TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47911 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 1:17 pm

Penguin escreveu:
DELTA22 escreveu:Não sei se isso é o Zavva que está fazendo, ou se é a Saab que anda "plantando" isso por ai e contaminando os foristas, mas é notório que a tática é desqualificar, ou melhor, minimizar as ToTs como fator principal para a escolha do F-X2 e empurrar o debate para um campo que seja mais "confortável" para eles (Saab). :wink:

[]'s.
A proposta de ToT melhor avaliada foi a da Saab.
Quanto mudaram o peso das ToTs deu Rafale...

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47912 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 1:19 pm

crubens escreveu:Cara não devia nem ter trazido essa noticia pra cá, coisa mais esdrúxula. Lê primeiro pra vê se tem fundamento.
A notícia foi postada no site da FAB.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47913 Mensagem por Penguin » Sex Nov 12, 2010 1:21 pm

AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu:Não sei se isso é o Zavva que está fazendo, ou se é a Saab que anda "plantando" isso por ai e contaminando os foristas, mas é notório que a tática é desqualificar, ou melhor, minimizar as ToTs como fator principal para a escolha do F-X2 e empurrar o debate para um campo que seja mais "confortável" para eles (Saab). :wink:

[]'s.
A proposta de ToT melhor avaliada foi a da Saab.
Quanto mudaram o peso das ToTs deu Rafale...

[]'s[/quote]

-------------------------------------------------------------

Mas a proposta de ToT da Saab continuou a melhor avaliada.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47914 Mensagem por orestespf » Sex Nov 12, 2010 1:25 pm

Como apanha e não toma emenda... :evil: :evil: :evil:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47915 Mensagem por faterra » Sex Nov 12, 2010 1:31 pm

As matérias colocadas no Notimp são da própria FAB? O que o Notimp publica é informação oficial da FAB?
Esta afirmação da matéria de que a FAB não escolheu o Rafale e vai melar o processo caso ele seja o escolhido, para mim, é fajuta.
Caso afirmativo, a FAB resolveu peitar o MD e o Governo? Mijar para cima? :shock: :shock: :shock:
D U V I D O




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Um abraço!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47916 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 1:34 pm

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Não sei se isso é o Zavva que está fazendo, ou se é a Saab que anda "plantando" isso por ai e contaminando os foristas, mas é notório que a tática é desqualificar, ou melhor, minimizar as ToTs como fator principal para a escolha do F-X2 e empurrar o debate para um campo que seja mais "confortável" para eles (Saab). :wink:

[]'s.
A proposta de ToT melhor avaliada foi a da Saab.
Quanto mudaram o peso das ToTs deu Rafale...

[]'s[/quote]

-------------------------------------------------------------

Mas a proposta de ToT da Saab continuou a melhor avaliada.

[]s[/quote]

Nós sabemos que também existe uma outra avaliação. O Hammer deu um toque sobre isso no BM. 8-]

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47917 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 1:37 pm

Zavva escreveu:
AlbertoRJ escreveu: É nesse ponto que as propostas realmente são equivalentes.

[]'s
A proposta suéca traz a fabricação (não é montagem) de componentes no Brasil. Componentes que serão desenvolvidos com tecnologia brasileira que será desenvolvida.

Eu sou contra a montagem de qualquer caça no Brasil. Isso é ideia do Lula. É muito caro manter um linha de montagem. Veja as dificuldades dos franceses em manter a cadencia minima do Rafale.

Abs
Você continua de modo sistemático tegiversando, oras fabricar incluí a montagem, na verdade a montagem é a parte mais fundamental do processo de fabricação, a fabricação do itens é algo ainda melhor, e a proposta sueca não é melhor que a francesa em nenhuma das duas áreas.

A diferença básica entre as duas propostas, é que uma já está em produção e a outra não.

Nada será desenvolvido por nós, afinal, o Gripen NG já está praticamente desenvolvido. O que os suecos querem é repassar o risco da produção para nós, porque eles não querem Gripen NG, porque tem mais caças que podem usar no momento.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47918 Mensagem por Cesardpf » Sex Nov 12, 2010 1:40 pm

Bender escreveu:Enquanto não enxergarmos a questão dos caças diante do aspecto temporal do curto,médio e longo prazo,continuaremos a ter uma visão míope do que como será formada a Força aérea brasileira de combate.

A idéia francesa e sueca do multi-role,se deu em função de redução de custos de logística e simplificação necessária de operação e por uma conjuntura imposta pelas opiniões públicas locais,de redução dos orçamentos militares.

A doutrina brasileira de organização da Força Aérea de combate,sempre teve como referência a formatação norte-americana de caças diferentes, para funções diferentes,os Gavcas e o Gda são o espelho dessa formatação.

A possível chegada do novo avião traz consigo o restabelecimento deste formato,devendo o novo vetor,ficar alocado no Gda e os Gavcas ficarem até o período de desativação, com AM1 e F5M,estabelecendo o curto prazo.

O médio prazo,seria conformado com a substituição paulatina dos vetores dos Gavcas pelo mesmo utilizado pelo Gda,,e quando se desse essa uniformização de meios se iniciaria novo processo,que estabelecesse novamente a diferenciação de meios entre eles.

Este processo daria formato ao longo prazo,onde uma nova chamada ou projeto feito em parceria elevaria o status do Gda então 5.a geração.

Aceitando estas idéias como “lógicas”,independente da vontade muitos (inclusive a minha)que esta etapa que se inicia agora pudesse contemplar desde já a adoção da 5.a geração,poderíamos afirmar com certeza que o caça que comprarmos agora, será nada mais que a “massa” da estrutura da aviação de caça ou “low” como gostam de dizer alguns.

Independente da questão dos custos,que são até o momento uma incógnita e mera suposição do que virá a ser a operação do dia a dia,o que fica claro é que a aposta da compra atual é feita simplesmente com o pensamento decantado aos quatro ventos, de adquirir conhecimento tecnológico e iniciar uma nacionalização do vetor durante espaço temporal que durará a substituição dos meios antigos até o inicio do novo salto do Gda para o 5.a geração,portanto é necessário que esta idéia seja levada as ultimas conseqüências no processo de negociação,visando que ao longo prazo consigamos o maior beneficio tecnológico possível,pois é para nós mesmos que deveremos fabricar este caça,não para exportá-lo como insistem alguns .



A necessidade de absorção tecnológica de um projeto 4G mais avançado possível,também fica evidente neste processo FX2,que revela mais ambição que os outros,se pensarmos que se formássemos nossa massa ou low com caças F16 por exemplo,conseguiríamos possivelmente operá-los a custos muito mais baixos,que os 3 da short-list,com farta quantidade de peças de reposição ou spares,já que a quantidade de caças deste modelo operados no mundo é a maior existente,em contra posição ao Gripen NG oferecido pela sueca Saab,as vantagens de operá-lo em vez do Gripen seriam desmoralizantes em todos os sentidos,sendo que ainda ousaria dizer que o primeiro possui muito mais capacidade que o segundo no conjunto da obra,alem de eliminar a temerária idéia de nos tornarmos operadores únicos de um modelo,em vez da criatura, iríamos negociar diretamente ao criador.

Por diversos motivos já debatidos a exaustão aqui neste fórum,a opção pelos norte-americanos foi descartada pelo governo,assim como de caças que não possa atender simultaneamente a MB,assim como é notório que a opção pelo “filhote” desta mesma origem tecnológica também,desde antes da publicação da END,em preâmbulos do que viria a ser a nova orientação da condução do processo FX2,mais de um ano já se passou e diria que em nenhum momento do processo de seleção poderíamos dizer que os norte-americanos ou franceses tenham se excedido ou extrapolado o senso,ao defender suas posições e propagar suas qualidades,ao contrário dos suecos que usaram de toda ordem e formas de propaganda marrom,desqualificações,insinuações rasteiras de mentiras sujas contra autoridades governamentais e militares da força aérea,semeando a insegurança a cizânia e a dúvida, se fazendo aliados ideológicos de parte da imprensa com interesses próprios e políticos usando estas bocas de terceiros na consecução de seus objetivos de lobie .

Este tipo de comportamento na minha opinião,levará os Suecos da Saab a nunca mais venderem sequer um grampo de cabelo nesta terra de “corruptos”,o que para eles sairá até barato,e mais uma propaganda enganosa de que darão uma esmola de US$50 paus,para supostamente catequizar uns índios daqui,não mudará este fato,deste mato não sai cachorro bom,só vira latas sarnentos.

SDS
[009] [009]




Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47919 Mensagem por Hader » Sex Nov 12, 2010 1:46 pm

orestespf escreveu:Como apanha e não toma emenda... :evil: :evil: :evil:
Quem é profissional remunerado faz sua parte. Apanha, mas no final vai para casa contar o vil metal. O difícil de entender é quem apanha de graça e ainda vai ficar com a fama... O inocente útil raramente é inocente, na medida que chega uma hora que fica óbvia a trama.
Será que o silêncio dos que realmente tem algum interesse no processo ($$$$) não diz nada a eles? Observem os profissionais e parem para refletir. Tem pessoas boas sendo tragadas para este bojador que eu gostaria que escapassem...

Agora retorno, de forma definitiva, para a varanda.

Abraços




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47920 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 1:47 pm

Penguin escreveu:Portal Em Tempo Real

Governo francês veta venda de avião militar ao Paquistão

O Governo francês vetou a venda de um avião militar JF-17 Thunder ao Paquistão. A Comissao Interministerial para os Estudos de Exportações de Materiais de Guerra (CIEEMG) inicialmente autorizou a empresa francesa ATE em 2008 para efetuar a venda ao governo do Paquistão.

No decorrer de 2010. A CIEEMG mudou de idéia e ordenou que a ATE cancelasse a venda de US$ 1.6 bilhão de dólares ao Paquistão. De acordo com fontes da imprensa francesa, o Governo vetou a venda ao Paquistão a fim de não prejudicar as relações diplomáticas e comerciais com a Índia.

A notícia não pegou bem no meio industrial brasileiro. O Rafale, caça francês fabricado pela Dassault é o preferido do Ministro da Defesa Nelson Jobim, apesar da Força Aérea Brasileira optar pelo sueco Gripen. Representantes da indústria brasileira temem que se o Brasil comprar o Rafale, o governo francês poderá vetar futuras vendas do avião pelo Brasil, afim de não prejudicar sua geopolítica global.

Amanhã em Seul, Nicholas Sarkhozy vai tentar insistir com o presidente Lula, pela enésima vez, que a decisão do Brasil na compra de novos caças para a FAB seja em favor dos Rafales.

A FAB, como se sabe, não quer os Rafales e considera paralisar o processo se o avião francês for escolhido.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
Qual é o intuito de trazer isso aqui para o debate? Isso é um amontoado de mentiras e abobrinhas!! Esta faltando vergonha na cara há muita gente! :evil: :evil:

Como a França pode vetar a venda de um caça que não produz?? Esse caça é Chinês e Pasquitanês!!! A que ponto chegamos nesses absurdos!!!!

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47921 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 12, 2010 1:52 pm

PRick escreveu:Qual é o intuito de trazer isso aqui para o debate? Isso é um amontoado de mentiras e abobrinhas!! Esta faltando vergonha na cara há muita gente! :evil: :evil:

Como a França pode vetar a venda de um caça que não produz?? Esse caça é Chinês e Pasquitanês!!! A que ponto chegamos nesses absurdos!!!!

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Mas pode vetar um pacote de aviônicos, armamentos, sensores, etc.

Nada impede que o Brasil seja o próximo daqui alguns anos. Hoje a França é nossa "amiga", como já foi do Paquistão, amanhã, só Deus sabe...



abraços]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47922 Mensagem por suntsé » Sex Nov 12, 2010 2:02 pm

È meus prezados colegas, mais os EUA tem bem mais inimigos do que a França, logo eu acho que poderíamos ser proibidos de vender o Gripen NG ou F/A-18 SH para um numero maior de países.

Os caras vetaram a venda de super tucanos....para a perigosa e toda poderosa Venezuela :roll:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47923 Mensagem por PRick » Sex Nov 12, 2010 2:04 pm

Brasileiro escreveu:
PRick escreveu:Qual é o intuito de trazer isso aqui para o debate? Isso é um amontoado de mentiras e abobrinhas!! Esta faltando vergonha na cara há muita gente! :evil: :evil:

Como a França pode vetar a venda de um caça que não produz?? Esse caça é Chinês e Pasquitanês!!! A que ponto chegamos nesses absurdos!!!!

[]´s
Mas pode vetar um pacote de aviônicos, armamentos, sensores, etc.

Nada impede que o Brasil seja o próximo daqui alguns anos. Hoje a França é nossa "amiga", como já foi do Paquistão, amanhã, só Deus sabe...



abraços]

Isso não é o que fala a reporcagem, em momento algum se fala isso, o que se diz na notícia é como se a França produzisse o caça, não produz, e não tenho conhecimento de nada francês nesse caça, você sabe se existe algo de francês no caça? Isso tudo é uma grande mentira, não li nada a respeito disso em lugar nenhum!!! Quanto a vetos, a Número UM são os EUA, que estão oferecendo um diretamente e outro indiretamente, quer dizer se existem vetos já relatados de franceses, os EUA são MUITO PIORES. Então, esse bando de mentiras e abobrinhas continua sem sentido!!!

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47924 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 2:14 pm

In early 2010 it was reported that ATE Aerospace Group had been selected by the PAF to integrate various French avionics and weapons systems which would be supplied by other partners including Thales, Sagem and MBDA. Rival bids from Astrac, Finmeccanica and a Thales-Sagem joint venture were beaten by the ATE bid to upgrade 50 JF-17, with 50 more optional, at a cost of up to 1.36 billion dollars. The upgraded aircraft would go into production in 2013. The Thales RC-400 radar and MBDA MICA air-to-air missiles, as well as various air-to-surface weaponry, are believed to be included in the contract. The PAF is also in contact with South Africa for the supply of Denel A-darter air-to-air missiles.[53]
The deal was reported to have been suspended in April 2010 after 18 months of negotiations due to various concerns of the French government. These were cited as being related to Pakistan's financial situation, worries regarding the protection of sensitive French technology and "intense" lobbying by the Indian government which had also selected France to upgrade some of its French-origin fighters.[54][55] It was also reported that France wanted the PAF to purchase a number of French-built Mirage 2000-9 fighters from the United Arab Emirates Air Force, a sale which would be made unnecessary if the JF-17 upgraded with French systems.[56] However in July 2010 these reports were stated to be false by the PAF's Chief of Air Staff, Air Chief Marshal Rao Qamar Suleman. According to ACM Suleman, "I saw the report quoting unnamed sources or any French government official. I have had discussions with French Government officials who have assured me that this is not the position of their government." ACM Suleman went on to speculate that he thought "someone was trying to cause mischief - to put pressure on France not to supply the avionics we want." [57]
Parece que o "Portal Em tempo Real" está requentando boatos com objetivos não muito claros...

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47925 Mensagem por eu sou eu » Sex Nov 12, 2010 2:15 pm

Avião de papel tira fotos da Terra vista do espaço
Batizado de Vulture 1 ("Urubu 1"), o planador foi colado a um balão de gás hélio, que explodiu a mais de 27 mil metros da superfície e deixou cair o protótipo de aeronave

Foto: BBC Brasil

ReduzirNormalAumentarImprimirUma equipe de amadores britânicos lançou ao espaço um avião feito de palha e coberto com papel que tirou fotografias da Terra. Steve Daniels e John Oates, entusiastas e editores do site de Ciência e Tecnologia The Register, embarcaram na iniciativa porque "estavam procurando algo divertido para fazer" e se disseram impressionados com a facilidade de realizar o projeto.

Batizado de Vulture 1 ("Urubu 1"), o planador foi colado a um balão de gás hélio, que explodiu a mais de 27 mil metros da superfície e deixou cair o protótipo de aeronave.

Na descida, que durou cerca de 90 minutos, câmeras de clique foto e de clique vídeo inseridas dentro do aparelho registraram imagens como a da curvatura da Terra. "Estávamos procurando algo divertido para fazer e os leitores do site tiveram essa ideia de criar um avião de papel", disse John Oates, 39. "Achávamos que a corrida espacial britânica precisava de uma revigorada", brincou.

O chamado projeto Paris (sigla em inglês para "Avião de Papel Liberado no Espaço") custou cerca de 8 mil libras (R$ 21 mil) e demorou um ano para ser aprimorado.

Para localizar o aparelho após o lançamento, os pesquisadores contaram com equipamentos de rastreamentos produzidos com ajuda da companhia de tecnologia em defesa Qinetiq. Para manter as câmeras de foto e vídeo funcionando, os pesquisadores equiparam o avião com bolsas de água quente. No "cockpit", os criadores colocaram um boneco de playmobil que apelidaram carinhosamente de "playmonauta".

O planador de pouco mais de um metro de diâmetro foi lançado a cerca de 150 km de Madri, na Espanha, e pousou a pouco mais de 30 km de distância do ponto de onde saiu.

John Oates disse que temia que o avião se desviasse centenas de quilômetros e que a saga para encontrá-lo demorasse dias. Mas isso não ocorreu. "Ele caiu em uma parte relativamente remota da Espanha, e por pouco não atingimos um reservatório de água e uma área de leões dentro de um parque de safáris. Então, tivemos sorte".




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o amor é lindo
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