Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6280 vezes
Agradeceram: 3528 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9676 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 02, 2012 10:05 am

Lord Nauta escreveu:Quando a classe Barroso algumas informações:

a) Serão quatro navios que irão incorporar alterações baseadas nas avaliações operacionais realizadas na Barroso;
Falou tudo e não disse nada. Continuamos sem saber se será uma nova classe ou mais do mesmo da Barroso com uma repaginada.

Os navios serão da classe Barroso, nada de nova classe. Os problemas levantados nas avaliações operacionais serão corrigidos nos novos navios.

b) Haverá uma atualização de sistemas de armas e sensores, entretanto não perdendo de vista a missão primaria desta classe de navios;
Confusa e contraditória esta afirmação. Como pode haver atualização dos sistemas de armas e sensores se o navio permanecer praticamente o mesmo?
Não existe nenhuma contradição. Vou dar alguns exemplos: 1º) O castelo de proa pode receber canhões de 57 mm ou 76 mm; 2ª) O canhão de 40 mm Mk.3 pode ser trocado por um de 40 mm MK.4 ou por um CIWS ou um lançador de RAM;3º) os TLT podem receber outro torpedo leve;4º) o sonar pode ter seus componentes atualizados ou o domo do sonar pode receber outro sistema;5º) o mastro de combate pode receber outro radar de vigilância de superfície; 6º) poder ser instalada uma nova versão do SICONTA; 7º) As baleiras podem ser substituídas por lanchas rápidas armadas; 8º) podem ser introduzidas metralhadoras de 12, 7 mm ou 20 mm; 9º) os navios podem passar operar de forma permanente os Super Lynx, 10º......................Isto tudo pode acontecer no mesmo casco. Se houvesse alguma contradição as Niterói, por exemplo, não poderiam ser modernizadas.

c) A previsão e que os navios sejam construídos no menor tempo possível;
Se a ideia de menor tempo possível da MB é levar quase uma década para se conseguir uma mísera primeira unidade, imagina o que seria no longo prazo.
Devem ficar prontas até 2020. Os quatro navios.

d) O primeiro navio não devera se chamar Tamandaré. Este nome a principio esta reservado para outra classe de belonaves.

Sds

Lord Nauta
Abs[/quote][/quote]

grato pelas explicações. Só não espero que realmente a MB consiga locupletar estas 4 unidades em reles 8 anos. Levamos 14 pra fazer a Barroso. Nosso passado nos condena. E não estamos fazendo diferença alguma por estes tempos de agora. Melhor esperar pra crer.

abs.

Carpe Diem
Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#9677 Mensagem por Arataca » Qua Out 03, 2012 11:25 am

Prezados,

Apareceram novas imagens da última evolução das T-26. Torço por elas.

Imagem

http://www.meretmarine.com/fr/content/u ... -type-26-0

1 abraço

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#9678 Mensagem por Luís Henrique » Qua Out 03, 2012 12:04 pm

Já que as T26 só estarão disponíveis em 2020 ou depois.
Por quê não um mix com as T45???

As unidades para defesa de área seriam T45 e o restante que viria depois de 2020 poderia ser T26.

Ou, talvez os ingleses consigam dar um bom desconto para uma aquisição maior. E ai poderia ser todos da T45.

Li que uma FREMM francesa custaria cerca de U$ 700 mi
e que a T45 saiu por cerca de U$ 900 mi.

Não é uma diferença tão grande. Se conseguirmos um bom desconto para uma aquisição MAIOR. Talvez valeria a pena.
Ai ficariamos com um mix entre Fragatas Barroso 2, Barroso 3. E um Destroyer que é 50% maior que uma FREMM.

O que acham?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#9679 Mensagem por Arataca » Qua Out 03, 2012 1:04 pm

2x

Mas isto, ainda que racional e lógico, não deve caber na cabeça das "otoridades". Uma pena.

1 abraço

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#9680 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 04, 2012 10:37 am

Marinha do Brasil e Marinha Real Britânica assinam Memorando de Entendimento sobre Cooperação

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o Primeiro Lorde do Almirantado e Comandante da Marinha Real Britânica, Almirante-de-Esquadra Sir Mark Stanhope, assinaram no dia 27 de setembro, no Rio de Janeiro, o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Sistemas Marítimos.

O documento foi assinado na presença do Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron; do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Embaixador Britânico no Brasil, Alan Charlton; e do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O propósito do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Sistemas Marítimos é o desenvolvimento de uma maior cooperação em sistemas marítimos, apoiada pela parceria industrial e transferência de tecnologia.

“As áreas de cooperação são amplas, e envolvem transferência de tecnologia de navios, conhecimento de construção de diversos tipos de navios, como Navios-Patrulha, Fragatas e Navios-Aeródromos; envolvem, também, uma aproximação para efeito de exercícios; e enfim, uma ampla gama de oportunidades”, afirmou o Almirante-de-Esquadra Moura Neto.

O memorando prevê ainda a transferência, por parte da Marinha Real Britânica, das experiências e conhecimentos adquiridos em operação de segurança marítima durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pois o Rio de Janeiro sediará os próximos Jogos Olímpicos.

“O memorando aponta que há uma oportunidade para trabalharmos juntos, de modo que possamos compartilhar as lições que a Marinha aprendeu na Olimpíada, em Londres, e, profissionalmente, permitir que companhias trabalhem juntas e dividam práticas comuns para desenvolverem capacidades comuns, aqui no Brasil, e para mim no Reino Unido”, declarou o Almirante-de-Esquadra Sir Mark Stanhope.

Imagem

Fonte: http://www.defesanet.com.br/naval/notic ... ooperacao-

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#9681 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 04, 2012 10:38 am

Será que isto significa que vamos de Type 26???

Ou será que o que eu disse em um post atrás sobre as Type 45 pode acontecer???

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#9682 Mensagem por Andre Correa » Qui Out 04, 2012 10:48 am

Luís Henrique escreveu:Será que isto significa que vamos de Type 26???

Ou será que o que eu disse em um post atrás sobre as Type 45 pode acontecer???
Deus te ouça...
Apesar de ser a favor da opção holandesa, sempre defendi algo como um T-45 na MB, principalmente pelo facto de estar nos seus planos operar 2 NAe's, e um NAe do porte do SP, que pode transportar quase 40 aeronaves, quase 2 mil pessoas, não pode operar sem uma boa cobertura AAW. que somente um T-45 pode oferecer...

4 T-45
16 T-26
10 Barroso improved.

Era um número ideal para se chegar a 2025/2030.

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
FCarvalho
Sênior
Sênior

#9683 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 04, 2012 11:01 am

A MB precisa avançar tecnologicamente no campo da engenharia naval e de sistemas. E como o PAEMB está sem eira, nem beira e nem esteira, como diria a minha vó, a instituição está fazendo a sua parte onde e como pode para atenuar e/ou dirimir as lacunas que possui, independente da ação do governo. Se ela não fizer por si mesma, o Estado brasileiro é que não vai fazer mesmo. Avancemos.

abs.

Carpe Diem
lynx
Avançado
Avançado
Agradeceram: 97 vezes

#9684 Mensagem por lynx » Qui Out 04, 2012 11:04 am

Minha leitura (otimista) disso aí é que os ingleses ganharam o Prosuper, mas a coisa vai sair aos poucos e na encolha. Se as Type 26 só estarão prontas em 2020, ótimo, porque dará tempo de investir aos poucos e "costumizar" da forma mais adequada.
Até hoje eu não entendi como ficou a relação Prosuper x compra dos Amazonas e seu projeto. Acho que a decisão do Prosuper ocorreu aí, senão, deveriam ter anunciado a retirada dos NaPaOc do Prosuper ou oficializado que seriam duas classes (para quê, eu não sei).
Depois a desculpa esfarrapada sobre a presença de engenheiros brasileiros junto à BAE, "acompanhando" o projeto das Type 26...
E ainda tem a história do projeto do NAe... mas esse acho que só meu neto poderá ver (meu filho mais velho tem 12 anos :mrgreen: ).
Algo me diz que Sua Majestade ganhou... tomara!

FCarvalho
Sênior
Sênior

#9685 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 04, 2012 11:30 am

lynx escreveu:Minha leitura (otimista) disso aí é que os ingleses ganharam o Prosuper, mas a coisa vai sair aos poucos e na encolha. Se as Type 26 só estarão prontas em 2020, ótimo, porque dará tempo de investir aos poucos e "costumizar" da forma mais adequada.
Até hoje eu não entendi como ficou a relação Prosuper x compra dos Amazonas e seu projeto. Acho que a decisão do Prosuper ocorreu aí, senão, deveriam ter anunciado a retirada dos NaPaOc do Prosuper ou oficializado que seriam duas classes (para quê, eu não sei).
Depois a desculpa esfarrapada sobre a presença de engenheiros brasileiros junto à BAE, "acompanhando" o projeto das Type 26...
E ainda tem a história do projeto do NAe... mas esse acho que só meu neto poderá ver (meu filho mais velho tem 12 anos :mrgreen: ).
O que evidentemente não seria de todo uma surpresa, haja visto a logüíssima tradição de relacionamento entre ambas as marinhas. Só me vem a cabeça como a MB irá equacionar a questão do PRONAE já que os ingleses devem ter oferecido o projeto dos QM, que não obstante pesarão mais de 74 mil toneladas totalmente carregados. . Será que a MB me ouviu? :shock: 8-]

abs

Carpe Diem
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#9686 Mensagem por henriquejr » Qui Out 04, 2012 12:04 pm

Estranho que nesta apresentação divulgada a algum tempo atrás, o NAe em destaque é justamente o Queen Elizabeth!! :shock:

Imagem
Imagem

.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#9687 Mensagem por Lord Nauta » Qui Out 04, 2012 12:33 pm

FCarvalho escreveu:
lynx escreveu:Minha leitura (otimista) disso aí é que os ingleses ganharam o Prosuper, mas a coisa vai sair aos poucos e na encolha. Se as Type 26 só estarão prontas em 2020, ótimo, porque dará tempo de investir aos poucos e "costumizar" da forma mais adequada.
O que evidentemente não seria de todo uma surpresa, haja visto a logüíssima tradição de relacionamento entre ambas as marinhas. Só me vem a cabeça como a MB irá equacionar a questão do PRONAE já que os ingleses devem ter oferecido o projeto dos QM, que não obstante pesarão mais de 74 mil toneladas totalmente carregados. . Será que a MB me ouviu? :shock: 8-]

abs

Acredito que o caminho foi definido. E bom lembrar que as Vosper MK.10 eram um projeto e a MB optou pelo mesmo e estão ai as Niterói até hoje comprovando o acerto da decisão. O mesmo pode acontecer com as Type 26 e talvez até alguns T-45 (4/6). Enquanto isso preenchemos a lacuna com as 4 Barroso NG.

Sds

Lord Nauta

BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

#9688 Mensagem por BrasilPotência » Qui Out 04, 2012 1:28 pm

É senhores, posso estar sendo otimista também, mas acho que temos o ganhador do PACOTÃO ProSuper, e quem diria, se isso for confirmado, teremos os dois projetos correndo paralelamente, 3 se contarmos o proSUB, eu particularmente gosto muito desse projeto novo das Type 26, por ser um projeto novo, e pelo que parece a MB estar engajada desde o início, agora pensando a partir 2020 vamos começar a ter uma marinha de respeito hein, com a entrada de SubNuc, ProSuper, Barrosão operacional, quem sabe NDD ou NMP, e quem sabe mais ainda Nae, Subs convencionais, novos NapaLog e caças para os Nae, vai ser lindo de ver. :D

Brava Gente, Brasileira!!!
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#9689 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 04, 2012 1:58 pm

É. A MB estará em estreita parceria com duas potências navais.

Navio Aeródromo => Classe Queen Elisabeth (Inglaterra e França)
Navio de Projeção ==> Mistral (França)
Navio de apoio ==> Inglaterra
Navios Escolta ==> type 26 (possivelmente mix com a Type 45, ambos da Inglaterra)
Submarinos ==> S-BR baseado no Scorpene da França e SN-BR baseado no Barracuda da França
Navios Escolta 2ª Linha ==> Barroso 2

Show de bola. :twisted: :twisted:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#9690 Mensagem por Paisano » Qui Out 04, 2012 2:34 pm