AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: AVIBRAS

#361 Mensagem por Boss » Qua Nov 03, 2010 8:48 pm

Governo deveria comprar porcentagens expressivas de todas as empresas de defesa do Brasil que são, digamos, úteis (não deve custar muito) e colocar essas ações sob tutela de alguma estatal criada adiante, voltada para a defesa. Um conglomerado de defesa, diria.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
caduroxbr
Novato
Novato

#362 Mensagem por caduroxbr » Qui Nov 18, 2010 8:41 pm

Boss escreveu:Governo deveria comprar porcentagens expressivas de todas as empresas de defesa do Brasil que são, digamos, úteis (não deve custar muito) e colocar essas ações sob tutela de alguma estatal criada adiante, voltada para a defesa. Um conglomerado de defesa, diria.
Também acho, é só olhar a Helibras que de Bras só tem 30% mais alguma coisa que pertence ao governo de Minas.

RobertoRS
Sênior
Sênior

#363 Mensagem por RobertoRS » Qui Nov 18, 2010 11:57 pm

Sim, porque a Tutela Estatal é garantia de sucesso... :?

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#364 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Nov 19, 2010 4:33 am

Nem precisa de tutela estatal.

Só uma lei que mantenha todas as empresas do setor na mão de Brasileiros.

RobertoRS
Sênior
Sênior

#365 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 6:25 pm

jumentodonordeste escreveu:Nem precisa de tutela estatal.

É complicado.

Mais vale uma Política de Aquisições e Tecnologica para o setor.

Minha proposta seria a de criar um Comitê Executivo, com autoridades do governo, representantes das FFAA e das indústrias de Defesa e Aeroespacial, que tenha a responsabilidade de alinhar políticas do governo às das empresas, e também atuar como fórum de excelência em gestão estratégica para as empresas.. Talvez um Fundo de Desenvolvimento para o Setor, que possa adquirir participações acionárias e/ou debêntures de empresas em dificuldades, gerenciado por alguma empresa estatal de Defesa.

Mas tornar isso uma política perene é perigosíssimo.

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior

#366 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 6:34 pm

Sobre a Avibrás, alguém saberia dizer se ela continua tendo capacidade de produzir o EDT-Fila ou versões modernizadas do mesmo?

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#367 Mensagem por prp » Sex Nov 26, 2010 12:46 am

Passou naGN, no programa especial Haiti. A reporter falava com o Avibras ao fundo. :D

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6875 vezes
Agradeceram: 7157 vezes
Contato:

#368 Mensagem por Túlio » Sex Nov 26, 2010 8:29 am

RobertoRS escreveu:
jumentodonordeste escreveu:Nem precisa de tutela estatal.

É complicado.

Minha proposta seria a de criar um Comitê Executivo, com autoridades do governo, representantes das FFAA e das indústrias de Defesa e Aeroespacial, que tenha a responsabilidade de alinhar políticas do governo às das empresas, e também atuar como fórum de excelência em gestão estratégica para as empresas.. Talvez um Fundo de Desenvolvimento para o Setor, que possa adquirir participações acionárias e/ou debêntures de empresas em dificuldades, gerenciado por alguma empresa estatal de Defesa.

Uma dúvida: os EUA devem quase dois trilhões de dólares à China. E se ela quiser comprar a Lockheed Martin e/ou a Boeing? Não valem tudo isso e mesmo que valessem até mais os chinas teriam como bancar. Que mecanismos os ianques têm para evitar algo assim? Será que se precisa consultar o Congresso lá deles para evitar a venda de uma empresa PRIVADA? Talvez estatização não seja mesmo o único caminho para evitar que empresas estratégicas (com tecnologias estratégicas) caiam na mão de estrangeiros mas gostaria de saber COMO se faz isso...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#369 Mensagem por Loki » Sex Nov 26, 2010 10:48 am

Tulio, acho que será semelhante da tentativa de compra pelos chineses da Hummer.

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... UMMER.html

Só não sei como foi a reação americana e se o negócio realmente foi concretizado, mas é bem semelhante a sua pergunta.

abraço

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#370 Mensagem por Boss » Sex Nov 26, 2010 11:15 am

Túlio escreveu:
RobertoRS escreveu: É complicado.

Uma dúvida: os EUA devem quase dois trilhões de dólares à China. E se ela quiser comprar a Lockheed Martin e/ou a Boeing? Não valem tudo isso e mesmo que valessem até mais os chinas teriam como bancar. Que mecanismos os ianques têm para evitar algo assim? Será que se precisa consultar o Congresso lá deles para evitar a venda de uma empresa PRIVADA? Talvez estatização não seja mesmo o único caminho para evitar que empresas estratégicas (com tecnologias estratégicas) caiam na mão de estrangeiros mas gostaria de saber COMO se faz isso...
Não vi o estatuto das duas (LM e Boeing), mas a BAE Systems por exemplo, só permite que estrangeiros tenham até 15% do capital da companhia. É até óbvio que uma companhia desse nível estratégico seja protegida por alguma regra dessas, impostas pela própria companhia (se os sócios tiverem um pingo de senso patriótico ou se o governo impôs isso).

Mas mesmo se não tiver, lembro que foi um suplício a Inbev conseguir comprar a Anheuser Busch, e a JBS conseguir comprar uma companhia lá, foram no congresso e tudo mais. Essas empresas estratégicas nunca sairão da mão deles.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2051 vezes
Agradeceram: 833 vezes

#371 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Nov 26, 2010 1:13 pm

Túlio escreveu:
RobertoRS escreveu: É complicado.

Acho que valeria o mesmo mecanismo que faz com que os EUA impeçam a venda de armamentos e eletrônicos feitos por empresas americanas à países não alinhados.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
prp
Sênior
Sênior

#372 Mensagem por prp » Qua Dez 01, 2010 2:37 am

Olha a AVIBRAs na moita.

Fase: Empenho
Documento: 2010NE001134 Tipo de Documento: Nota de Empenho (NE)
Data: 29/11/2010
Tipo de Empenho: ESTIMATIVO Espécie de Empenho: Original
Órgão Superior: 52000 - MINISTERIO DA DEFESA
Órgão / Entidade Vinculada: 52111 - COMANDO DA AERONAUTICA
Unidade Gestora Emitente: 120006 - GRUPAMENTO DE APOIO DE BRASILIA
Gestão: 00001
Favorecido: 00.435.091/0001-98 - AVIBRAS DIVISAO AEREA E NAVAL S/A
Valor: 2.092.444,95
FORNECIMENTO DE MATERIAL E PRESTACAO DE SERVICOS TECNICOS-ESPECIALIZADOS. APL: SDDP/COPAC

jumentodonordeste
Sênior
Sênior

#373 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Dez 01, 2010 2:55 am

Não fala o que é?

prp
Sênior
Sênior

#374 Mensagem por prp » Qua Dez 01, 2010 2:58 am

Pois é, não fala, na descrição aparece a seguinte informação:

FORNECIMENTO DE MATERIAL E PRESTACAO DE SERVICOS TECNICOS-ESPECIALIZADOS. APL: SDDP/COPAC

jumentodonordeste
Sênior
Sênior

#375 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Dez 01, 2010 2:58 am

deve ser manutenção de alguma coisa.

Notícia boa não vem assim. :?

Responder