Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Penguin
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#47806
Mensagem
por Penguin » Sex Nov 12, 2010 12:45 am
faterra escreveu:Esclareçam isto, por favor:
O Brasil, como beneficiário destas transferências, estipulado nas licitações, rfp's, etc..., não tem o direito de indicar quem eles quiserem para receber as mesmas?
Se sim, o que impede dele executar estas cláusulas? E os sócios? Não são majoritários e brasileiros? Vão ficar tomando boladas nas costas sem tomarem nenhuma atitude?
E acontecendo isto como fica esta conversa de que os franceses, ou quem quer que seja, esteja "apenas" repassando tecnologias para eles mesmos.
A maior parte dos beneficiários são privados. Eles só participam se for do interesse deles.
As empresas beneficiadas não necessariamente são controladas por brasileiros. Podem ser filiais de multinacionais estrangeiras. Por exemplo, com relação ao favorito do F-X2, em azul filiais de empresas estrangeiras (no geral são as mesmas empresas beneficiadas nas outras 2 propostas):
INDÚSTRIAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES DO
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO RAFALE
- AÇOTÉCNICA
-
AERNNOVA
- AEROELETRÔNICA
- ALLTEC
- AMBRA SOLUTIONS
- ASTRA
- ATECH
- AUTOMATA
- CAL-COMPOENDE
- CECOMPI
- CONDOR S/A
- CTA
- EMBRAER
- FIRST WAVE
- FOCAL
- FRIULI
- GIOVANNI
- GLOBO
- GME AEROSPACE
-
GOODRICH DO BRASIL
- GRANA
- INBRA INDÚSTRIA QUÍMICA
- ITA
- LANMAR
-
LATECOERE DO BRASIL
- MECTRON
- MULTIALLOY
-
OMNISYS
- POLARIS
-
SERCO
- SOBRAER
- STATUS USINAGEM
-
THYSSENKRUPP
- TOYO MATIC
- VEM
- VILLARES METAL
- WINNSTAL
- E INTERNACIONAL DO BRASIL
Documento interessante, como se iniciou o contato com essas empresas. Evento organizado pela FIESP:
http://www.fiesp.com.br/defesa/pdf/rela ... C3%A7a.pdf
Editado pela última vez por
Penguin em Sex Nov 12, 2010 1:02 am, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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AlbertoRJ
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#47807
Mensagem
por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 12:46 am
A Embraer será sócia mundial do Gripen NGBR e fabricará o caça para o mundo inteiro inclusive índia e toda a AS e tudo mais que sabemos de cor mas a MB vai apenas aprender a fazer submarinos e não será sócia do Scorpene. Quando a MB projetar um novo submarino seu, não o Scorpene, é óbvio que ela poderá vende-lo porque não existe contrato nenhum no mundo que possa impedir isso. Deve até existir por contrato um impedimento para que uma tecnologia seja repassada mas nunca um produto desenvolvido a partir da mesma. Não existe termo para isso.
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kirk
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#47808
Mensagem
por kirk » Sex Nov 12, 2010 12:46 am
A FAB poderá nos dar um "cala a boca" porém não será com tecnologia francesa ... isso posso te garantir ...
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Carlos Mathias
#47809
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 12:46 am
Haja, haja!

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soultrain
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#47810
Mensagem
por soultrain » Sex Nov 12, 2010 12:47 am
Zavva escreveu:soultrain escreveu:Onde é o centro da SAAB na índia, alguém tem fotos? Não vale o da EADS...esse tem capital Francês...
Se chama ADDC e é uma parceria entre a Saab e a Tata:
http://www.tcs.com/news_events/press_re ... pment.aspx
O site é da propria Tata.
Já ouviu falar da TATA ?
Abs
Já obrigado, sou cliente há muitos anos. Sabe o que a TATA faz ai? Isso é o que eu disse antes, simplesmente pó para os olhos, são serviços de outsourcing de engenharia, sabe o que é???
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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kirk
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#47811
Mensagem
por kirk » Sex Nov 12, 2010 12:49 am
AlbertoRJ escreveu:A Embraer será sócia mundial do Gripen NGBR e fabricará o caça para o mundo inteiro inclusive índia e toda a AS e tudo mais que sabemos de cor mas a MB vai apenas aprender a fazer submarinos e não será sócia do Scorpene. Quando a MB projetar um novo submarino seu, não o Scorpene, é óbvio que ela poderá vende-lo porque não existe contrato nenhum no mundo que possa impedir isso. Deve até existir por contrato um impedimento para que uma tecnologia seja repassada mas nunca um produto desenvolvido a partir da mesma. Não existe termo para isso.
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Bom Alberto ... não é isso que disse o luzitano ... e pelo que disse me chamando de ignorante em francês ... deve ser um especialista na lingua ...
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soultrain
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#47812
Mensagem
por soultrain » Sex Nov 12, 2010 12:50 am
kirk escreveu:A FAB poderá nos dar um "cala a boca" porém não será com tecnologia francesa ... isso posso te garantir ...
Comece a poupar porque a comissão pufff...
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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AlbertoRJ
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#47813
Mensagem
por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 12:51 am
kirk escreveu:AlbertoRJ escreveu:A Embraer será sócia mundial do Gripen NGBR e fabricará o caça para o mundo inteiro inclusive índia e toda a AS e tudo mais que sabemos de cor mas a MB vai apenas aprender a fazer submarinos e não será sócia do Scorpene. Quando a MB projetar um novo submarino seu, não o Scorpene, é óbvio que ela poderá vende-lo porque não existe contrato nenhum no mundo que possa impedir isso. Deve até existir por contrato um impedimento para que uma tecnologia seja repassada mas nunca um produto desenvolvido a partir da mesma. Não existe termo para isso.
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Bom Alberto ... não é isso que disse o luzitano ... e pelo que disse me chamando de ignorante em francês ... deve ser um especialista na lingua ...
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Mas o objetivo da MB realmente não é exportar submarinos. Se ela vier a fazer isso com um projeto seu não há contrato que possa impedir.
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#47815
Mensagem
por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 12:56 am
Kirk, o que fica chato realmente é uma ladainha repetitiva a essa altura do campeonato.
Se o Gripen NG foi o escolhido será ótimo! Sinal que fizeram realmente uma boa proposta porque quem escolherá está pensando nos interesses do pais. Mas se der Rafale só entenda que você nem sempre tem razão.
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Mapinguari
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#47816
Mensagem
por Mapinguari » Sex Nov 12, 2010 12:59 am
Posso falar por mim. Se eu fiquei até agora apesar de tudo, passarei a ser um defensor da escolha feita ou anunciada como se tivesse optado por ela desde criancinha... Qualquer que seja o vencedor anunciado. Sem choro e nem vela... De forma alguma me sentirei órfão ou "viúva"...

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Carlos Lima
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#47817
Mensagem
por Carlos Lima » Sex Nov 12, 2010 1:02 am
AlbertoRJ escreveu:Kirk, o que fica chato realmente é uma ladainha repetitiva a essa altura do campeonato.
Se o Gripen NG foi o escolhido será ótimo! Sinal que fizeram realmente uma boa proposta porque quem escolherá está pensando nos interesses do pais. Mas se der Rafale só entenda que você nem sempre tem razão.
[]'s

é bem por aí mesmo...
Não acho que ninguém melhor do que quem vai decidir para dizer qual a melhor aeronave... no fim das contas, nem nós, nem a Embraer, nem as industrias... no máximo todos esses podem ter opniões que vão desde interesses próprios até o fato de simplesmente gostarem mais dessa ou aquela aeronave.
Como creio que esse tipo de relatório é de acesso ultra restrito e no máximo o que ocorreu foi alguém aqui ou ali ler um pedaço ou outro... no fim o que vale é a decisão final do chefe de Governo.
É díficil imaginar mesmo que no fim o Governo queira "ferrar" a FAB com essa ou aquela escolha.
Enfim... vamos nos acalmar e aguardar o resultado porque até agora qualquer um dos 3 pode vencer.
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CB_Lima = Carlos Lima

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Zavva
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#47818
Mensagem
por Zavva » Sex Nov 12, 2010 1:03 am
soultrain escreveu:kirk escreveu:
Aqui um luzitano justificando porque um frances não repassa tecnologia nenhuma ...
"puseram a impossibilidade de venda em contrato"
Então me explique ó Gagio ... pra que alguem quer transferência de tecnologia ???? ... já que não pode fazer NADA com ela ????
"quem está a receber a tecnologia é a MB"
E a MB vai fazer o que ??? ... virar uma indústria naval ??? ...
A fama precede tua origem !
Sds
kirk
A MB vai cala-lo a si e a outros! A MB quer tecnologia para fabricar os seus próprios submarinos, o objecto da MB não é vender sub, mas cumprir os deveres constitucionais que lhe estão atribuidos.
Sabe quantas nações do mundo dominam actualmente e por completo a fabricação de subs e seu armamento? Quatro se não estou em erro. Sabe quantas podem fazer sozinhas subs nucleares?
Anseio pelo dia em que a MB e a FAB dê um cala na boca em todos vocês!
Calma soultrain,
Ninguem esta aqui a dizer que não existem beneficios nas transferencias tecnologicas francesas, apenas estamos mostrando as limitações destes processos de transferencia de tecnologia.
Os suécos tambem não vão transferir maravilhas tecnologicas para o Brasil, a vantagem da proposta suéca é a demanda por tecnologia para as empresas brasileiras com o NG.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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kirk
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#47819
Mensagem
por kirk » Sex Nov 12, 2010 1:06 am
AlbertoRJ escreveu:kirk escreveu:
Bom Alberto ... não é isso que disse o luzitano ... e pelo que disse me chamando de ignorante em francês ... deve ser um especialista na lingua ...
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Mas o objetivo da MB realmente não é exportar submarinos. Se ela vier a fazer isso com um projeto seu não há contrato que possa impedir.
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A única maneira de haver verdadeira transferência de conhecimentos é obter co-propriedade ... qualquer outra condição ... ToT é inócua ... temos que continuar a pedir "licença" para uso ... se o medo dos franceses é de concorrência ... ou seja limitar nossas exportações ... então seremos eternamente submissos a ele ... quem sabe não é exatamente isso que os defensores dessa proposta querem ???
Arrancamos a rédia da coleira dos gringos e a entregamos aos franceses ... porém continuamos usando coleiras ...
A proposta suéca é a única que oferece co-propriedade da tecnologia ... será nossa ... e sua utilização será determinada por NÓS BRASILEIROS ... não teremos essa corja de estrangeiros nos ditando o que podemos e o que não podemos fazer com elas ...
Sds
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#47820
Mensagem
por AlbertoRJ » Sex Nov 12, 2010 1:07 am
Zavva escreveu:
Calma soultrain,
Ninguem esta aqui a dizer que não existem beneficios nas transferencias tecnologicas francesas, apenas estamos mostrando as limitações destes processos de transferencia de tecnologia.
Os suécos tambem não vão transferir maravilhas tecnologicas para o Brasil, a vantagem da proposta suéca é a demanda por tecnologia para as empresas brasileiras com o NG.
Abs
Pois é Zavva, no caso sueco as vantagens e no francês as limitações...
Mas por enquanto só temos como comprovar o francês.
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