TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#50026 Mensagem por Francoorp » Ter Dez 07, 2010 12:41 am

O estrago do cancelamento do FX-2 seria um absurdo sem igual (mesmo preferindo o SU-35 para caça da FAB, deixando claro que é coisa de entusiasta, nada mais do que isso). O adiamento já não faz sentido, já que as propostas venceram (que se anote isso!), logo só nos resta(ria) uma nova concorrência (ou compra direta, que seria imperdoável neste momento, um erro crasso).
Isso ai mestre, verdade!!

Alguns ja afirmaram que a permanência do Jobim e dos comandantes das forças poderia representar um sinal de que todo o trabalho do FX2 seja mantido, incluindo as escolhas previstas com a inclusão dos princípios da END, e nisso da Rafale... mas o Problema que vejo não é esse, mas que o Senhor Lula afirmou antes que iria decidir em seu governo, e agora muda de posição, e posso dizer que no seu governo poucas vezes isso aconteceu ao quanto me recordo, pra dizer a verdade não me lembro de nenhuma vez... PAC, BOLSAS,& quetales...e essa mudança de posição ode manchar a imagem do Brasil la fora, e sem duvida isso ja manchou, essa nova "Indecisão"!!

Valeu!!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#50027 Mensagem por Andre Correa » Ter Dez 07, 2010 12:49 am

é... quando eu disse a alguns meses atrás que ele ia fazer o mesmo que o FHC, de esticar o prazo de decisão, e pular fora no último minuto, fui hostilizado por membros fanáticos pelo sr. Presidente, que levaram isso como insulto, e agora, está aí a prova... Pra decidir o VIP, não vai demorar mais 6 meses, mas pra APENAS 36 caças, 10 anos não são suficientes... muita conversa, muito papo, e 0 de atitude.... esse foi o lema do FX-2...

Audaces Fortuna Iuvat
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#50028 Mensagem por Bourne » Ter Dez 07, 2010 1:22 am

delmar escreveu:Da série - AGORA NÃO VAI MAIS, versão 15.2

Declaração do nosso amado e já saudoso líder:

Lula: vaga no Supremo e novos caças são decisões de Dilma
06 de dezembro de 2010 • 20h45 • atualizado às 20h53
Dilma também deve decidir sobre a compra de aviões de combate para a FAB. "É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", afirmou Lula. Segundo ele, a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa.
Não sei porque tenho a impressão que o Rafale dançou. Este poderia, mas não vou fazer, é sintomático.
Desde o fim das eleições quem manda é a Dona Dilma. Se fosse tudo tão certo estaria tudo assinado. Até agora só discursos.

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#50029 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 07, 2010 4:39 am

marcelo l. escreveu:Acho que não dançou, mas tenho a impressão que a Dilma tem a mesma opinião que o Pepê, o rafale é o menos pior do short-list pesando tudo. Até por que hoje não poderia sair nenhuma notícia pelo menos não oficial, já que vão em tese chamar o conselho para consultar sobre o assunto.
A escolha foi da FAB, não minha, com base nos critérios da END. Coloquei material no meu blog "Panorama Global".

Abraços

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#50030 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Dez 07, 2010 4:40 am

Túlio escreveu:Foi o que perguntei e tomei uma zoada. Melhor ficar de canto... :wink: 8-]
gribel escreveu:MU + a entrevista do Lula são indicativos fortes demais.
Não viajem, a decisão não mudou...

Pepê

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6807 vezes
Agradeceram: 7105 vezes
Contato:

#50031 Mensagem por Túlio » Ter Dez 07, 2010 7:11 am

Vamos ver se não. Se houvesse toda essa certeza, como havia no caso dos subs, tipo 'ou era França ou era ninguém', pronto, anunciado o que se devia anunciar, assinado o contrato e começou o trabalho. Já no caso dos caças, só lenga-lenga, o que passa a idéia de indecisão/inconformidade da parte de alguém BEM lá de cima. Lembremos ainda, não é demais, que o PROSUB implica um investimento MAIOR do que nos caças, bem como um ganho tecnológico igualmente superior, eis que até a empresa que os irá construir teve de ser constituída, enquanto a EMBRAER está ai, inteirinha e pronta para trabalhar. A base para os subs idem, já bases aéreas temos várias já operacionais.

Não, não é tão simples, tipo 'temos o caça, só falta o momento certo para anunciar'. O momento certo já passou faz dez anos, POWS!!!

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#50032 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Dez 07, 2010 7:21 am

Imagem

Imagem

Imagem

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#50033 Mensagem por WalterGaudério » Ter Dez 07, 2010 7:46 am

Êtcha negócio embaçado...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Hader

#50034 Mensagem por Hader » Ter Dez 07, 2010 7:57 am

Vocês estão precisando de um prozac... :mrgreen:
Tá tudo igual, nada mudou. A reunião foi muito esclarecedora, serviu para falar de FX, contexto geopolítico, etc. Não vai melar nada não gente (embora tenha um punhado de gente bem importante tentando...). Ou vocês acham que esta sequência de reporcagens da Casta...ã...êde e a escolha seletiva dos cables são à toa? Muitos aqui não fazem idéia do significado que a perda deste contrato tem para os americanos...

[]'s

Booz
Sênior
Sênior

#50035 Mensagem por Booz » Ter Dez 07, 2010 8:13 am

Vocês, incréus, homens bule, não crêem no poder hipergaláctico da igreja quântica hiper-sideral da glória esplendorosa do poder de D'us?
O doente está estável, vai bem como Tancredo, em breve levantar-se-á e assombrará o mundo.

Imagem

Vazou no "Uiquiliques", o FX-2 foi consultar-se no Boston Medical Groups (segundo documentos excessivamente secretos sofre de paumolescência grave).

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#50036 Mensagem por Booz » Ter Dez 07, 2010 8:40 am

O que está realmente me intrigando é o fato que, debalde já havia previsto um aperto na economia (imaginava algo setorizado), tenho visto anúncios de medidas globais - internas - quase beirando a paranóia do arrocho de quem se vê à beira de um abismo.
Há algo como olor de bolo fecal nesta estória que ainda emergirá disto tudo (afinal bosta sempre bóia).

Imagem
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#50037 Mensagem por Alcantara » Ter Dez 07, 2010 9:12 am

papagaio escreveu:Mantega disse hoje que haverá grandes cortes no orçamento de 2011.
Isso que eu ia comentar.
Pelo dito, somente os grandes programas (Fome Zero, etc,etc, etc...) seriam mantidos "como estão", o resto sofreria algum tipo de corte ou, no caso de obras, diminuição no ritmo das mesmas.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#50038 Mensagem por Penguin » Ter Dez 07, 2010 9:20 am

FSP, 7/12

Decisão sobre caças da FAB ficará para a gestão Dilma

A presidente eleita, Dilma Rousseff, adiou para o próximo governo a decisão sobre a compra dos caças para renovação da frota da FAB. Dilma pediu tempo para estudar a questão, já que há divergências no próprio governo. O ministro Nelson Jobim (Defesa) prefere o caça francês Rafale; a FAB, porém, indicou em primeiro o sueco Gripen NG.

A presidente eleita Dilma Rousseff adiou para o próximo governo a decisão sobre a compra dos caças para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

Conforme a Folha apurou, Dilma se reuniu anteontem com o presidente Lula e ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ocasião em que pediu tempo para estudar melhor a questão, já que há divergências dentro do próprio governo. Em entrevista concedida à TV Brasil, na noite de ontem, Lula afirmou que fará o que Dilma decidir. "É uma dívida muito grande, uma dívida de longo prazo com o Brasil. Se a Dilma disser que pode fazer naqueles termos que estavam acordados, eu farei. Mas se ela falar: "Presidente, vamos deixar eu discutir no próximo ano", eu a deixo fazer", disse o presidente Lula.

O processo de escolha foi iniciado ainda no governo Fernando Henrique (1995-2002), sob a sigla FX, mas acabou sendo suspenso e recomeçado no segundo mandato de Lula, já como FX-2. Tudo o que a Aeronáutica não queria era um novo adiamento, por temer que Dilma, refratária a assuntos e a gastos relacionados à área militar, empurre a decisão mais uma vez com a barriga.

Um dos problemas é que Jobim prefere o caça Rafale, da francesa Dassault, enquanto o relatório da FAB, com 27 mil páginas, indicou em primeiro lugar o Gripen NG, da sueca Saab. O outro concorrente é o americano F-18, da Boeing.

Ontem, Dilma se reuniu por quase três horas com Jobim, que será mantido no cargo, e lhe pediu documentos sobre o processo.

Conforme a Folha apurou, ele entregou o seu parecer, mas não o relatório da Aeronáutica. A expectativa de oficiais é que ela agora peça também a avaliação da FAB. Até porque o argumento político pró-Rafale se enfraqueceu bastante após o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se aliar aos EUA, contra o Brasil, na votação do acordo nuclear do Irã na Organização das Nações Unidas.

Na reunião com Jobim, Dilma discutiu também a reformulação em curso da área de Defesa, com a criação de uma secretaria especial para tratar de aviação civil. O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que é comandado por oficiais militares, continuará a ser vinculado ao Comando da Aeronáutica.

A presidente eleita vai anunciar entre hoje e amanhã os nomes de Jobim para continuar na Defesa e do embaixador Antônio Patriota para o Ministério das Relações Exteriores.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#50039 Mensagem por Justin Case » Ter Dez 07, 2010 9:23 am

Amigos,

De tudo o que foi publicado a respeito da reunião de ontem, o artigo do Estadão é o que parece fazer mais sentido.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 0488,0.php
Jobim fica; aeroportos terão secretaria
Tânia Monteiro / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Seguindo mais uma "sugestão" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Nelson Jobim vai continuar no comando do Ministério da Defesa a partir do próximo dia 1.º de janeiro, quando a presidente eleita, Dilma Rousseff, assumir o governo.

Dilma também decidiu que vai mesmo criar uma secretaria só para cuidar da infraestrutura dos aeroportos e da aviação civil. Na tarde de ontem, Jobim confirmou aos membros do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) o projeto da presidente eleita.

A Secretaria Especial de Aviação Civil será ligada à Presidência da República e vai abrigar a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A intenção é deixar essa secretaria fora da partilha político-partidária entre a base aliada. O Estado apurou que a criação da secretaria especial deve ser acompanhada da abertura do capital da Infraero, o que daria mais agilidade à empresa estatal e multiplicaria as fontes de investimentos em aeroportos.

Caças.

Dilma e Jobim reuniram-se ontem por quase três horas, na Granja do Torto. Jobim levou à presidente eleita um dossiê completo sobre as propostas dos fabricantes que querem fornecer à FAB a nova geração de caças - Rafale (França), Gripen (Suécia) e F-18 (EUA). O assunto deve ser discutido, na próxima semana, com o presidente Lula.

No encontro de ontem, também ficou acertado que Jobim deve entregar a Dilma, "dentro de uns dois dias", uma posição sobre a manutenção ou escolha de novos comandantes das três Forças (Exército, Aeronáutica e Marinha). Hoje, o ministro se reúne com o Conselho Militar de Defesa.

Pelas avaliações de Lula e Dilma, apesar dos avanços institucionais no trabalho de fortalecimento da autoridade civil sobre os militares, o processo só será consolidado quando o Congresso aprovar todo o pacote da chamada Estratégia Nacional de Defesa - o que, na opinião deles, começou com Jobim e deve ser concluído com o ministro na pasta.
Abraços,

Justin

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#50040 Mensagem por Penguin » Ter Dez 07, 2010 9:23 am

Terra, 7/12

Lula: vaga no Supremo e novos caças são decisões de Dilma

Com menos de um mês restante no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que pretende deixar certas decisões para sua sucessora, Dilma Rousseff, entre elas a indicação de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante entrevista à TV Brasil, Lula disse que quer resolver o impasse da extradição do italiano Cesare Battisti e fará o que puder para facilitar o primeiro ano do governo Dilma, entretanto, afirmou que está ouvindo a presidente eleita sobre assuntos que dizem respeito aos dois mandatos. O italiano Battisti é acusado de ter cometido quatro assassinatos em seu país de origem. Foi preso no Rio de Janeiro em 2007, mas pediu asilo ao Brasil. O Supremo Tribunal (STF) autorizou sua extradição, mas a palavra final ainda cabe ao presidente Lula.

Segundo ele, a decisão sobre a extradição de Battisti depende apenas do parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que ele espera receber ainda neste mês. "Esse é um assunto em que tanto eu posso tomar uma decisão agora ou deixar para a presidenta tomar. Eu preferiria tomar agora. Se o parecer estiver pronto, decido agora para não deixar esse assunto (pendente), que é sempre amargo".

A indicação de um novo ministro que ocupe a vaga deixada por Eros Grau à frente do STF deve ficar para Dilma, segundo Lula, que disse que preferiu esperar as eleições e ainda vai conversar com Dilma sobre a indicação. Para o presidente, "não há muita pressa" em decidir o nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhos em fevereiro de 2011.

Dilma também deve decidir sobre a compra de aviões de combate para a FAB. "É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", afirmou Lula. Segundo ele, a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa.

O presidente disse ainda que a FAB também será consultada sobre outra compra, a de um novo avião presidencial. Para ele, não há "nenhum problema" em comprar uma nova aeronave e afirmou que, apesar das críticas, o avião comprado em seu primeiro mandato ajudou o Brasil a fortalecer a política externa porque possibilitou mais viagens internacionais. "Acho que o Brasil precisa de um avião melhor. Se vai comprar agora ou não, acho que é uma coisa que a Dilma vai decidir. Eu não teria nenhum problema em comprar".

Lula também afirmou que vai sugerir para Dilma uma nova legislação para o marco de telecomunicações do Brasil e que sua sucessora terá o desafio de representar as mulheres no poder. "Vou sair consciente de que cumpri o meu dever, de que fizemos muitas coisas e ainda temos muitas a fazer, mas consciente de que o Brasil melhorou muito nesses últimos oito anos".

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder