TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35386 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 01, 2010 5:12 pm

Enfim, deixa prá lá.




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35387 Mensagem por vplemes » Seg Mar 01, 2010 5:16 pm

Alberto,

A França hoje, possui basicamente 03 vetores de transporte: C-160 Transall (Cap. carga 16ton.), C-130H (Cap. carga 20ton.) e CN-235 (Cap. carga 6ton.). Os planos da força aerea francesa, é substituir os C-160 e os C-130H pelos A-400 e comprar mais alguns CN-235. Na concepção dos franceses, as missões mais curtas seriam perfeitamente cumpridas por aviões com menor capacidade(CN 235), e as missões que necessitassem de uma aeronave com um raio de ação maior e capacidade de carga, seriam realizadas pelos A400. A intenção deles é diminuir a quantidade de vetores, sendo assim não se justifica a compra de um terceito vetor. O Sarkozy falou em comprar 10 KC-390? Falou, mas todo mundo nesse FX2 já prometeram mundos e fundos, alguém tem noticias de técnicos da força aérea francesa discutindo algo com a Embraer? Quanto à compra dos ST pelos gringos, acho mais factivel pelos seguintes motivos:

O ST é um produto proto, testado em combate. Não existe nenhum similar no mercado com a mesma qualidade.

O AT-6 ainda tem um bom caminho pela frente antes de estar operacional, e os americanos estão com pressa. Tanto é assim que já encomendaram 04 ST para apressar as avaliações.

Quanto ao fato do ST ser brasileiro, bem, boa parte de seus sistemas são de origem norte-americana (incluindo o motor) e o ST será fabricado na Flórida, na fabrica da embraer. Uma empresa americana, que paga impostos e emprega mão de obra americana. Por isso não vejo tanta dificuldade.

Abços,




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35388 Mensagem por PRick » Seg Mar 01, 2010 6:12 pm

vplemes escreveu:Alberto,

A França hoje, possui basicamente 03 vetores de transporte: C-160 Transall (Cap. carga 16ton.), C-130H (Cap. carga 20ton.) e CN-235 (Cap. carga 6ton.). Os planos da força aerea francesa, é substituir os C-160 e os C-130H pelos A-400 e comprar mais alguns CN-235. Na concepção dos franceses, as missões mais curtas seriam perfeitamente cumpridas por aviões com menor capacidade(CN 235), e as missões que necessitassem de uma aeronave com um raio de ação maior e capacidade de carga, seriam realizadas pelos A400. A intenção deles é diminuir a quantidade de vetores, sendo assim não se justifica a compra de um terceito vetor. O Sarkozy falou em comprar 10 KC-390? Falou, mas todo mundo nesse FX2 já prometeram mundos e fundos, alguém tem noticias de técnicos da força aérea francesa discutindo algo com a Embraer? Quanto à compra dos ST pelos gringos, acho mais factivel pelos seguintes motivos:

O ST é um produto proto, testado em combate. Não existe nenhum similar no mercado com a mesma qualidade.

O AT-6 ainda tem um bom caminho pela frente antes de estar operacional, e os americanos estão com pressa. Tanto é assim que já encomendaram 04 ST para apressar as avaliações.

Quanto ao fato do ST ser brasileiro, bem, boa parte de seus sistemas são de origem norte-americana (incluindo o motor) e o ST será fabricado na Flórida, na fabrica da embraer. Uma empresa americana, que paga impostos e emprega mão de obra americana. Por isso não vejo tanta dificuldade.

Abços,
O A-400 não é substituto para os C-130 e C-160, ele é duas vezes maior que esses dois aviões.

Os gringos vão comprar o concorrente dos ALX´s, que já está em uso nas suas FA´s, e esté sendo produzido por lá, os EUA não compram nada de pratileira.

Como já falaram acima, os franceses já compraram aviões MILITARES da Embraer como contrapartidas de vendas para nós, o resto só promete, mas na hora H nadinha. 8-] 8-]

[]´s




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35389 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mar 01, 2010 6:19 pm

Vplemes,

O presidente francês fez uma proposta para a compra de 10 C-390, de governo para governo.
Os franceses precisam substituir mais de 60 C-130/C-160 (19/16 t). São sócios do A-400, com cerca de duas vezes mais capacidade e mais caros.
Já os norte-americanos produzem um concorrente direto e farão um concurso onde este será um adversário:
AT-6 Flies as Air Force Thinks Light Armed Recce
9/12/2009

Hawker Beechcraft has begun flying the prototype AT-6 light-attack/armed-reconnaissance aircraft, a structurally strengthed version of the T-6A/B Texan II turboprop trainer.
Embraer, meanwhile, will make its first appearance at the Air Force Associaation show in Washington next week. The connection - they are both pursuing a potential US Air Force procurement, possibly jointly with the US Navy, of a fleet of light-attack aircraft for irregular warfare operations.

The Air National Guard will use the AT-6 prototype for a Congressionally mandated and funded counter-insurgency demonstration later this year, while the Navy has tested a leased Super Tucano in the armed ISR role under its Imminent Fury project.
The Air Force, meanwhile, issued a pair of requests for information in July for a light attack/armed reconnaissance (LAAR) capability and a six-passenger, civil-certificated Light Mobility Aircraft (LiMA). The RFIs talk about the need for 100 LAAR aircraft for delivery over 2-4 years beginning in FY12, and 60 LiMAs for delivery over four years beginning in FY11.

The LAAR requirements outline look to fit the AT-6 and Super Tucano: a tandem-seat aircraft capable of carrying an EO/IR sensor with laser designator and a minimum of two 500lb munitions, capable of aerial gunnery, with armored cockpits and engine and a defensive suite. Performance? Aerobatic, minimum 180kt cruise, 30,000ft ceiling, take-off and land within 6,000ft.

There are reports the USAF is considering forming a new numbered air force to operate these and other irregular-warfare platforms, including its Projet Liberty MC-12Ws. These types of low-cost, low-tech aircraft are attractive for some wars - the A-1 Skyraider and OV-10 Bronco did sterling servcie in Vietnam - but when they try to institutionize them, the whole weight of Air Force "overhead" comes down on them. I predict they'll be mothballed in five years.
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... dd8edb8d6c
Embora eu até acredite que os norte-americanos possam adotar o ST contrariando a sua própria indústria, não creio que a lógica do A-400 se aplique para o caso.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35390 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 01, 2010 7:08 pm

vplemes escreveu:
Bender escreveu: Não se admire Luís, se não forem apenas 10.

Sds.
E eu me adimiraria muito se chegarem a comprar algum. A França acaba de se comprometer a comprar 50 A-400. Para que eles vão querer os nossos "carrinhos de mão"? Pessoalmente, acho mais fácil os gringos comprarem os ST (Eles precisam de aeronave COIN urgente), do que os franceses comprarem KC-390. Mesmo porque, os A-400 estão entrando em sua fase final de certificação, logo começa a pré-produção. Enquanto isso o KC-390, nem protótipo tem.

http://www.aereo.jor.br/2010/02/25/aliv ... -o-a-400m/
Você ta com a memória fraca.
O presidente da França ja declarou que oferecem em contra-partida a AQUISIÇÃO de 10 a 15 unidades do KC-390 da Embraer, além de oferecerem tecnologias como parceiro no projeto.
É óbvio, que se optarmos pelo Rafale, os franceses comprarão o KC-390. O Jobim não é idiota e sabe fazer contratos.
Consta na proposta francesa e constará no contrato.
O KC-390 é COMPLEMENTAR ao A-400. São aeronaves de categorias diferentes. O A-400 tem quase o DOBRO do tamanho.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35391 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 01, 2010 7:27 pm

Bender escreveu:
cb_lima escreveu: Assim ... sem querer ser chato... mas sem as compras dos EUA a Embraer nao existiria...

Tudo bem que as FAs sao outra coisa, mas o que tinhamos para oferecer que eles teriam interesse???

Xingu?? Os caras tem a Beech e a Cessna

Tucano? Perdemos para a Beech (estavamos associados com a LM se nao me engano e o Lobby da Beech nesse segmento 'e imenso)

AGS - Esse sim foi realmente um problema, afinal eles resolveram colocar tanta coisa naquele requerimento que nao tem santo que levasse tanto equipamento... mas a concorrencia pelo visto esta parada.

Veja bem, entendo o seu ponto de vista, mas sem os EUA nao teriamos industria de aviacao e se eles tivessem tanta alergia assim a n'os era s'o estalar o dedo e comprar da concorrencia porque o Canada 'e ali na esquina e colocamos os caras para suar a camisa.

A Cesar o que 'e de Cesar meu amigo... :wink:

[]s
CB_Lima
Concordo com seu raciocinio Lima,mas atente que este "nicho regional" no qual nós nos metemos,é justamente um dos únicos,em que as grandes fabricantes aeronáuticas americanas,nunca demonstraram interesse em desenvolver um produto moderno adequado aos dias de hoje.

Se houvesse um produto americano,para essa faixa de mercado,humm...

Competência e sorte nossa. :D

Abraços!
Sim Concordo com você,

mas isso não nos faz menos importantes no cenário mundial de produção de aviões (o que acho que concordamos), ou torna os americanos menos importantes para nós. A Embraer já por exemplo está pensando em aeronaves de transporte acima do "195". E estamos falando aqui de aeronaves que hoje possibilitam a Embraer projetar o KC-390 por exemplo.

Se as FAs dos EUA vão comprar aeronaves militares nossas isso honestamente não é importante e não tem que ser requisito na medida que o resto dos EUA possui um mercado muito maior que está totalmente aberto e disponível para nós, ainda assim possibilitando a Embraer estar por aí e projetando aeronaves que atendem a FAB no segmento militar.

Se dependessemos só do mercado Francês para a sobrevivência da nossa industria aeronáutica estavamos muito 'mal' obrigado...

Continuo achando que o Rafa é a melhor opção, mas achar que os EUA não são nada para nós é um erro muito grande também, pois sem eles a nossa industria aeronáutica não tem e não terá que se sustentar pelo menos por enquanto.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Arlsan
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 2:19 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35392 Mensagem por Arlsan » Seg Mar 01, 2010 8:03 pm

PRick escreveu: O A-400 não é substituto para os C-130 e C-160, ele é duas vezes maior que esses dois aviões.

Os gringos vão comprar o concorrente dos ALX´s, que já está em uso nas suas FA´s, e esté sendo produzido por lá, os EUA não compram nada de pratileira.

Como já falaram acima, os franceses já compraram aviões MILITARES da Embraer como contrapartidas de vendas para nós, o resto só promete, mas na hora H nadinha. 8-] 8-]

[]´s
Olá, PRick,

O projeto do A-400M prevê a sibstituição dos C-130 e C-160.

"The project began as the Future International Military Airlifter (FIMA) group, set up in 1982 by Aerospatiale, British Aerospace, Lockheed, and MBB to develop a replacement for the C-130 Hercules and Transall C-160.[3]"
http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A400M

"The A400M is a military transport aircraft designed to meet the requirements of eight European Air Forces (Belgium, France, Germany, Italy, Portugal, Spain, Turkey and the United Kingdom) to replace their fleets of C-130 Hercules and C-160 Transall."
http://www.globalsecurity.org/military/ ... pe/fla.htm

É de outra categoria, com certeza. Mas deve substituí-los.
Daí a desconfiança quanto o compromisso dos franceses com o avião.
Na minha opinião, o maior interesse francês é participar do projeto, que promete ser um sucesso comercial.

Abs.




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35393 Mensagem por nveras » Seg Mar 01, 2010 8:11 pm

Se for pra fazer troca troca com os americanos, melhor fazer com os russos, manda galinha pra lá e vem T-50. :D Mas tô fora nesse negócio de fazer troca troca. Aca ba como música de Mamonas Assassinas. [004] Sem ofensas ao povo de além mar.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35394 Mensagem por vplemes » Seg Mar 01, 2010 8:12 pm

AlbertoRJ escreveu:Vplemes,

O presidente francês fez uma proposta para a compra de 10 C-390, de governo para governo.
Os franceses precisam substituir mais de 60 C-130/C-160 (19/16 t). São sócios do A-400, com cerca de duas vezes mais capacidade e mais caros.
Já os norte-americanos produzem um concorrente direto e farão um concurso onde este será um adversário:
AT-6 Flies as Air Force Thinks Light Armed Recce
9/12/2009

Hawker Beechcraft has begun flying the prototype AT-6 light-attack/armed-reconnaissance aircraft, a structurally strengthed version of the T-6A/B Texan II turboprop trainer.
Embraer, meanwhile, will make its first appearance at the Air Force Associaation show in Washington next week. The connection - they are both pursuing a potential US Air Force procurement, possibly jointly with the US Navy, of a fleet of light-attack aircraft for irregular warfare operations.

The Air National Guard will use the AT-6 prototype for a Congressionally mandated and funded counter-insurgency demonstration later this year, while the Navy has tested a leased Super Tucano in the armed ISR role under its Imminent Fury project.
The Air Force, meanwhile, issued a pair of requests for information in July for a light attack/armed reconnaissance (LAAR) capability and a six-passenger, civil-certificated Light Mobility Aircraft (LiMA). The RFIs talk about the need for 100 LAAR aircraft for delivery over 2-4 years beginning in FY12, and 60 LiMAs for delivery over four years beginning in FY11.

The LAAR requirements outline look to fit the AT-6 and Super Tucano: a tandem-seat aircraft capable of carrying an EO/IR sensor with laser designator and a minimum of two 500lb munitions, capable of aerial gunnery, with armored cockpits and engine and a defensive suite. Performance? Aerobatic, minimum 180kt cruise, 30,000ft ceiling, take-off and land within 6,000ft.

There are reports the USAF is considering forming a new numbered air force to operate these and other irregular-warfare platforms, including its Projet Liberty MC-12Ws. These types of low-cost, low-tech aircraft are attractive for some wars - the A-1 Skyraider and OV-10 Bronco did sterling servcie in Vietnam - but when they try to institutionize them, the whole weight of Air Force "overhead" comes down on them. I predict they'll be mothballed in five years.
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... dd8edb8d6c
Embora eu até acredite que os norte-americanos possam adotar o ST contrariando a sua própria indústria, não creio que a lógica do A-400 se aplique para o caso.

Abraços
Alberto, os franceses acabam de confirmar a opção de compra de 50 A-400. Como você mesmo disse, eles tem quase duas vezes mais capacidade do que os Transall e os Hercules. Basta fazer as contas, estes 50 A-400 tem mais capacidade de carga do que os 65 C-160 e os 14 Hercules juntos. Depois de gastar o que vão ter de gastar com estes A-400, e não tendo necessidade operacional de outro cargueiro, por que eles iriam querer comprar o KC-390? Quanto ao ST e o AT-6, a questão é que o AT-6 ainda vai demorar a estar operacional. O primeiro protótipo só levantou vôo no final do ano passado. Os americanos estão com pressa, se não fosse assim, porque eles solicitaram a entrega em regime de urgência de 04 ST (que a FAB cedeu de células que a embraer ia lhe entregar). Se fosse só por curiosidade, a célula que a Blackwater comprou e emprestou à USN já seria mais do que suficiente.

Abços,




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35395 Mensagem por vplemes » Seg Mar 01, 2010 8:21 pm

Luis Henrique,

"Você ta com a memória fraca.
O presidente da França ja declarou que oferecem em contra-partida a AQUISIÇÃO de 10 a 15 unidades do KC-390 da Embraer, além de oferecerem tecnologias como parceiro no projeto.
É óbvio, que se optarmos pelo Rafale, os franceses comprarão o KC-390. O Jobim não é idiota e sabe fazer contratos.
Consta na proposta francesa e constará no contrato.
O KC-390 é COMPLEMENTAR ao A-400. São aeronaves de categorias diferentes. O A-400 tem quase o DOBRO do tamanho."


Quanto a ter memória fraca, talvez seja melhor do que ter delirante. Desde o começo, a conversa do Sarkozy foi de 10 KC-390. Mas acho interessante como vocês são seletivos. Se os suecos prometem comprar 30 Gripen NG, isso não passa de conversa de vendedor. Se os americanos falam em comprar 200 ST, não passa de trapaça dos yankes safados. Agora o Sarkozy fala em 10 KC-390, então podemos assinar em baixo que é a pura verdade. Como disse antes, cada qual acredita na fantasia que melhor lhe convem.

Abços,




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35396 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mar 01, 2010 8:35 pm

Vplemes, Nós é que somos seletivos? Tem certeza disso? Incluindo o caso do ST x AT-6?
Só para fazer uma comparação, foi o próprio presidente da França que veio pessoalmente até o Brasil fazer a proposta de compra do KC-390 ao presidente brasileiro. Você acha que ele faria isso sem ter um estudo a respeito, sem ter um interesse concreto, sem razão alguma? É papo de vendedor?
Agora, procure manifestações oficiais do governo sueco para os suecos sobre a compra do Gripen NG e nem precisam estar vinculadas à compra pela FAB.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 75 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35397 Mensagem por Zepa » Seg Mar 01, 2010 8:39 pm

vplemes escreveu:Luis Henrique,

"Você ta com a memória fraca.
O presidente da França ja declarou que oferecem em contra-partida a AQUISIÇÃO de 10 a 15 unidades do KC-390 da Embraer, além de oferecerem tecnologias como parceiro no projeto.
É óbvio, que se optarmos pelo Rafale, os franceses comprarão o KC-390. O Jobim não é idiota e sabe fazer contratos.
Consta na proposta francesa e constará no contrato.
O KC-390 é COMPLEMENTAR ao A-400. São aeronaves de categorias diferentes. O A-400 tem quase o DOBRO do tamanho."


Quanto a ter memória fraca, talvez seja melhor do que ter delirante. Desde o começo, a conversa do Sarkozy foi de 10 KC-390. Mas acho interessante como vocês são seletivos. Se os suecos prometem comprar 30 Gripen NG, isso não passa de conversa de vendedor. Se os americanos falam em comprar 200 ST, não passa de trapaça dos yankes safados. Agora o Sarkozy fala em 10 KC-390, então podemos assinar em baixo que é a pura verdade. Como disse antes, cada qual acredita na fantasia que melhor lhe convem.

Abços,
Acho que a diferença é que o Pres. da França incluiu a compra do Kc390 na proposta escrita que foi entregue ao Lula.
Abs.

Zepa.




Imagem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35398 Mensagem por DELTA22 » Seg Mar 01, 2010 8:42 pm

Os EUA vão comprar 200 ST na "canetada"??? HAHAHAAHAHA :lol: Procurem saber sobre o SOFA (e mesmo assim é difiiiicil pacas!)... :wink:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35399 Mensagem por Wardog » Seg Mar 01, 2010 8:48 pm

AlbertoRJ escreveu:Vplemes, Nós é que somos seletivos? Tem certeza disso? Incluindo o caso do ST x AT-6?
Só para fazer uma comparação, foi o próprio presidente da França que veio pessoalmente até o Brasil fazer a proposta de compra do KC-390 ao presidente brasileiro. Você acha que ele faria isso sem ter um estudo a respeito, sem ter um interesse concreto, sem razão alguma? É papo de vendedor?
Agora, procure manifestações oficiais do governo sueco para os suecos sobre a compra do Gripen NG e nem precisam estar vinculadas à compra pela FAB.

[]'s
Eu acredito que seja papo de vendedor sim, porque o mesmo disse que o Brasil teria TdT irestrita.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#35400 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mar 01, 2010 8:56 pm

gomugomu escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Vplemes, Nós é que somos seletivos? Tem certeza disso? Incluindo o caso do ST x AT-6?
Só para fazer uma comparação, foi o próprio presidente da França que veio pessoalmente até o Brasil fazer a proposta de compra do KC-390 ao presidente brasileiro. Você acha que ele faria isso sem ter um estudo a respeito, sem ter um interesse concreto, sem razão alguma? É papo de vendedor?
Agora, procure manifestações oficiais do governo sueco para os suecos sobre a compra do Gripen NG e nem precisam estar vinculadas à compra pela FAB.

[]'s
Eu acredito que seja papo de vendedor sim, porque o mesmo disse que o Brasil teria TdT irestrita.
Sim disse, mas é muito mais plausível do que o outro papo, de que o Gripen NG BR seria desenvolvido pelo Brasil e fabricado pelo Brasil como se fosse um caça nacional e que a ToT seria de montante maior.
A falta de fantasia reside no fato de que eles (os franceses) têm tecnologia para isso e basta o interesse de quem queira pagar por ela. E não precisam da aprovação do Legislativo.

Ora, então o presidente da França veio contar mentiras.

[]'s




Alberto -
Responder