Essa bravura é natural de um povo que foi doutrinado por ideologias radicais que prometem salvação, seja terrena ou além da vida. No caso a maioria luta pelas 72 virgens no paraíso. Mas aí, principalmente no Iraque, em se tratando da insurgência xiita, arrisco dizer que a maioria luta a mando do Irã. Volta ou outra são presos membros da IRGC lá no Iraque.jp escreveu:Estas guerras, tanto a do Iraque quanto Afeganistão, tem um ponto em comum. A extrema coragem e determinação desses povos. E aqui não vai nenhum elogio ou juízo de valor às causas ou algum viés ideológico. Refiro-me a determinação mesmo. Eles enfrentam as maiores potências militares ocidentais, sofrem baixas significativas, inclusive os paladinos dos direitos humanos (EUA) legalizaram a tortura, e nem assim eles postam-se combalidos. Enfrentam os ocidentais com armas toscas, quase artezanais, e algumas outras anêmicas mas cujos efeitos são potencializados pela ousadia daqueles que âs usam.
PS: leiam o post do Túlio. É genial e contundente.
PS2: Eu acho que está passando da hora de governos dos Estados do Centro Oeste e Tocantins se reunirem com o governo federal para que se mude as instalações da Imbel pra cá pra Goiás e que se ofereça incentivos fiscais para que as principais fábricas de muniação saiam do Sudeste e venham pra cá. Mais longe de alcanço de bombardeiros e de mísseis de cruzeiro.