Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Carlos Lima
- Sênior

- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Sáb Nov 13, 2010 12:04 am
AlbertoRJ escreveu:Será que tem comparação em função dos valores e off sets exigidos?
[]'s
Claro que não tem comparação, mas da mesma forma não tem como dizer que vai custaria 2x mais só porque não estaria seguindo o modelo que essa concorrência está seguindo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:04 am
Zavva escreveu:Penguin escreveu:
Que confusão CB!
Olha, por tudo que tenho lido, os requerimentos e as propostas nos diversos países são diferentes.
Nem todo mundo quer fabricar caças.
As 3 propostas mais consistentes com os requerimentos estabelecidos no F-X2 passaram para o short list. Ou não foi isso?
Na época da seleção do short list nem se falava de Akaer e do Centro P&D (que independe do F-X2).
Produção de peças aqui, e isso já foi esclarecido diversas vezes, apenas se o NG for selecionado.
[]s
A shortlist foi coerente com os critérios estabelecidos na época, mas esqueceram de avisar na época que era "proibido" ter componentes americanos.
Um critério no minimo estranho.
Abs
Zava, você sempre tenta dar uma "distorcida". Pode ser de qualquer origem desde que se garantam as ToTs.
Talvez não tenham conseguido fazer isso.
[]'s
Alberto -
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Sáb Nov 13, 2010 12:06 am
Vc acredita realmente nisso?!
Santa ingenuidade
![[051]](./images/smilies/051.gif)
O quê?
Gripen-NNGBRI?
Nããããããããããã...
Não, eu acreditava num caça que
nunca ia voar nem sequer ser encomendado por sua força aérea.
Você também repetia isso não é Santiago?
-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:06 am
cb_lima escreveu:AlbertoRJ escreveu:Será que tem comparação em função dos valores e off sets exigidos?
[]'s
Claro que não tem comparação, mas da mesma forma não tem como dizer que vai custaria 2x mais só porque não estaria seguindo o modelo que essa concorrência está seguindo.
[]s
CB_Lima
Pode não ser esse o ganho.
Mas não acha que se obtém uma vantagem com uma concorrência?
Fora que os aspectos técnicos NÂO foram negligenciados...
[]'s
Alberto -
-
Zavva
- Avançado

Mensagem
por Zavva » Sáb Nov 13, 2010 12:07 am
AlbertoRJ escreveu:Zavva escreveu:
A shortlist foi coerente com os critérios estabelecidos na época, mas esqueceram de avisar na época que era "proibido" ter componentes americanos.
Um critério no minimo estranho.
Abs
Zava, você sempre tenta dar uma "distorcida". Pode ser de qualquer origem desde que se garantam as ToTs.
[]'s
Olha Alberto,
Você pode pensar assim, oficialmente voce tem tem razão, mas tem gente dentro do governo que se preocupa com isso sim.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
-
Carlos Lima
- Sênior

- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Sáb Nov 13, 2010 12:07 am
sapao escreveu:AlbertoRJ escreveu:Lembro que a escolha indiana também será política e nem por isso fizeram uma compra direta.
[]'s
Sim, mas essa concorrencia não vai ser o F-X de lá, o PAK-FA vai, e foi compra direta!
Na verdade eles buscam uma aeronave que vai ser a segunda linha de defesa deles daqui a 5,10 anos.
E mesmo assim, basta ver no forum que trato desse assunto aqui que cada vez mais o processo la se parece mais com o daqui: fofoca, desinformação, materias tendenciosas...
Exatamente.
O problema é que não investimos nunca em Defesa e com isso fica fácil sermos sequestrados por essas campanhas para a nossa aeronave de 1 linha quando isso poderia (deveria) ocorrer para aeronaves de 2 linha...
Existe uma inversão de valores triste.
Mas infelizmente é uma escolha nossa (Governo) nivelarmos as nossas FAs a isso.
Se tratando de Brasil o problema é que a coisa poderia ainda assim ser beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem pior!!!!
É uma das ínumeras consequências das décadas de descaso.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Sáb Nov 13, 2010 12:08 am
Graças a Deus, e depois de muito apanhar.
Mas também tem gente de fora que quer mais capachismo e viralatice.

-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:08 am
Zavva escreveu:AlbertoRJ escreveu:
[]'s
Olha Alberto,
Você pode pensar assim, oficialmente voce tem tem razão, mas tem gente dentro do governo que se preocupa com isso sim.
Abs
Como eu desconheço isso, não posso falar. Me baseio no que é declarado.
[]'s
Alberto -
-
Penguin
- Sênior

- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Mensagem
por Penguin » Sáb Nov 13, 2010 12:09 am
sapao escreveu:AlbertoRJ escreveu:Lembro que a escolha indiana também será política e nem por isso fizeram uma compra direta.
[]'s
Sim, mas essa concorrencia não vai ser o F-X de lá, o PAK-FA vai, e foi compra direta!
Na verdade eles buscam uma aeronave que vai ser a segunda linha de defesa deles daqui a 5,10 anos.
E mesmo assim, basta ver no forum que trato desse assunto aqui que cada vez mais o processo la se parece mais com o daqui: fofoca, desinformação, materias tendenciosas...
Mas tem um detalhe. Mesmo com os constantes boatos na imprensa (como aqui), lá o poder decisório não externou preferência alguma, ao contrário daqui.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
-
sapao
- Sênior

- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Mensagem
por sapao » Sáb Nov 13, 2010 12:09 am
Quais aspectos tecnicos?
Ou será que alguns aspectos tecnicos foram negligenciados (porque era interessante que fossem) e outros foram valorizados (idem), desde a confecção d short-list até o relatorio final?
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:10 am
[]'s
Concordo!
Mas o caso é que o PAK foi uma proposta única. Os EUA não fazem isso para os indianos.
[]'s
Alberto -
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Sáb Nov 13, 2010 12:11 am
Quais aspectos tecnicos?
Ou será que alguns aspectos tecnicos foram negligenciados (porque era interessante que fossem) e outros foram valorizados (idem), desde a confecção d short-list até o relatorio final?
Você quer dizer da readequação dos valores/pesos feito pelo MinDef?
-
AlbertoRJ
- Sênior

Mensagem
por AlbertoRJ » Sáb Nov 13, 2010 12:13 am
sapao escreveu:Quais aspectos tecnicos?
Sim, isso é evidente. E agora existe uma Estratégia que estabelece que certos critérios devem prevalecer sobre outros. A logística parece que perdeu peso.
[]'s
Alberto -
-
sapao
- Sênior

- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Mensagem
por sapao » Sáb Nov 13, 2010 12:14 am
Penguin escreveu:sapao escreveu:
Mas tem um detalhe. Mesmo com os constantes boatos na imprensa (como aqui), lá o poder decisório não externou preferência alguma, ao contrário daqui.
[]s
Ainda?
Isso so reforça, ao meu ver, meu argumento. Se quem manda já decidiu, porque fazer um lista preliminar e ainda um relatorio final com 22.000 paginas?
Faz igual a India: olha eu VOU comprar o Rafale/PAK-FA/F-35/NG (ou qualquer outra que esqueci), mas por comprar entenda DESENVOLVER A MINHA VERSÃO DE ACORDO COM MINHAS NECESSIDADES, te interessa? Porque se não, eu procuro outro...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
Penguin
- Sênior

- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Mensagem
por Penguin » Sáb Nov 13, 2010 12:16 am
Carlos Mathias escreveu:Vc acredita realmente nisso?!
Santa ingenuidade
![[051]](./images/smilies/051.gif)
O quê?
Gripen-NNGBRI?
Nããããããããããã...
Não, eu acreditava num caça que
nunca ia voar nem sequer ser encomendado por sua força aérea.
Você também repetia isso não é Santiago?
Não. Eu nunca disse que o Su-35 não voaria.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla