TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Zavva
Avançado
Avançado

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52021 Mensagem por Zavva » Qua Dez 29, 2010 11:57 am

crubens escreveu:
Zavva escreveu: O raciocinio não é tão simples assim.
O cientista deve estar levando em conta o fato de existir uma aliança estratégica entre o Brasil e a França, nossa intensa relação comercial com os franceses em termos de armamentos, e a relação muito próxima (pelo menos até agora) entre os presidentes Lula e Sarkozy, o que torna a ausencia de Sarkozy neste evento, mais sentida do que dos demais lideres.

Afinal, é a despedida do Lula como Presidente e este merecia mais consideração por parte do Presidente frances neste momento...pelo menos eu acho...

Abs
Ah tá, então pela sua ótica vai dá F-18 devido a Hillary Clinton vir como "prova da reaproximação do país com os americanos e do fortalecimento das relações bilaterais."
Só penso que o Rafale não seja mais o favorito.
Os 3 concorrentes estão agora em igualdade de condições.

Mas os franceses tem um trunfo que se quiserem utilizar, levam o F-X2 facilmente: parar de botar obstaculos no acordo comercial entre o Mercosul e a UE.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#52022 Mensagem por Bourne » Qua Dez 29, 2010 11:59 am

Zavva escreveu:Só penso que o Rafale não seja mais o favorito.
Os 3 concorrentes estão agora em igualdade de condições.

Mas os franceses tem um trunfo que se quiserem utilizar, levam o F-X2 facilmente: parar de botar obstaculos no acordo comercial entre o Mercosul e a UE.

Abs

[003] [003] [003] [003] [003]

Se depender de remover os obstáculos para o acordo comercial entre Mercosul e UE o Rafale morre sem vestir as cores da FAB.

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#52023 Mensagem por crubens » Qua Dez 29, 2010 12:00 pm

Quem sabe se não é isso que estão costurando debaixo de 7 chaves. 8-]

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#52024 Mensagem por Bourne » Qua Dez 29, 2010 12:03 pm

O acordo MERCOSUL e UE é muito mais enrolado que o FX. No fundo nenhum dos dois lados quer ceder. Acredito que o FX acaba antes de tentarem concluir as negociações do MERCOSUL e UE.

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#52025 Mensagem por crubens » Qua Dez 29, 2010 12:04 pm

Deus te ouça! [051]

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Zavva
Avançado
Avançado

#52026 Mensagem por Zavva » Qua Dez 29, 2010 12:27 pm

Bourne escreveu:O acordo MERCOSUL e UE é muito mais enrolado que o FX. No fundo nenhum dos dois lados quer ceder. Acredito que o FX acaba antes de tentarem concluir as negociações do MERCOSUL e UE.
Penso que a idéia agora não seria concluir as negocioações entre a Mercosul e a UE, mas apenas tentar remover um obstaculo de um dos itens da pauta de negociações: redução dos subsideos agricolas da UE. Se em maio não houver avanços nisso, as negociações irão parar.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Zavva
Avançado
Avançado

#52027 Mensagem por Zavva » Qua Dez 29, 2010 1:59 pm

28/12/2010 09h28 - Atualizado em 28/12/2010 09h28

Reformas, caças e pré-sal: tem muito assunto para Dilma trabalhar em 2011

Para Miriam Leitão, a presidente eleita deve continuar negociando até conseguir a aprovação da reforma tributária. Senão fica o impasse.

História antiga essa das reformas. Há tanto tempo se fala disso. Por que ninguém consegue fazê-las? Cada reforma tem uma lógica de coalizão que você tem de construir no Congresso. A reforma tributária, por exemplo, redistribui o bolo tributário entre os estados mais o Distrito Federal.
Não adianta o governo mandar o projeto para o Congresso. Ele tem de mandar e negociar, porque só a União consegue pacificar a federação. Senão, cada um puxa a sardinha para seu lado, e aí fica um impasse. Sempre foi assim.

Mais do que isso: na reforma tributária, os estados se organizam por interesses, e não por partidos. Então, não adianta ter maioria no Congresso se não consegue fazer a reforma tributária, a menos que a presidente eleita, Dilma Rousseff, vá e continue negociando até conseguir a aprovação. Senão fica o impasse de sempre.

Sobre a compra dos caças, qualquer que seja a decisão tomada, o mais importante é a presidente eleita explicar por que tomou essa decisão. Até agora, todo mundo sabe que o governo brasileiro prefere a proposta francesa, mas ninguém conseguiu entender nem do ponto de vista militar (porque não era o favorito dos militares), nem do ponto de vista financeiro, porque é mais caro. Independentemente da decisão, o importante é explicar para o distinto público que vai pagar por esses aviões.

Na discussão do pré-sal, alguém vai sair perdendo no final. Já se sabe que os estados produtores vão sair perdendo. Rio e Espírito Santo vão sair perdendo em relação à situação atual, porque a mudança feita já faz isso. Outro dia, eu entrevistei o governador do Rio, Sérgio Cabral, e ele disse que, com o veto, o estado perde menos.

Mas o problema é que de novo vai se reabrir a discussão no Congresso e pode se formar essa coalizão de quatro estados contra dois. A presidente eleita precisa ir para lá e resolver. Ou seja, Dilma Rousseff não vai poder se queixar de tédio. Tem muito assunto para ela trabalhar.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noti ... -2011.html

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#52028 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 29, 2010 2:46 pm

As ''cozitas'' são o COBRA e LPH Mistral, talvez MSA.

Sds

Lord Nauta

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 252 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#52029 Mensagem por Brasileiro » Qua Dez 29, 2010 3:16 pm

Lord Nauta escreveu:As ''cozitas'' são o COBRA e LPH Mistral, talvez MSA.

Sds

Lord Nauta
O COBRA é o 'Combatende Brasileiro' e o MSA é o Tor-M2?

abraços]

----------------
amor fati
Hader

#52030 Mensagem por Hader » Qua Dez 29, 2010 3:17 pm

Vou rir muito quando a empresa deste Sr. Carlos Frederico Queiroz de Aguiar tiver seu valor de mercado elevado pelas compras do governo brasileiro e for vendida para um bárbaro qualquer... Veremos se a preocupação dele com a pátria amada resiste a uma boa proposta de fusão bárbara.

[029]

soultrain
Sênior
Sênior

#52031 Mensagem por soultrain » Qua Dez 29, 2010 3:49 pm

Mapinguari escreveu:
alex escreveu:Quando se fala em uma modernização de M2000 ser cara estamos falando de uma modernização a ser feita pela França, correto?
Modernizado por Israel teria diferença?
Toda. Mas não teríamos a troca do radar RDM por um RDY-2, teríamos?
Os M2000 da FAB tem RDI e não RDM.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#52032 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 29, 2010 3:50 pm

Túlio escreveu:Já acontece faz tempo: AEROELETRÔNICA e HELIBRÁS que o digam. Mas me causa algum espanto - e a convicção de que nossos dirigentes, que criaram e publicaram a END, não a leram ou pelo menos não a entenderam - é, por exemplo, que diabos de Nacionalismo é esse onde se quer fabricar caças e submarinos Nacionais enquanto as fardas e botas de nossos Soldados vêm da CHINA? Isso de per si já é um indicativo do que está acontecendo/aconteceu à nossa indústria têxtil/calçadista. O principal projeto do EB é da Iveco Italiana e, por mais que alguns colegas digam que O PROJETO em si é do EB há fatores a contradizer essa tese, como a discussão sobre motor/transmissão, com o EB querendo um e os Italianos querendo outro: venceu a IVECO! Por que botei esse ponto de exclamação? Alguém ficou surpreso? É um projeto ESTRANGEIRO, digam o que disserem, sofismem à vontade. E se o EB foi capaz de gerar o Cascavel e o Urutu em seus centros de pesquisa há quase quatro décadas, por que não consegue mais? Emburreceu? Sim, a falecida ENGESA produziu e mesmo aperfeiçoou o projeto original do EB mas foi tudo desenvolvido AQUI, em uma época em que nosso nível tecnológico era muitíssimo menor. Diria que entre aqueles antigos Militares havia uma compreensão muito maior da END do que nos de hoje. E nem havia END para ser compreendida, apenas Nacionalismo e Bom Senso: para quê pagar o desenvolvimento da indústria ESTRANGEIRA se podíamos usar muito melhor esse dinheiro desenvolvendo a NOSSA? Reais ao invés de dólares/euros? Nos caças nem se fala, a dita 'terceira maior indústria aeronáutica do mundo' não é capaz de desenvolver um CAÇA. Sodas, a LM e a Dassault estão atrás mas fazem isso muito bem. Eu mudaria o termo para 'terceira maior indústria aeronáutica CIVIL do mundo', aí até faria sentido. Seu maior 'voo' na área Militar foi uma participação MINORITÁRIA no AMX, um jato de ataque com sérios problemas de propulsão e sensores. Nem vou falar na Aviação Geral, onde aqui pululam protótipos de aeronaves mas o que se produz e vende em quantidade mesmo é Cessna & congêneres estrangeiros. E a EUROBRÁS nos acena agora com um heli Nacional: talvez um adversário para os Robinson 22/44 e Schweizer 300, que não têm rivais na França. Fora isso só montagem de kits Franceses. Ingenuidade acreditar naquilo de 50% de nacionalização do EC-725, nem com reza forte. O Sikorsky S-92/H-92 JÁ TEM um certo índice de nacionalização e nem por isso foi escolhido. Claro que deve ter pesado o fator de ser oriundo da terra do satanás, que não transfere tecnologias (o que fabricamos deve ser porque temos algum MÉDIUM a serviço de quem lhe produz peças e partes). Nem vou me estender à MB porque o que tange a subs - que já fizemos - e fragatas - que já fizemos - isso já foi tão discutido que nem há mais o que falar, à exceção talvez de que mudar do desenho manual em prancheta para o Autocad/CATIA deve ser terrivelmente difícil, senão impossível. Os subs ainda têm a desculpa de trazerem junto um SSN, é aceitável, mas as escoltas e mesmo NAVIOS-PATRULHA, aí já é brabo de engolir...

Sim, INVASÕES BÁRBARAS. E, como os Romanos, NÓS é que lhes abrimos os portões... 8-]
Olha Tulio

Entendo o seu ponto de vista e ele faz sentido sim. Mas acho que temos que encarar também uma dura realidade que é e sempre foi a propaganda que chegou aos nossos ouvidos versus a realidade das coisas.

Nós sempre ouvimos aquela propaganda que as nossas industrias nacionais eram isso ou aquilo, que éramos capazes de projetar isso e aquilo, mas a realidade é que embora tenhamos contribuído com soluções bem inteligentes na área militar como o Tucano e o Astros (por exemplo) o nosso problema sempre foi possuir uma industria até grande, mas com uma "profundidade" bem pequena.

A coisa nunca foi tão integrada entre industria, governo, universidades, centros técnicos e consequentemente "investimentos", daí sobreviviamos das guerras alheias mas sem o poder político ou a vontade dos EUA ou França ou Inglaterra e assim a nossa capacidade de expandir e melhorar foi sempre muito comprometida. A falta de investimentos internos então... nem se fala.

Odeio dizer isso, mas não acho que emburrecemos, eu só acho que nunca fomos essa esperteza toda... e a falta de investimentos e de continuidade nos programas e a forma com que as industrias foram criadas e mantidas (ou não mantidas) é uma prova disso.

Estava retornando de Chicago nesse Domingo e enquanto o meu avião estava taxiando comecei a contar quantas aeronaves da Embraer eu via lá no Aeroporto de Chicago... bom... contei 53!!! desde a família "145" até a família "170" e afins (tudo isso desde aeronaves estacionadas até aeronaves nos "gates") ... daí fiquei pensando com os meus botões sobre isso e a Embraer e porque no final ela sobreviveu quando tudo parecia perdido e daí cheguei a uma teoria aonde no fim das contas não era interessante para os americanos que ela morrece...

Bom, os motivos seriam que empresas de motores, aviônicos, e outros componentes americanos iriam ficar sem um potencial "cliente", do mesmo modo o mercado de aviação "Regional" americano estava em plena expansão e a Embraer tinha uma boa proposta que contava com a benção de diversas companhias aéreas americanas... do mesmo modo, era importante matar as industrias européias tradicionais ou força-las a entrar dentro da Airbus para unificar a "concorrência"... Fokker, Dornier, MBB são alguns exemplos e é claro a mão de obra era mais "em conta" do que a européia, e não havia necessariamente necessidade de lidar com bancos europeus e todas e quaisquer regras da eventual "UE".

Sendo assim a Embraer no "Brasil" não era de modo algum uma má solução até porque ao longo dos anos surgiram propostas interessantes cujos projetos eram quase que totalmente orientados ao mercado americano e não competiam com empresas como a Boeing por exemplo, mas mantinham as fábricas de motores e aviônicos (que supriam inclusive a Boeing) trabalhando a todo o vapor, e o $$$$ retornava para o bolso do consumidor americano e até os passageiros voavam mais felizes nos jatinhos Brasileiros (como é o que acontece hoje).

É interessante ver que hoje o maior operador de aeronaves da Embraer NO BRASIL é uma empresa Americana (Azul) ao invés de empresas "nacionais"... a TAM e filha da Airbus e a Gol é filha da Boeing... interessante, né?

Enfim... eu acho que o que ocorreu com o Brasil de hoje é que na minha opnião setores como a MB e até o EB estão encarando a realidade de frente quando compram projetos não nacionais e reconhecendo que realmente no fim das contas tínhamos falhas sérias relacionadas a continuidade, política industrial para defesa e dimensionamento da nossa industria como um todo e achavamos que éramos mais do que sempre fomos (a propaganda era melhor do que o resultado final).

Vou parar por aqui por enquanto porque o post já está muito longo... :lol:

Sei lá meu amigo... eu acho que o que vemos por aí é que finalmente estamos encarando a realidade de frente e a realidade é que as invasões bárbaras nunca ocorreram porque os bárbaros sempre viveram entre nós.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#52033 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 29, 2010 4:08 pm

Brasileiro escreveu:
Lord Nauta escreveu:As ''cozitas'' são o COBRA e LPH Mistral, talvez MSA.

Sds

Lord Nauta
O COBRA é o 'Combatende Brasileiro' e o MSA é o Tor-M2?

abraços]

O Tor-M2 e russo. O MSA que me refiro e o VLS MICA,frances.

Sds

Lord Nauta

Zavva
Avançado
Avançado

#52034 Mensagem por Zavva » Qua Dez 29, 2010 4:20 pm

cb_lima escreveu:Olha Tulio

Entendo o seu ponto de vista e ele faz sentido sim. Mas acho que temos que encarar também uma dura realidade que é e sempre foi a propaganda que chegou aos nossos ouvidos versus a realidade das coisas.

Nós sempre ouvimos aquela propaganda que as nossas industrias nacionais eram isso ou aquilo, que éramos capazes de projetar isso e aquilo, mas a realidade é que embora tenhamos contribuído com soluções bem inteligentes na área militar como o Tucano e o Astros (por exemplo) o nosso problema sempre foi possuir uma industria até grande, mas com uma "profundidade" bem pequena.

A coisa nunca foi tão integrada entre industria, governo, universidades, centros técnicos e consequentemente "investimentos", daí sobreviviamos das guerras alheias mas sem o poder político ou a vontade dos EUA ou França ou Inglaterra e assim a nossa capacidade de expandir e melhorar foi sempre muito comprometida. A falta de investimentos internos então... nem se fala.

Odeio dizer isso, mas não acho que emburrecemos, eu só acho que nunca fomos essa esperteza toda... e a falta de investimentos e de continuidade nos programas e a forma com que as industrias foram criadas e mantidas (ou não mantidas) é uma prova disso.

Estava retornando de Chicago nesse Domingo e enquanto o meu avião estava taxiando comecei a contar quantas aeronaves da Embraer eu via lá no Aeroporto de Chicago... bom... contei 53!!! desde a família "145" até a família "170" e afins (tudo isso desde aeronaves estacionadas até aeronaves nos "gates") ... daí fiquei pensando com os meus botões sobre isso e a Embraer e porque no final ela sobreviveu quando tudo parecia perdido e daí cheguei a uma teoria aonde no fim das contas não era interessante para os americanos que ela morrece...

Bom, os motivos seriam que empresas de motores, aviônicos, e outros componentes americanos iriam ficar sem um potencial "cliente", do mesmo modo o mercado de aviação "Regional" americano estava em plena expansão e a Embraer tinha uma boa proposta que contava com a benção de diversas companhias aéreas americanas... do mesmo modo, era importante matar as industrias européias tradicionais ou força-las a entrar dentro da Airbus para unificar a "concorrência"... Fokker, Dornier, MBB são alguns exemplos e é claro a mão de obra era mais "em conta" do que a européia, e não havia necessariamente necessidade de lidar com bancos europeus e todas e quaisquer regras da eventual "UE".

Sendo assim a Embraer no "Brasil" não era de modo algum uma má solução até porque ao longo dos anos surgiram propostas interessantes cujos projetos eram quase que totalmente orientados ao mercado americano e não competiam com empresas como a Boeing por exemplo, mas mantinham as fábricas de motores e aviônicos (que supriam inclusive a Boeing) trabalhando a todo o vapor, e o $$$$ retornava para o bolso do consumidor americano e até os passageiros voavam mais felizes nos jatinhos Brasileiros (como é o que acontece hoje).

É interessante ver que hoje o maior operador de aeronaves da Embraer NO BRASIL é uma empresa Americana (Azul) ao invés de empresas "nacionais"... a TAM e filha da Airbus e a Gol é filha da Boeing... interessante, né?

Enfim... eu acho que o que ocorreu com o Brasil de hoje é que na minha opnião setores como a MB e até o EB estão encarando a realidade de frente quando compram projetos não nacionais e reconhecendo que realmente no fim das contas tínhamos falhas sérias relacionadas a continuidade, política industrial para defesa e dimensionamento da nossa industria como um todo e achavamos que éramos mais do que sempre fomos (a propaganda era melhor do que o resultado final).

Vou parar por aqui por enquanto porque o post já está muito longo... :lol:

Sei lá meu amigo... eu acho que o que vemos por aí é que finalmente estamos encarando a realidade de frente e a realidade é que as invasões bárbaras nunca ocorreram porque os bárbaros sempre viveram entre nós.

[]s
CB_Lima
Lima,

Sua analise esta correta, mas no passado não tinhamos os instrumentos necessários para criar um politica eficiente de desenvolvimento da industria bélica nacional, que implicaria principalmente no direcionamento das demandas estatais via FFAA para a nossa industria, pois no passado nossas demandas internas eram insuficientes.

Mas agora que este cenário esta mudando, podemos construir politicas mais eficientes de desenvolvimento da indutria nacional, bastando vontade politica para isso, como existem em países como os EUA e a França, por exemplo, que privilegiam a industria local.

Este é um processo longo, mas precisamos começar agora.

Abs

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6891 vezes
Agradeceram: 7176 vezes
Contato:

#52035 Mensagem por Túlio » Qua Dez 29, 2010 4:21 pm

Desisto! Divirtam-se nas prateleiras. Agora quem vai para a varanda sou EU... :roll: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Responder