Bom, se tivermos aprendido algo sobre o que realmente determina decisões como a do FX, já terá valido a pena.Túlio escreveu:Até a 5000 vamos estar sabendo TUDO!!!![]()
![]()
![]()
Abraços,
JT
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Bom, se tivermos aprendido algo sobre o que realmente determina decisões como a do FX, já terá valido a pena.Túlio escreveu:Até a 5000 vamos estar sabendo TUDO!!!![]()
![]()
![]()
O número de módulos do Captor-E (aliás tem 1.426 módulos e não 1.454. Eu equivocadamente coloquei 28 a mais, por causa do sono. São mais de 2h da madrugada)...Luís Henrique escreveu:Este dado do Captor você pode compartilhar de onde pegou.
Podemos supor que o Eurofighter terá um radar superior ao Super Hornet?
Não entendo esta diferença, sendo que o SH é bem maior.
Deveria ter espaço para um radar maior.
Ah, faltou o Irbis-E do Su-35. Mesmo sendo um radar ESA, como participou do FX2, acho importante compartilhar.
São 1.772 módulos.
Interessante notar que o Pak-Fa terá um radar com número menor de módulos.
fonte: http://www.koreatimes.co.kr/www/news/na ... 97236.htmlAccording to a calculation by a senior EADS radar expert, the Captor-E, which will use 1,426 T/R modules and is scheduled to be integrated onto the Eurofighter Typhoon in 2015, is capable of recognizing the F-35 at around 59 kilometers away.
Os módulos do N050 NIIP (radar do Pak Fa) são ativos. Embora sendo em números menores que o Irbis-E, não significa que terá um desempenho menor.Luís Henrique escreveu:Este dado do Captor você pode compartilhar de onde pegou.
Ah, faltou o Irbis-E do Su-35. Mesmo sendo um radar ESA, como participou do FX2, acho importante compartilhar.
São 1.772 módulos.
Interessante notar que o Pak-Fa terá um radar com número menor de módulos.
Amanhã à noite eu respondo. Estou morrendo de sono e tenho de acordar cedo.Luís Henrique escreveu:
3 considerações:
1) O Gripen teria um desempenho semelhante ao MiG-35 com radar definitivo???
Foi dito que o alcance de detecção do Gripen, mesmo com o AESA será inferior aos demais por causa da pouca potência gerada pelo caça.
2) O radar do Rafale Definitivo teria estes 838 módulos, ou a imagem divulgada seria apenas da versão demonstrador.
3) O Eurofighter sendo do mesmo tamanho do Rafale e menor que o SH, terá um radar com quase o dobro de módulos que o Rafale?
CB,Carlos Lima escreveu:Com todo mundo caindo na P$%#&*!... para ter um pedacinho que preste no projeto do F-35, alguém imagina o Brasil ser "parceiro" de projeto de avião de 5 Geração americano sem desagradar gregos, romanos, troianos, anglicanos e CIA (Literalmente)?
Srs... vamos parar para pensar um pouco.
[]s
CB_Lima
Isso não tem sentido. Se eles quisessem um radar menos potente, colocariam menos módulos nele.Luís Henrique escreveu:
Foi dito que o alcance de detecção do Gripen, mesmo com o AESA será inferior aos demais por causa da pouca potência gerada pelo caça.
Todas as imagens dos radares RBE AESA tem o mesmo número de colunas. E basta vc contar uma linha só central. O aferimento é rápido. Vc vai observar que os números são sempre iguais.Luís Henrique escreveu: 2) O radar do Rafale Definitivo teria estes 838 módulos, ou a imagem divulgada seria apenas da versão demonstrador.
Luís Henrique escreveu: 3) O Eurofighter sendo do mesmo tamanho do Rafale e menor que o SH, terá um radar com quase o dobro de módulos que o Rafale?
Luís Henrique escreveu: Não é sem sentido.
O alcance de detecção do radar não é medido apenas pelo número de módulos.
A potência da emissão também conta.
Entra, diretamente a tecnologia da antena, o tamanho, etc.
A capacidade de resfriamento do sistema.
Também sabemos que radares AESA processam MUITO mais informações que às versões anteriores. Desta forma o poder computacional conta muito também.
Ao contrário: quanto mais inclinada uma antena do caça, menos as ondas do radar do caça adversário são rebatidas e voltam para ele, portanto mais discrição radar. Tanto é que o padrão é ter um caça com a antena funcionando passando os dados para os outros do grupo, que ficam com a antena desligada. Ao serem desligadas elas viram para cima a fim de evitar o retorno radar aos caças adversário.sLuís Henrique escreveu:Sobre o sistema swashplate ele PERDE uma das vantagens do arranjo fixo, a RCS aumenta.
Ou seja, o AESA do Gripen e do Eurofighter terão a vantagem de maior ângulo de visão, em contrapartida o arranjo fixo utilizado no Super Hornet e no Rafale são superiores em REDUZIR a RCS do caça.