Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Carlos Lima
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#24106
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Fev 20, 2012 11:12 pm
Ok

.
Uma coisa é o F-X e a outra é o motivo pelo qual os M2k 'demoraram' para entrar em serviço:
Com relação aos M2k, eles estavam saindo de serviço na França e como eram aeronaves 'usadas' elas tinham que passar por reforma e inspeção (inclusive com troca de asas para algumas células), antes de serem entregues para o Brasil.
Outra coisa é a "produção" de uma aeronave nova e acho que nesse ponto o slot de linha de produção poderia ser cedido temporariamente para a FAB (assim como a FAB fez com o S Tucano)... mas é claro que isso depende de 'negociações'.
...
Outro ponto é o treinamento e qualificação de pilotos. Realmente aí o bicho pega e acho que para receber a aeronave em solo tupiniquim é possível e é possível treinar pilotos para 'começarem' a voar a aeronave (mas talvez não exatamente 'prontos' para combate e explorando todo o envelope de um SHornet ou um Rafale da vida).
...
Não sei porque não seria interesse da França em ceder slots de produção (da mesma forma que não duvido dos EUA fazer o mesmo). Pelo menos conversando com o pessoal de ambos os fabricantes os dois mais do que falaram que isso sem dúvida poderia acontecer como parte das negociações.
É good business...
Mas é claro que isso tudo seria em um cronograma super apertado.
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Carlos Lima
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#24107
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Fev 20, 2012 11:16 pm
Hader escreveu:Correndo o risco de ser simplista: acredito que sim. Se houver vontade (disposição) do governo francês, ceder o material necessário e talvez até arcar com o custo da extensão da manutenção dos F-2000 por mais dois anos não seria um absurdo. Falamos de algumas dezenas de milhões frente a um contrato de bilhões.
Claro que a USN cederia algumas aeronaves fura-fila na linha de produção, mas tem todo este aspecto de qualificação e manutenção. Tem que tirar os itens "proibidos para cucarachas", etc. Não vejo isso sendo feito rapidamente como seria necessário...
[]'s
Tudo é modular Hader... principalmente os ítens cucarachas...

E sim, a parte de manutenção poderia ser um complicador, mas nem tanto porque todas essas FAéreas estão terceirizando muita coisa e tanto a Dassault quanto a Boeing ficariam felizes em pegar um contrato de manutenção desses terceirizado.
Então a situação é apertada, mas é possível.
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Hader
#24108
Mensagem
por Hader » Seg Fev 20, 2012 11:17 pm
sapao escreveu:Pode ser, mas não será que esse item vai entrar com relevancia no final das contas?
Sinceramente? Não acredito que perante a complexidade estratégica da escolha esta questão se torne decisiva. É claro que o operacional da força vai fazer seu papel e expor este aspecto, mas no frigir dos ovos pode ser que deixar o GDA voando Mike por um tempo não pese tanto.
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Carlos Lima
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#24109
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Fev 20, 2012 11:19 pm
Hader escreveu:sapao escreveu:Pode ser, mas não será que esse item vai entrar com relevancia no final das contas?
Sinceramente? Não acredito que perante a complexidade estratégica da escolha esta questão se torne decisiva. É claro que o operacional da força vai fazer seu papel e expor este aspecto, mas no frigir dos ovos pode ser que deixar o GDA voando Mike por um tempo não pese tanto.
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Além do que o Mike seria uma bom "lead in" para o SHornet ou Rafale...
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Hader
#24110
Mensagem
por Hader » Seg Fev 20, 2012 11:21 pm
Carlos Lima escreveu:Hader escreveu:Correndo o risco de ser simplista: acredito que sim. Se houver vontade (disposição) do governo francês, ceder o material necessário e talvez até arcar com o custo da extensão da manutenção dos F-2000 por mais dois anos não seria um absurdo. Falamos de algumas dezenas de milhões frente a um contrato de bilhões.
Claro que a USN cederia algumas aeronaves fura-fila na linha de produção, mas tem todo este aspecto de qualificação e manutenção. Tem que tirar os itens "proibidos para cucarachas", etc. Não vejo isso sendo feito rapidamente como seria necessário...
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Tudo é modular Hader... principalmente os ítens cucarachas...

E sim, a parte de manutenção poderia ser um complicador, mas nem tanto porque todas essas FAéreas estão terceirizando muita coisa e tanto a Dassault quanto a Boeing ficariam felizes em pegar um contrato de manutenção desses terceirizado.
Então a situação é apertada, mas é possível.
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Sem dúvida Lima! Mas isso tudo demanda negociação, que demanda tempo, que não teremos...

Ou teremos?

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Carlos Lima
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#24111
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Fev 20, 2012 11:23 pm
Pois é... realmente concordo com você... negociação e negociação... e vai depender muito de quem está a frente desse barco (literalmente

).
Eu acho que é mais realista termos o Mike de Lead in

e recebermos uns 3 caças para aparecer no 7 de Setembro (a la M2k).
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Hader
#24112
Mensagem
por Hader » Seg Fev 20, 2012 11:25 pm
Eu acho que é mais realista termos o Mike de Lead in e recebermos uns 3 caças para aparecer no 7 de Setembro (a la M2k).
Concordo!
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sapao
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#24113
Mensagem
por sapao » Seg Fev 20, 2012 11:40 pm
Carlos Lima escreveu:Hader escreveu:Correndo o risco de ser simplista: acredito que sim. Se houver vontade (disposição) do governo francês, ceder o material necessário e talvez até arcar com o custo da extensão da manutenção dos F-2000 por mais dois anos não seria um absurdo. Falamos de algumas dezenas de milhões frente a um contrato de bilhões.
Claro que a USN cederia algumas aeronaves fura-fila na linha de produção, mas tem todo este aspecto de qualificação e manutenção. Tem que tirar os itens "proibidos para cucarachas", etc. Não vejo isso sendo feito rapidamente como seria necessário...
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Tudo é modular Hader... principalmente os ítens cucarachas...

E sim, a parte de manutenção poderia ser um complicador, mas nem tanto porque todas essas FAéreas estão terceirizando muita coisa e tanto a Dassault quanto a Boeing ficariam felizes em pegar um contrato de manutenção desses terceirizado.
Então a situação é apertada, mas é possível.
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CB, não precisa nem retirar o item, basta "atualizar" o software e pronto!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Luís Henrique
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#24114
Mensagem
por Luís Henrique » Ter Fev 21, 2012 1:09 am
Booz escreveu:Sei não.... Mas acho que no momento só a Boieng teria condições de arcar com produção tão rápida.
A Dassault também. Eles produzem 11 caças por ano e a França adoraria que um cliente furasse a fila.
Eles precisam economizar dinheiro e não estão com pressa para receber mais Rafale.
Recebem 11 por ano porque é o que a Dassault estabeleceu como o MÍNIMO para ser economicamente viável.
Se puder passar para o Brasil ou outro cliente, será um PRAZER para eles.
Sobre os EUA eu não sei. Mas como a produção é maior, creio que também não teria problemas.
Só o NG que ainda está em testes e não possui nem um protótipo pronto.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#24115
Mensagem
por NovaTO » Ter Fev 21, 2012 9:56 am
Luís Henrique escreveu:Booz escreveu:Sei não.... Mas acho que no momento só a Boieng teria condições de arcar com produção tão rápida.
A Dassault também. Eles produzem 11 caças por ano e a França adoraria que um cliente furasse a fila.
Eles precisam economizar dinheiro e não estão com pressa para receber mais Rafale.
Recebem 11 por ano porque é o que a Dassault estabeleceu como o MÍNIMO para ser economicamente viável.
Se puder passar para o Brasil ou outro cliente, será um PRAZER para eles.
Sobre os EUA eu não sei. Mas como a produção é maior, creio que também não teria problemas.
Só o NG que ainda está em testes e não possui nem um protótipo pronto.
Ceder slots seria fácil, o problema talvez seja os caças virem na configuração que a FAB quer(incluindo alguns aviônicos made in Israel, quer dizer Elbit, quer dizer AEL.

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Penguin
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#24116
Mensagem
por Penguin » Ter Fev 21, 2012 10:27 am
NovaTO escreveu:Luís Henrique escreveu:
A Dassault também. Eles produzem 11 caças por ano e a França adoraria que um cliente furasse a fila.
Eles precisam economizar dinheiro e não estão com pressa para receber mais Rafale.
Recebem 11 por ano porque é o que a Dassault estabeleceu como o MÍNIMO para ser economicamente viável.
Se puder passar para o Brasil ou outro cliente, será um PRAZER para eles.
Sobre os EUA eu não sei. Mas como a produção é maior, creio que também não teria problemas.
Só o NG que ainda está em testes e não possui nem um protótipo pronto.
Ceder slots seria fácil, o problema talvez seja os caças virem na configuração que a FAB quer(incluindo alguns aviônicos made in Israel, quer dizer Elbit, quer dizer AEL.

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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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#24117
Mensagem
por henriquejr » Ter Fev 21, 2012 11:46 am
Foi nisso que pensei. Mas de qualquer forma talvez possam aproveitar os aviões, linha de produção, que ainda não receberam o "recheio" eletrônico. Por outro lado, qualquer "personalização" nos sistemas da aeronave resultaria em uma campanha de testes e homologação, o que leva bastante tempo!
E ainda tem a questão da parceria industrial, onde entra a Embraer e outras empresas nacionais, como co-produtoras de algumas partes do avião! Só seria válido esse negocio de furar fila se fosse apenas uma compra de prateleira!
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#24118
Mensagem
por jumentodonordeste » Ter Fev 21, 2012 1:04 pm
Do jeito que o negócio está feio por lá, não duvido que eles passem aviões da Armée de l'Air para a FAB.
O que eles querem é vender e economizar, bem rápido.
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Carlos Lima
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#24119
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Fev 21, 2012 3:35 pm
NovaTO escreveu:Luís Henrique escreveu:
A Dassault também. Eles produzem 11 caças por ano e a França adoraria que um cliente furasse a fila.
Eles precisam economizar dinheiro e não estão com pressa para receber mais Rafale.
Recebem 11 por ano porque é o que a Dassault estabeleceu como o MÍNIMO para ser economicamente viável.
Se puder passar para o Brasil ou outro cliente, será um PRAZER para eles.
Sobre os EUA eu não sei. Mas como a produção é maior, creio que também não teria problemas.
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Ceder slots seria fácil, o problema talvez seja os caças virem na configuração que a FAB quer(incluindo alguns aviônicos made in Israel, quer dizer Elbit, quer dizer AEL.

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Pois é,
Por isso que eu disse lá em cima que a aeronave poderia vir com uma configuração "simples" e com o tempo ter os sistemas "BR" instalados. Isso é mais comum do que parece
Isso é válido tanto o Rafale quanto o SHornet.
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#24120
Mensagem
por knigh7 » Ter Fev 21, 2012 3:43 pm
Luís Henrique escreveu:Booz escreveu:Sei não.... Mas acho que no momento só a Boieng teria condições de arcar com produção tão rápida.
A Dassault também. Eles produzem 11 caças por ano e a França adoraria que um cliente furasse a fila.
Eles precisam economizar dinheiro e não estão com pressa para receber mais Rafale.
Recebem 11 por ano porque é o que a Dassault estabeleceu como o MÍNIMO para ser economicamente viável.
Será uma versão "BR" com várias modificações para atender aos requisitos.
Pelo o que a Dassault prognosticou, os caças começariam a ser entregues 3 anos após a assinatura do contrato. A questão é saber se eles poderiam fazer isso em menos tempo. O que não é fácil. Se fosse, já teriam proposto a nós, uma vez que seria um fator que beneficiaria a proposta, já que os M2000 de AN serão desativados em 2013.