TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47566 Mensagem por saullo » Ter Nov 09, 2010 3:00 pm

Sossegado orestes, comunicação escrita tem dessas coisas mesmo.
E se estás de regime, entendo mais ainda, pois não é fácil, haja disciplina.

Abraços




Editado pela última vez por saullo em Ter Nov 09, 2010 3:07 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47567 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 3:01 pm

soultrain escreveu:
Zavva escreveu: Perceberam a sutileza do texto ?
Para quem ainda não percebeu, as fontes de meus ultimos posts são da Assembleia Nacional Francesa.

Abs
meu caro,

Isso é uma exposição do deputado M. François CORNUT-GENTILLE membro da comissão de defesa do parlamento, não é A posição Francesa. Nos parlamentos debate-se e diz-se muita coisa, coisas do meu que me envergonho e lembro-me alguma do vosso que com certeza também vos envergonham.
Fiquei curioso para saber quem é este deputado M. François CORNUT-GENTILLE. Ele é da UMP, partido de centro-direita aliado do Sarkozy.

De qualquer forma, acho que não resta duvida de qual é o posicionamento do governo frances, em relação a postura do Brasil no caso do Irã e creio que as preocupações do M. Gentille refletem a preocupação do governo frances...e pra ser sincero, eu concordo com o pensamento frances neste caso, apesar de entender os motivos do governo Lula na crise do Irã.

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47568 Mensagem por soultrain » Ter Nov 09, 2010 3:34 pm

A libertação de tecnologia nos EUA não depende apenas do poder executivo (presidente) na França depende apenas do executivo.

Aquilo reflecte a posição de um deputado, não do governo, atenção...




Editado pela última vez por soultrain em Ter Nov 09, 2010 3:40 pm, em um total de 1 vez.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47569 Mensagem por soultrain » Ter Nov 09, 2010 3:36 pm

WalterGaudério escreveu:Por gentileza o usuário Túlio poderia fazer o favor misericordiosos de remover aquela foto do avatar . Pois a mesma pode ofender vários usuários. Gentileza postar como novo avatar ou mesmo assinatura alguma beldade gaudéria...
Ou cumpres ou és EXPULSO!!!!

[002]



Não vais ao churrasco!!!!





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47570 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 09, 2010 3:44 pm

soultrain escreveu:A libertação de tecnologia nos EUA não depende apenas do poder executivo (presidente) na França depende apenas do executivo.

Aquilo reflecte a posição de um deputado, não do governo, atenção...
E isso faz toda a diferença do mundo.

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47571 Mensagem por Túlio » Ter Nov 09, 2010 3:54 pm

soultrain escreveu:
WalterGaudério escreveu:Por gentileza o usuário Túlio poderia fazer o favor misericordiosos de remover aquela foto do avatar . Pois a mesma pode ofender vários usuários. Gentileza postar como novo avatar ou mesmo assinatura alguma beldade gaudéria...
Ou cumpres ou és EXPULSO!!!!

[002]



Não vais ao churrasco!!!!


Parece haver uma epidemia de BOURNES aqui... :shock: :shock: :shock: :shock:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47572 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 4:05 pm

soultrain escreveu:A libertação de tecnologia nos EUA não depende apenas do poder executivo (presidente) na França depende apenas do executivo.

Aquilo reflecte a posição de um deputado, não do governo, atenção...
Aquilo que expus, demonstra a preocupação da sociedade política francesa. Assim como no Brasil e demais nações democráticas, o executivo é composto por políticos e estes, por sua vez, não podem ser insensíveis as preocupações da sociedade francesa...e européia.
Creio que o posicionamento do executivo frances, contrário a defesa do Brasil em relação ao Irã, ficou bastante claro a todos.
Por tanto, não creio que o deputado citado esteja sozinho em suas indagações.

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47573 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 4:14 pm

Acrescento que é notável que os comentário do deputado frances tenham sido incluidos na seção que trata de Le contrôle des exportations.
Devemos ter consciencia que o Pres. Sarkozy não irá mencionar estas restrições, até que tenha vendido os caças.

http://www.assemblee-nationale.fr/13/bu ... 2-tvii.asp

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47574 Mensagem por marcelo l. » Ter Nov 09, 2010 4:25 pm

Zavva escreveu:
soultrain escreveu:A libertação de tecnologia nos EUA não depende apenas do poder executivo (presidente) na França depende apenas do executivo.

Aquilo reflecte a posição de um deputado, não do governo, atenção...
Aquilo que expus, demonstra a preocupação da sociedade política francesa. Assim como no Brasil e demais nações democráticas, o executivo é composto por políticos e estes, por sua vez, não podem ser insensíveis as preocupações da sociedade francesa...e européia.
Creio que o posicionamento do executivo frances, contrário a defesa do Brasil em relação ao Irã, ficou bastante claro a todos.
Por tanto, não creio que o deputado citado esteja sozinho em suas indagações.

Abs
Sobre o Irã, a Suécia tem posição parecida com a brasileira, segundo me parece pelas declarações do Carl Bildt, ministro do Exterior da Suécia, mas a população sueca é mais favorável a sanções.

http://www1.albawaba.com/news/poll-show ... ar-weapons

A posição brasileira no caso é muito vantajosa para nós até achei curioso alguns comentários sobre India, por que segundo me lembro dos textos postados aqui no forum nas diversas seções, a India era um dos países que mais apoiou nos bastidores a saída diplomática dada ao caso. A atual cartada do Obama pode ser dividir para reinar ou como coloca o Stephen M. Walt é algo para nada.

No fundo o choque entre Brasil e EUA é mais que normal, como houve com a India a menos de dois meses por causa do Paquistão, e EUA, França e Suécia são governos ao meu ver que não duram mais de 2 anos, vão todos ser derrotados nas urnas, afinal a coalizão parlamentar sueca tem tudo para implodir.

Isso é curioso no F-X-2 temos três caças escolhidos de três governos com data de validade.




Editado pela última vez por marcelo l. em Ter Nov 09, 2010 4:26 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47575 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 09, 2010 4:25 pm

Mas veja bem Zavva,

Qualquer restrição estará escrita na proposta e nos contratos, isso é lógico e natural.

Afinal se o Brasil assinar contratos sem saber as suas limitações acho que o F-X (com relação ao comércio exterior) será o menor dos nossos problemas.

E é por isso que essas propostas são analisadas por especialistas nas mais diversas áreas.

Se o Sarkozy não vai mencionar, se na conversa com os reis da Suécia eles resolveram fazer o lobby aqui mas não lá, se o Dept de Estado não liberou informações importantes sobre o uso Monoturbina do F414 e a FAB teve que chutar o seu "uso" e "custo" são coisas que vão para a balança para que a decisão mais correta seja tomada.

Se o Brasil não gosta de ler contratos e utilizar eles como um instrumento de proteção e clarificação... bom... aí o problema não é relacionado ao F-X e sim nós que somos burros mesmo.

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47576 Mensagem por Largomoco » Ter Nov 09, 2010 4:29 pm

O custo unitário de produção do Rafale (~EUR 90mi) não é este.
Veja, não estou me referindo ao custo unitário do programa que inclui outros custos, tais como o desenvolvimento (~EUR 140mi).

Vc diz que o F-5BR possui um custo de hora de vôo de US$10.000. Vc realmente acredita que a hora de vôo do Rafale seja de apenas US$ 12.400?!
o custo do programa Raafale é de 145€m por unidade, mas o programa raafale vai para além de l' avião ele mesmo e aproveita à múltiplo programa em paralelo. o prémio d' compra do Raaafale F3 AESA fly away do governo francês de 55€m vta é incluída. a França deveria vendê-lo 70€m, ou 91$m convertendo a taxa troca meio €/$




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47577 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 4:30 pm

Marcelo e Lima,

Concordo com a crítica dos senhores.
O suécos estão no mesmo barco dos franceses e americanos.
Ficaremos sempre nas mãos de alguem, até que tenhamos mais autonomia.
A FAB sabe das restrições a que estamos sujeitos, mas não tem pra onde correr. :(

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47578 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 09, 2010 4:33 pm

Franz Luiz escreveu:Voltamos ao ridículo do 2X1.
Já foi falado que o preço do Rafale diminuiu com as negociações e que a hora de vôo do NG não será tão barata quanto alegado.
Só falta acusarem o Rafale de ser a favor do "aborto" de operações aéreas (alegando baixa disponibilidade).
Preços reais (segundo a documentação do MinDef)

Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões

Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros

Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões

O custo unitário de produção do Rafale (~EUR 90mi) não é este.
Veja, não estou me referindo ao custo unitário do programa que inclui outros custos, tais como o desenvolvimento (~EUR 140mi).
Penguin escreveu:Vc diz que o F-5BR possui um custo de hora de vôo de US$10.000. Vc realmente acredita que a hora de vôo do Rafale seja de apenas US$ 12.400?!

[]s
Os números apresentados ao MinDef pela Copac são esses. O da Dassault é valor contratual que não pode ser ultrapassado. São 9.800 euros de preço máximo. Faça a conversão. O engraçado é que a Noruega calculou a hora-voo do NG em US$ 10 mil, o mesmo do F/A-18E/F, que é bimotor.

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47579 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 09, 2010 4:41 pm

Preços reais (segundo a documentação do MinDef)

Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões

Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros

Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões
Luís Henrique escreveu:Pela cotação de hoje:

Rafale 54 milhões de euros = U$ 75 mi.
50% mais caro que o Gripen. Longe de ser 2 por 1.
É uma parceria de muito menor risco, não envolve sistemas americanos, teremos transferências de tecnologias e emplacaremos uma boa venda de KC-390 para uma potência europeia, a França. Acho que vale a pena.

Com a recente queda do dólar, o valor do Rafale ficou um pouco salgado. Mas trata-se de um vetor superior quando comparado ao Gripen e com relação ao americano creio que devido ao histórico de bloqueios e vetos e os recentes acontecimentos, nem merece comparativo algum.
Convertendo direto para o Real:
Gripen NG R$ 84,7 mi
Super Hornet R$ 93,17
Rafale F3+ R$ 127,44

Eu acho que se o Brasil não ver problema em usar turbinas americanas, tecnologia americana, o Super Hornet vale mais a pena que o Gripen. A diferença de preço mínima contrasta com a grande diferença de tamanho, potência, etc.
Foi por isso que o Alto Comando da Aeronáutica duplicou o peso da nota risco para escolher o modelo norte-americano. Só se esqueceu de diminuir os pesos das notas custo de aquisição e custo operacional e de ampliar os de transferência de tecnologia e offset... Quando fizeram isso, deu Rafale.

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47580 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 09, 2010 4:50 pm

Zavva escreveu:Marcelo e Lima,

Concordo com a crítica dos senhores.
O suécos estão no mesmo barco dos franceses e americanos.
Ficaremos sempre nas mãos de alguem, até que tenhamos mais autonomia.
A FAB sabe das restrições a que estamos sujeitos, mas não tem pra onde correr. :(

Abs
Autonomia total e absoluta, hoje em dia nem os EUA conseguem para muitas coisas...

O que eu entendo é que o Brasil está "escolhendo" as áreas aonde autonomia é necessária e áreas aonde não é tão problemático assim.

É por isso que quando você compra 36 e ao mesmo tempo nos oferecem termos como "produção total" e coisas afins 'na mídia' temos que tomar cuidado porque isso pode potencialmente sair muito mais caro que o que aparenta.

No fim não parece que a FAB quer fabricar 36 aqui, senão o RFP teria dito isso desde o ínicio e é aí que a coisa fica estranha, porque ninguém nessas industrias tão estratégicas você oferece a "mão" e te dão o "braço".

São coisas para ficar de olho quando lemos todas essas propostas que a mídia captura.

Tudo faz parte do processo de vendas, mas temos que ficar de olho.

[]s
CB_Lima




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