Olha, você não entendeu o que eu escrevi. Eu sei que o Mirage III ganhou por critérios técnicos mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Há mais de um testemunho de que a "ala pró-EUA", que sempre existiu, digamos, não fazia o menor esforço por ele.Penguin escreveu:O Mirage III foi o recomendado pelo COPAC da época (o CEPAI). Surpresa?! O COPAC daquela época selecionou um caça não americano depois de avaliar Draken, F-5A (não existia F-5E), F-104 e Lightning.AlbertoRJ escreveu:O maior problema não são os americanos mas sim os brasileiros que jogam contra quando suas vontades não são atendidas. Isso aconteceu na época do Mirage III, por exemplo.
[]'s
Em 1967...Haviam leis impedindo a venda de caças supersônicos americanos para a América Latina. Restrição que caiu em 1970. Dessa forma, depois de avaliados, os F-104 e F-5A foram eliminados.A CEPAI estruturou seus trabalhos em Projetos: Projeto USA, Projeto França, Projeto Inglaterra, Projeto Itália e Projeto Suécia. A idéia era avaliar, respectivamente, as aeronaves F-5A/B, MIRAGE III, LIGHTNING MK55, F-104 e SAAB DRAKEN. Para tanto, consultas formais, a nível de Governo, foram iniciadas com vistas a enviar equipes de avaliação a esses países.
Sabem quais pilotos do CEPAI avaliaram o Mirage III na França?
Ten. Cel. Av. MENEZES, LN
Maj. Eng. OSIRES, S
interessante, não?
Quiseram entubar o Lightning devido ao financiamento da Ponte Rio-Niteroi, mas a escolha técnica do CEPAI acabou prevalendo e o Brasil adquiriu o Mirage III.
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.htmlPara apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.
Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:
— "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".
O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
— "Aonde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.
Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
"Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
[]s
Eu já postei um bom texto de um ex-brigadeiro comentando sobre isso e também pode-se perceber a "boa vontade" de alguns ex-fabianos com relação a equipamentos não americano em outros fóruns. É por aí.
Mas não vale o debate e por isso não vou prosseguir. Acho que o Su-35 poderia ter algumas "dificuldades extras" aqui e só.
[]'s