TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42811 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 16, 2010 9:37 pm

Entendo Mestre...

As contas do F-22 quem fez não foi o Russo... (esse foi lá da década de 70)...

As dos F-22 foram um americano rippie, um japonês e um outro que veio da zooropa (alemão eu acho ligado ao projeto do X-31)... :lol: :lol: (eu sei... info ínutil ... :) )

Mas sim, um dos problemas dos americanos é sem dúvida não terem outros aviões para investir por questões políticas e ficarem amarrados (ou se amarrarem) ao F-22/F-35...

O F-22 já não será mais encomendado e daí ficaram com o F-35.

Opa, mas peraí... tem o F-18 SH que vem acumulando uma boa reputação (apesar dos que ainda insistem em copiar matéria de 1999/2000 para tentar ilustrar pontos contra... mas quem gosta de viver de passado é museu... então... fica assim :) ).

Mas peraí? Será que a USAF concordaria em comprar o SH como forma de "Micar" menos nessa história de F-35/F-22? A questão tem 0% a ver com a técnica e bastante a ver com os questionamentos sobre a própria capacidade da USAF em delinear corretas "visões" e estratégias futuras... Imagina a MB dizendo o que é o melhor para a FAB... :wink:

Além disso, ter a USAF (ou a Guarda Nacional) comprando o F-18SH seria dar um tiro na Lockeed Martin e aí já é uma ouuuuuutra história.

Olha o que acontece com o Urgent Furry... todo mundo lá está dizendo... Temos que comprar o S Tucano... precisamos dele para ante ontém!!!!

Daí chega a "USAF" para "analisar" o projeto e a coisa toda vai para o espaço...

Existe gente que já diz hoje que 5 Geração na verdade não existe e é muito mais uma questão de deixarem determinadas pessoas (e propostas) nas esferas políticas se "safarem" ... e é só isso... porque o avião em si... :wink:

Outros dizem que 5 Geração na verdade são os UAVs e os UCAVs... mas aí é um outro papo :)

Enfim, muito bom o seu post mestre e sim... dobradinha Su-35 + PAK só não gosta disso quem realmente for maluco... :lol:

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42812 Mensagem por Penguin » Sex Jul 16, 2010 9:39 pm

Há coisas menos óbvias e muito custosas (tempo e recursos financeiros e tecnológicos).

Por exemplo, as turbinas do Su-35, as AL-41 (Saturn 117) não atendem aos requisitos de furtividade (térmica e radar) para o PAK. Em 2006 o governo russo resolveu solicitar propostas aos dois fabricantes (Saturn e Lyulka) para uma nova turbina. Os dois projetos apresentados por ambos escritórios foram rejeitados. A Saturn e Lyulka então resolveram apresentar um projeto conjunto. Essa nova turbina terá muito provavelmente tubeira retangular 2D, similar a do F-22. Mantidos os investimentos atuais (que ocorrem), deverá estar disponível em até 10 anos (2020). Ou seja, os russos com toda o know how acumulado, precisarão ainda de um bom tempo para ter uma turbina adequada ao seu projeto furtivo. Essa dificuldade vale para todos. E é quase intransponível para aqueles países mais atrasados no campo da propulsão de aeronaves de combate de ponta.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42813 Mensagem por orestespf » Sex Jul 16, 2010 9:42 pm

cb_lima escreveu:Entendo Mestre...

As contas do F-22 quem fez não foi o Russo... (esse foi lá da década de 70)...

As dos F-22 foram um americano rippie, um japonês e um outro que veio da zooropa (alemão eu acho ligado ao projeto do X-31)... :lol: :lol: (eu sei... info ínutil ... :) )

Mas sim, um dos problemas dos americanos é sem dúvida não terem outros aviões para investir por questões políticas e ficarem amarrados (ou se amarrarem) ao F-22/F-35...

O F-22 já não será mais encomendado e daí ficaram com o F-35.

Opa, mas peraí... tem o F-18 SH que vem acumulando uma boa reputação (apesar dos que ainda insistem em copiar matéria de 1999/2000 para tentar ilustrar pontos contra... mas quem gosta de viver de passado é museu... então... fica assim :) ).

Mas peraí? Será que a USAF concordaria em comprar o SH como forma de "Micar" menos nessa história de F-35/F-22? A questão tem 0% a ver com a técnica e bastante a ver com os questionamentos sobre a própria capacidade da USAF em delinear corretas "visões" e estratégias futuras... Imagina a MB dizendo o que é o melhor para a FAB... :wink:

Além disso, ter a USAF (ou a Guarda Nacional) comprando o F-18SH seria dar um tiro na Lockeed Martin e aí já é uma ouuuuuutra história.

Olha o que acontece com o Urgent Furry... todo mundo lá está dizendo... Temos que comprar o S Tucano... precisamos dele para ante ontém!!!!

Daí chega a "USAF" para "analisar" o projeto e a coisa toda vai para o espaço...

Existe gente que já diz hoje que 5 Geração na verdade não existe e é muito mais uma questão de não deixarem determinadas pessoas nas esferas políticas se "safarem" ... e é só isso... porque o avião em si... :wink:

Outros dizem que 5 Geração na verdade são os UAVs e os UCAVs... mas aí é um outro papo :)

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Concordância minha: 100%

[009] [009] [009]


Forte abraço, Lima véio!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42814 Mensagem por Penguin » Sex Jul 16, 2010 9:42 pm

cb_lima escreveu:Entendo Mestre...

As contas do F-22 quem fez não foi o Russo... (esse foi lá da década de 70)...

As dos F-22 foram um americano rippie, um japonês e um outro que veio da zooropa (alemão eu acho ligado ao projeto do X-31)... :lol: :lol: (eu sei... info ínutil ... :) )

Mas sim, um dos problemas dos americanos é sem dúvida não terem outros aviões para investir por questões políticas e ficarem amarrados (ou se amarrarem) ao F-22/F-35...

O F-22 já não será mais encomendado e daí ficaram com o F-35.

Opa, mas peraí... tem o F-18 SH que vem acumulando uma boa reputação (apesar dos que ainda insistem em copiar matéria de 1999/2000 para tentar ilustrar pontos contra... mas quem gosta de viver de passado é museu... então... fica assim :) ).

Mas peraí? Será que a USAF concordaria em comprar o SH como forma de "Micar" menos nessa história de F-35/F-22? A questão tem 0% a ver com a técnica e bastante a ver com os questionamentos sobre a própria capacidade da USAF em delinear corretas "visões" e estratégias futuras... Imagina a MB dizendo o que é o melhor para a FAB... :wink:

Além disso, ter a USAF (ou a Guarda Nacional) comprando o F-18SH seria dar um tiro na Lockeed Martin e aí já é uma ouuuuuutra história.

Olha o que acontece com o Urgent Furry... todo mundo lá está dizendo... Temos que comprar o S Tucano... precisamos dele para ante ontém!!!!

Daí chega a "USAF" para "analisar" o projeto e a coisa toda vai para o espaço...

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O Editorial da RFA deste mês tem muito a ver com esse debate...


Editorial

Neste número de Revista Força Aérea, apresentamos uma reportagem sobre o Sukhoi PAK FA, considerado por alguns como a resposta russa aos avanços tecnológicos norte-americanos que desembocaram no Lockheed-Boeing F-22 Raptor. No entanto, enquanto o caça da USAF já se encontra em uso em unidades de combate, com sua vida operativa e industrial definida, o avião russo está na infância de seu processo de desenvolvimento. O financiamento do programa – se será todo realizado com orçamento russo e indiano, ou se serão buscados outros parceiros, e até se ele realmente existirá – ainda é questionado. Sua eficiência na ordem de batalha russa também é dúvida. E aí a pergunta é: Quando estará disponível, testado e homologado? E como estarão seus potenciais rivais nas arenas de combate futuras? Aparentemente, o programa russo é reativo, o novo avião parecendo ser um esforço para recuperar o tempo perdido para o domínio norte-americano da tecnologia stealth e para o ambiente de cabine de total fusão de dados e de guerra centrada em redes, já compreendido e em plena ativação no Ocidente.

Enquanto os estrategistas e cientistas russos desenvolvem um caça que poderá ser capaz de equilibrar uma situação atual, ficam no ar as perguntas: “E seus rivais? O que estão fazendo? O que estão vislumbrando? O que estão pensando?”

Os ciclos tecnológicos são muito mais velozes hoje em dia do que no passado, e se as aeronaves demoram mais tempo para serem projetadas, desenvolvidas, testadas e homologadas, suas tecnologias avançam muito mais rapidamente do que no passado.

O Ocidente vem pensando sua guerra do futuro de forma sistêmica, compreendendo os ambientes nos quais ocorrerão, preparando doutrinas e táticas baseadas até em equipamentos e tecnologias que ainda nem apareceram, mas cuja existência já é tida como certa. Entendem que muitos dos vetores hoje em seus arsenais estão irremediavelmente superados e que teriam pouquíssimas chances de sucesso num conflito futuro. Continuam operando-os por razões econômicas, para treinamento, e principalmente como uma ponte entre o hoje e a chegada de seus novos vetores, equipamentos e tecnologias.

É bem provável que o PAK FA nunca venha a enfrentar o Raptor. Pode ser até que o início da sua vida útil encontre no tempo o final do período operacional do caça norte-americano.

Porque em dezembro deste ano, e após um ciclo de desenvolvimento de apenas dois anos, a Boeing fará voar o Phantom Ray, um SANT (Sistema Aéreo Não Tripulado) – numa alusão nossa à nova nomenclatura da USAF, que chama suas aeronaves não tripuladas de UCAS (Unmanned Combat Air Systems) e não mais de UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) –, por enquanto um “caça” de ataque capaz de realizar missões antirradar, de ataque estratégico e tático e até de ser reabastecido autonomamente em voo, mas que permite vislumbrar um futuro não muito distante de VANTs de superioridade aérea.

Em 2012, deverá ser lançado, pela primeira vez, de um porta-aviões da Marinha Norte-americana o X-47B, uma aeronave não tripulada cujo objetivo é demonstrar a viabilidade de se operar tais sistemas de navios aeródromos inicialmente em meio às aeronaves tripuladas. Mas não são só estes sistemas que já estão sendo desenvolvidos. O X-51, uma aeronave hipersônica capaz de voar a Mach 6 utilizando um motor scramjet, foi lançado de um Boeing B-52 em 26 de maio deste ano com grande sucesso. Com a rapidez com que as coisas estão andando, é possível que quando os vetores daqueles que estão à reboque dos que ousam expandir o envelopes do possível para vencer os combates do futuro chegarem ao que se faz hoje, encontrarão nos céus caças não tripulados invisíveis, possivelmente hiper-rápidos e super manobráveis constituindo-se diante dos quais em pouco mais do que cópias bem feitas de uma tecnologia que não ficou esperando sua chegada.

O que se deve observar é que para a guerra moderna, é preciso estar sempre a par do que vem por aí desenvolvendo suas doutrinas e políticas de acordo. Caso contrário corre-se o enorme risco de jogar dinheiro fora para chegar somente... ao presente!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42815 Mensagem por orestespf » Sex Jul 16, 2010 9:45 pm

Santiago escreveu:Há coisas menos óbvias e muito custosas (tempo e recursos financeiros e tecnológicos).

Por exemplo, as turbinas do Su-35, as AL-41 (Saturn 117) não atendem aos requisitos de furtividade (térmica e radar) para o PAK. Em 2006 o governo russo resolveu solicitar propostas aos dois fabricantes (Saturn e Lyulka) para uma nova turbina. Os dois projetos apresentados por ambos escritórios foram rejeitados. A Saturn e Lyulka então resolveram apresentar um projeto conjunto. Essa nova turbina terá muito provavelmente tubeira retangular 2D, similar a do F-22. Mantidos os investimentos atuais (que ocorrem), deverá estar disponível em até 10 anos (2020). Ou seja, os russos com toda o know how acumulado, precisarão ainda de um bom tempo para ter uma turbina adequada ao seu projeto furtivo. Essa dificuldade vale para todos. E é quase intransponível para aqueles países mais atrasados no campo da propulsão de aeronaves de combate de ponta.
Sim e não. Há mitos e mitos; cada um com os seus, cada um acreditando ou não neles! :wink:

Uma coisa é certa, seu argumento é muito bom, resta questionar a eficiência prática daqueles que dizem possuir a técnica/tecnologia, pois a coloco na mesma classe de equivalência da "furtividade" excepcional do F-22.

Abração, Santiago.

PS: a primeira frase não se aplica a você; só para constar. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42816 Mensagem por orestespf » Sex Jul 16, 2010 9:48 pm

Santiago escreveu: O Editorial da RFA deste mês tem muito a ver com esse debate...
Editorial

Neste número de Revista Força Aérea, apresentamos uma reportagem sobre o Sukhoi PAK FA, considerado por alguns como a resposta russa aos avanços tecnológicos norte-americanos que desembocaram no Lockheed-Boeing F-22 Raptor. No entanto, enquanto o caça da USAF já se encontra em uso em unidades de combate, com sua vida operativa e industrial definida, o avião russo está na infância de seu processo de desenvolvimento. O financiamento do programa – se será todo realizado com orçamento russo e indiano, ou se serão buscados outros parceiros, e até se ele realmente existirá – ainda é questionado. Sua eficiência na ordem de batalha russa também é dúvida. E aí a pergunta é: Quando estará disponível, testado e homologado? E como estarão seus potenciais rivais nas arenas de combate futuras? Aparentemente, o programa russo é reativo, o novo avião parecendo ser um esforço para recuperar o tempo perdido para o domínio norte-americano da tecnologia stealth e para o ambiente de cabine de total fusão de dados e de guerra centrada em redes, já compreendido e em plena ativação no Ocidente.

Enquanto os estrategistas e cientistas russos desenvolvem um caça que poderá ser capaz de equilibrar uma situação atual, ficam no ar as perguntas: “E seus rivais? O que estão fazendo? O que estão vislumbrando? O que estão pensando?”

Os ciclos tecnológicos são muito mais velozes hoje em dia do que no passado, e se as aeronaves demoram mais tempo para serem projetadas, desenvolvidas, testadas e homologadas, suas tecnologias avançam muito mais rapidamente do que no passado.

O Ocidente vem pensando sua guerra do futuro de forma sistêmica, compreendendo os ambientes nos quais ocorrerão, preparando doutrinas e táticas baseadas até em equipamentos e tecnologias que ainda nem apareceram, mas cuja existência já é tida como certa. Entendem que muitos dos vetores hoje em seus arsenais estão irremediavelmente superados e que teriam pouquíssimas chances de sucesso num conflito futuro. Continuam operando-os por razões econômicas, para treinamento, e principalmente como uma ponte entre o hoje e a chegada de seus novos vetores, equipamentos e tecnologias.

É bem provável que o PAK FA nunca venha a enfrentar o Raptor. Pode ser até que o início da sua vida útil encontre no tempo o final do período operacional do caça norte-americano.

Porque em dezembro deste ano, e após um ciclo de desenvolvimento de apenas dois anos, a Boeing fará voar o Phantom Ray, um SANT (Sistema Aéreo Não Tripulado) – numa alusão nossa à nova nomenclatura da USAF, que chama suas aeronaves não tripuladas de UCAS (Unmanned Combat Air Systems) e não mais de UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) –, por enquanto um “caça” de ataque capaz de realizar missões antirradar, de ataque estratégico e tático e até de ser reabastecido autonomamente em voo, mas que permite vislumbrar um futuro não muito distante de VANTs de superioridade aérea.

Em 2012, deverá ser lançado, pela primeira vez, de um porta-aviões da Marinha Norte-americana o X-47B, uma aeronave não tripulada cujo objetivo é demonstrar a viabilidade de se operar tais sistemas de navios aeródromos inicialmente em meio às aeronaves tripuladas. Mas não são só estes sistemas que já estão sendo desenvolvidos. O X-51, uma aeronave hipersônica capaz de voar a Mach 6 utilizando um motor scramjet, foi lançado de um Boeing B-52 em 26 de maio deste ano com grande sucesso. Com a rapidez com que as coisas estão andando, é possível que quando os vetores daqueles que estão à reboque dos que ousam expandir o envelopes do possível para vencer os combates do futuro chegarem ao que se faz hoje, encontrarão nos céus caças não tripulados invisíveis, possivelmente hiper-rápidos e super manobráveis constituindo-se diante dos quais em pouco mais do que cópias bem feitas de uma tecnologia que não ficou esperando sua chegada.

O que se deve observar é que para a guerra moderna, é preciso estar sempre a par do que vem por aí desenvolvendo suas doutrinas e políticas de acordo. Caso contrário corre-se o enorme risco de jogar dinheiro fora para chegar somente... ao presente!
Interessante... Mas só isso! Opiniões são opiniões, então fico com as minhas, obtidas durante anos de estudos e pesquisas, mas que não impede que esteja (eu) errado. E não é de bom tom questionar a opinião de terceiros, cada um tem a sua e todas devem ser respeitas, pois a experiência conta e muito, às vezes mais do que anos e anos de estudos e pesquisas. Paradoxal? Não, respeito. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42817 Mensagem por Penguin » Sex Jul 16, 2010 10:05 pm

Indonésia e Coréia do Sul juntas no programa de caça de 4,5ª geração
16 de julho de 2010, em Noticiário Internacional, por Guilherme Poggio


A Coréia do Sul e a Indonésia assinaram um memorando de entendimento (MoU), neste 15 de julho, para desenvolver em conjunto um caça de 4,5ª geração com capacidade maior do que a do KF-16.

A Indonésia concordou em bancar 20 por cento dos custos de desenvolvimento do projeto de 5 trilhões de won (US$ 4,1 bilhões) durante a próxima década, segundo a Administração de Aquisição de Programas de Defesa da Coréia do Sul (DAPA). A Coreia do Sul planeja obter fundos para 60 por cento de sua parte, oriundos de recursos de outros parceiros na área governamental ou empresas.

A Indonésia também concordou em comprar cerca de 50 aeronaves KF-X quando começar a produção em massa.

O acordo dá seguimento a uma carta de intenções para o KF-X assinada, em março de 2009, pelo Presidente sul-coreano Lee Myung-bak, durante uma visita à Indonésia.

O Memorando de Entendimento “é o reflexo do nosso compromisso e da forte cooperação bilateral na área da indústria de defesa”, disse Eris Herryanto, Diretor-Geral das Instalações de Defesa do Ministério da Defesa da Indonésia, durante um discurso antes da cerimônia de assinatura com o comissário da DAPA, Byun Moo–Keun, no Ministério da Defesa da Coréia do Sul.

“Estou confiante de que, por intermédio da assinatura do presente Memorando de Entendimento sobre o desenvolvimento conjunto caça KF-X, o resultado da cooperação começará a ser implementado no momento mais oportuno”, disse Herryanto. “A realização conjunta do desenvolvimento, produção e comercialização será concluída utilizando a nossa máxima capacidade de desenvolvimento”.

O Coronel Lee Jong-hee, diretor da equipe de desenvolvimento do KF-X da DAPA, disse que sua agência está negociando com a Turquia e os Emirados Árabes Unidos a respeito de possíveis investimentos no programa KF-X.

“Existem duas opções na mesa. Uma delas é atrair investimentos financeiros de outras nações, como a Turquia e os Emirados Árabes Unidos,” disse Lee. “A outra é receber investimentos de fabricantes ocidentais de aeronaves que pretendam participar do KF-X”.

A Boeing e a Lockheed Martin dos Estados Unidos, o grupo de defesa europeu EADS e a sueca Saab demonstraram o seu interesse no programa KF-X, que está ligado à concorrência FX III para a aquisição de caças para a Coreia do Sul, definida para o próximo ano. No âmbito do Programa FX III, a Coreia do Sul planeja comprar de 40 a 60 caças furtivos (“stealth”).

Iniciado em 2002, o programa KF-X foi originalmente destinado a produzir e comercializar cerca de 120 aviões mais furtivos que o Dassault Rafale ou o Typhoon Eurofighter, mas não tão furtivo quanto o Lockheed F-35 Lightning II.

Devido às questões sobre a viabilidade econômica e técnica do programa, o governo sul-coreano reformulou a exigência no ano passado para produzir jatos de combate comparáveis com o F-16 Block 50 para substituir antigas aeronaves F-4 e F-5.

Os requisitos-chave para o KF-X incluem um radar de varredura eletrônica AESA, uma suíte de guerra eletrônica, um sistema de busca na faixa do infravermelho (IRST), capacidades de interceptação “super-velocity” e “super-supercruise”, além de capacidades de ataque ar-ar, ar-solo e ar-mar.

Nos primeiros 11 anos de completo desenvolvimento e operação inicial, cerca de 120 KF-X seriam construídos, e mais 130 aviões seriam produzidos assim que os aviões do primeiro lote venham a alcançar sua capacidade operacional inicial (IOC).



FONTE: Defense News ( http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AIR&s=TOP )




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42818 Mensagem por Jin Jones » Sex Jul 16, 2010 11:31 pm

Ser ou não ser, eis a questão !
Rafale, SU-35BM + PAK-AF, F-18E, Gripen NG, etc....

Ó divida cruel :!:

Podiamos chamar esses 2 pra conversas e ver se cabe mais um nesse projeto. :D , um caça de 5º que não seria Russo e com bom preço.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42819 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 17, 2010 12:59 am

Então a questão é que não seja russo...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42820 Mensagem por alcmartin » Sáb Jul 17, 2010 1:17 am

orestespf escreveu:
Santiago escreveu: O Editorial da RFA deste mês tem muito a ver com esse debate...
Interessante... Mas só isso! Opiniões são opiniões, então fico com as minhas, obtidas durante anos de estudos e pesquisas, mas que não impede que esteja (eu) errado. E não é de bom tom questionar a opinião de terceiros, cada um tem a sua e todas devem ser respeitas, pois a experiência conta e muito, às vezes mais do que anos e anos de estudos e pesquisas. Paradoxal? Não, respeito. :wink:
Olá, mestre e Santiago!
Há mais um detalhe aí, nesse editorial. Na mesma revista, há uma reportagem, um texto, do nosso conhecido Fábio, sobre o PAK-FA. Belíssimo texto, com muitas informações, por sinal. E bem naquele estilo dele, com um cenário provável para ilustrar! :D
Então, para mim, pareceu que o editor quis dar um "contraponto" a mesma. Não criticando, mas lembrando que há mais detalhes. Afinal, ele também tem como anunciante da contracapa a SAAB... :twisted: :mrgreen: E é claro, dando aquele toque, que F22 não é para gente, mas em caso do PAK, para que arriscar grana em projeto caro e duvidoso? :twisted:
Não estou afirmando que ele está conflitando com o texto da sua própria revista, ou fazendo apologia, mas...para que desagradar todos, não é? :mrgreen:

Ou seja, em se tratando de FX2, em todo lugar a gente tem que ver que há muiiitos interesses...até no DB a gente repara a tropa, não é verdade? :mrgreen:

Abs! Boa noite!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42821 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 1:26 am

Santiago escreveu:Indonésia e Coréia do Sul juntas no programa de caça de 4,5ª geração
16 de julho de 2010, em Noticiário Internacional, por Guilherme Poggio


A Coréia do Sul e a Indonésia assinaram um memorando de entendimento (MoU), neste 15 de julho, para desenvolver em conjunto um caça de 4,5ª geração com capacidade maior do que a do KF-16.

A Indonésia concordou em bancar 20 por cento dos custos de desenvolvimento do projeto de 5 trilhões de won (US$ 4,1 bilhões) durante a próxima década, segundo a Administração de Aquisição de Programas de Defesa da Coréia do Sul (DAPA). A Coreia do Sul planeja obter fundos para 60 por cento de sua parte, oriundos de recursos de outros parceiros na área governamental ou empresas.

A Indonésia também concordou em comprar cerca de 50 aeronaves KF-X quando começar a produção em massa.

O acordo dá seguimento a uma carta de intenções para o KF-X assinada, em março de 2009, pelo Presidente sul-coreano Lee Myung-bak, durante uma visita à Indonésia.

O Memorando de Entendimento “é o reflexo do nosso compromisso e da forte cooperação bilateral na área da indústria de defesa”, disse Eris Herryanto, Diretor-Geral das Instalações de Defesa do Ministério da Defesa da Indonésia, durante um discurso antes da cerimônia de assinatura com o comissário da DAPA, Byun Moo–Keun, no Ministério da Defesa da Coréia do Sul.

“Estou confiante de que, por intermédio da assinatura do presente Memorando de Entendimento sobre o desenvolvimento conjunto caça KF-X, o resultado da cooperação começará a ser implementado no momento mais oportuno”, disse Herryanto. “A realização conjunta do desenvolvimento, produção e comercialização será concluída utilizando a nossa máxima capacidade de desenvolvimento”.

O Coronel Lee Jong-hee, diretor da equipe de desenvolvimento do KF-X da DAPA, disse que sua agência está negociando com a Turquia e os Emirados Árabes Unidos a respeito de possíveis investimentos no programa KF-X.

“Existem duas opções na mesa. Uma delas é atrair investimentos financeiros de outras nações, como a Turquia e os Emirados Árabes Unidos,” disse Lee. “A outra é receber investimentos de fabricantes ocidentais de aeronaves que pretendam participar do KF-X”.

A Boeing e a Lockheed Martin dos Estados Unidos, o grupo de defesa europeu EADS e a sueca Saab demonstraram o seu interesse no programa KF-X, que está ligado à concorrência FX III para a aquisição de caças para a Coreia do Sul, definida para o próximo ano. No âmbito do Programa FX III, a Coreia do Sul planeja comprar de 40 a 60 caças furtivos (“stealth”).

Iniciado em 2002, o programa KF-X foi originalmente destinado a produzir e comercializar cerca de 120 aviões mais furtivos que o Dassault Rafale ou o Typhoon Eurofighter, mas não tão furtivo quanto o Lockheed F-35 Lightning II.

Devido às questões sobre a viabilidade econômica e técnica do programa, o governo sul-coreano reformulou a exigência no ano passado para produzir jatos de combate comparáveis com o F-16 Block 50 para substituir antigas aeronaves F-4 e F-5.

Os requisitos-chave para o KF-X incluem um radar de varredura eletrônica AESA, uma suíte de guerra eletrônica, um sistema de busca na faixa do infravermelho (IRST), capacidades de interceptação “super-velocity” e “super-supercruise”, além de capacidades de ataque ar-ar, ar-solo e ar-mar.

Nos primeiros 11 anos de completo desenvolvimento e operação inicial, cerca de 120 KF-X seriam construídos, e mais 130 aviões seriam produzidos assim que os aviões do primeiro lote venham a alcançar sua capacidade operacional inicial (IOC).



FONTE: Defense News ( http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AIR&s=TOP )
Pô Santiago....
http://defesabrasil.com/site/noticias/i ... o-caca.php

Escrito por Defesa Brasil
Sex, 16 de Julho de 2010 11:24(da manhã)

Não precisa buscar fora o que se tem em casa, na minha opinião.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42822 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 1:31 am

orestespf escreveu:
Na-na-ni-na-não, também gosto muito do Typhoon, só que coloco este caça no mesmo patamar do Rafale. Explico: uma solução SU-35 hoje para PAK-FA depois me parece até "razoável" (entre-aspas mesmo), mas a aquisição de Rafale ou Typhoon é quase definitiva pra nós (quando comparado com os "atuais 5ªG). O SU-35 não nasceu como um caça de 4ªG, se transformou em um a partir do SU-27 (algo próximo do F-18 SH, em meu entendimento), então seria interessante se o PAK-FA estivesse no "pacote", sem isto, tenho cá minhas dúvidas.

Sobre o 5ªG: entendo, mas tais materiais poderiam ser igualmente utilizados nos demais caças; este é o ponto, isto não faz de um caça um 5ªG. Temos os "emplastros" sim, mas ainda muito longe do que é usado no F-22, por exemplo. O fato é que o nosso F-5 (ou qualquer outro caça) poderia usar o "emplastro" do F-22.

Em suma, o que o F-22 tem de concreto e de diferente em relação os outros caças é a sua geometria e nesta eu não aposto um centavo de minhas fichas. Até porque li as "contas" do tal russo que as fez, mesmo sendo um belo exercício de física e matemática, não acredito em sua efetividade prática.

Pense assim: será que foram os americanos que redescobriram e aplicaram na prática as teorias do russo ou outros projetistas é que não quiseram embarcar na ideia? Vou além, será que ninguém percebeu a velocidade de desenvolvimento do PAK-FA? Hoje estou convencido que os russos pensam assim: o mercado exige um caça com geometria diferente, então temos condições de fazê-lo e o quanto antes. Por que outros países não poderiam fazer tal coisa?

A tal "geometria" dos caças é mais para atender as expectativas mercadológicas, motivadas mais pela dissuasão por trás da ideia do que pela efetividade do vetor. Quantos e quantos aqui entre nós sempre elogia o F-22, provavelmente temendo ser criticado ao ousar discordar sobre a capacidade deste caça? Todos aqui sabem e reconhecem a série de problemas que ele (F-22) possui, que vive pagando mico, mas criticar ninguém critica. Isto é temor real, isto é consequência da dissuasão, ou do benefício da dúvida que este vetor produz na mente das pessoas.

Uma coisa é certa, já tem muitos americanos que sacaram o que este caça representa de fato, inclusive já questionam o F-35 e seu moroso e custoso processo de desenvolvimento. Se os fatos imperassem sobre as decisões políticas, o F-35, entendo, teria o mesmo fim do F-22 (fechamento da linha de produção). Mas como os americanos não têm um caça como o Rafale e o Typhoon, e como a produção hoje (pois têm totais condições técnicas e tecnológicas para tal, algo que ninguém duvida) não faz sentido, seria um retrocesso (na cabeça deles), preferem da prosseguimento a aventura. Mas deve ser humilhante ver a produção do F-22 interrompida e ver o PAK-FA sendo vendido (ainda não, claro) antes do F-35.


Abração!
orestespf escreveu: Não entro no mérito sobre a tal ausência de transferência de tecnologias, foi dito que não, então aceito e ponto. Porém a dobradinha SU-35 + PAK-FA seria o óbvio pra mim, só não sendo se a própria FAB dissesse que também não acredita em um 5ªG como se conceitua atualmente, aí estaria ao lado da FAB (não que não esteja atualmente).

Inté!
Esses dois posts citados acima, refletem de forma idêntica o que eu já postei aqui algumas vezes a muitas páginas atrás.

Acho que pensamos igual sobre essas questões Orestes. :wink:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42823 Mensagem por ciclope » Sáb Jul 17, 2010 6:44 am

A compra dos Rafale seria mais interessante estratégicamente se por ventura nós entrassemos no programa NEURON que será um caça de 6 garação que deverá operar em conjunto com o rafale.
Se é para comprarmos um caça de 4ª geração, que seja se preparando para receber um de 6ª mais prá frente. Por que se não sempre continuaremos atrasados em relação ao mundo!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42824 Mensagem por orestespf » Sáb Jul 17, 2010 8:34 am

Skyway escreveu:
orestespf escreveu:
Na-na-ni-na-não, também gosto muito do Typhoon, só que coloco este caça no mesmo patamar do Rafale. Explico: uma solução SU-35 hoje para PAK-FA depois me parece até "razoável" (entre-aspas mesmo), mas a aquisição de Rafale ou Typhoon é quase definitiva pra nós (quando comparado com os "atuais 5ªG). O SU-35 não nasceu como um caça de 4ªG, se transformou em um a partir do SU-27 (algo próximo do F-18 SH, em meu entendimento), então seria interessante se o PAK-FA estivesse no "pacote", sem isto, tenho cá minhas dúvidas.

Sobre o 5ªG: entendo, mas tais materiais poderiam ser igualmente utilizados nos demais caças; este é o ponto, isto não faz de um caça um 5ªG. Temos os "emplastros" sim, mas ainda muito longe do que é usado no F-22, por exemplo. O fato é que o nosso F-5 (ou qualquer outro caça) poderia usar o "emplastro" do F-22.

Em suma, o que o F-22 tem de concreto e de diferente em relação os outros caças é a sua geometria e nesta eu não aposto um centavo de minhas fichas. Até porque li as "contas" do tal russo que as fez, mesmo sendo um belo exercício de física e matemática, não acredito em sua efetividade prática.

Pense assim: será que foram os americanos que redescobriram e aplicaram na prática as teorias do russo ou outros projetistas é que não quiseram embarcar na ideia? Vou além, será que ninguém percebeu a velocidade de desenvolvimento do PAK-FA? Hoje estou convencido que os russos pensam assim: o mercado exige um caça com geometria diferente, então temos condições de fazê-lo e o quanto antes. Por que outros países não poderiam fazer tal coisa?

A tal "geometria" dos caças é mais para atender as expectativas mercadológicas, motivadas mais pela dissuasão por trás da ideia do que pela efetividade do vetor. Quantos e quantos aqui entre nós sempre elogia o F-22, provavelmente temendo ser criticado ao ousar discordar sobre a capacidade deste caça? Todos aqui sabem e reconhecem a série de problemas que ele (F-22) possui, que vive pagando mico, mas criticar ninguém critica. Isto é temor real, isto é consequência da dissuasão, ou do benefício da dúvida que este vetor produz na mente das pessoas.

Uma coisa é certa, já tem muitos americanos que sacaram o que este caça representa de fato, inclusive já questionam o F-35 e seu moroso e custoso processo de desenvolvimento. Se os fatos imperassem sobre as decisões políticas, o F-35, entendo, teria o mesmo fim do F-22 (fechamento da linha de produção). Mas como os americanos não têm um caça como o Rafale e o Typhoon, e como a produção hoje (pois têm totais condições técnicas e tecnológicas para tal, algo que ninguém duvida) não faz sentido, seria um retrocesso (na cabeça deles), preferem da prosseguimento a aventura. Mas deve ser humilhante ver a produção do F-22 interrompida e ver o PAK-FA sendo vendido (ainda não, claro) antes do F-35.


Abração!
orestespf escreveu: Não entro no mérito sobre a tal ausência de transferência de tecnologias, foi dito que não, então aceito e ponto. Porém a dobradinha SU-35 + PAK-FA seria o óbvio pra mim, só não sendo se a própria FAB dissesse que também não acredita em um 5ªG como se conceitua atualmente, aí estaria ao lado da FAB (não que não esteja atualmente).

Inté!
Esses dois posts citados acima, refletem de forma idêntica o que eu já postei aqui algumas vezes a muitas páginas atrás.

Acho que pensamos igual sobre essas questões Orestes. :wink:

Um abraço!

Valeu, Leonardo!!!

[009] [009] [009]

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42825 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 17, 2010 9:10 am

Skyway escreveu:
Santiago escreveu:Indonésia e Coréia do Sul juntas no programa de caça de 4,5ª geração
16 de julho de 2010, em Noticiário Internacional, por Guilherme Poggio


A Coréia do Sul e a Indonésia assinaram um memorando de entendimento (MoU), neste 15 de julho, para desenvolver em conjunto um caça de 4,5ª geração com capacidade maior do que a do KF-16.

A Indonésia concordou em bancar 20 por cento dos custos de desenvolvimento do projeto de 5 trilhões de won (US$ 4,1 bilhões) durante a próxima década, segundo a Administração de Aquisição de Programas de Defesa da Coréia do Sul (DAPA). A Coreia do Sul planeja obter fundos para 60 por cento de sua parte, oriundos de recursos de outros parceiros na área governamental ou empresas.

A Indonésia também concordou em comprar cerca de 50 aeronaves KF-X quando começar a produção em massa.

O acordo dá seguimento a uma carta de intenções para o KF-X assinada, em março de 2009, pelo Presidente sul-coreano Lee Myung-bak, durante uma visita à Indonésia.

O Memorando de Entendimento “é o reflexo do nosso compromisso e da forte cooperação bilateral na área da indústria de defesa”, disse Eris Herryanto, Diretor-Geral das Instalações de Defesa do Ministério da Defesa da Indonésia, durante um discurso antes da cerimônia de assinatura com o comissário da DAPA, Byun Moo–Keun, no Ministério da Defesa da Coréia do Sul.

“Estou confiante de que, por intermédio da assinatura do presente Memorando de Entendimento sobre o desenvolvimento conjunto caça KF-X, o resultado da cooperação começará a ser implementado no momento mais oportuno”, disse Herryanto. “A realização conjunta do desenvolvimento, produção e comercialização será concluída utilizando a nossa máxima capacidade de desenvolvimento”.

O Coronel Lee Jong-hee, diretor da equipe de desenvolvimento do KF-X da DAPA, disse que sua agência está negociando com a Turquia e os Emirados Árabes Unidos a respeito de possíveis investimentos no programa KF-X.

“Existem duas opções na mesa. Uma delas é atrair investimentos financeiros de outras nações, como a Turquia e os Emirados Árabes Unidos,” disse Lee. “A outra é receber investimentos de fabricantes ocidentais de aeronaves que pretendam participar do KF-X”.

A Boeing e a Lockheed Martin dos Estados Unidos, o grupo de defesa europeu EADS e a sueca Saab demonstraram o seu interesse no programa KF-X, que está ligado à concorrência FX III para a aquisição de caças para a Coreia do Sul, definida para o próximo ano. No âmbito do Programa FX III, a Coreia do Sul planeja comprar de 40 a 60 caças furtivos (“stealth”).

Iniciado em 2002, o programa KF-X foi originalmente destinado a produzir e comercializar cerca de 120 aviões mais furtivos que o Dassault Rafale ou o Typhoon Eurofighter, mas não tão furtivo quanto o Lockheed F-35 Lightning II.

Devido às questões sobre a viabilidade econômica e técnica do programa, o governo sul-coreano reformulou a exigência no ano passado para produzir jatos de combate comparáveis com o F-16 Block 50 para substituir antigas aeronaves F-4 e F-5.

Os requisitos-chave para o KF-X incluem um radar de varredura eletrônica AESA, uma suíte de guerra eletrônica, um sistema de busca na faixa do infravermelho (IRST), capacidades de interceptação “super-velocity” e “super-supercruise”, além de capacidades de ataque ar-ar, ar-solo e ar-mar.

Nos primeiros 11 anos de completo desenvolvimento e operação inicial, cerca de 120 KF-X seriam construídos, e mais 130 aviões seriam produzidos assim que os aviões do primeiro lote venham a alcançar sua capacidade operacional inicial (IOC).



FONTE: Defense News ( http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AIR&s=TOP )
Pô Santiago....
http://defesabrasil.com/site/noticias/i ... o-caca.php

Escrito por Defesa Brasil
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Não precisa buscar fora o que se tem em casa, na minha opinião.

Um abraço!
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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