemplo, nacionalizar eventuais sobressalentes. Será que possíveis "peças de desgaste" seriam tão complexas assim a ponto de não poderem ser absorvidas pelo nosso complexo industrial-tecnológico? É óbvio, uma coisa assim encareceria horrores a manutenção do caça, mas é preciso estar preparado.
abraços]
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knigh7
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#693
Mensagem
por knigh7 » Qui Jan 16, 2014 11:13 pm
Isso será feito na Avio do Brasil com as F414G.
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knigh7
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#694
Mensagem
por knigh7 » Qui Jan 16, 2014 11:15 pm
Penguin escreveu:knigh7 escreveu:
Param de desenvolver caças com motor americano.
Voltam a usar os RR como usavam até o Draken.
E teria consequências piores, como aumentar a neutralidade da Suécia dentro das relações OTAN X Rússia.
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prp
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#695
Mensagem
por prp » Qui Jan 16, 2014 11:27 pm
Nova data.
2027!
Estamos bem na fita!!!!
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
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Penguin
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#696
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 17, 2014 12:04 am
prp escreveu:Nova data.
2027!
Estamos bem na fita!!!!
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
Vc está equivocado, as entregas começam em 2018.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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prp
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#697
Mensagem
por prp » Sex Jan 17, 2014 10:10 am
Penguin escreveu:prp escreveu:Nova data.
2027!
Estamos bem na fita!!!!
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
Vc está equivocado, as entregas começam em 2018.
Vai entregar operacional?

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FCarvalho
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#698
Mensagem
por FCarvalho » Sex Jan 17, 2014 10:26 am
prp, isto se consegue, em geral, e a depender de condições específicas de cada força aérea e do negócio em si, em 2 ou 3 anos após as primeiras entregas. E não depende, necessariamente, de que todos as caças tenham sido entregues. Neste caso o IOF do Gripen NG poderá se dar, caso venham mesmo a ser entregues a partir de 2018, lá por 2020/2021.
Mas veja, estes números são supositórios. Por enquanto é só o que se pode saber.
abs.
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#699
Mensagem
por joao fernando » Sex Jan 17, 2014 10:45 am
FCarvalho escreveu:prp, isto se consegue, em geral, e a depender de condições específicas de cada força aérea e do negócio em si, em 2 ou 3 anos após as primeiras entregas. E não depende, necessariamente, de que todos as caças tenham sido entregues. Neste caso o IOF do Gripen NG poderá se dar, caso venham mesmo a ser entregues a partir de 2018, lá por 2020/2021.
Mas veja, estes números são supositórios. Por enquanto é só o que se pode saber.
abs.
AMX, é vc???
Pq quem libera a grana, se o caça voar, já tá pronto (mas oco or dentro)
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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#700
Mensagem
por FCarvalho » Sex Jan 17, 2014 12:43 pm
João, quem tem que determinar como, quando, onde e o quê sobre IOC/IOF de seus caças é a FAB.
Na teoria é assim que funciona. Na prática sabemos que não é bem assim.
Mas a FAB deve ter apreendido algumas lições com os seus AMX's, concordas?
Não creio que se repitam os mesmos erros de antes.
Somos pobres(em defesa), mas não somos burros.
abs.
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#701
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 17, 2014 1:11 pm
prp escreveu:Penguin escreveu:
Vc está equivocado, as entregas começam em 2018.
Vai entregar operacional?

Alguém afirmou isso?!
Initial Operational Clearance (IOC) do Gripen E Sueco está planejado para 2023.
O IOC dos Gripen E suiços está planejado para 2021.

Combat Aircraft Magazine
Sweden planning IOC for its 60 Gripen Es in 2023.
Switzerland is expecting to lease Gripen C/D to initially replace its F-5s as a 'bridging solution', before it receives its first Gripen Es from 2018.
Creio que vc deva estar se referindo ao prazo de entrega dos 60 Gripen E para a Suécia, que independe das datas do IOC e FOC como bem esclareceu FCarvalho.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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marcelo bahia
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#703
Mensagem
por marcelo bahia » Sex Jan 17, 2014 10:45 pm
Gabriel,
Vou repetir o que postei lá no Defesa Brasileira. Acho fundamental o leasing dos Gripen C/D para o Brasil. Não somente em virtude da necessidade de termos um interceptador para suprir a lacuna imediata do M-2000, mas para o próprio projeto que se inicia. Já que vamos participar do desenvolvimento do NG, pois -de fato- ele ainda não existe, entendo que seria importante para a FAB não apenas testar o demonstrador de tecnologia, o que permitiria que a FAB desde hoje começasse a definir sua doutrina e táticas em um tipo de sistemas com a qual ela ainda não está muito familiarizada, mas também poder repassar tudo o que aprendeu com o Gripen C/D à SAAB/Embraer na forma de requerimentos que ajudem a aperfeiçoar o projeto do NG. Como nossos pilotos vão poder avaliar o que há de fragilidades no C/D e que devem ser aperfeiçoadas na plataforma do NG sem o uso do C/D no dia-a-dia? Não me digam que viajar à Suécia com 1 ou 2 pilotos de testes é a mesma coisa que "gastá-lo" com a rotina e o batente.

Mas posso estar errado. É apenas a opinião de um leigo.
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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kirk
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#704
Mensagem
por kirk » Sáb Jan 18, 2014 12:43 am
marcelo bahia escreveu:Gabriel,
Vou repetir o que postei lá no Defesa Brasileira. Acho fundamental o leasing dos Gripen C/D para o Brasil. Não somente em virtude da necessidade de termos um interceptador para suprir a lacuna imediata do M-2000, mas para o próprio projeto que se inicia. Já que vamos participar do desenvolvimento do NG, pois -de fato- ele ainda não existe, entendo que seria importante para a FAB não apenas testar o demonstrador de tecnologia, o que permitiria que a FAB desde hoje começasse a definir sua doutrina e táticas em um tipo de sistemas com a qual ela ainda não está muito familiarizada, mas também poder repassar tudo o que aprendeu com o Gripen C/D à SAAB/Embraer na forma de requerimentos que ajudem a aperfeiçoar o projeto do NG. Como nossos pilotos vão poder avaliar o que há de fragilidades no C/D e que devem ser aperfeiçoadas na plataforma do NG sem o uso do C/D no dia-a-dia? Não me digam que viajar à Suécia com 1 ou 2 pilotos de testes é a mesma coisa que "gastá-lo" com a rotina e o batente.

Mas posso estar errado. É apenas a opinião de um leigo.
Sds.
Ótimo comentário Marcelo !
Só para acrescentar isso também pode ajudar a adiantar o Initial Operational Clearance (IOC) para os GripenBR ...
Sds
kirk
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marcelo bahia
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#705
Mensagem
por marcelo bahia » Sáb Jan 18, 2014 1:34 am
Exato!
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"