TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A proposta da Boeing é a mas factivel porque não transfere a tecnologia do caça, mas o Know-how para projetar qualquer caça.
Com isso não ha comprometimento de tecnologia sensível.
Abs
Com isso não ha comprometimento de tecnologia sensível.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Zavva,Zavva escreveu:A proposta da Boeing é a mas factivel porque não transfere a tecnologia do caça, mas o Know-how para projetar qualquer caça.
Com isso não ha comprometimento de tecnologia sensível.
Abs
Deve-se separar duas questões.
Tecnologia de fabricação de certos componentes. Isso se transfere.
Tecnologia de projeto...ai a história é diferente.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pelo menos no caso dos subs a tecnologia de projeto está sendo repassada também.
[]'s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Meu Deus !!!Penguin escreveu:O custo unitário de produção do Rafale (~EUR 90mi) não é este.Pepê Rezende escreveu: Preços reais (segundo a documentação do MinDef)
Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões
Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros
Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões
Veja, não estou me referindo ao custo unitário do programa que inclui outros custos, tais como o desenvolvimento (~EUR 140mi).
Vc diz que o F-5BR possui um custo de hora de vôo de US$10.000. Vc realmente acredita que a hora de vôo do Rafale seja de apenas US$ 12.400?!
[]s
O custo de aquisição de cada Rafale não é EUR 90 mi ! Isso é documento há anos, basta um pouco de boa vontade e procurar as notícias de encomendas dos lotes de Rafale F1, F2, F3 e F3+. O lote de F3 estava com custo de uns EUR 50 e poucos milhões, dependendo da versão (M naval, C monoposto e B biposto).
Penguin, você está ERRADO : aprox. EUR 90 mi que você citou é custo de produção de Rafale e sobressalentes respectivos por 20-30 anos.
Roberto
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Penguin,
Desculpe, acho que não fui claro.
O que eu quis dizer, esta relacionado, por exemplo, ao tunel de vento.
Instrumento que ajuda a projetar o caça e não o projeto do caça ou componentes deste.
Abs
Desculpe, acho que não fui claro.
O que eu quis dizer, esta relacionado, por exemplo, ao tunel de vento.
Instrumento que ajuda a projetar o caça e não o projeto do caça ou componentes deste.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sério? Só pode estar brincando....marcelo l. escreveu:Nesse quesito a proposta da Boeing me parece a mais factível, transferimos se não multa contratual...Zavva escreveu: Transferencia de Tecnologia, o maior engodo do F-X2.
Quem viver verá...
Abs
Você conhece a história do TP-2000???
Os SUECOS não puderam trasnferir a tenologia toda porque parte dela era de propriedade AMERICANA (estranha co9incidência com um participante do FX-2), no final foram muito educados e pagaram A MULTA.
O Brasil recebeu a multinha e ficou SEM O SEU TORPEDO NACIONAL.
Grande coisa esse negócio de pagar a multa hein?
Aliás, sabiamente o Jobin disse que se a empresa oferece o pagamento da multa é porque existe a GRANDE possibilidade de ter de paga-la....

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que a Dassault deveria ter ido a São Bernardo há mais tempo. Talvez o prefeito só tenha o conhecimento que adquiriu quando visitou a Suécia.
[]'s
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Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Nov 10, 2010 12:51 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não disse que não repassam.AlbertoRJ escreveu:Pelo menos no caso dos subs a tecnologia de projeto está sendo repassada também.
[]'s
Mas a história é muito diferente e não tão simples.
Tradução by Google de http://www.usinenouvelle.com/article/tr ... ns.N138872
OBJETIVO: DOMINAR O COMÉRCIO
As transferências de tecnologia são assustadores, especialmente quando envolvem equipamentos militares. A direção da DCNS procura dramatizar, para provar que a transferência está sob controle.
tecnologias transferidas são limitadas. Nenhuma troca nos sistemas de combate, nem sobre propulsão nuclear em si. Para estes últimos, os brasileiros têm desenvolvido um protótipo que está sendo testada no terreno.
Quinchon Pierre, diretor da divisão de submarinos da DCNS, vai além. Ele garantiu que "o Brasil está comprometido com a França a não vender essa tecnologia". DCNS não estaria armando um futuro concorrente.
Para DCN, o mais importante não está aí. Além do próprio contrato, a empresa coloca um pé no Brasil. É a sua própria joint venture que irá construir os submarinos. Pierre Quinchon só que exageram um pouco, vai mais longe e afirma que "A DCNS irá transferir a tecnologia em si". Aconteça o que acontecer, a DCNS vai ganhar uma posição estratégica de liderança no Brasil, crescendo. industriais, Muitos sonham.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas isso é óbvio. Está no texto da parceria estratégica no campo de Defesa assinada pelos dois países.Penguin escreveu:Não disse que não repassam.AlbertoRJ escreveu:Pelo menos no caso dos subs a tecnologia de projeto está sendo repassada também.
[]'s
Mas a história é muito diferente e não tão simples.
Tradução by Google de http://www.usinenouvelle.com/article/tr ... ns.N138872
OBJETIVO: DOMINAR O COMÉRCIO
As transferências de tecnologia são assustadores, especialmente quando envolvem equipamentos militares. A direção da DCNS procura dramatizar, para provar que a transferência está sob controle.
tecnologias transferidas são limitadas. Nenhuma troca nos sistemas de combate, nem sobre propulsão nuclear em si. Para estes últimos, os brasileiros têm desenvolvido um protótipo que está sendo testada no terreno.
Quinchon Pierre, diretor da divisão de submarinos da DCNS, vai além. Ele garantiu que "o Brasil está comprometido com a França a não vender essa tecnologia". DCNS não estaria armando um futuro concorrente.
Para DCN, o mais importante não está aí. Além do próprio contrato, a empresa coloca um pé no Brasil. É a sua própria joint venture que irá construir os submarinos. Pierre Quinchon só que exageram um pouco, vai mais longe e afirma que "A DCNS irá transferir a tecnologia em si". Aconteça o que acontecer, a DCNS vai ganhar uma posição estratégica de liderança no Brasil, crescendo. industriais, Muitos sonham.
Quem transfere tecnologia precisa dessas garantias.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Perfeito.Zavva escreveu:Penguin,
Desculpe, acho que não fui claro.
O que eu quis dizer, esta relacionado, por exemplo, ao tunel de vento.
Instrumento que ajuda a projetar o caça e não o projeto do caça ou componentes deste.
Abs
Compensações comerciais (offset) da Boeing:
- Pesquisa em aerodinâmica supersônica através do primeiro túnel de vento tri-sônico no Brasil, que apoiará projetos tais como desenvolvimento de futuras aeronaves militares e jatos executivos supersônicos;
- Centro de modelagem e simulação com a capacidade para modelar futuros projetos comerciais e militares, e seus benefícios – Isso auxiliará na geração de requisitos para um caça de 5ª geração, ou sistemas comerciais ou militares de grande escala como monitoramento dos campos de petróleo do pré-sal ou segurança das fronteiras da Amazônia;
- Treinamento de minimização da assinatura radar e tecnologias stealth (furtividade);
- Tecnologias de usinagem;
- Tecnologia de materiais avançados e sua fabricação;
- Análise e reparo de danos em materiais compostos;
- Fabricação de material eletrônico;
- Sistemas micro eletro-mecânicos;
- Veículos aéreos não-tripulados;
- Tecnologias de segurança interna para avaliar infra-estruturas críticas no Brasil;
- Gerenciamento de estoque através de sistemas automatizados de rastreamento e resposta;
- Desenvolvimento e treinamento de currículo aeroespacial; e
- Apoio e co-desenvolvimento do KC-390 no que tange áreas críticas de projeto.
--------------------------
O segundo elemento exigido na área de segurança é a autonomia nacional para manter e modernizar as aeronaves adquiridas. A fim de apoiar diretamente as metas brasileiras de autonomia nacional, a Boeing transferirá “hardware”, as instalações, o conhecimento e dará treinamento que possibilitará à FAB e à indústria brasileira adquirirem a capacitação necessária para apoiar e gerenciar o Super Hornet durante os próximos trinta anos. Estes benefícios permitirão ainda que o Brasil possa aplicá-los em futuros projetos aeroespaciais brasileiros. Esta transferência inclui:
- Apoio e manutenção dos Super Hornet;
- Montagem final das aeronaves no Brasil;
- Conjuntos estruturais para os Super Hornet brasileiros e de outros clientes desta aeronave;
- Operações de ensaios em vôo no Brasil com aeronaves instrumentadas;
- Integração de armas;
- Treinamento de missão distribuída;
- Manuais técnicos eletrônicos integrados;
- Produção, montagem, inspeção, ensaios e ferramental de componentes do motor;
- Desenvolvimento de software, incluindo desenvolvimento de instalações;
- Geração do arquivo de dados de ameaças.
Cada uma destas tecnologias possui projetos a elas associados, que visam garantir a transferência de tecnologia e sua aplicação. Isto é o que de fato proporcionará duradouro benefício da tecnologia transferida.
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_cf_bo.htm
Editado pela última vez por Penguin em Qua Nov 10, 2010 1:03 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sério? Só pode estar brincando....Luís Henrique escreveu:[ quote="marcelo l."]Nesse quesito a proposta da Boeing me parece a mais factível, transferimos se não multa contratual...Zavva escreveu: Transferencia de Tecnologia, o maior engodo do F-X2.
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Você conhece a história do TP-2000???
Os SUECOS não puderam trasnferir a tenologia toda porque parte dela era de propriedade AMERICANA (estranha co9incidência com um participante do FX-2), no final foram muito educados e pagaram A MULTA.
O Brasil recebeu a multinha e ficou SEM O SEU TORPEDO NACIONAL.
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Luís, o problema no torpedo foi a impossibilidade de integração do mesmo ao sistema alemão da Atlas.
Por que a MB não continuou com sistemas da Atlas e preferiu logo um sistema americano?
Isso nada tem a ver com educação. Prazos e multas devem estar claramente previstos em contratos. Isso é normal.
Se não houver isso, o risco é 100% do comprador.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O pior é continuar lendo anos após anos está historinha que os americanos são maus, pois não transferem tecnologia de graça...



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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tá bom viu espertão.Zavva escreveu:Transferencia de Tecnologia, o maior engodo do F-X2.Pepê Rezende escreveu: O objetivo maior é conseguir tecnologia de ponta. Está na END, solenemente ignorada durante todo o processo pela Copac... Valia mero peso 9! Agora vale peso 36...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago, da Atlas alemã são os sonares.
Os sistemas de direção de tiro é que estão sendo substituídos, com os Tp, pelos americanos, mantendo os sonares da Atlas.
Os sistemas de direção de tiro é que estão sendo substituídos, com os Tp, pelos americanos, mantendo os sonares da Atlas.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Você reparou que praticamente já se retiraram da disputa?Alitson escreveu:O pior é continuar lendo anos após anos está historinha que os americanos são maus, pois não transferem tecnologia de graça...![]()
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