Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: Su-35 News

#3661 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Ago 24, 2011 1:24 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:O maior problema não são os americanos mas sim os brasileiros que jogam contra quando suas vontades não são atendidas. Isso aconteceu na época do Mirage III, por exemplo.

[]'s
O Mirage III foi o recomendado pelo COPAC da época (o CEPAI). Surpresa?! O COPAC daquela época selecionou um caça não americano depois de avaliar Draken, F-5A (não existia F-5E), F-104 e Lightning.

Em 1967...
A CEPAI estruturou seus trabalhos em Projetos: Projeto USA, Projeto França, Projeto Inglaterra, Projeto Itália e Projeto Suécia. A idéia era avaliar, respectivamente, as aeronaves F-5A/B, MIRAGE III, LIGHTNING MK55, F-104 e SAAB DRAKEN. Para tanto, consultas formais, a nível de Governo, foram iniciadas com vistas a enviar equipes de avaliação a esses países.
Haviam leis impedindo a venda de caças supersônicos americanos para a América Latina. Restrição que caiu em 1970. Dessa forma, depois de avaliados, os F-104 e F-5A foram eliminados.

Sabem quais pilotos do CEPAI avaliaram o Mirage III na França?
Ten. Cel. Av. MENEZES, LN
Maj. Eng. OSIRES, S
interessante, não?

Quiseram entubar o Lightning devido ao financiamento da Ponte Rio-Niteroi, mas a escolha técnica do CEPAI acabou prevalendo e o Brasil adquiriu o Mirage III.
Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.

Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:

— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".

O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.

Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
"Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.html

[]s
Olha, você não entendeu o que eu escrevi. Eu sei que o Mirage III ganhou por critérios técnicos mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Há mais de um testemunho de que a "ala pró-EUA", que sempre existiu, digamos, não fazia o menor esforço por ele.
Eu já postei um bom texto de um ex-brigadeiro comentando sobre isso e também pode-se perceber a "boa vontade" de alguns ex-fabianos com relação a equipamentos não americano em outros fóruns. É por aí.
Mas não vale o debate e por isso não vou prosseguir. Acho que o Su-35 poderia ter algumas "dificuldades extras" aqui e só.

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3662 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 24, 2011 1:42 pm

AlbertoRJ escreveu:Olha, você não entendeu o que eu escrevi. Eu sei que o Mirage III ganhou por critérios técnicos mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Há mais de um testemunho de que a "ala pró-EUA", que sempre existiu, digamos, não fazia o menor esforço por ele.
Eu já postei um bom texto de um ex-brigadeiro comentando sobre isso e também pode-se perceber a "boa vontade" de alguns ex-fabianos com relação a equipamentos não americanos em outros fóruns.
Mas não vale o debate e por isso não vou prosseguir. Acho que o Su-35 poderia ter algumas "dificuldades extras" aqui e só.

[]'s
O FMS e antes disso o PAM foram sempre vistos como a tábua de salvação para a FAB. Para muita gente isso estava bom demais. Com a vinda do MIII a coisa mudou porque em primeiro lugar era um caça de primeira linha e em segundo lugar ele estava agregado a práticas contratuais e de relacionamento que não eramos acostumados a ter.

Isso somado ao fato de ser um grupo 'novo' criou toda série de 'pré-conceitos', intrigas e 'resistências' a ponto de colecionarmos alguns absurdos como por exemplo o nosso primeiro disparo de M530 somente quase que no meio da década de 90!!! (20 anos depois de incorporadas as primeiras aeronaves e 10 anos depois das Malvinas).

E a lista não para por aí...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#3663 Mensagem por faterra » Qua Ago 24, 2011 2:33 pm

Obrigado, Santiago, pela correção.

Imagem
Lockheed F-104G Starfighter.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Mathias

#3664 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 3:30 pm

Olha, impressionante o nível de distorção dos fatos, passados e recentes. :roll:
Tudo isso para explicar o inexplicável, justificar o injustificável. :x

Mais tarde, se eu estiver com "Adamantium balls", eu vou responder, ponto por ponto essas distorções.

Apesar de que, os bravos amigos já estão trabalhando bem em prol da verdade, justiça e democracia.

Avante !!!!! Defensores da maravilha soviético comunista...Cóf! Cóf! Cóf! Maravilha russa. :mrgreen: :lol:

Agora sério, o Santiago faz um trabalho exemplar, é de se admirar o nível de contorcionismo dele prá justificar por exemplo, receber o cocozinho do F-5 em lugar do pretendido F-4, e ainda rir, como a hiena que come carniça e ri. :roll: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu já postei um bom texto de um ex-brigadeiro comentando sobre isso e também pode-se perceber a "boa vontade" de alguns ex-fabianos com relação a equipamentos não americano em outros fóruns. É por aí.
AlbertoRJ, coloca aí por favor esse texto desse brigadeiro, por favor.

Eu vou salvar e repetir aqui um trilhão de vezes, tantas vezes quantas forem repetidas essas cartas desses brigadeiros pró-USA, and beyond.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3665 Mensagem por Penguin » Qua Ago 24, 2011 4:03 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, impressionante o nível de distorção dos fatos, passados e recentes. :roll:
Tudo isso para explicar o inexplicável, justificar o injustificável. :x

Mais tarde, se eu estiver com "Adamantium balls", eu vou responder, ponto por ponto essas distorções.

Apesar de que, os bravos amigos já estão trabalhando bem em prol da verdade, justiça e democracia.

Avante !!!!! Defensores da maravilha soviético comunista...Cóf! Cóf! Cóf! Maravilha russa. :mrgreen: :lol:

Agora sério, o Santiago faz um trabalho exemplar, é de se admirar o nível de contorcionismo dele prá justificar por exemplo, receber o cocozinho do F-5 em lugar do pretendido F-4, e ainda rir, como a hiena que come carniça e ri. :roll: :lol: :lol: :lol: :lol:

AlbertoRJ, coloca aí por favor esse texto desse brigadeiro, por favor.

Eu vou salvar e repetir aqui um trilhão de vezes, tantas vezes quantas forem repetidas essas cartas desses brigadeiros pró-USA, and beyond.
Não estou distorcendo nada. Estou me atendo a fatos (registrados por gente séria) e não em opiniões ou rumores anônimos.

Com relação a aquisição do F-5E, o Rudnei Cunha detalha muito bem todo o processo no seu site:
http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/f-5.html

Antes de concluir a aquisição do F-5E em 1973, a FAB avaliou os seguintes caças:
- G-91Y
- M326 Veltro II
- A-4F
- Harrier Mk50 (versão de exportação do GR1 da RAF)
- Jaguar International

Todos caças com perfil de ataque ao solo e a maioria com certa capacidade ar-ar dependendo do modelo.
Curiosamente, não se cogitou nenhuma opção da Dassault: Mirage 5/50 e nem o Mirage F-1A ou C.
O Mirage 5 teria uma grande comunalidade com a logística do recentemente adquirido Mirage III.

A proposta da Northrop possuia o melhor pacote de financiamento e foi oferecido a possibilidade de produção sob-licença se a encomenda chegasse a +/- 72.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#3666 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 4:08 pm

Não estou distorcendo nada.

Sim...
Estou me atendo a fatos (registrados por gente séria) e não em opiniões ou rumores anônimos.
Fatos?
Gente séria?
Quem é que dá esse carimbo aí?
Com relação a aquisição do F-5E, o Rudnei Cunha detalha muito bem todo o processo no seu site:
Quem...?
Antes de concluir a aquisição do F-5E em 1973, a FAB avaliou os seguintes caças:
- G-91Y
- A-4F
- Jaguar International
Mas queria é F-4.

Esqueceu do F-7M ching ling ????

Vou esperar o texto que AlbertoRJ vai postar.
Esse texto tem carimbo também, mas é do lado de cá do muro. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Aliás, não foi você que me pediu notas oficiais recentemente como únicas provas a serem aceitas????

Penguin
Sênior
Sênior

#3667 Mensagem por Penguin » Qua Ago 24, 2011 4:31 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não estou distorcendo nada.

Sim...
Estou me atendo a fatos (registrados por gente séria) e não em opiniões ou rumores anônimos.
Fatos?
Gente séria?
Quem é que dá esse carimbo aí?
Quem...?
- G-91Y
- A-4F
- Jaguar International
Mas queria é F-4.

Assim como pode-se dizer que queria F-35, F-22 e talvez até o PAK. Mas nossa realidade hoje é o SL.

Em 67, quando se avaliou as opções para adquirir o Mirage III, não era possível adquirir caças supersônicos americanos. Nem o F-5A era possível. Pensar em F-4 Phantom (o caça mais poderoso do Ocidente em 67) para o Brasil naquela época era irreal.

Em 73, o foco era aeronaves da classe citada acima. Muito abaixo de um F-4 em termos de capacidade e custos.

Esqueceu do F-7M ching ling ????

Isso foi nos anos 80. Não teve nada a ver com o processo de seleção dos Mirage III ou depois dos F-5E.

Vou esperar o texto que AlbertoRJ vai postar.
Esse texto tem carimbo também, mas é do lado de cá do muro. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sobre o que?

Aliás, não foi você que me pediu notas oficiais recentemente como únicas provas a serem aceitas????
Eu?! De que? Longe disso amigo. Da minha parte acho salutar pelo menos que se cite a fonte de certas informações.

Daqui a 40 anos em fóruns de defesa vão comentar que a FAB queria o Su-35, mas esse foi bloqueado. Uns vão dizer que não foi bem assim e vai render muitos debates

Dizem que durante o FX-1, o Flanker (nem sei mais qual era a versão proposta) era o preferido dos pilotos (quais?). Mas dai generalizar e afirmar que a FAB preferia o Flanker vai uma certa distância.

Ou se alguém da FAB escreve que não gosta/va da logística de certas empresas, isso não deve ser generalizado como uma opinião da FAB. Se muitos escrevem a mesma coisa, ai é caso de se pensar e investigar o que ocorre.

Já disseram aqui, a FAB é uma corporação com milhares de pessoas. Não é uma entidade com pensamento único. Aliás, como qq corporação.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#3668 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 4:51 pm

Santiago, hoje eu não estou com disposição prá debates, OK? :wink:

Abraços! :)

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#3669 Mensagem por faterra » Qua Ago 24, 2011 5:08 pm

O Flanker em questão era o Su-35. Tanto disseram isso dele quanto também do Gripen NG (FX-1 / FX-2). Agora, o duro é saber como se compara 2 equipamentos de categoria e realidades tão diferentes.
A única coisa em comum é que voam, e só.
Ops... desculpem! Um sonha que voa. :twisted: :mrgreen:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Penguin
Sênior
Sênior

#3670 Mensagem por Penguin » Qua Ago 24, 2011 5:27 pm

faterra escreveu:O Flanker em questão era o Su-35. Tanto disseram isso dele quanto também do Gripen NG (FX-1 / FX-2). Agora, o duro é saber como se compara 2 equipamentos de categoria e realidades tão diferentes.
A única coisa em comum é que voam, e só.
Ops... desculpem! Um sonha que voa. :twisted: :mrgreen:
Segundo NJ em viagem a Moscou com Lula...
Transferência de tecnologia tirou russos do F-X2
15 de maio de 2010

Tânia Monteiro

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem à Rússia, disse hoje que o fato de os russos não aceitarem transferência de tecnologia dificulta a parceria militar entre os dois países. A Rússia ficou de fora do processo de seleção aberto pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 caças porque não preenchia o principal requisito da escolha, que é a transferência de tecnologia.

Agora, quando os dois governos começaram a negociar um novo acordo de cooperação que poderia incluir negócios nesta área, os russos ofereceram ao Brasil parceria na construção de um avião de quinta geração, desde que pudessem fornecer à FAB os caças Sukoi. “Sem chance”, declarou o ministro Jobim ao ser questionado se havia alguma possibilidade de novas discussões sobre isso. “A desclassificação deles do FX2 foi por causa disso (falta de transferência de tecnologia)”, comentou.

Jobim também não estabeleceu prazo para entrega de sua exposição de motivos ao presidente Lula, com a escolha que considera mais adequada à FAB. A preferência é pelo caça francês Rafale, que concorre com o F-18 Super Hornet, da Boeing, e com o Gripen, da sueca Saab. Depois de receber o relatório de Jobim, Lula pretende convocar o Conselho de Defesa para aprovar a escolha brasileira.

Durante visita à Rússia, foi assinado um plano de ação para a agenda bilateral que prevê maior cooperação entre os dois países no setor. Segundo Jobim, no entanto, não há o fechamento de novos negócios.

Lula deixou Moscou no final desta tarde, depois de permanecer menos de 24 horas no país, na sua quarta viagem à Rússia. O presidente seguiu para o Catar e, amanhã à noite já desembarcará em Teerã, no Irã.

FONTE: O Estado de São Paulo

Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#3671 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 6:19 pm

Votei da rua agora. 8-]

NJ prá mim foi o maior traíra do minDef.

Fez muito pela pasta e etc, mas isso não apaga a mácula, a meu ver.
Vivia de ti-ti-ti com o embaixador americano, dando garantias e mostrando o caminho das pedras.

Quando ele se dizia a favor da França, era porque era corrupto e safado.
Agora que o uuqiliquis mostra o contrário, que ele na verdade comia hambúrguer com quétichupi, é porque estava movido pela corrupção também?

Sobre a Rússia não fazer ToTs, será que vou ter de postar lista outra vez, pela caralhésima vez? :lol:

Petry
Avançado
Avançado
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#3672 Mensagem por Petry » Qua Ago 24, 2011 6:50 pm

Caramba. O que mais se vê é a que a FAB é a única culpada pela desclassificação do Su-35. Adoram por a culpa numa pressão dos EUA. Mas num governo que adorava contrariar os EUA e dizia isso explicitamente, difícil de acreditar.

Não sei se estou correto, mas a desclassficiação foi mais um jogo de "cumpadi". Onde a FAB e Governo viam o Su-35 como o maior rival para o seu predileto. A FAB sempre tendeu para o lado americano e o governo tendendo para o lado francês.

Eu não tenho dúvidas que o Rafale perderia para o Su-35 numa shortlist. Depois de acertado o shortlist, mesmo que fosse reconhecido a proposta russa, "agora não dá mais, vamos de rafale".

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3673 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 24, 2011 6:53 pm

Petry escreveu:Caramba. O que mais se vê é a que a FAB é a única culpada pela desclassificação do Su-35. Adoram por a culpa numa pressão dos EUA. Mas num governo que adorava contrariar os EUA e dizia isso explicitamente, difícil de acreditar.

Não sei se estou correto, mas a desclassficiação foi mais um jogo de "cumpadi". Onde a FAB e Governo viam o Su-35 como o maior rival para o seu predileto. A FAB sempre tendeu para o lado americano e o governo tendendo para o lado francês.

Eu não tenho dúvidas que o Rafale perderia para o Su-35 numa shortlist. Depois de acertado o shortlist, mesmo que fosse reconhecido a proposta russa, "agora não dá mais, vamos de rafale".
Acho que o pessoal de um modo geral concorda com você...

e daí que vem a listinha do Paisano:

Su-35, Rafale, Typhoon.

Compare com a nossa lista oficial:

SHornet, Rafale, Gripen NG

O que está faltando? :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#3674 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 24, 2011 6:57 pm

Onde a FAB e Governo
Leia-se FAB e MinDef .

O GF estava em Moscou negociando justamente o ......... .

Emerson
Novato
Novato

#3675 Mensagem por Emerson » Qua Ago 24, 2011 7:02 pm

O Su-35, foi desclassificado por ser muito inferior aos selecionados no short-list !!!!!!!!!!!

Calma, eu explico....comecei a fazer terapia hinótica neurilingustica a base de alucinógenos e mantras, depois que vi o video do primeiro voo do Pak-Fa....

...tem um mantra legal:

uhhhmmmm, a Copac acertou, o NG existe ,e é Br, ohhoohhhmmmm :twisted: :twisted:

Responder